PGR vai pedir explicações a Paulo Guedes sobre offshore em paraíso fiscal

Após ouvir o ministro da Economia e outros citados no Pandora Papers, PGR vai decidir se encaminhará pedido de investigação ao STF

O ministro da Economia Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, citado no escândalo Pandora Papers. Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O procurador-geral da República Augusto Aras confirmou nesta segunda-feira (4), em entrevista ao site Poder 360, que vai encaminhar um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que o “Posto Ipiranga” de Jair Bolsonaro explique sua citação no escândalo mundial batizado de Pandora Papers, que expôs uma série de celebridades, empresários e criminosos com offshores em paraísos fiscais.

Ter uma offshore ou conta no exterior não necessariamente configura crime, embora seja um mecanismo usado por muitos ricos para fugir de tributos em seus países ou esconder dinheiro obtido de forma ilícita. No Brasil, a Receita Federal e o Banco Central têm regras próprias para fiscalizar essa movimentação internacional. No caso de Paulo Guedes, porém, é esperado que um ministro de Estado em posição de influência sobre a economia do País não seja operador de ativos que possam oscilar conforme as decisões do governo que ele integra.

Reportagem de um consórcio de veículos mostrou que Guedes tem milhões de dólares em offshores. Segundo o ministro, as contas forma declaradas à Receita Federal. Ele também enfrentou e saiu ileso de um processo no Conselho de Ética do governo, já que para integrar o primeiro escalão, ele deveria ter se desvinculado da gestão das offhores, mas decidiu não fazê-lo.

De acordo com reportagem do R7, Guedes lucrou R$ 14 mil por dia com sua offshore em paraíso fiscal. Com o dólar em alta no Brasil, a valorização de seus investimentos no estrangeiro saltou de 35 milhões de reais para 51 milhões de reais.

De acordo com a PGR, haverá uma averiguação preliminar e Guedes será ouvido, assim como outros nomes do governo Bolsonaro citados nas reportagens sobre a Pandora Papers. Depois de coletadas as primeiras informações, Aras vai “fazer um juízo de valor” sobre a necessidade de pedir abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal, foro para ministros de Estado.

Líder da oposição no Senado, o senador Randolfe Rodrigues apresentou um pedido para que o STF determine a abertura de investigação à PGR contra Paulo Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também tem investimentos milionários no exterior. Ele, ao contrário de Guedes, se afastou da gestão das contas quando adentrou no governo Bolsonaro.

“Para o povo, a alta do dólar representa tudo mais caro. Para Paulo Guedes, representa lucro milionário de sua empresa no exterior. Iremos convocar o Ministro e o Presidente do BC para se explicarem ao Senado, além de apresentar notícia-crime ao STF!”, escreveu o senador no Twitter.

Leia também:

O caminho para investigar Campos Netto e Guedes, por Luis Nassif

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador