O Supremo passa a agir contra os porões do Judiciário, por Luis Nassif

“Desconfio é do guarda da esquina", de Pedro Aleixo, sobre os abusos que seriam cometidos na ponta, depois do AI-5.

“Desconfio é do guarda da esquina”, de Pedro Aleixo, sobre os abusos que seriam cometidos na ponta, depois do AI-5.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deflagrou ontem a Operação Guarda da Esquina (apelido meu), visando interromper os abusos que passaram a ser cometidos na ponta por procuradores, juízes de primeira instância e policiais e, especialmente, pelos porões do Judiciário comandados por Sérgio Moro.

A guarda-da-esquina Carolina Moura Lebbos, do Paraná, foi enquadrada pelo STF, ao negar por 10 x 1 a ordem de transferência de Lula para São Paulo. O voto contrário não foi a favor de sua decisão, mas apenas porque Marco Aurélio de Mello julgava que o pedido de suspensão deveria ser endereçado ao TRF4.

O cerco aos porões continuou com a decisão do Ministro Gilmar Mendes, de suspender qualquer investigação contra o jornalista Glenn Greeenwald.

Prova maior foi a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitando, por unanimidade, a queixa-crime contra a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Marília de Castro Neves Vieira, por postagem em redes sociais acusando Marielle Franco de ter sido eleita pelo Comando Vermelho e sido assassinada porque  “descumpriu compromissos assumidos com seus apoiadores”.

Marilia, que tem o sobrenome do mais gentil dos compositores da música brasileira, Oscar Castro Neves, vociferava ódio por todos os poros e em todas as mensagens. Sua desenvoltura em atacar a tudo e a todos, não respeitando sequer o Conselho Nacional de Justiça, era o exemplo mais tenebroso da politização e do discurso de ódio que passou a grassar em grupos de discussão de juízes.

O país começa a ser tomado pelos belos exemplos. Como a passeata de parlamentares de vários partidos até o Supremo, para impedir a continuidade do arbítrio.

Ou as palavras do subprocurador geral Luciano Maia, que participou do julgamento da desembargadora Marília:

— Marielle vive nos que a amam, a respeitam, nos que reconhecem a seriedade de sua luta. É sempre possível dizer “Marielle presente!”

Maia é uma das exceções que dignificam o Ministério Público Federal, depois que os guardas-da-esquina da Lava Jato se tornaram o modelo preferencial da corporação. Esses irresponsáveis, com respaldo de seus chefes, elegeram Bolsonaro, que acabou com a Lista Tríplice de escolha do PGR e exige do indicado medidas que, na prática, acabariam com as funções do MPF.

Hoje de manha, os porões voltaram a agir, com o guarda-da-esquina Marcelo Bretas ordenando nova prisão de EIke Baptista. Qual a intenção, se a vida, os bens, os computadores, os celulares de EIke já foram vasculhados tantas vezes? Demonstração de força, apenas. Valem-se dos mesmos recursos de antigamente, e não enxergam que a truculência virou o fio.

Por isso mesmo, é quase certo que a corregedoria da Polícia Militar enquadre os guardas-da-esquina da PM, que detiveram um torcedor do Corinthians pelo mero fato de ele criticar Jair Bolsonaro.

Restam as palavras desoladas de um procurador exemplar, Wilson Rocha, analisando a hecatombe que se abate sobre o MPF devido ao fator Lava Jato.

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A guarda-da-esquina Carolina Moura Lebbos, do Paraná, foi enquadrada pelo STF, ao negar por 10 x 1 a ordem de transferência de Lula para São Paulo. O voto contrário não foi a favor de sua decisão, mas apenas porque Marco Aurélio de Mello julgava que o pedido de suspensão deveria ser endereçado ao TRF4.”
    Tem hora que é preciso parar de se esconder atrás de desculpas, viu marco aurélio.

  2. Só vendo, Nassif. Só vendo.

    Não descarto a hipótese de que os molecoes da lava jato tenham forçado o STF a gastar munição pro lula. Agora, como é típico desses covardes da “mais alta corte do pais”, vem aí mais uma decisão anti lula, para “sinalizar” que a corte é isentona….

    A ver…

    Nao recomendo se iludir com esse tipo de gente. O conjunto da obra está aí pra todos verem, que só julgam de acordo com conveniências (bem miúdas, bem mesquinhas), que o direito é mero coadjuvante.

  3. Como se diz há muito tempo,uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa.
    As chantagens a que todos da república estão submetidos,via espionagem da NSA dos falcões do norte, continua valendo.
    Questões pontuais devem ser vistas como questões pontuais,para justamente impedir que se destrua o golpe institucionalizado por esses mesmos.
    Não dá para ter nenhuma ponta de esperança nessa gente. Já demonstraram fartamente que não tem dignidade e muito menos ética.
    O país está em plena destruição e essa gente continua a lançar cortinas de fumaça para dificultar a percepção da população dos absurdos que acontecem todo dia.
    Quanto a nova prisão do ex- milionário número um do Brasil,acredito que,desta vez,ele só sai se falar a senha correta: Dilma ou Lula.
    O Brasil somente impedirá a continuidade da ditadura com forte mobilização popular.
    Falta o presidente Lula para liderar essa massa,daí a importância de Lula livre.

  4. O Rubicão dessa mudança será dar a liberdade a Lula. Aí O decano Celso de Mello nos brindará com suas aulas longas e chatérrimas pra concluir depois de 7 horas falando que Lula deve ficar preso – discurso longo e raciocínio tortuoso pra mascarar a ordem claro dos militares vinda da voz do nosso Darth Vader caboclo Villas Boas = “STF, façam o que quiser sobre Lula desde que não o deixem solto”

    1. Exatamente. Sem Lula livre, o valor dessa decisão é muito relativo. E diante de milhares de notícias ruins, é bom não se afobar com uma boa.

  5. Já que esta se falando em deuses supremos do Brasil que tem o poder de vida e morte de milhões de brasileiros (haja visto a submissão aos lavajateiros, o apoio ao golpe contra Dilma e à prisão do Lula pelo STF) apelo aos deuses Olorum, Ala e todos os deuses dos perseguidos para que as previsões de Nassif estejam certas. Eu acredito nisso? Não. O que se viu ontem foi corporativismo. Movimentos fascistas se voltam contra seus membros e os supreminhos, sem demonstração de força podem ser os próximos. Os maias da Câmara dos deputados também. Vão julgar os recursos de forma favorável ao Lula? Não. Ai já é demais. Marco Aurelio deu a pista ontem. O recurso tinha que ser julgado na segunda instância. Então tá.É que ele não ficou sabendo que há dois dias atrás o Moro recebeu um daqueles juizes socios do TRF4 no seu gabinete, que o Doria atacou o Lula da China ( ja tinha uma cela pronta em Tremembe dizem os jornais de hoje) e portanto pode-se confiar no Judiciário brasileiro e na sua imparcialidade, desde que observada toda a sua burocracia. Ou como martela a grande imprensa, tv globo a frente, todos os dias. É permitido a prisão em segunda instância e Lula foi condenado pelo TRF4. Com a aprovação do Supremo que permite o direito a vida luxuosa de todos os seus apaniguados da Av Foch e a morte dos miseráveis que o Lula preso ousou combater.

  6. só vou começar a acreditar nas instituições, no
    estado de direito. no tal império dal ei,
    quando lula estiver livre e retomar a
    politicia de inclusão social etc e tal….
    esse lance aí de ontem no stf chega a emocionar
    assim sem maiores reflexões porque estamos cansados
    de levar porrada e perdemos quase todas
    nesses últimos tempos infamantes
    que desstróem nosso país….
    então,qualquer vitoriazinha,
    por minúscula que seja, é uma bençao…
    só as ruas nos redimirão
    abençoadas
    – a bem soadas –
    sejam as próximos vitórias….

  7. o clima esquenta ..Quando o país, tomado e fora de si, escolhe um PALHAÇO pro comando, ele e seu vice, onde que AMBOS, pre e VICE, defendem Donald Trump como “o nosso presidente” ..fica difícil, e acaba sendo mais fácil entender os discursos radicais que vão surgindo ..veja o caso do PDTista que Moro pediu pra PF abrir inquerito:

    https://www.youtube.com/watch?v=UnD4_i2R1g4

  8. O esforço do Nassif e de outros jornalistas ávidos por ares democráticos e pelo retorno do Judiciário aos trilhos, não deixa enxergar as razões que efetivamente vêm desvirtuando a aplicação das Leis e da Constituição.
    As cortes brasileiras têm abandonado o direito positivo e dado ênfase à hermenêutica conveniente. Tudo vira interpretação. Não é por outra razão o discurso reiterado de Barroso no sentido de se “ouvir a voz das ruas”, o “sentimento da siciedade”.
    Isso não vai mudar.
    Nesse balaio cabe tudo. Abandona-se a lei e a constituição e adota-se o direito do Barroso que, essencialmente, é o direito das elites que, na prática, é tudo aquilo que o sociólogo Jessé Souza denuncia.
    Lula receberá condenações reiteradas de modo a inviabilizá-lo politicamrnte e ao PT.
    A alternativa seria abandonar por um tempo as redes sociais e ir pras ruas.
    Estamos dispostos a isso?

  9. Doce ilusão. Se Maia e o centrão chiaram com a decisão de madame lesbos não foi por apreço ao Lula nem ao estado democratico de direito, foi pelo risco politico que a transferência implicava. Do jeito que está tá muito bom pra eles, estão empurrando as reformas “modernizantes” goela abaixo do país, Lula está fora do jogo lá no vice reino de Curitiba, aí vêm os caipiras curitibanos e fazem um manobra idiota pondo em risco o estado de alegria plena dos parlamentares e por pura maldade decidem jogar Lula em um presídio de SP arriscando que algo aconteca com ele no processo. Vai que dão uma facada nele, criando um fato politico gravissimo e revirando o cenário politico nacional. Eta gente burra e arrogante essa de
    Curitiba.

  10. Ontem no auge da questão da transferência de Lula para um presídio, eu sabia que só o STF poderia dar um basta nos guardas da esquina que infestam o Brasil nesses tempos de arbitrariedades. Perguntei à uma amiga jurista se dessa vez o STF agiria com responsabilidade e ela me disse “se eles não fizerem isso agora, essa corte, se encontrará em grandes dificuldades”.
    Uma transferência do ex-presidente Lula para uma penitenciária seria mais um escândalo no noticiário dos jornais estrangeiros, mais uma prova da perseguição jurídica a Lula.
    Lula, queiram ou não, está na História como um estadista. A ”guarda da esquina” de Curitiba e todos esses que estão aí atravancando a democracia, passarão mais depressa do que imaginam.

  11. Há muito as instituições brasileiras deixaram de ser republicanas e passaram a agir contra o cidadão, no caso presente(Lula), estão sendo forçados a agirem contra o sentimento de ódio e preconceito que realmente sentem.

  12. Enquanto congressistas fazem visita ao STF, o Congresso rejeita os destaques da oposição ao projeto de Reforma da Previdência, automaticamente aprovado em 2º turno!!!

  13. os Porões da Ditadura, o subsolo do Judiciário, o baixo clero parlamentar, a economia subterrânea, os negócios ocultos da Teologia da Prosperidade, o Black Market: o que faz a ponta do iceberg flutuar é justamente sua parte abaixo da linha d’água.

    são partes indissociáveis. uma só existe em função da outra.

    se o STF age, o faz não por uma súbita paixão democrática. e sim por que assim lhe foi ordenado.

    a classe dominante está dividida. os Generais estão divididos.

    esta divisão é tanto em relação a Bolsonaro quanto no que tange a Lula, sobre ambos pairando a mesma questão: o que fazer com Bolsonaro o que fazer com Lula?

    não vai acabar bem. não começou bem. não está bem. não pode acabar bem.

    se em 2015 já tínhamos em andamento um golpe de baixa intensidade, a guerra civil de baixa intensidade já começou.

    não adianta tentar suprimi-la. o recalque só vai fazer com que tudo exploda logo depois mais a frente, numa explosão de altíssima octanagem.
    .

  14. Mas não era esse mesmo STF que blindava o Aecim?! E não foi essa mesma canalha que ajudou no golpe contra a presidenta Dilma e no esfacelamento do Brasil, contribuindo com a situação de merda na qual nos encontramos?!
    Tsc, tsc, tsc, tsc… Se estivessem interessados em “interromper abusos”, Lula já estaria em liberdade.

  15. Não sou tão otimista quanto o Nassif, mas espero que esteja certo em suas análises.
    O grande teste da justiça vai ser a liberdade do Lula, com pressão das FFAA, da mídia e da direita sobre o STF.
    Se o togados resistirem, e libertarem o Lula por 6×5, aí podemos dizer que “virou o fio”
    Prefiro aguardar.
    Outra coisa, o Maia ontem disse que estaria com o PT na luta contra a transferência do Lula. O Botafogo está aprendendo com o pai, César Maia, a malandragem da política.
    É claro que com esse gesto queria o apoio da bancada do PT para aprovação da Reforma da Previdência em 2o turno.
    Conseguiu ! Ainda pousou de grande articulador.
    Duvido que em outras circunstâcia teria o mesmo gesto.
    A situação política está tão ruim, que até Rodrigo Maia engana muita gente, e ainda é aplaudido pela “bondade e consideração com o Lula”
    Tá feia a coisa !

  16. Mas vivo rodeada de “Talkeys” em São Paulo !! Eles não mudam, não vêem , não criticam. Pessoas com estudo, viajadas, conhecem a história com seus ditadores e seus horrores, mas têm medo de que sem isso que aí está o PT volte, Lula volte, voltem os comunistas e tudo mais que odeiam.
    E aí é melhor o que está aí talkey.
    É uma massa de manobra pronta a agir a qualquer toque de avançar. Um pesadelo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador