Xadrez da República dos Procuradores

Poucas vezes, na história de uma República permanentemente sujeita a golpes, viu-se uma espetáculo tão deprimente de falta de compostura institucional, uma ópera bufa da pior espécie.

O país institucional tornou-se uma verdadeira casa da Mães Joana, com personagens indignos de representa-lo  à frente do Executivo, do Congresso, do Supremo Tribunal Federal, da Procuradoria Geral da República, do Judiciário e dos partidos políticos.

Brinca-se com o poder, derruba-se um presidente eleito, arma-se contra o interino que aboletou-se do cargo, fazem cálculos sobre o momento de impichar a chapa, se agora, se no ano que vem, valem-se de seu poder institucional para toda sorte de abusos.

Procuradores atuam politicamente; deputados lutam para legalizar o crime; Ministros do Supremo e o Procurador Geral da República manipulam prazos de inquéritos para proteger aliados; juízes de 1a instância autorizam grampos a torto e a direito.

Mas era previsto, tal o grau de desordem institucional plantada no país pela abulimia do STF, ao permitir o atropelo da Constituição. Deve-se ao Supremo esse vale-tudo.

Cada grupo deu sua contribuição para o golpe, Sérgio Moro e Rodrigo Janot vazando grampos ilegais, a imprensa no exercício amplo da pós-verdade, o Supremo acovardando-se e abrindo mão de seu papel de guardião da Constituição e a presidente incapaz de defender seu próprio mandato.

Consumado o golpe, sem dispor mais do agente aglutinador, passou-se a disputar o butim do poder. E agora chega-se a esse vale-tudo vergonhoso, sem um estatuto da gafieira para discipliná-lo minimamente.

Vamos entender um pouco mais esse Xadrez da Ópera Bufa.

Peça 1 – o tempo político na era das redes sociais.

Nessa era das redes sociais, das notícias online, o tempo político tornou-se impressionantemente curto. Processos que, antes, levavam meses para amadurecer, agora acontecem em questão de dias ou horas.

Qualquer fato relevante espalha-se em minutos pela opinião pública de todo o país. Não é necessário mais aguardar a edição impressa do jornal no dia seguinte ou a edição do Jornal Nacional à noite.

Reverberando em tempo real, o noticiário acelera não apenas a tomada de consciência como a tomada de decisões.

É um dado relevante para nossos cenários, inclusive na análise do tempo político do golpe e da atual onda conservadora-liberal.

Mal se saiu do golpe, o jogo começa a afunilar e a tornar mais nítidos os personagens reais do novo poder: a aliança PSDB-PGR-STF-mídia-mercado. Eles darão as cartas daqui para frente.

Peça 2 –o PSDB passa a tutelar Temer

O primeiro lance foi em cima do Executivo, da camarilha de Michel Temer.

No dia 24 de novembro saiu a notícia das gravações do ex-Ministro da Cultura Marcelo Calero com várias autoridades do governo – incluindo Temer.

No mesmo dia, matamos a charada, no “Xadrez do golpe no golpe͟” (https://goo.gl/f6BFfS), ao mostrar os vínculos de Calero com o PSDB.

No dia seguinte, haveria um almoço entre Temer e Fernando Henrique Cardoso. Analisando a reação da Globo em relação ao episódio, o xadrez ficou nítido. De um lado, a Globo incensando a coragem de Celeró e dando ampla visibilidade ao encontro do PSDB, com a cobertura centrada na figura de Fernando Henrique Cardoso; do outro, no Jornal Nacional uma catilinária que não poupou Temer.

Juntando peças no “Xadrez do homem que delatou Temer”͟ (https://goo.gl/wsMq0D), a conclusão era quase óbvia: usaram o tombamento pelo IPHAN do Secretário da Presidência Geddel Vieira Lima, para a Globo montar sua dramaturgia com Celeró visando colocar Michel Temer sob a curadoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ontem mesmo – primeiro dia útil após o almoço com FHC – o pequeno Temer colocou em campo o Secretário Moreira Franco para negociar com o presidente do PSDB, Aécio Neves, uma maior participação do PSDB no governo.  E aceitou a condição apresentada por FHC, do PSDSB passar a participar da formulação das políticas de governo (https://goo.gl/Kedkne). Tudo devidamente combinado com FHC no almoço que aconteceu um dia depois de Caleró botar a boca no trombone.

               

Nas próximas semanas haverá reforma ministerial contemplando a nova composição de forças. Provavelmente dançará também Eliseu Padilha, que supôs ter comprado o silêncio da mídia com sua bolsa-mídia. Os pactos de tinta da mídia são mais flexíveis que os pactos de sangue da máfia. Esse tipo de barganha garante a blindagem somente até a véspera do último dia.

Em um governo em que há corrupção até na liberação de edifícios residenciais, como manter no cargo um Ministro com a ficha de Padilha, envolvido em falcatruas até em prefeituras do interior, sabendo que passam por ele todas as indicações a cargos públicos, incluindo as diretorias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal? As grandes corrupções institucionais, complexas, sofisticadas, ao largo da compreensão da opinião pública, não podem conviver com ladrões de galinha. A diferença entre a camarilha e os profissionais é a mesma entre, digamos, um Carlinhos Cachoeira e um Madoff.

Por sua vez, um Padilha custa cerca de dez Geddel. E o governo Temer não tem consistência para suportar nem meio Geddel a mais.

Os valentes conquistadores que, nos primeiros dias no poder, ordenaram uma Noite de São Bartolomeu no serviço público, sob pressão expõem sua verdadeira dimensão: Geddel aos prantos pelos corredores do Palácio, Padilha internado com pressão alta.

Mas o novo tempo de jogo está apenas começando. E nem se incluíram as perguntas de Eduardo Cunha e Michel Temer em seu julgamento pelo juiz Sérgio Moro.

Peça 3 – o Judiciário tenta submeter o Congresso

Não basta o enquadramento de Temer. A ofensiva seguinte é em cima do Congresso, no embate em torno das tais 10 Medidas contra a corrupção e da Lei Contra Abuso de Poder.

Com ou sem Geddel, e com Padilha na linha de fogo, a bancada do PMDB, somada ao Centrão, não entregaria facilmente a rapadura.

É por aí que entra o fator Judiciário.

As 10 Medidas não visam apenas conferir maior efetividade no combate ao crime: visam a conquista do poder institucional pelo Ministério Público e pelo Judiciário.

Estão em jogo as delações da Odebrecht e das demais empreiteiras. A lista de nomes conferirá um poder inédito ao Procurador Geral da República. Com o apoio da Globo, o PGR tem o poder de engavetar denúncias, inquéritos, definir o ritmo dos inquéritos em andamento, escolher quem será ou não processado.

Além de livrar os seus do crime do caixa dois, o Congresso não quer deixar os procuradores com esse poder ilimitado nas mãos, ainda mais agora que ficou nítido que disputam efetivamente o poder.

Cada procurador, aliado a um juiz de 1a instância, tem poder de mandar para a cadeia qualquer pessoa sem prerrogativa de foro, expô-la à humilhação pública, grampeá-la e divulgar os grampos – como ocorreu no episódio Garotinho – com a garantia de que será blindado pelos escalões superiores. Não é por falta de lei. É por solidariedade de classe.

No Congresso, as únicas lideranças capazes de fazer frente a esse poder avassalador do MPF-Globo seriam o presidente Renan Calheiros e o líder da maioria Romero Jucá, ambos donos de uma biografia política polêmica.

Na quarta-feira, Renan jogou sua grande cartada – votar o regime de urgência para a Lei de Abuso de Poder -, mas o Senado refugou. O temor dos Senadores – tanto do MPF quanto da opinião pública – foi maior e deixaram seu líder ao relento.

Na quinta-feira, o Supremo analisará uma das ações contra Renan. O caso está nas mãos do Ministro Luiz Edson Fachin. Com a tibieza demonstrada pela casa, nos últimos tempos, e com a frente ampla de defesa dos juízes, é possível que Renan seja degolado. E Jucá virá atrás. Ontem mesmo, a Lava Jato tratou de retaliar e vazar denúncias contra Jucá.

Não que não mereçam. Mas, de imediato, se os dois comandantes efetivamente forem deixados fora de cena, não haverá poder capaz de se contrapor ao poder quase absoluto do Ministério Público. Abre-se espaço para a pessedebização final do governo Temer e para o início efetivo da República dos Procuradores.

Mas como o homem põe e o destino dispõe, há o agravamento da crise política colocando um complicador a mais no nosso xadrez.

Peça 4 – a ideologia dos economistas do PSDB

Cada escola de pensamento costuma de embaralhar em seus dogmas ideológicos. Os desenvolvimentistas acreditaram que o excesso de subsídios resultaria em um aumento da atividade que compensaria a queda de receita. Os ortodoxos acreditam piamente no papel das políticas monetária e fiscal, como únicos instrumentos de gestão da economia.

Mas há uma diferença fundamental entre os monetaristas históricos e a geração de economistas de mercado que se torna hegemônica a partir do plano Real usando o PSDB como “cavalo”. Os velhos economistas ortodoxos, monetaristas, utilizam suas ferramentas teóricas tendo como objeto de análise a realidade, assim como sua contraparte, os desenvolvimentistas. Ou seja, desenham as estratégias que consideram mais adequadas para o país.

Já os economistas de mercado, tendo como base a PUC-Rio e como inspiradores os economistas do Real, sempre atuaram ideologicamente pensando apenas nas estratégias de fortalecimento do mercado, que criem novos negócios, que permitam o predomínio do financista em relação ao restante da economia, independentemente dos efeitos sobre o país.

Banco Central, Fazenda e BNDES já trabalham assim, procurando

1.     Instituir o teto para despesas, liberando o orçamento para os próximos vinte anos, para pagamento exclusivo dos juros e amarrando as mãos dos futuros governantes para qualquer outra tentativa de políticas pró-ativas.

2.  Mudar o comando das grandes obras públicas, das empreiteiras para o mercado. Para tanto, além de esterilizar R$ 100 bilhões do BNDES, estão proibindo-o de financiar exportações de serviços ou mesmo de financiar qualquer empresa que esteja fichada na Lava Jato.

3. Ao mesmo tempo, articulam a criação de fundos para trabalhar dívidas públicas renegociadas, visando servir de lastro para os fundos de infraestrutura que passarão a comandar os investimentos.

4. O ajuste fiscal produzirá uma razia na atividade econômica, já afetada pela maior recessão da história. Pensa-se, com isso, em reduzir a resistências às reformas e, ao mesmo tempo, derrubar preços de ativos, permitindo um redesenho da economia através dos processos de fusões e aquisições capitaneados pelos grandes fundos de investimento.

5. Manutenção dos juros altos e do câmbio baixo, para potencializar os ganhos do mercado.

Algumas ideias são razoáveis, outras meramente ideológicas. Mas o conjunto final é catastrófico: visando a disputa ideológica, de eliminar definitivamente as empreiteiras como fontes de influência e de poder, criam um vácuo na atividade econômica

Mesmo assim, esses economistas são as únicas fontes de idéias do PSDB. Os comandantes do partido – Aécio, Serra, Alckmin, Aloysio, José Anibal – são incapazes de formular uma ideia estratégica sequer. Seu único papel é o de meter-se em disputas braçais contra os adversários, tarefa que exige muita corda vocal e pouco cérebro.

Peça 5 – o recrudescimento da crise

Há alguns pontos centrais na política econômica, comuns a qualquer escola de pensamento.

Quando a economia está despencando, a retomada depende de alguns fatores de demanda:

1.     Consumo das famílias

2.     Consumo do Estado.

3.     Exportações.

4.     Investimentos

Nenhuma dessas pré-condições está presente.

Nenhum economista de peso aposta na recuperação da economia. O fato do governo ter jogado para o segundo semestre de 2017 significa apenas que não há nenhuma perspectiva de recuperação no curto prazo.

O que diz o economista Afonso Celso Pastore (https://goo.gl/kFyvDQ)

Nada disso seria uma surpresa (a maior recessão dos útimos 25 anos) para quem evitasse fazer previsões sobre o PIB dando um peso excessivo aos índices de confiança, em vez de ponderar as perspectivas das exportações, do consumo das famílias e da formação bruta de capital fixo.

Com as exportações mundiais e os preços de commodities em queda, não podemos esperar que as exportações brasileiras impulsionem a retomada do crescimento. Nem o consumo das famílias poderá exercer essa função nos próximos trimestres, quer porque, após o encerramento da recessão o nível de emprego e os salários ainda sofrerão quedas, quer porque os bancos deverão continuar retraídos na concessão de crédito.

Resta esperar que a retomada do crescimento venha dos investimentos em capital fixo, mas, na grande maioria dos setores, há uma enorme capacidade ociosa, e assistimos a um número recorde de empresas em recuperação judicial. 

Delfim Neto é mais sintético, mas com o mesmo pessismismo (https://goo.gl/lh56Yh)

Há sérias dúvidas, por exemplo, sobre a eficácia da política anunciada “urbi et orbi” que teríamos em 2016 uma política fiscal fortemente contracionista.

Primeiro, porque assustou o setor privado que sofreu o contracionismo efetivo de 2015 e viu a demanda global desabar e, segundo, porque há sérias dúvidas se ela será, de fato, contracionista.

Quanto à política monetária, esta, sim, tem sido restritiva: houve aumento da taxa de juro real e recusa a enfrentar a necessidade de sustentar uma taxa de câmbio real competitiva e relativamente estável, o que inibe o investimento e as exportações industriais, dois vetores do crescimento.

Sem uma acomodação do crédito para mitigar a alavancagem do setor privado e sem a garantia de uma taxa de câmbio real adequada, é muito pouco provável que se restabeleça uma “expectativa” de crescimento e que volte à vida a indústria nacional.

E, sem elas, o equilíbrio fiscal, apesar de ser absolutamente necessário, continuará apenas uma ilusão…

A rigor, qual a única instituição que está efetivamente preocupada com o quadro econômico? Justamente o Senado de Renan Calheiros:

Em face das crises recorrentes, o presidente do Senado Federal reitera a imperiosidade de uma agenda a fim de superar o agravamento da situação econômica que penaliza toda a sociedade brasileira. (…)

Segundo o presidente, o ajuste que está sendo implementado é uma obrigação para fazer frente ao momento econômico, mas precisa ser complementado com medidas de retomada da atividade econômica, geração de empregos, recuperação dos investimentos e, o principal, a redução dos juros. Não é somente o limite de gastos e a reforma da previdência. (…)

Peça 6 – desfechos possíveis

Seja qual for o desfecho desses embates PSDB x Temer, Congresso x Justiça, a única maneira de superar a crise será um pacto nacional para consolidar a única política econômica capaz de tirar o país do atoleiro:

1.     Aumento dos gastos públicos nas grandes obras públicas e nos programas sociais.

2.     Uso dos bancos públicos – BNDES, BB e CEF – para permitir a renegociação dos passivos das empresas.

3.     Redução acelerada da Selic e manutenção do câmbio em patamar competitivo.

4.     Agilização dos programas de concessões, assim que a recuperação da demanda definir um cenário mais favorável.

A questão é que só se chegará a esses pontos quando a crise for vista como suficientemente ameaçadora. A informação que vale um bilhão é: quando se chegará no fundo do poço que dispare o gatilho do bom senso sobre o país?

 

 

 

 

Luis Nassif

132 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com as devidas Data Venias, e

    Com as devidas Data Venias, e noves fora quatro, discordo do parágrafo inicial. Desde quando não foi sepre assim ?

    As “óperas” só mudaram de nome ao longo da história.

    1. Não foi somente um drible da vaca…

      permita-me discordar.

      A dible da vaca é muito simples para explicar a lavada dos curitiba-boys.

      Foi daqueles dibles do Garrincha que deixava os zagueiros no chão, atordoados e sem saber onde estava a bola.

      Mas convenhamos, Romulus. Os curitiba-boys são jogadores do infantil contra a malícia dos profissionais e garrinchas do congresso.

  2. Crise ameaçadora? Se os

    Crise ameaçadora? Se os testas de ferro lutaram incessantemente, desde que Lula assumiu, para conseguir jogar o país numa crise, seria lógico acreditar que existe bom senso nos apátridas fhc da vale, serra da alstom, aécio de furnas, temer denunciado, gilmar do fhc, jucá do renan, renan da veja, maia demo, caiado demo, agripino arena, jereissati, marinhos dos eua, silvio santos e seu ex banco progresso 4 bi, da globo; band da globo, tv cultura da globo?… Quando da crise de 2008, dos norte americanos, que Lula não “obedeceu” e trilhou por caminhos próprios, foi um desaforo de primeira grandeza às casas grandes! Sentiram-se como se Lula lhes tivesse passado a perna! Como é possível imaginar que dispararão um gatilho do bom senso quando o país estiver na desgraça? O país já está na desgraça faz tempo! Estamos numa ditadura retrógrada tão absurda, que nem os opositores estão lidando com isso de forma equilibrada, a ponto de estarem pedindo impeachment de golpista ditador, legitimando-o! Mesmo que fosse a única ferramente para tirar essa lacraia da presidencia, jamais poderia ser o caminho adotado! Ou encontra-se caminhos sumários condizentes com a real situação, ou então que fiquem só no discurso batendo forte contra os ditadores! E antes de mais nada, outro impeachment mesmo que legítimo seria amarrar absurdamente o Brasil por mais que ano! E ninguem aguenta mais janaínas, reales, anastasias e todo esse tipo de monte de estrumes.   

  3. Pacto, o cacete

      A roda virou, a saida de capitais está acelerando, a possivel “confiança” esvanesce a cada dia, nem as famosas “reservas” estão na garantia, as projeções indicam em liquidar ( fazer dinheiro ) nos papéis Brazil para internaliza-los na futura expansão trumpiana que deverá ter médio-longo prazos garantidos – afinal capital não fica “morto”.

       Qual idiota irá investir, ou mesmo manter operações no Brazil, com esta crise institucional, o resgate da suposta confiança foi para o saco, virou uma bagunça, como qualquer pessoa/corporação/fundo irá investir, arriscar-se em um Estado completamente sem rumo, onde um reles procuradorzinho de merda, pode lhe ferrar na semana seguinte, um Congresso que esta em conflito com o Judiciario, e o Executivo encontra-se perdidão, alem da pecha de corrupto, que aulquer medida que ele assuma, amanhã poderá ser derrubada.

        Não existe a pergunta de US$ 1,0 Bilhão, ela já foi respondida pela lógica, já quem quiser esperar, correr o risco, que encare a bronca, pois Brazil virou ativo tóxico, o que presta será resolvido em “acerto”, spread lá nas alturas do risco institucional.

        Para quem tem “pouco”, 13,75% ( – arbitragem US$ x R$ ) , o melhor para se garantir é cair fora.

        E Pacto : Vá falar com o Bispo.

    1. Sua analise ta convergindo com a do meu amigo Ciro

      – “Zelotes” – poder em ascensão – ousou tentar ficar acima do rei na escada:

       

      – A resposta veio (Lava?) a Jato:

       

      – E o velho poder riu por ultimo:

       

      Junior,

      Você assiste à serie “Game of Thrones”?

      Tem muitas citações no meu post de hoje.

      (eu ADORO!)

      Dá uma olhada no post e me brinda com aqueles seus comentários irônicos que eu (também) adoro?? 

      rsrsrs

      <<Que a PEC 55 vai passar são favas contadas>>

      É a barganha que resta à classe politica para fidelizar o “Mercado” (os de dentro só… e “ainda”…).

      E, em troca, fazer ele botar cabresto na Globo & associados, para, finalmente, enterrar a Lava Jato, com o pacotão anti-abuso de autoridade.

      E quem sabe também anistia ao “Caixa 2” volta à mesa?

      Seguro morreu de velho…

      E – infelizmente! de verdade! – nós dois e mais Ciro e Nassif (entre tantos outros) somos obrigados a dizer:

      – Nós avisamos!

      Mas, mesmo assim, pessoas inteligentíssimas quiseram “brincar de golpe” (ou tolera-lo).

      Mesmo gente experiente, como o nosso André Araújo.

      E até o Delfim, não foi?

      Pois então…

      O saldo é um Brasil ingovernável.

      Nassif propõe deixar a Real derreter…

      Não precisa muito não… se chegar a 4 por 1 já não tem governo que resista.

      Por quê?

      Porque no primeiro “tomate” (suponha, arguendo, tomate importado rsrs) que subisse ia ser escandalizado pela oposição.

      <<SEJA O PT, SEJA O PSDB!>>

      Nossa âncora (já precária) era a estabilidade das instituições…

      A expectativa de pessoas eleitas concluírem seus mandatos.

      Pacta sunt servanda.

      The sanctity of contracts.

      Mas…

      Como todos sabemos, no Brasil isso foi um sonho (de 28 anos).

      Acordamos em…

      – … 2016!

      Bom dia, Cinderela!

      *

      P.S.: dei print no seu comentário e vou colocar lá no meu post tb, como atualização. Se der, deixa seu comentário/resposta lá tb. Publiquei 20:30 ontem, achando que pelo horário o pessoal só ia ver hoje de manhã. Que nada! Menos de 1h já tinha viralizado! O pessoal está ansioso…

      E tem razão mesmo para estar!

    2. É bem isso aí…
      Um governo

      É bem isso aí…

      Um governo que balança porque o ministro que faz a articulação política do governo quer tratar de apartamento com ministro da cultura.  Alguém na história da humanidade já viu algum governo balançar por causa do ministro da cultura?

      E vendo pela ótica externa – o Dollar cada vez mais forte com a expectativa de tentar prever política economica de um presidente que tweeta bebado (só há essa explicação) e retuita crianças menores-de-idade com o seguinte conteúdo:  “Bad reporter!”.  Os EUA atualmente em recuperação e a situação é win-win em termos de repatriar ativos para os EUA.  Se o expansionismo não der certo e tiver inflação – Win na renda fixa pela subida inexorável dos juros com um FED Hawkish como o atual, se o expansionismo der certo e tiver crescimento – Win tb na renda variavel.  E de repente todo mundo virou Keynesiano!

      Aqui dentro o independentíssimo banco central (SQN) sofreu todo tipo de pressão nessa reunião do COPOM.  Só faltou o Skaf mandar o pato de borracha para frente do BACEN.  Quem trabalha ou trabalhou no mercado sabe disso – a recuperação contratada pela coalizão do impeachment tá demorando demais.  Só que ninguém contava com Trump.

      E aí você tem presidente da república dizendo em palestra para investidores internacionais promovida por consultoria de risco político que as instituições não são sólidas e qualquer “fatozinho” balança as expectativas dia antes de reunião do COPOM.

      Aí o STF decide que é um bom dia para colocar a tona a questão do aborto (sem entrar no mérito, só no timing)… mesmo dia q Câmara vota o pacote “Minha vingança será maligna”.  Enterarram minha anistia? Vocês vão ver só, não existe pacote de desmedidas que a gente não possa aperfeiçoar.  Mesmo dia que o Senado aprova em primeiro turno a PEC do teto com uma batalha campal acontecendo na esplanada com direito a ataque da cavalaria, PEC essa que tem que ser aprovada em segundo turno ainda esse ano senão não entra em efeito em 2017 pelo princípio da anualidade.  E quem controla a pauta do Senado é um sujeito que o STF vai decidir se vai virar réu ou não amanhã.

      Dia 4 os movimentos verde-amarelinhos já convocaram grande manifestação.  Aí eu recebo msg de meu amigo mais psolista – do tipo que usa camiseta do che guevara – chamando para ir para a manifestação do dia 4.  Serão amarelinhos e vermelinhos juntos? 

      Tá tranquilo, tá favorável (e isso eu to falando sobre a ótica do mercado apenas…)

      1. “Serão amarelinhos e

        “Serão amarelinhos e vermelinhos [psolistas] juntos?” 

        No extremo, os extremistas se encontram. Ambos, portadores de uma visão maniqueísta (autoritário-moralista).

        1. Outro dia eu fui numa das

          Outro dia eu fui numa das manifestações anti-pacotão do Pezão na frente da ALERJ.  

          No carro de som contratado pela SIDIJUSTIÇA (sindicato dos servidores do TJ) estava um policial gritando:  “Vamos invadir, vamos derrubar essas grades, eles só conhecem a força!”

          Logo depois outro policial anuncia a prisão do Garotinho (tinha acabado de acontecer). 

          Depois deram a palavra para aquele meu xará do PSTU, Cyro Garcia.  Sim – PSTU!

          Lá estavam os eleitores do Bolsonaro e os do Freixo.

          Policiais e defensores públicos. 

          No longo prazo, nós todos estaremos mortos, especialmente se no curto prazo não tiver comida no prato. O problema maior é quando as pessoas só conseguem pensar no horizonte de curto prazo.

          Existem pessoas que são extremistas

          Existem pessoas razoáveis que estão em situações extremas.

          O maior perigo para a institucionalidade são esse segundo grupo.

    3. Perfeito resumo da situação

      Acho que o BACEN logo deixará de informar sobre a situação das reservas internacionais. Alias o israelense do Itaú já falou que não agirá mais sobre o cambio…

      LN em bom mineiro acha que a única solução de problemas políticos é um pacto.

      Se Lula se meter num pacto na porta da cadeia de Curitiba, desisto dele como líder.

      1.   Acho por demais cansativa

          Acho por demais cansativa essa mania do Nassif de ver possibilidade de pacto em tudo o que é situação. Sou testemunha disso – e sei que você também – pelo menos desde 2011, quando ele falava do “novo tempo da política”. 

          Pacto se faz entre grupos que ao menos se toleram e sabem que não podem seguir juntos. Lula cansou de fazer isso em seus mandatos, Dilma passou muito o limite do razoável nessa mesma direção, mas o “outro lado” quer é sangue. Enfim, não sei de onde ele tira essas possibilidades de pacto, são no mínimo estapafúrdias.

  4. Nassif, você só trouxe

    Nassif, você só trouxe notícia boa!

    Todo o quadro o qual você se insurge é realmente bom para o Brasil.

    Cito a república dos procuradores, como você os chama contra a república dos políticos. 11 entre cada 10 brasileiros querem ver os políticos enquadrados pela Justiça. Grande notícia. Estupendo!

    Também acho ótimo que FHC e o PSDB esteja tutelando o governo Temer. Outra ótima notícia. O PMDB após a morte de Ulisses Guimarães e a saída de Mário Covas, FHC, Serra e Franco Montoro virou um partido de aluguel e se refestelou com o poder, nunca exerceu nenhum protagonismo em nada há décadas.

    Depois você cita “eliminar definitivamente as empreiteiras como fontes de influência e de poder.” Outra maravilha. Nós vimos o que se tornou o Brasil com as empreiteiras no comando, a corrupção desenfreada e acrise que assolou o governo.

    Até agora só notícia boa.

    Você até admite que a política economica que sairá desse imbroglio todo tem seus méritos: “Algumas ideias são razoáveis, outras meramente ideológicas.” Muito melhor isso do que o Salto no buraco Negro da Dilma, ou da falta de saber o que fazer do Temer.

    As peças do XADREZ se movem. A Rainha FHC está tutelando o Rei, Temer, mantendo-o seguro enquanto estiver ao seu lado, e ao mesmo tempo controlando-o.

    As torres dos procuradores estão eliminando os bispos políticos adversários.

    Os peòes, a opinião pública preenchem o tabuleiro dando pouco espaço de manobra para os adversários.

    O tabuleiro está dominado.

    O Cheque-Mate será inevitável.

    Estão caindo: O PT, A república das empreiteiras, a república dos políticos.

    Estão em Alta: O PSDB, a república do mercado, a república do judiciário.

    1. Esta bosta de comentário que estavas de chilique para publicá-lo

      Esta bosta de comentário que estavas de chilique para publicá-lo?

      Vai comentar na Globo, rapaz, procura a tua turma.

    2. Notícia boa só se for no

      Notícia boa só se for no Jornal Nacional. Aqui no blog do Nassif, frequentado por democratas, com raríssimas exeções, é notícia ruim.

      Os fiéis leitores desse fundamental espaço, ao contrário dos coxinhas, que acreditam em super-heróis concursados, prefirimos a democracia, que pressupõe o voto. Voto esse, que dado pelo doutor Delagnol ou o flanelinha aqui da esquina vale a mesmíssima coisa

    3. Caos

      Até que enfim alguem elogia o caos.

      Depois do golpe, o caos, mas há quem goste. A desgraça globo/psdb/moro e quem dela gosta.

      Golpista, mas golpista pra valer como o fhc, adora caos. Com apartamento em Paris, é claro.

  5. Canibalismo econômico…

    Mas teremos que passar pela “flexibilização do trabalho”, pela “reforma da previdência” além dos efeitos da PEC 55!

    Não é pouca coisa, tudo isso a partir de 2017,  a jornada que o povo terá de enfrentar não será fácil!

    Os governos estaduais e municipais quebrando…

    Mas foram eles que começaram isso em 2014 no famoso quanto pior, melhor para que o aécio se elegesse!

    Quero ver como vão embalar o povo!

    O trágico é que o rentismo, vai CANIBALIZAR a economia via privatizações / concessão de serviços, além de pegar o que puder das mãos das federações de indústria que foram parceiros no golpe…

    Amigos, amigos – negócios à parte…

    E segundo a Lei de Murphy – tudo pode piorar, o mercado externo vai “sacar” o que estão fazendo com os trouxas dos brasileiros e vão atacar feito lobos as reservas…

    Já diziam, ladrão que rouba ladrão…

    Será que vai dar tempo para melhorar a economia, antes de azedar de vez a paciência da população?

    Quem vai governar enquanto isso?

    Quem vai segurar o nordeste?

    Ele está caminhando…

    Por que a certeza que eu tenho é que quem está mandando não é o temer, nem psdb – aécio, fhc, serra e alckmin…

    Os marinhos não demonstram estas qualidades…

    Quem é o presidente afinal?

    A única certeza é que somos um país de trouxas!

     

  6. Aposto na mais desatrada das opções

    Aposto na mais desastrada das opções

    Ajuste fiscal sem reajuste salarial

    Ajustes econômicos sem incentivos industriais 

    Estado x empresa e algumas empresas familiares extorquindo o governo

    Nada do que já não vem sendo feito desde antes do governo collor

    Só que agora elevado ao cubo

    E estávamos tão bem

     

     

     

    http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/economia-e-financas/economia-brasileira-decada-de-1980/69426/

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/2883

    http://atlas.fgv.br/marcos/governo-lula-2003-2011/mapas/trajetoria-de-lula

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,fgv-pobreza-caiu-50-6-com-lula-e-31-9-com-fhc,65287e

    http://economia.ig.com.br/2016-11-29/desemprego-no-brasil.html

  7. Indo mais no dia a

    Indo mais no dia a dia…

    Aumento generalizado dos funcionários públicos golpistas… Judiciário, MP e PF!  Até quando salários e pensões estarão garantidos pelo Tesouro Nacional? 

  8. Não me sai da cabeça a tese

    Não me sai da cabeça a tese do AA de que ninguém dá golpe para os outros assumirem o poder.

    E quem deu o golpe?

    Segundo o AA foi o MPF (se eu entendi bem seus artigos). Eu ampliaria para o Aparelho Judiciário do Estado (MPF/Judiciário, com a companhia da PF).

    Eu não concordo com essa tese, pois para mim quem deu o golpe foi a Globo/Mercado-PSDB.

    Mas não posso desconsiderar essa tese do AA. 

    E aí, segundo meu ponto de vista, tem um perigo e alguns fatores a serem analisados.

    O perigo é a Globo perder a narrativa para as redes sociais (principalmente facebook, whatsapp, além do youtube, twitter, etc.). Isso ampliaria muito o poder dos golpistas (segundo a tese do AA). Ou seja, à medida que esse pessoal do MPF e o Juiz criam uma rede de comunicação paralela, via novas mídias, capaz de fazer o contraponto com a Globo o poder de mobilização social desses golpistas se amplifica e ganha vida própria. Assim, se, por exemplo, a pedido dos golpistas a classe média ao invés de só bater panela ela também desligasse a Globo (enquanto bate as panelas). Qual seria a reação da Vênus Platinada?

    Recuaria? Enfrentaria?

    E como/porque isso poderia ocorrer.

    Hipótese. A Globo atendendo uma cobrança do mercado passasse a frear a sanha persecutória dos golpistas. E esses ao se sentirem acuados reagissem. 

    Nesse caso, os verdadeiros golpistas mostrariam suas garras mobilizando sua claque, ops, sua classe média. 

    E aí entra os outros fatores a serem analisados. 

    1 – O MPF e o judiciário têm muitas canetas, a PF tem efetivo, mas não a ponto de poder implantar um regime de força no país (como as forças armadas reagiriam? Aí sim, poderia haver um golpe no golpe.). 

    2 – Como fica a turma da direita Bolsonaro X Moro/Dallagnol – estão juntos, quem é o cabeça, quem dá a última palavra? E os movimentos de direita: apoiariam a Globo/Mercado/PSDB ou os (verdadeiros) golpistas?

    1. Com a Delação do Fim do Mundo, ficou claro, foi uma CONSPIRAÇÃO

      Se foi uma CONSPIRAÇÃO caberia ao STF anular o processo e devolver o cargo a DILMA.

  9. Que idiota investe seu

    Que idiota investe seu dinheiro produtivamente num país em que o ministério público chantageia o presidente, que por sua vez era vice e só chegou lá por se comportar como um judas? 

    As lideranças civis no Brasil são autodestrutivvas. Os militares de 64 aproveitaram a guerra civil entre eles e tomaram o poder, pois concluíram que a guerra civil dos líderes políticos civis levaria o país ao caos. A história se repete meio século depois. Não haverá pacto. 

    1. MP chantageia e Geddel pressiona Temer, que enquadra Calero

      O Ministério Público chantageia e o Geddel pressiona o Presidente a intervir em favor dos seus interesses particulares enquanto o Presidente enquadra o Ministro da Cultura a dar uma solução porque o Geddel está irritado.

  10. Quando uma figura como Renan

    Quando uma figura como Renan Calheiros e jucá são estadistas quando comparados aos demais políticos, é porque o país está chegando ao fundo do fundo do poço. 

  11. Um certo juiz de 1a. instância

    Um certo juiz de 1a. instancia publicou seu plano diabólico de destruição a jato tão logo Lula foi eleito pela primeira vez e, após ruminar por um longo tempo seu plano, tempo em que foi treinado na terra do Tio Sam, fez exatamente o que planejou e, como o serviço sujo foi concluido, no momento prepara seu auto- exilio nos EUA, aliás, não há destino melhor para esse lesa-pátria a serviço de multinacionais e do mercado em prejuizo do povo brasileiro.

    Segue link para texto de Nassif sobre os planos de Moro para a Destruição a Jato, onde ele promete construir uma aliança para a midia para destruir desafetos poltiicos e ao mesmo tempo dar toda a proteção aos amigos dele Moro e da midia e, de lambuja, promete destruir o patrimônio nacional em benefício dos gringos, e foi exatamente tudo o que ele fez e, para coroar a vitória de dominação só falta prender Lula, afinal de contas, é assim que terminam estas incursões americanas: com a destruição da liderança que ousou desafiar o império.

    Crime de Lula: colocar o Brasil no cenário mundial e em condições de competir com os EUA na área do comercio exterior, engenharia, licitações internacionais etc. Isso era inaceitável para o Tio Sam…Triste pais que tem uma elite tão bizarra como a nossa que, por causa de uma disputa por poder e hegemonia, abre mão de um futuro promissor para ser um pais bananeiro qualquer e, o pior, com o apoio das Instituições que, como se vê, foram convertidas em agências a serviço do golpe e da destruição da democracia e do estado democrático de direito. Socorro!

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

     

  12. Qual país?

    “A informação que vale um bilhão é: quando se chegará no fundo do poço que dispare o gatilho do bom senso sobre o país?”

    A dificuldade em responder essa questão envolve uma outra questão anterior. Qual país?

    Quantos países existem hoje no Brasil? São muito mais que os dois que o lugar comum sugere: “coxinha” x “mortadela”. 

    São muitos brasis. Desde a elite até o povão estão todos divididos em subgrupos. 

    A elite tem no topo o os bilionários (Rei), mas também tem outras peças importantes: MPF (Cavalo), Barões da Mídia (Torre), Judiciário (Bispo). Mesmo os políticos de carreira (não falo só do Aecio, mas também no outro sentido), por mais acossados que estejam, se situam entre algum ponto da elite e o topo da classe média. E os objetivos desses subgrupos todos nem sempre convergem. Agora menos ainda.

    A classe média, ao contrário do que muita gente diz, está também bastante dividida. As eternas ovelhas vermelhas que aparentemente entendem o que está acontecendo, as ovelhas brancas que não entendem nada mas estão desconfiadas que tem alguma coisa muito errada e as ovelhas verde-amarelas que só sentem ódio de qualquer coisa que lembre a “esquerda” e se recusam a admitir que foram massa de manobra para um golpe que mal ou bem as atingirá também.

    E a base da sociedade, a peaozada. Grande parte acredita que a vida nunca foi fácil mesmo então não vê muita diferença entre um governo e outro, uma situação (golpe) e outra (democracia). Mesmo parte dessa classe que foi beneficiada por programas socias, ainda vai demorar um pouco pra perceber o tamanho do buraco que o país está se metendo. Só mesmo quando a miséria voltar a bater na porta com toda a força. Mas também entre os peões existem diferenças de percepção e comportamentais.

    Enfim, o fundo do poço é diferente pra cada um desses habitantes de países tão distintos. Como sempre, não podemos esperar que o bom senso venha de cima, por livre e espontânea vontade. Os que se situam do meio pra baixo só vão se unir quando o país estiver realmente em colapso. Então… parece que teremos um longo e tenebroso inverno pela frente nesse país trocpical.

     

  13. Crise vai piorar

    A crise só irá parar quando atingir a cúpula da grande mídia, ou os rentistas, ou alguém do alto escalão da casa grande. E isto está longe de acontecer.

    Estado mínimo requer população mínima, o povo precisa apertar os cintos da natalidade se quiser sobrevier ao desemprego que aumentará mais ainda. O povo que se proteja, pois a crise está só começando, e ninguém o protejerá. .

    O assistencialismo paternalista, será extirpado deste país, e o povo precisará aprender a andar sem muletas. É bom isto, pois deixar 50 milhões de pessoas dependerem eternamente de bolsa família, os deixa em situação de vulnerabilidade, basta entrar um governo neoliberal, que este povo logo fica em situação de risco, isto não é bom.

    O país, ou o que sobrar dele,  sairá fortalecido um dia desta crise, com o povo mais maduro. aprenderão a não ir a protestos por 20 centavos, organizados pela mídia. O sofrimento ensina.

     

    “O que não mata, nos torna mais fortes “

    Nietche

    [

     

     

     

     

    1. O problema é que o

      O problema é que o privatizado não pdoe ser estatizado e o pré-sal entregue não pode ser recuperado.

      Teremos um povo miséravél, que sabe por que é miserável, que viverá adminstrando terra arrasada.

      1. Concordo, porém…

        Concordo, o pre sal está sendo tirado a força, e isto é péssimo para o país.

        Mas veja de outra forma, alguém teria peito para enfrentar os EUA? Veja que os EUA, quando querem tirar petróleo de um país, destrói tudo o que estiver no caminho, veja o exemplo do Iraque, onde os EUA forjaram uma guerra sangrenta na qual morreram 700 mil iraquianos.

        Os EUA são como um tanque de guerra passando por cima de um formigueiro.

        Olhando por este lado, até que temos sorte, pois aqui, tomaram nosso petróleo sem matar ninguém.

        Os EUA vão tomar nosso petróleo, por bem ou por mal, pode ter certeza disto.

        ————-

    1.   Pare de dar chiliques!!

        Pare de dar chiliques!! Adulto tendo chilique é coisa horrorosa. Seu (péssimo) comentário está lá embaixo.

        E a única transgressão dele é ao bom senso.

  14. O Passador do Bastão

    Plano Político

    Repete-se a história do Collor, apenas que na época o passador do bastão para os tucanos era o Itamar, e hoje é apenas o Temer. A rede Globo não teve muitas dificuldades para elegê-lo, para colocar caras pintadas na rua para demiti-lo e, ainda, para dar uma imagem de machão ao seu sucessor: Itamar. Em forma oculta, sem ônus, o governo é tutelado pelos tucanos antes de entrar oficialmente em cena (na época, FHC era ministro do Itamar antes de dar o bote, hoje é o Cerra). O Temer tropeça e, provavelmente, não irá conseguir chegar com o bastão até 2018 para entregar aos tucanos, ainda mais com a sombra do Lula cada vez mais popular. Haverá que encontrar outro passador de bastão.

    Plano Econômico

    Repete-se a história do Collor, quando este aplicou medidas drásticas na economia. Hoje, com a equipe temporária de Governo executando o comando do poder financeiro, as medidas se remetem à PEC dos 20 anos e as reformas, dentre outras. Medidas amargas para serem implementadas pelo passador do bastão (no caso Temer), de onde é gerada uma bola dominada na área para a entrada dos tucanos, que são a ala política do poder financeiro. Na época do Collor foi o Plano Real o que converteu o simplório FHC num estadista.

    Plano Institucional

    Os meritocráticos não precisaram entrar em campo, na época do Collor o jogo estava ganho. Mas, nesta época, era preciso tirar Dilma e parar a sangria em torno do passador do bastão (como jogadores de futebol americano derrubando jogadores do outro time, e que estão próximos do compenheiro que leva a bola), para poder facilitar a entrega aos tucanos. Os meritocráticos entram com tudo, quebrando empresas, gerando desemprego, como elefante em loja de cristais. Asseguram o rabo do congresso mediante as delações premiadas e exigem assim a aprovação das reformas impostas pelo poder financeiro, garantindo para eles próprios os bons salários, aposentadorias, privilégios e, ainda, fazer parte de uma elite intocável perante os seus eventuais desvios de conduta ou abusos. Há guerra institucional por conta de forçar ao congresso a adotar as medidas “amargas” que garantam a chegada “doce” dos tucanos em 2018. Mas ainda está Lula, e a sua culpabilidade é questão de honra antes de saírem de férias para Miami.

    O chefe

    Assim como na época do Collor, o mandante final é o poder econômico financeiro global. O braço executor são organismos de inteligência dos EUA, os que levarão o premio maior.

    O Pato

    A conta fica com o povo, principalmente aquele povo adormecido e ignorante, que colocou esses bandidos no parlamento e que permitiu que uma mulher honesta fosse colocada fora do governo.

    A solução

    Resistência no congresso (mesmo o atual). União das esquerdas. Consciência do povo. Lula em 2018, com maioria total no congresso (exigir ao eleitor que vote em parlamentar alinhado com Lula), para poder anular a PEC dos 20 anos e retomar a caminhada.

  15. Xadrez da República dos Procuradores

    o que fizemos no verão futuro? onde estávamos neste verão futuro que nos consumirá a todos?

    onde estava Marcelo Odebrecht, que alguns julgam o ícone da “burguesia produtiva” brasileira?

    com o golpe e a destruição do Brasil, tudo está revelado, às claras: jamais chegaremos a parte alguma enquanto alimentarmos alguma ilusão com a plutocracia brasileira.

    ninguém se salva. não existe “burguesia produtiva brasileira”, todos são parasitas dos recursos públicos. nenhuma lumpenburguesia nos tornará uma Nação.

    banqueiros, rentistas, empreiteiros, usineiros, exportadores de commodities e mídia-empresários são todos os atuais piratas pilhando as terras brasileiras, sem qualquer compromisso com sua população.

    onde a ex-querda e Lulinha paz e amor estavam no verão futuro?

    estavam no cordão de proteção à frente da cavalaria que atacou os estudantes em Brasília na votação da PEC do fim do Brasil?

    com o golpe e a destruição do Brasil, tudo está revelado, às claras: jamais chegaremos a parte alguma enquanto alimentarmos alguma ilusão com o lulismo. uma ex-querda parasita dos sonhos e dos projetos públicos.

    como Lulinha paz e amor e a ex-querda se posicionam frente ao golpe? já fizeram ao menos as declarações abaixo, óbvias e  imprescindíveis?

    golpe é golpe. golpistas são traidores da Democracia e do Brasil. não existe mais Democracia no Brasil. ela terá que ser reconstruída a partir de suas bases.

    1. instalado com um golpe através de um impeachment inconstitucional, o governo Temer é ilegítimo;

    2. assim sendo, todos seus atos e decisões são ilegítimos;

    3. todos os seus contratos, seja de privatizações ou emendas parlamentares, serão sumariamente revogados assim que se reconquiste o governo;

    4. todos os responsáveis pelos contratos ilegítimos estabelecidos pelo governo Temer serão sumariamente afastados e processados por crime de traição contra a Democracia – seja membros do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário;

    5. toda a cadeia hierárquica dos que participaram ou referendaram os contratos ilegítimos do governo Temer serão sumariamente afastados e processados por crime de traição contra a Democracia;

    6. os que referendaram contratos ilegítimos na posição de compradores de ativos públicos serão também processados por crime de traição contra a Democracia, com a perda imediata da posse e do controle do que adquiriram pela via do golpe;

    7. a Lava Jato é uma operação umbilicalmente conectada aos interesses geopolíticos das corporações transnacionais e dentro do escopo de uma guerra mundial híbrida (provas a este respeito são abundantes nos arquivos do Wikileaks e das agências de inteligência de Rússia e China);

    8. membros da Lava Jato, e toda a cadeia do Judiciário e do MPF a ela ligados serão sumariamente afastados e processados por crime de traição contra a Democracia.

    o verão virá.

    ou pelas chamas da barbárie e da extinção ou pela fênix da reconstrução da Democracia e a refundação da República.

    onde estaremos nós neste verão que vem?

    .

    1. Essa semana fiquei bastante

      Essa semana fiquei bastante pessimista !!! O povo apoia a lava-jato Incondicionalmente, e está botando ela acima dos próprios empregos e dza saúde e educação.

      Ninguém bate panela contra A PEC-55, já contra o pacote anti-corrupção…

      1. Marcelo

        Houve belíssimas passeatas e até confrontos em Brasília.

        Só que não passou nas TVs, então não existiram, né ?

        A grande maioria dos votantes das esquerdas ,não mora em prédios de bairros nobres e , se  amassarem as panelas, como comprarão outras ? abraços.

      2. Xadrez da República dos Procuradores

        acho que vc está olhando apenas em uma direção. e ainda assim no mesmo sentido. uma visão 360º nos revela uma realidade multifacetada e extremamente dinâmica.

        concordo totalmente com a afirmação da Vânia em comentário abaixo:

        ->Quantos países existem hoje no Brasil? São muito mais que os dois que o lugar comum sugere: “coxinha” x “mortadela”. São muitos brasis.

        .

      1. Xadrez da República dos Procuradores

        -> Onde estará no próximo verão ?  Pq meus 2 neurônios não conseguiram captar.

        eu, tu, ele, nós vós, eles… todos estaremos cercados por labaredas. quanto aos “2 neurônios”, não se preocupe. serão mais do que suficientes para compreender o inferno do verão futuro quando este se tornar presente. muito embora, então será tarde demais… captou?

        .

    2. Arkx, tua esquerda é muito

      Arkx, tua esquerda é muito solitária. 

      A esquerda Lulista não fez as declarações que você falou. Eu acho que o tempo de Lula passou, a conciliação não é mais possível.

      O problema é que tirando os Lulistas, sobram os cirandeiros, que tampouco fariam as declarações que vc mencionou. 

      Declaração 1 a chamada ex-querda afirma com mais intensidade que a esquerda cirandeira, mas volta e meia age como se reconhecesse esse governo.

      Delcaração 2 ninguém faz.

      Declaração 3 Ninguém faz. 

      Declaração 4 ninguém faz.

      Declaração 5 ninguém faz.

      Declaração 6 ninguém faz.

      Declarações 7 e 8 são complicadas. A chamada esquerda lulista consegue perber isso, mas por outro lado, virou suicidio político se posicionar contra a lava-jato no atual momento. As 10 medidas contra a corrupção são fascismo puro, mas ficou patente que se posicionar contra elas é suicídio político. Ficar contra a lava-jato hj é o suicídio político que era falar que ia acabar com o bolsa família.

      Já a esquerda não-lulista(cirandeira) é hj a esquerda viva a LAva-Jato. Tem um complexo de vira-lata no qual negam a importância do país, justamente para ridicularizar quem fala da ingerência externa no golpe.

      Eu acho tudo o que você falou importante a ser feito, mas não vejo ninguém para fazer. Essas medidas só podem ser tomadas se os golpistas forem derrubados pela força, o que não vejo como fazer…

      E quem prenderá essas  pessoas ?? As FA golpistas ou as PM´s golpistas ??? Quem vai respaldar legalmente ?? O judiciário golpista ??

       

      1. ->Eu acho tudo o que você

        ->Eu acho tudo o que você falou importante a ser feito, mas não vejo ninguém para fazer.

        pô, mas que decepção. e eu achando que tu era “o cara”!

        seja como for, como a referência é “Game of Thrones”: “Dracarys”.

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=8_Xep-807O8 ]

        p.s.: hoje no almoço conversei com um casal conhecido de BH. quase tudo que vc argumentou, é tb a opinião deles. todos sentem-se impotentes. este sentimento é a introjeção da derrota. exatamente o inverso de um otimismo ingênuo e de uma esperança vazia. não precisamos nem uma coisa nem de outra. precisamos de uma solidariedade radical e de um compromisso radical com a Democracia. e uma consciência radical que só a união na luta nos dá uma chance de sobreviver.

         

        grande abraço

        .

  16. Como acabam os impérios
    Sempre lúcido, Nassif deixou a verdadeira força mandatoria do Brasil ou melhor no Brasil de fora: os interesses estrangeiros. Qual é este? O da banca, o sistema financeiro Internacional, controlador das mídias e governos. Não se o pode destruir com Renans da vida, nem mesmo Lula. Só a profunda reforma, como Fidel fez em Cuba, mas com as novas armas deste século, oriundas das teorias da informação e dos sistemas gerais. Quando será? Como será? Quem a conduzirá? Aguardo.

  17. Desde o início do segundo

    Desde o início do segundo mandadto da Dilma a brasil se tornou refém do psdb. Há de se aceitar claramente que a m´dia, o judiciário (stf, cnj, oab, tcu etodas os outros tribunais são majjoritariamente dos tucanos)  e a elite sempre foram psdb.A prova de que isso e verdade atende pela alcunha de fhc. prestem a tenção na arrogância, no cinismo e na desfaçatez desse caboclo e compare com as atitudes do juix de primeira instância e os procuradores de curitiba es as some com o compaortamento de uma miriam leitão, merval pereira e a corja da globonews? Nao tem diferença, é tudo igual. O brasile é refém desse partido. Eles se protegem mutuamente, enquanto atacam impiedosa e caluniosamente qualquer autoridade do Pt

    . Ah, antes que eu me esqueça, aquela do vazamnte de ontem de que os  milhoes  do jucá foi simplesmente ridícula. o paracetamol cita o ” estancar a sangria” agora e uma hora depois sai o vazamento. E depois oa caras não aceitam ser punidos pelos excessos. Só nesa pocilga chamada brasilatual.

     

  18. Não entendo como o Congresso

    Não entendo como o Congresso se deixa encurralar deste jeito. 

    O PSDB tem um cem numero de denuncias de propina paradas no PGR

    O PGR prevarica e não dá um passo nos processos. Cadê alston, mensalão mineiro, propinas de Aécio, propinas de Serra? Já deveriam ter encostado Janot na parede.

    A Globo tem a casa de parati, o processo roubado da receita, os direitos da copa todos abafados. 

    Se a trinca é PSDB-PGR-Midia, trunfos para o congresso é o que não faltam. 

    Chamem Janot a explicar porque o PSDB tem privilégios e desenrolem o novelo. A turba não quer a cabeça dos “corruptos”. Deem a do PSDB e tirem-lhe o poder. 

    No STF é só perguntarem dos negócios particulares de certos ministros. Há um que está até o pescoço metido com Cabral e cia. 

    A única coisa que pode criar nova maioria no congresso é unir as vitimas da Trinca PSDB-Midia-Justiça e mostrar a total parcialidade da Justiça e dos frentistas de Curitiba.

  19. Diretas Já

    Eleições DRETAS JÁ para presidente e para o congresso. Esse é o remédio. FORA TEMER! Qualquer outra saída não terá sucesso.  É impressionante como nesse momento não se pensa no país, só nos interesses corporativos. “Não perguntem o que o Brasil pode fazer por você. Mas, o que você pode fazer pelo país”. 

  20. É assustador quando a mais

    É assustador quando a mais alta corte do país age como a máfia que mandava seus gorilas quebrar os dedos dos maus pagadores como forma de pressão, o STF com sua pequenez peculiar agendou com rapidez espantosa o julgamento de Renan numa vendetta típica de regimes autoritários.

    Não que Renan mereça defesa mas esse episódio rebaixa o STF ao nível mais baixo de sua história quando enviou Olga Benário para morrer numa câmara de gás nazista pelo simples fato de ela ser comunista e companheira de Luiz Carlos Prestes.

    Não há nada que se salve no Brasil de hoje, procuradores e juízes caipiras e arrogantes agem como se o país lhes devesse reverência, usaram e abusaram de seu poder criando as condições para que uma acertada lei contra seus abusos fosse gestada e, agora, reclamam.

    O caos está instalado. 

  21. Pactos

    Nassif, suas análises são sempre perspicazes, você acertou em cheio quanto ao golpe e seus desdobramentos.Mas…

    Agora acho que se equivoca quanto aos desdobramentos. A quintessência da luta de classes é o butim sobre a arrecadação da União. O capital financeiro não pactuará,  como fez com Lula. Pois agora a crise sistêmica mundial, decorrente da desregulação e abertura financeira, se reflete também na política pela saída rápida pela direita (Trump, Brexit, etc).

    Nosso pacto possível é com os setores populares e o centro democrático ao redor do que se torna uma proposta de “revolução” (branca, como está na moda): a AUDITORIA DA DÍVIDA! Esse o pacto das esquerdas, classe média, capital produtivo (o que resta dele).

    Isso ou o caos.

     

  22. PANELACinhos são registrados em algumas Capitais

    Acabo de ler alguns jornais do PIG e lá se diz que houve panelaços em algumas capitais. Quando se confere os vídeos e as imagens o que se vê é que não foram panelaços mas panelacinhos contra a desfiguração do pacote contra a corrupção.

  23.   “A questão é que só se

      “A questão é que só se chegará a esses pontos quando a crise for vista como suficientemente ameaçadora. A informação que vale um bilhão é: quando se chegará no fundo do poço que dispare o gatilho do bom senso sobre o país?”

      Sua pergunta na verdade responde sua própria teoria de pacto, Nassif. Não haverá pacto, não sem antes chegarmos a escombros – e pessoalmente me pergunto quanto falta para que a população comece a queimar prédios públicos, devidamente tele, digo, Globoguiada. O “pacto” que haverá será do tipo que o vencedor impõe sobre o vencido, ou seja, mais como algo incondicional.

  24. Do Twitter

    Um Procurador da República morreu.

    Chegando do outro lado perguntou a Deus: Onde fica o Paraíso?

    Deus lhe respondeu: Por que vc acha que merece ir para lá?

    E aí Deus foi preso por desacato a autoridade e obstrução da justiça.

  25. No ponto!

    Sóbria e precisa análise.

    Enviei para amigos de derecha. Que provalvelmente se fundamentarão em olavo de carvalho ou em lobão ou em merdoval pedreira para tentar refutar. 

    Árdua tarefa!

     

  26. Nassif, eu ia comentar um

    Nassif, eu ia comentar um artigo anterior da série xadrez onde no final você enxerga uma conversa entre o Lula e o FHC mas me contive. Tendo lido esse artigo faço a pergunta: como seria possível essa conversa, com o FHC por cima da carne seca e prestes a ser eleito presidente indiretamente e o Lula prestes a ser preso? O FHC nao vai querer nem conversar, vai é prender o Lula. E eles vao continuar nessa marcha de arbitrariedade, se necessário botam até os militares na rua se a situaçao se complicar pro lado deles.

    1. Seriam dadas as condições pro

      Seriam dadas as condições pro Lula não ser preso e parar de ser perseguido:

      1- abandonar a idéia de se lançar candidato na próxima eleição.

      2- Apoiar FHC pra presidente interino

      3- Amansar os movimentos sociais

       

  27. Pos Republica

    Já está claro pra todo mundo na praça dos tres poderes, não é de hoje, que esse golpe de valentões de butiquim tem por tras uma agenda liberaloide capitaneada pela mídia e o mercado. Tucanos são peças facilmente chantageáveis. E os coxinhas tucanos ativistas da lava jato são meros deslumbrados voluntaristas.

    A coisa agora vai dar uma freada de arrumação até terminar o ano (e eliminar o risco de Temer renunciar).

    À partir do primeiro dia de 2017 reiniciará a chantagem para o governo usurpador implementar a agenda entreguista. A questão é que todos já viram que, mesmo entregando, o bloco mercado-midia-demo-tucano (os ativistas da lava jato estão aí) nunca fica satisfeito. Querem tudo, com pressa, e não garantem nada; não têm palavra; estão sobranceiros, os senhores do processo.

    Renan já percebeu isso.

    E o eduardo cunha, mesmo na cadeia, segue o mesmo roteiro que desempenhou no impedimento de dilma:quer uma solução para seu caso. Não perceberam que se não enfraquecerem globo, psdb e dem vão ter sempre que se curvar ante seus caprichos…

    Em 2017 renova-se a concessão da globo. Só a partir daí pode-se começar a pensar em fim de chacrinha e possibilidade de acordo. Em todos os casos o PT é jogado (mais ainda) como boi de piranha e a agenda entreguista é implementada.

    Esse é o roteiro.

    Mas, é claro que radicais livres podem fazer a massa desandar de um jeito ou de outro. Afinal, o brasileiro é cordial; há rixas pessoais que podem precipitar o processo para qualquer direção antes que se faça retornar aos trilhos.

     

    Segue Wanderley Guilherme dos Santos

     

    A ANOMIA ANUNCIA A TIRANIA: RIMA SEM SOLUÇÃO

    30 de novembro de 2016Segunda Opinião

    O Executivo desconfia do Judiciário, que despreza o Legislativo, que ignora o povo, que detesta o Executivo. Em condições normais, esse tipo de rondó institucional não é raro, de duração temporal limitada, sem provocar danos importantes à comunidade. Com o ato falho constitucional do impedimento da presidente Dilma Rousseff, contudo, o rondó nacional mergulhou a ordem jurídica e política na clandestinidade, não obstante a aparente normalidade das rotinas operacionais. Todos os figurantes continuam em serviço, mas o que antes era exercício de funções converteu-se em artifício de representação. O Executivo presume que governa, mas tiraniza, o Judiciário imagina que julga quando, apesar da linguagem arcana, distribui sentenças arbitrárias, e o Legislativo se agita em decisões de pantomima clássica. A anomia absorveu a democracia brasileira.

    O maligno da anomia consiste em que as ações dos personagens produzem graves consequências no mundo verdadeiro, parte delas irrevogáveis. O atropelo decisório dos últimos meses, errático, preconceituoso, submetido ao medo, inculto, passional, que, em doses irregulares, tem colorido as ações do Executivo, Legislativo e Judiciário, antecede violências ainda maiores para que a ficção do argumento prevaleça como realidade e natureza. Falas e gestos de governos, legisladores e magistrados são burlescos, mas o preço do ingresso na interpretação do Brasil como farsa é brutal.

    Está sendo votada a adaptação local do Ato Patriota (ou Patriótico) dos Estados Unidos, que garantiu ao complexo judicial-investigativo norte-americano a autoridade e autonomia para suspender a vigência de qualquer um dos direitos civis e políticos dos cidadãos, abrigados em artigos constitucionais centenários. O monstrengo entrega aos beneficiários a legitimidade de decidir quando convém aplica-lo ou de fazer cessar seus efeitos. A proposta dos procuradores contra a corrupção, sitiando ostensiva e pessoalmente um Legislativo desmoralizado, contém a legalização de assalto ao poder similar ao Ato Patriota, extraído, lá, com a chantagem propiciada pela derrubada das Torres Gêmeas.

    A democracia está na berlinda em praticamente todos os países que a adotavam. Neles, são os mesmos grupos de assaltantes, bem sucedidos em herdar por vias da Constituição o direito de violar seu espírito e letra. Faz lembrar o primeiro Ato Constitucional de abril de 1964: “A Revolução (sic) se legitima a si mesma”. O conjunto de propostas dos procuradores conduz, no fundo, à mesma coisa: a tirania jurídico-investigativa se justifica a si mesma. A anterior durou 21 anos.

  28. A esquerda brasileira tem condição de se contrapor a todo o r…

    A esquerda brasileira tem condição de se contrapor a todo o retrocesso que assistimos, para isso é imprescindível o Lula e o Ciro resolvam suas diferenças e se unam para unificar a esquerda.

    Se a esquerda continuar nessa disputa infantil, que mais parece pré-adolescentes se afirmando, será engolida pelo projeto políticos diabólico dos tucanos. A atual crise expos como nunca os podres de todas as instituições e a aparelhagem tucana. O diagnóstico está feito, resta agora a intervenção cirúrgica.

    1. Ciro se acha muito mais do

      Ciro se acha muito mais do que é. 

      O PDT do Senado votou integralmente a favor da PEC-55. Ciro é um general sem exército. A maior parte do seu partido lhe daria um pé na bunda em troca de um ministério do Temer ou do futuro governo FHC. E nem precisa ser ministério importante e com orçamento não… até ministério dos esportes tá valendo.

  29. Sobre a 6ª peça do Xadrez

    Parece que o Lula andou lendo essa parte do Xadrez.

    Numa entrevista, ele disse todos os pontos que está na sexta peça do xadrez.

    A pergunta é, se ele escapar das guarras da rep. de Curitiba, terá estofo para levar isso adiante e implementar?

  30. Onde está o concenso?

    Onde está o concenso?

    O povo ainda não se moveu…

    Assiste, como assistia a garota Ana Júlia, até o dia em que foi provocada a agir – e ela agiu!

    E ai?

    O que fará o povo quando se levantar?

    Tenho certeza que rentismo não será a escolha, como foi essa a escolha que fizeram para o povo dentro da PEC 55!

    Os que batem panela hoje já são poucos, muito poucos!

    É terrível ter de concordar com o Renan – Os 10 pontos é puro fascismo!

    Duro também concordar com a república de Curitiba – Não haveria confissão nenhuma sem pressão!

    Como resolver isso?

    E deixar tudo dentro dos limites da justiça e democracia?

     

     

  31. “Já os economistas de

    “Já os economistas de mercado, tendo como base a PUC-Rio e como inspiradores os economistas do Real, sempre atuaram ideologicamente pensando apenas nas estratégias de fortalecimento do mercado, que criem novos negócios, que permitam o predomínio do financista em relação ao restante da economia, independentemente dos efeitos sobre o país.”

    Será? Tomando como exemplo o Itaú e sabendo-se que o WTNK da Copa saiu do seu camarote e de como esse conglomerado está sendo beneficiado no governo golpista e continuará sócio do governo do golpe do golpe tem ideologia de economistas tucanos não, muito menos novos negócios.Tem roubo legalizado. Tem encampação de setores da Petrobrás sem risco nenhum e a preço de banana. O resto é ritual vazio, como as seções do STF, e pós verdade.

    E a continuação de uma história de 500 anos em que a nação se lasca aqui embaixo para manter os jatinhos voando por cima. Tem um país gigante e com todas as possibilidades de ser uma grande potência se arrastando entre os mais atrasados do mundo. E tem um povo demorando a descobrir o tanto que é ludibriado por sua elite canalha em que tem o Lehman, empresário mais rico do país, apoiando o Vem pra rua de olho na encampação das reservas subterraneas de água. 

    No combate a corrupção e liderando a ética pontua o procurador Dallagnol, que compra apartamentos destinados ao Programa Minha Casa, Minha Vida para investimento. Ou o juiz Sérgio Moro cuja esposa tem negócios com o dono do escritório de advocacia especializado em Moro, Tudo legalizado mas absolutamente imoral e hipócrita.Tão hipócrita como o FHC, o grande indutor do impeachment e golpista próximo presidente , que sustentava a ex-amante com o dinheiro da Rede Globo. 

    E quer saber: Renan Calheiros chamando de fascistas as medidas anti corrupção é um estadista dentro dessa podridão institucional que tem em Carmem Lucia do STF o grande exemplo de estofo intelectual. A Presidenta que foi na escola mas não conhece o termo presidenta usado por Machado de Assis, o maior escritor brasileiro. E o pior: ainda se gaba de não conhecer o termo em sessão pública do STF.

     

  32. ​​Sobre a eminente queda do Usurpador

    ​O fim do Golpe coloca uma questão candente, um dilema: acirramento da barbárie ou consenso civilizatório​?​

    Por barbárie entenda-se um país comandado por Rede Globo, ​Lava Jato/Moro/CIA​, mercadistas, Santo ou Serra, bancada da grana-e-bíblia ou PMDB-Centrão. Por civilização: qualquer outro rumo com sentido de Nação.

    Nassif resumiu isso no Xadrez de domingo sugerindo o pacto Lula-FHC. Ocorre que FHC é ​ainda ​menor que Temer e Lula está o próprio Rei George VI, da série The Crown. Um acordo no campo de batalha, contudo, é o fio de esperança.

    Um contrato a essa altura exigirá que a esquerda ‘umbigocrática’ aceite ser liderada, que a classe média ‘coxinhocrática’ supere a repulsa e ​que ​ambas se disponham a negociar. ​Não é impossível, mas os 2 lados terão de rifar a própria alma para dar certo. O risco é a nossa sobrevivência como Nação. A alternativa é o abismo.

    1. O único acordo que o Lula

      O único acordo que o Lula deveria aceitar fazer com o FHC seria o momento e qual a espada que o Lula utilizaria para degolá-lo.

      Não se faz acordos com traidores FDP.

       

    2.  
      Na análise de qualquer

       

      Na análise de qualquer fenônemo, e o golpe do Brasil é um fenômeno, se faz necessário abordar as causas profundas antes das causas superficiais. A Itália é especialista em ter os piores governantes e os maiores intelectuais. Segundo o jornalista-geógrafo italiano  Manlio Dinucci, resulta da leitura dos emails de Hillary Clinton que ela é a responsável pela desestabilização da Venezuela e do Brasil. O resto seriam detalhes de execução. Veja o artigo:

      http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=8146&id_coluna=139

  33. Sem lei, nem rei

    Esse pacto pelo qual o Nassif vem apelando ha tempos dificilmente acontecera porque as peças desse jogo estão entrelaçadas entre si, mas jogam uns contra os outros e estamos num salve-se quem puder. Isso se não tomarmos um golpe militar logo a frente.

    Ha um mês na França que so se fala nas primarias do partido Les Républicains (direita), os pré-candidatos iam do centro até a direita ortodoxa. Nicolas Sarkozy caiu no primeiro turno e passaram para o segundo turno: o centro-direita Allain Juppé e a direita-ortodoxa representado por François Fillon, ex-ministro sarkozista. O que chama a atenção nessa primaria é o programa de governo apresentado por Fillon. Nele não ha nada que contemple a classe média e muito menos os desempregados, os precarizados. Ele é todo voltado para a elite do Pais, com promessas como o fim do imposto sobre a fortuna (num momento crucial!), fim de grande parte da sécurité social, o famoso Sus francês (o povo sem dente voltara), redução de postos de funcionarios publicos, acabar com as 38 horas e passar para 48 horas sem hora-extra para o trabalhador e na velha questão da imigração (tão cara aos nacionalistas), para qual ele pretender fixar numeros para entrada de imigrantes na França e as dificuldades de sempre. Com esse tipo de programa, totalmente liberal, ele deixou distante atras dele Alain Juppé. Senti ai um cherio de Trumpismo à francesa. Até a familia de meu marido que sempre foi socialista, foi votar no segundo turno dos Republicanos, contra Fillon. Mas parece que teremos uma eleição com forte cheiro de bonapartismo por aqui. Até porque, segundo as sondagens, se as eleições fossem hoje, Fillon bateria todos os prepostos do Partido Socialista. Ele se inscreve na cartilha do Front National, mas com a etiqueta do Partido Repucliano, assim não fica feio dizer que se vota nesse tipo de personagem, até porque tem aparência de ovelha. Sera que vira por ai uma guinada à direita mais liberal na Europa….

    No proximo domingo tem referendo na Italia pelo sim ou não da permanência da Italia na Zona do Euro. Teremos uma Italexit? Se sim, Matteo Renzi deixa de ser o primeiro ministro e a vai se despedaçando cada vez mais o projeto de uma grande Europa.

    Se o Brasil contiuar à deriva, começo a apostar minhas fichas na candidatura de algum juiz ou procurador para as eleições de 2018. Teremos também nosso messiânico, anti-politica, pregando o fim do mundo e da corrupção.

  34. Nunca…

    nunca sairemos do poço enquanto a Globo existir, com tamanho poder. Ela é o agente desestabilizador, que legitimiza todos esses abusos. defende os seus interesses apenas e dane-se o país. Passou da hora de ser discutido como nos livrarmos dessa praga.

    1. Estive pensando nisso ontém

      Creio eu que um candidato que aticule bem um canal no youtube e mídias como WhatsApp poderia fazer um barulho bem estressante à globo. Quem seri esse?

  35. PSDB como braço político do Judiciário, MPs e PF

    Há muito tempo venho dizendo que o PSDB se transformou em braço político do Juidiciário, MPs e PF.

    No entanto, esta fórmula, que muitos começam a perceber, não vai dar o resultado final esperado pois os outros grupos sociais não aceitarão a subida ao poder deste grupo e estes não tem os mecanismos necessários a manter o poder sem o voto popular e sem o apoio do congresso. Vide a aprovação maciça das medidas para a punição de juízes e promotores. Logo, o Brasil deve entrar em um caos institucional nos próximos meses, que assim como no final do golpe de 64, só poderá sair com eleições diretas. Neste sentido, muito em breve, para a decepção dos Moros e Dagnolls da vida, o Lula estará de volta ao poder carregado pelo braço do povo.

  36. Já combinou com os russos?

    Nassif, a partir das condições descritas por você, uma solução de bom senso teria de contar com uma participação sensata, com foco nos interesses nacionais, do PSDB e da Globo. Esqueça, portanto.

  37. Eu ia sacanear, mas vou colaborar

    O enrosco é de proporções Bíblicas. O Brasil, uma terra virgem que tem de ser emprenhada pelo desevolvimento,  está a procura de sua Alma Gêmea.

    Carta seis de ouro, onde escolhas difíceis devem ser tomadas, cai-se na esbornia e devassidão ou leva-se uma vida regrada e hígida. Eis a questão, ser ou não ser.

    Na real, os mestres da ascensão falam em uma evolução espiritual nesta carta, onde a peneira é feita, poucos passam a maioria regride.

    Palpito que o que mais faz falta ao Brasil hoje é um lider espiritual bem intencionado. Será o Renan?

     

  38. Apenas um reparo…

    Eu substituiria o trecho “e a presidente incapaz de defender seu próprio mandato”, por “e a presidente, isolada pelo abandono de seu próprio partido, impossibilitada de defender o seu mandato”. Uma questão de justiça com a Dilma. No mais, perfeito e esclarecedor!

    1. Respondo a Dulce Mara

      Respondo a Dulce Mara Correa,01/12/2016,11:03.Em verdade minha cara,o isolamento foi provocado por ela.Acho que a Presidenta Dilma já pagou por demais os pecados que não foram só dela.O poder é inebriante,mas cruel.Isso,tenha a mais absoluta certeza,ela aprendeu.

  39. Nada contra,vamos

    Nada contra,vamos combinar.Mas se o Xadrez pinta um quadro de um futuro Mad Max,onde ficam as Ruas?Ou para esse caso devemos aplicar a teoria Moriana “It’s out of the question”.

  40. Uma grande crônica-análise, como de hábito

    Prezados,

    A inteligência e capacidade de análise – tanto prognóstica como diagnóstica – apresentadas por Luís Nassif são como um bálsamo, a refrescar nossa face queimada pela insensatez e pela violência – simbólica e física –  que os golpistas, financistas, privatistas, entreguistas, nazifascistas e apátridas, todoos os dias nos impigem.

    Na análise, Luís Nassif deixou claro que a oligarquia plutocrática PSDB-PGR-STF-mídia-mercado é que de fato liderou o golpe e que de fato aplica o programa ultra-neoliberal, privatista e entreguista. Já está mais do que provada a politização do sistema de justiça, assim como é evidente a existência de ORCRIMs intitucionais na burocracia do Estado, de que a Fraude a Jato é o exemplo maior.

    Nesta análise faltou citar o alto comando do golpe de Estado, que fica no exterior.

     

  41. Como todos sabem, detesto a

    Como todos sabem, detesto a lava rato e todos os seus integrantes.

    Então, se fosse o Temer, aplicaria um golpe sobre o psdb, lava rato, MPF, PF e globo.

    Se o temer tem apoio de parte, pelo menos, dos militares, deveria acabar com a lava rato e prender seus integrantes sob acusação de traição a pátria(fácil comprovar: viagens do morisco e do janot aos eua, acusação dos advogados do lula que a lava jato trama contra o brasil sem conhecimento do ministério da justiça, destruição de parte imposrtante da economia, etc etc) com apoio da ministro da justiça, colocaria nova equipe da lava jato onde os perseguidos seriam os delatados do psdb(cadeia neles). Poderia usar contra a lava rato a blindagem aos golpistas do psdb e mandaria investigar todos, inclusive o $erra 23 milhões  e o fhc- denunciado pelo cerveró na compra de refinaria argentina.

    Daria força para o senado cortar os super salários e mordomias do judiciário. criaria uma lei que impedisse o judiciário de legislar. isto é tarefa da câmara e do senado.

    Contra a globo e utilizaria a sonegação da copa de 2002, o roubo do processo, o caso da fifa, as offshores, o triplex sem dono, etc etc

    Contra o stf, impeachment no senado de todos eles. acusaria o PT de indicar incompetentes e incapazes de defender a constituição e os rabos presos que certamente tem.

    Ainda posaria de paladino da moral e aquele que acabaria com a roubalheira. Como demonstração rifava o eliseu quadrilha e o gato angorá.

    Quem se metesse a besta iria em cana no mesmo dia.

    EM contraponto dava um chega pra lá nos rentistas, acabaria com este assunto de pec 55 e outras coisas mais que estão deixando a população contra ele. 

    Faria um grande pacote de obras de infra estrutura utiliando reservas cambiais, desvalorizaria o real, criaria duas aliquotas de IR, 35% e 42,5%, acabaria com isenção sobre dividendos, taxaria mais as apilcações financeiras, reativaria a cadeia de petróleo e gás e daria socorro às empreiteiras destruídas pela lava rato.

    Manteria todos os programas criados pelo PT e tentaria melhorá-los.

    Adiaria as eleições de 2018 para 2022.

    Como já disse, quem se metesse a besta seria perseguido.

    Os bandidos da lava rato, psdb e midia golpista, enfim, os representantes dos rentistas do mercado tem de ser detidos, nem que seja a tiros. Não interessa quem fará isto, pode ser o temer.

    1. O grande entrave a essas

      O grande entrave a essas medidas draconianas, a meu ver:

      – O mandatário incorreria no erro de Hitler ao se cercar de inimigos

      – A ínfima chance de sucesso de comando, por parte do mandatário, ao passar ordens a generais de sua confiança que devem comandar tropas hostis ao próprio mandatário (tropas toalmente insubordinadas aos mandatários, como era a PF em relação à Dilma).

  42. Sinto muito.O texto está

    Sinto muito.O texto está correto,impecavelmente escrito e desenvolvido,certo.Todavia há correções a fazer,ou Rede Social tem apenas o propósito do amém?O texto considerou o Brasil um enorme deserto do Saara,ou adaptando o texto na direção que imprime,em uma democracia sem povo,pongando na maxima de Mino Carta.Ora,lendo e relendo o artigo,não se encontra qualquer menção à reação popular.Faz-se tudo tipo de conchados,de patifarias,capadoçagens e a sociedade assiste tudo petrificada?Não será assim.

  43. Correção necessária ao texto:

    Correção necessária ao texto: não é Marcelo Caleró ou Celeró, mas Calero.

    São tantas personagens nessa ópera bufa, que há mistura de Cerveró com Calero. Por essas e por outras é que Glauber Rocha é mesmo um gênio, com a mais precisa metáfora do Brasil, num dos melhores filmes políticos do mundo: Terra em Transe. Segundo o cineasta e pensador, seu filme era um documentário de uma ópera.

  44.  
    De nada adianta um governo

     

    De nada adianta um governo de direita ou de esquerda com esse sistema político que está aí.

    Daí o grande mérito da república dos procuradores e juízes em golpear e destruir a república dos políticos.

    Por isso eu digo que esse xadrez só trouxe boas notícias. Grandes notícias.

    Triste saber que as esquerdas estão se aliando aos políticos e às empreiteiras contra o Brasil.

    Se não reavaliarem a sua posição serão tragadas e afundarão com eles. Aliás, já está acontecendo.

    OS ditos movimentos sociais estão cada dia mais desacreditados e ficando cada dia mais truculentos.

    Mas um movimento inverso está acontecendo nos sindicatos, onde se nota que a cada dia é menor o apoio do sindicalismo às esquerdas, e isso é fácil de se entender pois como se vai apoiar um governo e um partido de esquerda que provocou a maior recessão e o maior desemprego em toda a história?

    Aos poucos o pragmatismo está vencendo os porra-loucas.

    Se as esquerdas continuarem a se posicionar na contra-mão da história vão afundar junto com a republiqueta dos políticos.

     

    1. cinismo dos coxa não tem fim

      o cara fala em destruir a república e as empresas nacionais, e chama os outros de porra louca… 

      pra ele os alemães que se posicionaram contra a onda (ele chama de contra mão da história) em 1936 estavam errados… aff…

      ah e esse partido também gerou crescimento econômico e maior empregabilidade da história… oportunista…

      ninguém pediu conselho pra fascista, falso moralista…

      1. Destruir a república das

        Destruir a república das empreiteiras e políticos, quero sim.

        Sobre o PSDB, bem não tivemos o maior crescimento, mas nunca tivemos 1 ano sequer de recessão.

        O PSDB entregou o país melhor do que o recebeu de Itamar. O Lula, copiando as politicas de FHC carregou o bastão adiante. Já a Dilma conseguiu algo inédito: Correu de marcha a ré e voltamos a 2007.

         

        1. tucano
          hj o psdb trabalha ao lado do corrupto poder judiciário e mpf para destruir a oposição, e reinar sozinho… isso não é democrático e saudável…

          E quando deixaram o poder conseguiram a proesa vender o patrimônio nacional, aumentando a dívida e ACABANDO com as reservas internacionais.. a Dilma deixou US$ 360 bi…

          além disso, os anos 90 são completamente diferentes dos pós 2008… os desafios são imensos… o psdb reinando sozinho não vai conseguir, nem querer, enfrentar tais desafios…

          Leia Brasil privatizado para conhecer o compromisso do psdb com o desenvolvimento e emprego no Brasil… zero

  45. O uso do cachimbo.

    O exercício continuado e abusico, ao arrepio da LEI, por parte das bandas podres crescentes e dominantes do judiciário, na manipulação de processos judiciais, para abafamento ou escandalização, para proteção de seus criminosos de estimação, resultou na formação de uma sociedade moldada à sua imagem e semelhança. Tão corrupta e criminosa quanto suas excelências. O uso continuado da manipulação tornou regra a exceção e o judiciário igualou-se com a boca torta aos criminosos que deveria combater. Hoje é um lixo que o país precisa descartar e jogar num aterro sanitário.

  46. Que perdoem-me os ouvidos

    Que perdoem-me os ouvidos mais sensiveis,os de toques mais leves e os que cuprimentam a moda islamica com tres beijos,certo.O que o Moreno de Poços de Caldas(a opção foi dele),quis dizer no seu esfuziante texto,foi que transformaram o Brasil em um imenso “puteiro”.

  47. Nada como ter as mãos limpas.

    Os paneleiros bateram panelas contra a presidente eleita e, a classe política trabalhou rápido para apeá-la do poder…

    Agora os paneleiros batem panelas contra a classe política… E eu pergunto: Quem vai trabalhar para coibir essa gangue de corruptos?

    A ÚNICA personagem dessa história toda de roubo, corrupção e lavagem de dinheiro, que não está com as mãos sujas, é Dilma.

    A gravação de Sérgio Machado já nos revelava: “Ela (Dilma) não faz nada (para parar a Lava Jato) porque ela não tem o rabo preso.”

    Parabéns  paneleiros anti-Dilma! Agora vão reclamar com o Papa.

  48. Comentário antigo, mas pertinente ao post
    Catarse e riscos
    Para se chegar ao poder, neste momento da história, não há que os partidos, obrigatoriamente, pensarem em apresentar projetos para o país.

    Estamos em um momento de catarse.

    A história está repleta de exemplos que demonstram que sempre que o mundo entrou em aspiral de declínio moral e ético

    – vamos ampliar o conceitual para sair do unificado e exclusivista discurso, que já não explica mais nada, do economês –

    sempre surgiram nomes que chegaram ao poder com o discurso apolítico, xenofóbico, segregador, pela tradição, portanto, desprovidos de estudos, ou planos, de projetos, sejam eles políticos, econômicos ou sociais.

    Não foi pela apresentação de projetos futuros que se derrubou o governo Dilma. Todo o discurso foi, mais uma vez chamo à atenção para a história, de cunho moralista, as tais pedaladas fiscais e, claro, a corrupção.

    Não é à toa que nomes como o de Bolsonaro despontam com força, não é sem explicação que surgem grupamentos de milícia como o MBL.

    São nesses períodos que a elite se junta para reduzir diretos inclusivos, sempre, no primeiros momentos, com a ajuda da classe média – olha aí 1964 minha gente.

    Quando a classe média começa a perceber que a redução dos direitos inclusivos terminam por atingir também à ela, é que o jogo começa a mudar.

    É dessa necessidade de catarse da sociedade que surgem os discursos radicais tão bem representados sempre que abrem a boca políticos como Alckmin, Bolsonaro, Serra, Aécio; e até no que se viu e ouviu nas aparições da advogada Janaína.

    Neste sentido de momento de catarse, para quem acompanhou o período de disputa eleitoral nos EUA, todas as oscilações nas intenções de votos foram precedidas – não pela apresentação de planos e projetos para o país – por divulgação de escândalos (moralistas) que envolveram, ora Trump, ora a candidata Hillary Clinton.

    A violência dos discursos está inserida na violência sentida nas convivências diárias, sejam nas ruas, nas escolas, nas relações de trabalho, e até mesmo dentro das famílias. Daí a necessidade de catarse.

    Se o sistema não cede para suprimir parte dessas necessidades a corda se rompe. Basta se recorrer à história (eles odeiam isso) para constatar o factual.

    No Brasil, os sinais de rompimento já foram ultrapassados pelas situações reais:

    1 – As polícias agindo com extrema violência,

    2 – A justiça sendo omissa para determinados grupos e severa para os opostos,

    3 – Milícias, como o MBL, agindo como instrumento paraestatal, de forma repressora e violenta,

    4 – As grandes mídias tomando partido em favor da elite,

    5 – Criminalização dos partidos políticos populares,

    7 – Perseguição às lideranças, sejam jornalistas, populares, estudantis, pensadores, que apresentem pensamentos alternativos,

    8 – Estudantes em movimentos de inconformismo,

    9 – A intelectualidade saindo da sua zona de conforto e se solidarizando com os perseguidos,

    10 – Conflitos internos dentro do poder,

    Portanto, trata – se de um ciclo, e desta vez, em movimento descendente.

    Para que a sociedade reaja é necessário o desmanche ainda maior das estruturas de poder. Muito podre terá que refluir dos esgotos,

    para que a nossa classe média perceba que é ela quem paga o pato sempre que querem tirar os direitos adquiridos pela sociedade.

    Quando a classe média despertar, o que já começa a ocorrer, ou o sistema cede, ou os conflitos se tornam incontroláveis, o que também já está sendo visto.

    Comentário os post do jornalista Luiz Nassif :

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-reconstrucao-do-brasil

  49. O pior de tudo, e que catarse
    O pior de tudo, e que catarse em políticas aprimora a ignorância.

    A população, na queda de braço entre judiciário e legislativo, à reboque da mídia, tem ficado à favor do judiciário.

    É que em democracias o povo é detentor do poder que é exercido de forma direta ou indireta através dos seus representantes eleitos pelo voto.

    E sabe quem são esses representantes? Os mesmos que a imprensa marginaliza diariamente.

    Sem eles, Ló, sobra o que a história demostra…..
    Hitler , Mussolini , ditaduras.

    São os sistemas sem representantes eleitos ou eleitos e enfraquecidos pela mídia.

    Sem eles, por ruim que sejam, seria muito pior

    E aí, está o nó da questão.

    Primeiro a população concedeu um poder extraordinário à rede Globo, ao ponto desta eleger Collor e destituiu – lo e bancar a derrubada de Dilma.

    Agora o poder do povo está sendo deslocado para o judiciário.

    É risco. Se enfraquecerem ativa mais o poder legislativo e executivo será instaurada a chamada duradura do Judiciário, e então a guerra será entre mídia e judiciário.

  50. Só há uma saída constitucional para o Brasil, a volta de Dilma.

    Só há uma saída constitucional para o Brasil, a volta de Dilma.

     

    Parece que com a chamada delação do Fim do Mundo onde fica evidente, claro e límpido que o Impeachment da Presidenta Dilma Roussef foi simplesmente uma imensa CONSPIRAÇÃO para que não seguisse adiante as investigações contra toda a cúpula atual do governo assim como dos caciques do PSDB, fica claro que só há uma única saída constitucional para o Brasil seria a anulação pura e simples via Supremo Tribunal do processo contra Dilma e a sua posse imediata.

     

    Não há outra saída direta, nada de novas eleições indiretas de outras pessoas, pois todos aqueles que poderiam influenciar nesta eleição estão comprometidos com esquemas de corrupção imensos, não tem outra hipótese, quer dizer ou o STF recoloca Dilma ou como ela Dilma não está inelegível após a cassação ou renúncia de Temer caberia ao congresso eleger indiretamente Dilma Roussef para terminar o seu mandato.

     

    Por que a eleição de Dilma Roussef é a única solução, simplesmente porque como o processo do Impeachment foi uma imensa CONSPITAÇÃO e fraude e surpreendentemente a única figura pública que não está envolvida em nenhum crime é exatamente a presidenta que foi distituída, logo é a solução que se impõe.

     

    Ou Dilma volta ao palácio do Planalto e recompõe o seu governo com figuras que se encontram longe de crimes de qualquer ordem ou simplesmente este país entrará no CAOS. Outros que quiserem a presidência e não se encontrem envolvidos nas imensas listas das diversas delações que comecem a preparar suas campanhas para 2018, serão só dois anos e é melhor assumir um país com alguma ordem do que um país em frangalhos.

  51. Bela análise sobre o PSDB

    Le Ferraz compartilhou a publicação de Jorge Rodrigues.

    Ele falou por mim … Muito obrigada … era isso que eu queria passar para as pessoas … e ele disse tudo , em poucas palavras , muito claro , muito preciso e correto em sua análise , eu não faria melhor … Parabéns ! … é exatamente isso o que está acontecendo …

    https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1014325412046106&id=100004059703763&pnref=story

     

  52. Golpe ao golpe!

    A Folha, o Globo e o Estadão decretaram que o golpe dentro do golpe está em curso. O importante é que, antes de ser jogado no lixo, o presidente golpista tenha aprovado a PEC 55 e a retaliação dos sistema educacional; que o idiota do Serra tenha vendido a Petrobrás a preço de banana e que o governo de SP não caia nas mãos da justiça. Feito o trabalho sujo, FORA TEMER e vem alguém do PSDB, com cara de santo, “salvar o país” dos malfeitos do Temer ….

  53. a disputa pelo o poder tem

    a disputa pelo o poder tem uma via dupla. eu acho que as medidas contra a corrupção propostas pelos juizes acendeu o farol vermelho no congresso. era conceder poder demais para juizes. daí a proposta foi mutilada e aprovaram um monstrengo deformado. muitos desses legisladores estão envolvidos com a prende a jato até o pescoço. as delaçoes prometem um vulção. daí a proposta dos legisladores de conter abuso de poder. esses senhores sabem como a republica de curitiba atua. o medo deve ter falado alto. e a republica de curitiba reagiu prometendo demissão em massa. 

  54. esses dois grupos já praticam

    esses dois grupos já praticam crimes há um bom tempo. e a agora um teme o outro. Se Renan cair o unico que pode ter voz ativa no parlamento federal será, na minha opinião, Lindbergh Faria.

     

  55. e agora já corre no facebook:

    e agora já corre no facebook: passeata no dia 04 de dezembro para pedir “fora Temer”. A coisa tá pegando fogo. os coxinhas pediram “fora Dima”. Agora querem “fora Temer”. o MBL a frente.  acho que essa turma tá descontente. ajudaram a derrubar Dima. Mas não participaram do banquete. Vão ajudar a derrubar outro. mas não serão bem vindos no jogo do poder. de novo!

      1. eu acho que não. membros do

        eu acho que não. membros do MBL choraram e começar um ataque uns aos outros quando foram barrados em brasilia . eles queriam participar de alguma comissão do senado que trata sobre a prende a  jato, ou algo que envolvia o ex presidente Lula. eu vi esses caras cairem na choradeira e depiois os ataques entre eles começaram. agora vão pras ruas pois acreditam que a direita brasileira é incapz de agir contra um governo que quer barrar a  prende a jato. consideram que o projeto de abuso do poder é obra da esquerda, mais particularmente do PDT. mas como o artigo mostra acho que o MBL não viu o PSDB comandando a farra!! é massa de manobra e sempre será. o nível é… é…… de chorar!

  56. Peça 1 – O tempo político na

    Peça 1 – O tempo político na era das redes sociais.

    Na era das redes sociais todos os reis estão nus. E a nudez é provocada não somente pelas “verdades” reveladas sobre cada protagonista do jogo político, econômico e social mas, especialmente, pelas falsas notícias, pelas versões construídas para atingir os adversários, os outros.

    Nunca os atores desse jogo estiveram tão próximos da plateia a tal ponto que não existem mais diferenças entre ator e espectador. Todos são atores do jogo só que todos carregam os defeitos da plateia e a ela se nivelam. Sendo assim, desaparecem as lideranças que poderiam catalisar as expectativas dos cidadãos quanto ao desenvolvimento para uma sociedade melhor.

    A grande questão é se esse colapso da política não vai colapsar a economia. e, consequentemente, romper o precário equilíbrio social

    Peça 2 – o PSDB passa a tutelar Temer

    Esse título está me parecendo a cena do cafetão com a prostituta..

    Derrubado Geddel pelo infiltrado Calero, cuja missão era dar o xeque-mate no rei de araque, na semana seguinte, após o movimento do bispo feito pela Loprette para comer o rei, FHC e seus alcólicos (não consertar aqui revisão) marcaram um almoço com Temer para lhe avisar que haviam definitivamente assumido o poder, meio que explicitamente. E ordenaram Temer a implementar uma reforma ministerial. não sem antes FHC humilhar Temer publicamente, ao afirmar à imprensa que “Temer é ruim, mas é o que nós (PSDB) temos”.

    PQP: eu teria renunciado e corrido para os braços de minha netinha.

    Entretanto, não vai ser tão fácil o PSDB mandar no puteiro. Acontece que o centrão e o baixo clero saborearam um pouquinho do poder e apesar de Aécio ter sido o coordenador que, na madrugada de terça-feira, juntou os votos de revolta contra as 10 medidas fascistas dos procuradores (marinheiros de 1ª viagem), enquanto o partido (PSDB) do Aécio votava a favor,: cantem comigo (Erasmo Carlos): “Daqui p’ra frente, tudo vai ser diferente”

    Assim como Eduardo Cunha foi feito de idiota e traído miseravelmente pelo PSDB, Temer vai ter o mesmo destino.

    Só tem uma saída honrosa para Temer: ir à Televisão, em rede nacional, denunciar a pegadinha que estão lhe armando e renunciar, ainda este ano, para provocar eleições diretas. Não é possível que Temer seja o menor da camarilha dos seis.

    Demitir o Eliseu por imposição do PSDB é humilhação demais.É mais humilhante do que demitir o Eliseu devido à delação da Odebretch

  57. Ao terminar de ler a

    Ao terminar de ler a esclarecedora análise trazida pelo post, fiquei matutando sobre quando percebi a viola em cacos. Tanto percebi que passei a ter um imenso sentimento de desesperança em relação ao futuro do país. Lembrei-me, então, dos versos da bela música “Viola quebrada”, de Mario de Andrade e Ary Kemey:

    Minha viola gemeu, meu coração estremeceu

    Minha viola quebrou, meu coração me deixou

    Isso aconteceu quando da votação do impeachment na Câmara e da informação de que o Senado também aprovaria o descalabro. Na votação na Câmara, aquele bando de possuídos por uma legião de demônios, que lembrou a simbólica figura da fanática religiosa Janaína Paschoal em transe na USP, promoveu o espetáculo, quase uma bacanal, de extermínio da nossa jovem Democracia. Naquele dia, sutilmente proporcionado pelo STF, o relógio que marca o tempo histórico do país travou. O tempo da Terra e do Universo continuou transcorrendo, mas cá no Brasil, foi criado um buraco-negro, digno de ser estudado pela Física Quântica, que deu azo ao imponderável, ao desconhecido, o O. A primeira impressão foi a de que aquele picadeiro de palhaços insanos seria rechaçado por uma simples questão de bom senso. O absurdo, afinal, era evidente. Aqueles deputados, umbilicalmente ligados a Eduardo Cunha, que – soube-se posteriormente – mantinha amizade carnal com Michel Temer, não poderiam implodir a sucessão presidencial cristalinamente  prevista na Constituição de 1988 com argumentos tão fantasiosos. Porém, aquela carniça a céu aberto fatalmente despertaria o faro dos urubus: Rede Globo-PSDB-Lava Jato Moro & Cia-MPF-Janot-STF. Enfim, o post expõe com clareza o modo como os urubus têm atacado os duzentos milhões de brasileiros. Causa espanto, mas são pouco mais de duzentos milhões.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=xVm2nUY96TU%5D

  58. Se juízes e demais operadores

    Se juízes e demais operadores da Justiça não querem se submeter à Lei que aplicam, alguma coisa está fora da ordem.

  59. “Mal se saiu do golpe, o jogo

    “Mal se saiu do golpe, o jogo começa a afunilar e a tornar mais nítidos os personagens reais do novo poder: a aliança PSDB-PGR-STF-mídia-mercado. Eles darão as cartas daqui para frente.”
    Do alto de sua responsabilidade como jornalista o Nassif busca manter ainda certo grau de institucionalidade ao arrolar no campo do poder a PGR (Procuradoria Geral da República) o STF e o PSDB… estes não são sócios do poder: são SERVIÇAIS. O Poder está, de fato, com quem realmente o tem: O DINHEIRO e a INFORMAÇÃO. Ou seja: Mídia (leia-se Sistema Globo e seus donos, os Marinho), e o Mercado, do qual, obviamente eles também participam como três das dez maiores fortunas brasileiras.
    As redes sociais são inorgânicas; incapazes de organizar qualquer frente de combate. APENAS REVERBERAM o que sai na mídia convencional hegemonizada.
    Está destruída toda a institucionalidade. Agora o que temos são dois poderes reais – mídia e bancos – que não têm absolutamente nenhuma responsabilidade além de seus próprios balancetes.

    A próxima fronteira a ser destruída são as FORÇAS ARMADAS. E, acredite: eles irão pra cima, já, já.

     

    1. Já foram pra cima das Forças

      Já foram pra cima das Forças Armadas:

      – Arrebentaram com a indústria naval.

      – O submarino nuclear já era.

      – Prenderam o Almirante Othon

      – A Mectron, desenvolvedora e produtora de mísseis de avião que era da Odebrecht. agora é propriedade israelense.

      – Estão começando a ferrar a Embraer nos EUA, logo ela que está envolvida no projeto FX e desenvolve o cargueiro militar KC390.

      E os militares, por incrível que pareça, aplaudem tudo isso, têm horror a um governo que mais os valorizou, e possuem aquela mentalidade de reverência a Bolsonaros (que votaram à favor da entrega do pré-sal).

  60. Peça 3 -O Judiciário tente submeter o Congresso mas não consegue

    Peça 3 – O Judiciário tenta submeter o Congresso.

    O jogo é complexo e se torna extremamente perigoso, inclusive para a vida dos jogadores, porque a situação é complexa e se torna ainda mais complexa porque a cabeça dos jogadores é confusa.

    Um grande jogador como Eduardo Cunha acha que controla todas as variáveis e acha que será o grande vitorioso do jogo. De repente o jogo vira e eis que o grande líder dos 367 deputados que derrubaram Dilma está atrás das grades vendo o sol nascer quadrado.

    Esse fato mostra que tudo pode acontecer.

    Se o injuiz moro, o douto janot, a douta carmen, o douto gilmar e os elementos do PSDB conhecessem um pouquinho de história saberiam que as rupturas violentas do poder, como, por exemplo, as revolução burguesa na França e a revolução dos bolcheviques na Rússia  e, em especial, os golpes de estado, através das armas. como o de 1964, e o golpe parlamentar suave de 2016, no Brasil, que colocaram a pique governos eleitos pelo povo, são como um castelo de cartas que vão derrubando as diversas gerações de lideranças que vão se encadeando no poder,

    É o que está acontecendo hoje no país. Primeiro, o poderoso Cunha. Depois, o fraquíssimo Temer. Em seguida, o renascimento da múmia, FHC.

    O PSDB não perde por esperar. A questão é que antes de sair do poder, se alcançá-lo, pode fazer uma pilhagem de tal ordem que não sobrará nada para os que sobreviverem 

    O problema é que todos acham que estão fazendo grandes jogadas e, nem imaginam, que estão fazendo grandes merdas.

    FHC é o exemplo maior dessa teoria do castelo de cartas. No momento, ele colocou o ferrolho no pescoço do Temer e está apertando devagar até o 1º  trimestre de 2017 quando vai ocorrer a eleição indireta para Presidente da República e Temer vai retornar para os braços da netinha.. Por que FHC acha que o PSDB  com menos de 60 deputados e 20% do senado federal vai viabilizar sua candidatura.à Presidência da República via eleição indireta pelo Congresso Nacional.?

    Mesmo que Janot denuncie 150 deputados e o STF condene e mande cassar e prender, os suplentes irão assumir.

    Em fevereiro de 2017, o PMDB vai continuar ocupando a presidência das duas casas do Congresso.. Não há como fugir dos números. O máximo que o PSDB vai conseguir é ajudar a eleger algum aliado que pode ser do próprio PMDB.

    A Presidência da República, se Temer for cassado,  também será do PMDB aliado ao centrão.

    O poder pode ser derrubado quando se perde apoio político, como Dilma Roussef, mas jamais será cedido quando se tem a maioria.

    PMDB e centrão tem a maioria e não vão ceder.

    Procuradores e Poder Judiciário não jogam esse jogo parlamentar como vimos, na madrugada de terça-feira , quando da votação das 10 medidas contra a corrupção. Derrota espetacular dos procuradores.

     

  61. Peça 4 – A ideolologia oportunista dos economistas do PSDB

    Vou reformular o que disse o Nassif:

    Os desenvolvimentistas acreditam que os subsídios adequados em setores estratégicos da economia resultam em aumento da atividade econômica em todo o sistema econômico e isto  compensaria  a queda de receita tributária.

    O erro da Dilma foi não ter assinado um pacto econõmico com os empresários beneficiados pelos subsídios para que, em contrapartida, eles realizassem investimentos com o consequente aumento da produção, contratação de novos trabalhadores  e aumento das vendas com o consequente aumento da receita tributária.

    A verdade é a seguinte: os empresários nacionais e estrangeiros trairam miseravelmente a Dilma. O índice de confiança em empresários é zero.

    Dilma achou que a questão era similar ao controle remoto e levou um pé na bunda.

    Empresários não estão interessados em índices de confiança na economia.

    Empresários estão interessados em colocar dinheiro fácil no bolso, ou seja, sem riscos.

    Eles estão, portanto, interessados em diminuir riscos e, para isto, precisam de um Big Brother (o Estado) que assuma quase toda a totalidade dos riscos.

    A ideia de um Estado Mínimo é para liberar recursos no orçamento público para garantir os riscos dos empreendimentos privados.

    Reduzir drasticamente o Bolsa Família, os demais programas sociais, os programas educacionais destinados às famílias de baixa renda, os subsídios às micros e pequenas empresas, os subsídios à agricultura familiar, etc,  faz parte do pacote que libera o orçamento para cobrir os riscos dos mais ricos.

    Quem acredita que empresário gosta de concorrência é um inocente inútil.

    O ajuste fiscal e a consequente recessão tem como objetivo oculto reduzir o preço dos ativos e propiciar aquisições que vão concentrar a renda cada vez mais em torno dos 1%.

    Eis aí o cenário dos ciclos econômicos. Nas fases de crescimento, os detentores dos 99% de renda ficam mais ricos pelas vendas de suas produções. Nas fases de recessão agem como predadores adquirindo ativos depreciados dos perdedores e fortalecendo músculos para a nova fase de expansão.

    Eles dão corda para os ortodoxos até que o serviço sujo  do ajuste fiscal e da criação de um exército de desempregados esteja feito e o preço da mão-de-obra tenha chegado ao fundo do poço;

    Aí, é hora de dar corda para os desenvolvimentistas.

    Nicolas Cage é o senhor das armas. Armínio Fraga é o senhor da manipulação dos mercados.

    Logo adiante, ele vai estar de volta.

     

  62. Lula não será mais atucanado

    Foi cravado em comentários dos xadrezes movimentações de notórios agentes públicos ao longo de 2016, relembremos alguns: STF não enquadra o Congresso Nacional; Janot é decorativo; vaidade iria causar conflitos entre os justiceiros; a esquerda não iria conseguir insulflar as manifestações depois do golpe; o plano A de Moro é viver no EUA.

    No entanto, profetizar que a lava jato iria chantagear Temer a despeito da sanção do projeto de lei de abuso de autoridade, que retira deles seus estados divinos de inimputabilidade, nem o Nostradamus seria tão competente para prever tanta ousadia, isso comprova inconteste que o Brasil passa por uma ditadura da República dos Procuradores. Entretanto, nesse mar tucano velho não pega onda, por isso, com ou sem Temer, a lei vai valer também para justiceiro.  Para o plano de derrubar o veto do presidente interino avançar, reverbera-se que Carmen Lúcia assumiu que sua classe profissional não sabe nada de economia, visto que em ditaduras ninguém é igual perante a lei.

    A parte boa, nessa troça infeliz, é que o maior golpe que a lava jato pode dar na direita e na sua manada que destituíram Dilma da presidencia sem comprovação legal, é não atucanar mais o Lula.

  63. Viagem de Lula a Cuba

    Deve ter um monte de coxinha direitista querendo que Lula seja impedido de viajar a Cuba para os funerais de Fidel Castro, para fortalecer os discursos de ódio na manifestação de domingo. Claro que isso repercutiria muito mal no mundo inteiro e faria o Brasil ficar ainda mais República das Bananas, passando vergonha internacional de novo. Seria um verdadeiro tiro no pé e deixaria os países estrangeiros constrangidos e a sensação de Estado Policial no Brasil, gerando correntes de indignação social enorme, além de coincidir justamente com a referência ao filho de FHC no Petrolão. A direita é cheia de ódio, mas não é burra. Burra é a esquerda. Sempre foi. Afff

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador