Bolsonarismo retoma narrativa antissistema nas redes sociais, por Danilo Strano e João Bolito

O Bolsonarismo cresceu atuando com uma comunicação política que nega partidos e poderes. 

Bolsonarismo retoma narrativa antissistema nas redes sociais

por Danilo Strano e João Bolito

O governo Lula ganha forma e lança suas primeiras medidas, mesmo ainda em transição, a frente ampla que se uniu para derrotar Bolsonaro ocupa os espaços de poder para governar. Por outro lado, o bolsonarismo se vê em uma posição até então desconhecida, como oposição. 

Em 2018, em uma eleição que a população ansiava por mudança, Bolsonaro conseguiu, com sua postura antiestablishment, canalizar esse sentimento anti política tradicional. Com inteligência e ineditismo, utilizou as redes sociais para defender suas ideias e atacar adversários. Enquanto os políticos tradicionais brigavam por segundos na Televisão e Rádio, ele fazia lives e comentários simplificados em seus canais digitais. Dessa forma, mesmo com 17 segundos de propaganda política na televisão no primeiro turno, conseguiu passar para o segundo turno como candidato mais votado.

Eleito, o bolsonarismo teve que adaptar sua forma de comunicação, o discurso antiestablishment, para um Presidente da República, se faz difícil de sustentar. O que foi feito nos últimos 4 anos foi uma postura antissistema parcial. O governo se aproveitou de verbas publicitárias milionárias e espaços em mídias tradicionais para defender suas ações. 

Mas mesmo que o governo utilizasse esse método tradicional, o presidente em seu perfil pessoal, nas redes sociais, continuou se vendendo como antiestablishment, sempre acusando uma perseguição dos outros poderes, em um primeiro momento o legislativo e judiciário, prioritariamente só o judiciário. A base de sustenção do governo atuou no mesmo sentido, defendendo o governo nas mídias tradicionais e nas redes sociais se colocando como perseguida pelo sistema.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O movimento não é desordenado. Acontece estruturado a análise de dados sociais que possibilitam ótimos resultados nas redes e nas urnas, apresentar-se como antiestablishment fortalece o enfraquecimento das instituições políticas e aumenta o índice de confiança do brasileiro em instituições como as Forças Armadas, que segundo pesquisa feita pelo Instituto Datafolha em setembro de 2021, obteve 77% de confiança popular, sendo a instituição em que os brasileiros mais confiam. No contraponto, partidos políticos, Congresso e Presidência da República figuram entre os menores índices de confiança. O Bolsonarismo cresceu atuando com uma comunicação política que nega partidos e poderes. 

Nessa primeira semana como oposição, os bolsonaristas iniciam a retomada de sua origem, atacando todas as medidas iniciais do governo de transição. Os senadores eleitos, Mourão (RS) e Moro (PR), fizeram ataques efusivos as mudanças que o governo Lula prepara para o orçamento do próximo ano.  

A frente ampla que governará oficialmente a partir de janeiro precisa se preparar para essa batalha de narrativas que se fortalecem nas redes sociais. Figuras como Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Cleitinho, Bia Kicis, Ricardo Salles e os filhos de Bolsonaro são exemplos da força bolsonarista nos meios digitais. Os mesmos métodos de comunicação utilizados pelos governos petistas de 2002 à 2015, certamente não obterão sucesso neste novo modelo de comunicação consolidado no Brasil.

Danilo Strano – Cientista Político 

João Bolito – Cientista Político 

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Leia também:

Xadrez do futuro do bolsonarismo e da democracia, por Luis Nassif

Bolsonarismo para além de Bolsonaro, por Camila Villard Duran

Bolsonarismo depois de Bolsonaro, por André Pagliarini

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador