Spoofing: “filhos de Januário” tratam PGR Raquel Dodge como “ratazana desprezível”

Laura Tessler disse estar enojada com a Raquel. "Que pessoa desprezível…" Por fim soltou o "Ratazana desprezível!!!"

Em fevereiro de 2019, um tema insólito caiu na mesa da Procuradora-Geral da República Raquel Dodge. Era um acordo firmado entre procuradores da Lava Jato com o Departamento de Justiça, pelo qual receberiam e administrariam R$ 2,5 bilhões dos acordos de leniência da Petrobrás, celebrados nos Estados Unidos.

Com a Lava Jato gozando ainda de franca popularidade, a Raquel Dodge vacilou sobre que posição tomar. Um membro do Ministério Público Federal, indignado, encaminhou o caso para o Jornal GGN – que apresentou a primeira denúncia sobre o negócio.

Seguiram-se dias de tiroteio na mídia. No dia 11 de março de 2019, Raquel Branquinho, procuradora regional e braço direito da Dodge, preparou uma ADPF (Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental), posteriormente apresentada ao Supremo Tribunal Federal, visando proibir o uso privado dos recursos da Lava Jato.

Ficou-se sabendo, então, que os procuradores de Curitiba sequer compartilharam com a PGR o modelo de apropriação dos recursos – uma fundação de direito privado.

No dia 20 de março a ADPF foi apresentada no Supremo. Seguiu-se um enorme tiroteio pelo Twitter, com procuradores mais radicais sentindo que estava chegando ao fim a era de abusos da Lava Jato.

No mesmo período, o populismo do MPF chegava ao auge, com um grupo de procuradores tentando mudar as regras para eleição da lista tríplice para a PGR, abrindo espaço para procuradores de qualquer nível. A proposta foi barrada pelo subprocurador Luciano Maia.

O Ministro Alexandre de Moraes acatou a ADPF de Dodge e o sonho da fundação virou pó. Esse episódio deflagrou uma discussão acesa no grupo de WhatsApp “filhos de Januário”, com ofensas graves contra Raquel Dodge, em uma demonstração nítida do nível de onipotência ignorante que tomou conta do grupo.

Grupo Filhos de Januário – 06/04/2019

17:23:27 Jerusa Nos EUA, Raquel Dodge fala sobre a ADPF que propôs e diz que a luta do MPF contra a corrupção, o crime organizado e a lavagem de dinheiro não permite que façamos a destinação de dinheiro recuperado. Disse que colocou essa matéria no STF “na expectativa de que seja confirmado o nosso distanciamento e a nossa neutralidade sobre a destinação desse dinheiro. Me parece que é uma atitude ética importante que valoriza o nosso trabalho em defesa da honestidade na vida pública, na separação da coisa pública e da coisa privada“. Sobre sucessão no MPF, disse que ainda não tem condições de se pronunciar mas acha que “são todos questionamentos legítimos os que têm sido feitos” e espera que a imprensa continue atenta e a população engajada acompanhando a definição dessa questão.

17:26:25 Deltan Ela tá nos acusando de agirmos pra interesse privado. Em algum momento, devemos responder isso.

17:29:27 Deltan Caros, alguém que fale inglês bem topa esta viagem pra Paris?

17:29:47 Deltan Falar inglês bem = dar conta do recado

17:49:01 Jerusa https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/04/06/procurador-diogo-castor-pede-desligamento-da-forca-tarefa-da-lava-jato.ghtml

17:51:03 Jerusa Concordó

17:53:11 Athayde Ela é desleal…venenosa fdp

17:58:36 Jerusa 971478.MP4

17:58:55 Jerusa O vídeo está pior Nao percam

17:59:14 Jerusa Ou seja, colegas não foram éticos, abalaram a defesa da honestidade e não souberam separar a coisa pública da coisa privada

17:59:25 Jerusa Mesma leitura que faço 👆🏻

18:13:30 Deltan Acho que temos que pedir uma nota da ANPR

18:13:39 Welter Prr Ela quer se justificar. Podia ser mais comedida. Terminou que fez uma critica dura, que neste momento em que buscamos o dialogo soa desleal.

18:13:39 Deltan Desagravo ou algo assim

18:14:13 Deltan Foi mais grave que isso. Nas entrelinhas (ou mais do que isso) nos acusou de termos agido de modo imoral e desonesto

18:14:43 Deltan Acho que uma resposta nossa neste momento pode melar a solução, mas da ANPR creio que seria oportuna

18:14:52 Deltan Mas não vou pedir se não acharem que é o caso

18:18:58 Welter Prr Foi desleal sim. E muito. E nos acusou de misturar interesses públicos e privados.

18:19:14 Jerusa isso. acho que cabe nota da anpr, sim!

18:19:20 Jerusa surreal essa mulher

18:20:05 Deltan Peço ou não nota? Manifestem-se por favor

18:20:37 Welter Prr Vamos segurar o ímpeto. Apesar da vontade de fazer uma nota nossa
18:21:34 Athayde Se sair mela a solucao. Acho q o momento é de engolir sapo

18:24:12 Paulo Falei ano passado

18:24:18 Paulo Possivelmente estarei lá

18:24:44 Paulo Mas seria bom outra pessoa p aproveitar se pagarão passagem

18:25:22 Paulo Não vou assistir o vídeo hj pois preciso de um descanso

18:32:02 Deltan Pagarão a passagem sim

18:32:29 Deltan Eu adoraria ir, mas como estarei em férias no começo de junho, gostaria de não ficar tanto tempo afastado

19:03:07 Laura Tessler Estou cada vez mais enojada com a Raquel. Que pessoa desprezível…vontade de ir a público falar todas as verdades que ela merece ouvir. Ratazana desprezível!!!

19:06:20 Laura Tessler Deltan e Paulo, to achando que essa reunião será só pra ela nos esculachar ainda mais. Ela não quer resolver o problema. Tá achando divertido posar de poderosa (vivendo no mundo imaginário e autista que só ela conhece)

19:07:55 Jerusa considerando o teor do video, acho bem dificil que ela queira, de fato ,solucionar a questão.

19:09:36 Laura Tessler Tb não vou assistir o vídeo…não aguento mais tudo isso.

19:12:36 Paulo To com Castor aqui, está chateado pq tiraram a questão do tratamento de saúde, pq agora todas as notícias estão parecendo que ele saiu por causa das críticas. E sugere incluir novamente a questão da saúde na nota

19:13:11 Paulo Não participei da deliberação ontem p tirar a questão da saúde, não entendi muito bem pq tiraram, então só repasso aqui p vcs avaliarem

19:14:07 Laura Tessler Não acho bom incluir…não da pra ficar mudando…e complicado Tb ficarmos ainda mais expostos quando depois vier a público que não foi por motivo de saúde

19:14:21 Paulo https://paranaportal.uol.com.br/politica/procurador-da-forca-tarefa-da-lava-jato-solicita-afastamento/amp/

19:14:41 Paulo Obs.: eu entendi que foi por motivo de saúde sim

19:14:46 Paulo Agora tá começando a sair

19:14:51 Paulo Só estou avisando… Nao opino

19:15:42 Jerusa concordo com a laura. quando a questao se tornar publica, mais cedo ou mais tarde, ficara claro que o real motivo nao foi questao de saude. Externamente, ficara parecendo que estamso protegendo ele. internamente, devemos fazer isso (corregedoria, etc.), mas externamente, temos que proteger a operação.

19:17:49 Laura Tessler Pois é…e proteger a nós mesmos.

19:20:23 Laura Tessler Apesar de todo respeito e carinho que tenho pelo Diogo, acho que tem que ficar claro nosso afastamento das condutas equivocadas que ele tomou por vontade própria. Ele pode dizer que é por motivo de saúde, nós não

19:23:55 Deltan Mas tá saindo qu eé por saúde: “De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o afastamento se dá por causa de um tratamento de saúde, mas mais detalhes não serão repassados por se tratar de uma questão de foro íntimo.”

19:24:21 Deltan E não vi nenhuma matéria vinculando com a questão do STF ou dos artigos ou o que for

19:24:23 Januario Paludo Já saiu a nota com os adjetivos preferidos da Laura!!!!

19:24:52 Jerusa exato. e se nós afirmarmos que foi por esse motivo, vai PARECER que concordamos com a atitude dele. seria ideal, excluir eles de todos os grupos da FT, como precaução. mais do proteger ele, temos que proteger a historia da FT-LJ e a nossa própria.

19:24:59 Paulo https://www.oantagonista.com/brasil/procurador-pede-desligamento-da-lava-jato/

19:25:05 Januario Paludo To falando: quanto mais baixo a cabeça…

19:26:00 Jerusa eu concordo com nota da ANPR, nao nossa.

19:26:09 Laura Tessler Eu queria escrever um e-mail falando todos os adjetivos que ela merece, mas aí faltaria com o decoro de meu cargo, rs

Sobre a lista tríplice, o advogado Bruno Calabrish manda o seguinte alerta à coluna:

Creio que você está se referindo à proposta de regulamentação da lista tríplice por eleição institucional, que subscrevi ao lado do colega Pablo Barreto. Bem: a proposta que fizemos não abriria “espaço para procuradores de qualquer nível” porque nunca houve essa restrição. Nada disso consta em nosso requerimento. Procuradores de outros níveis da carreira já concorreram e um deles inclusive chegou a integrar a lista (Blal Dalloul).
Nossa proposta nunca teve nada a ver com “Lava Jato” nem com pretensões individuais de quem quer que fosse. Inclusive foi apresentada muito tempo antes, quando a conselheira relatora era Ela Wiecko (Luciano Maia a sucedeu)

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vagabundagem sistêmica, antiética programática e mau caratismo normalizado, tudo a serviço da substituição do Estado de Direito pelo autoritarismo de um bando de procuradores federais ambiciosos que acreditavam estar acima da Lei. No fundo, os filhos do Januário eram apenas FDP.

  2. Só no Brasil que uma quadrilha formada dentro de uma instituição pública continua dentro dessa instituição pública sem nenhum contratempo.
    O MPF é isso aí mesmo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador