A absolvição de Gleisi é a maior derrota de Sergio Moro e cia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Muita coisa, no julgamento de Lula em segunda instância, foi cansativa de assistir ao longo das mais de 9 horas de sessão, em janeiro passado. Mas nada supera o esforço dos 3 desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para tentar desfazer a ideia de que o ex-presidente havia sido condenado por Sergio Moro na base do “não temos provas, mas temos convicção”.  

Saiu de Victor Laus a expressão que melhor resume o que a turma de Deltan Dallagnol preparou para o julgamento de Lula no caso triplex: uma verdadeira “colcha de retalhos”. Delações que sozinhas não valeriam nada, pois desacompanhadas de provas correspondentes, foram somadas umas às outras, usadas para preencher a fórceps os buracos na tese acusatória e, ao final, valoradas pelo juiz que topou usar tudo isso em substituição ou associado a “provas indiretas”.

O que estava em jogo no julgamento de Gleisi Hoffmann na segunda turma do Supremo Tribunal Federal, na terça (19), era justamente a validade deste modus operandi da Lava Jato em Curitiba, emprestado pela Procuradoria Geral da República no caso apresentado contra a presidente do PT.

Por 5 votos a 0, Gleisi foi absolvida dos crimes de corrupção e lavagem. Dois ministros tentaram abrir divergência pois enxergaram material para condenar a senadora por caixa 2. Foram vencidos.

Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski foram, pelos relatos da assessoria do Supremo, os mais críticos às provas “raquíticas” usadas pela PGR para bancar o que disseram os delatores da Lava Jato. 

Ao repudiar a qualidade das provas levadas aos autos pela Lava Jato, a segunda turma do Supremo fez o oposto do que foi praticado na 13ª Vara Federal de Curitiba e no TRF-4 contra Lula. 

Após 4 anos de Lava Jato, o STF começa a dar os primeiros passos para frear os abusos denunciados por inúmeros criminalistas ao longo da operação.

Há alguns dias, foram derrotados os entusiastas da condução coercitiva. Hoje, lamentam os que resistem ao tripé: (1) delação tem que ter prova, (2) o ônus da prova é de quem acusa e (3) in dubio pro reo.

Nada melhor para checar se o movimento tem consistência do que o julgamento do recurso que pede a liberdade de Lula, no próximo dia 26.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. nada  ..muito cedo pra falar 

    nada  ..muito cedo pra falar  ..o GOLPE esta em andamento, e em pleno funcionamento

    ..privatarias, leis e regras estão sendo montadas enquanto os PARVOS discutem estas miudezas, turbinados que estão agora pela COPA e OMISSÃO das Forças Armadas na defesa das suas verdadeiras atribuições (pelo que é de interesse Nacional, entre eles a democracia e o setor de energia e tecnologia (Braskem, embraer, submarinos, caças e satélites) por exemplo

    No caso específico, Paulo Bernardo foi preso, conduzido e humilhado, isso não tem preço  ..como ficam seus algozes, Moro e Janot ?

    será que esta escumalha de rabulas concursados ainda continuarão a assombrar o país e os incaltos?

    O Ministério Publico precisa ter freios e ser fiscalizado em suas iniciativas desamioladas  (quando toma e quando NÃO toma ou senta em providências)  ..o Judiciário, o Çupremo, precisa ter mantado fixo, nada destes nababos se pretenderem continuar a serem  vitalícios e inimputáveis como se fossem reis em terras tropicais

     

     

  2. é uma inflexão..

    .. esse julgamento é muito importante, precisa ser analisado no contexto atual como o início de um movimento de reconstrução do estado de direito, um primeiro sinal..

    .. se Lula for absolvido e libertado, o que provavelmente acontecerá, precisa começar uma campanha monstro e relâmpago para eleger um legislativo consciente do seu papel histórico na reconstrução do país..

    .. a pior coisa que pode acontecer é Lula e o PT serem eleitos apenas para retomar o poder..

    Me parece muito razoável uma frente de esquerda formada por PT, Psol e PCO.

    APENAS.

    Com foco claro numa assembleia nacional constituinte.

    (não custa nada sonhar, sei que essa configuração é difícil.. mas fica o alerta: quem tentar se aproveitar desse momento vai se dar muito mal).

    1. Eu gostaria de concordar com

      Eu gostaria de concordar com voce, mas é difícil acreditar que depois de todo esse circo armado, haja espaço para alguma mudança de rumo. Afinal, a prisão de Lula com o consequente impedimento de sua candidatura, desde o início era a meta deles…

  3. O estrago na imagem da

    O estrago na imagem da senadora petista já está feito. Vamos ver o resultado dele na próxima disputa eleitoral em que ela estiver envolvida. Então, agora, podem inocentá-la “no papel” para continuar com a brincadeira de que a justissa é imparcial, mas a condenação realizada e amplamente divulgada pela mídia já está feita e terá consequências. 

  4. só um recuo tático,…

    …  o judiciário da #repúblicadosladrões continua engajado no golpe. 

    Como os olhos do mundo estão voltados para o processo que a defesa do Presidente Lula abriu na ONU e as declarações de celebridades pelo mundo afora, …  estão só desbaratinando…

  5. O GOLPE FOI DADO COM APOIO TOTAL DO TRES PODRES PODERES.

    Mas, chega um hora que  torna-se muito díficil manter as mentiras alinhadas, uma mentira leva a outra e adeus credibilidade.

    Se acusam sem provas e condenam sem provas, os supostos réus são prejudicados pelo uso e abusoi de ilegalidade.

    Se a mentira é descoberta e a ilegalidade da farsa acusatória  é colocada na paulta da discussão, como é que ficam os acusadores falseadores da verdade?

    Se o crime não existiu, crime é então a falsa acusação,e o criminoso é quem acusou com falsidade.

    E AGORA, COMO É QUE FICAM OS ACUSADORES, FALSIFICADORES DA VERDADE E OS APROVEITADORES DE VANTAGENS ILEGAIS RECEBIDADES COM FALSAS ACUSAÇÕES, DADAS POR CÚMPLICES NA ILEGALIDADE?

    QUEM VAI CUIDAR DESSES DETALHES, PARA MANTER A CREDIBILIDADE DOS JULGAMENTOS QUE JÁ ACONTECERAM E C0NTINUAM ACONTECENDO, PRINCIPALMENTE NA PF DE CURITIBA E EM MUITOS OUTROS ÓRGÃOS DO JUDICIÁRIO?:

    JUSTIÇA SE FAZ COM HONESTIDADE E COM CUMPRIMENTO DAS LEIS, E A LEI DEVE VALER PARA TODOS, IGUALMENTE, INCLUSIVE PARA QUE JULGA ILEGALMENTE.

  6. UM PAÍS SEM RUMO….

    Moro? Quem é Moro? Não revela explicitamente nossa falta de perspectivas e objetivos? Depois de 40 anos redemocráticos, instalados a partir de Aeroportos da Anistia de 1979, a luta contra decisões de Juiz de 1.a Instância, apenas numa única Vara da cidade de Curitiba não é mostrar a pequenez da nossa política? Dos nossos objetivos? Um País Continental, paralisado por decisões de 1.a Instância? Grande parte da Etrutura Política Nacional a se degladiar contra um único Combatente? Um Soldado Raso, encastelado no alto de um morro, parando o “Exército” de um país inteiro? Não é muito provincianismo? Não é muita mediocridade? Moro? Quem é Moro para gastarmos tanto tempo com ele? O Brasil é de muito fácil explicação. 

  7. Derrota?

    Ah sim, como mágica tudo aquilo que era injustiça virou justiça?

    Ufa, então estamos salvos, afinal, o stf resolveu…resolveu…resolveu o quê mesmo?

    Ok, ok, ok, então o processo ilegal (SEM PROVAS, LOGO, SEM JUSTA CAUSA) a que foi submetida (COM O CONLUIO DESSE MESMO SUPREMO) a Senadora, TUDO ISSO foi apagado porque ela foi “inocentada”?

    (risos). Desculpem, mas não pude conter os risos.

    Ora, p*rra, como um tribunal aceita uma denúncia SEM QUALQUER PROVA, sabendo que elas NUNCA SERÃO PRODUZIDAS DEPOIS, apenas para torturar o réu a esperar uma sentença, quando bastava rejeitar a peça exordial (a denúncia)?

    É isso mesmo que estão todos comemorando?

    Eu devo estar muito maluco mesmo, vou pedir que dobrem minha dose de remédios.

    Mais uma vez o jornalismo em busca do centro (ou descentrado) morde a isca: bastou um resultado favorável na roleta russa judiciária que se animam a cornetar que tudo está bem, como o cara que cai do 35º andar e diz no 23º: até aqui, nada aconteceu.

    Mas como sabemos, a roleta russa judicial continua rodando, e as chances são todas contrárias, apesar do precário alívio.

    Ou seja: agora os advogados da moça passarão a legitimar a decisão, afinal, foi feita “justiça”.

     

     

    1. A culpa é da Raquel

      Está certíssimo! Vergonha maior é a Raquel golpista acolher uma denúncia tão inconsistente e mandá-la à plenário ao invés de arquivá-la sumariamente. Enquanto isso, as denúncias contra Serra e Aluisio, estas sim bem consistentes e plenas de provas são encaminhadas para arquivamento! Como não ver ação política da PGR nessas ações? Com um Judiciário partidarizado acabou-se a justiça. O Brasil precisa urgentemente de um novo pacto social e de uma refundação. O novo presidente deveria chamar uma Assembléia Nacional Constituinte para reescrever a Carta de 1988. Principalmente, colocando limites à atuação do Judiciário e acabando com a vitaliciedade dos cargos.

  8. Ingenuidade

    Vou repetir meu comentário dopost anterior.

    A esquerda está sendo ingênua. O funcionamento das instituições brasileiras, especialmente parcela significativa do judiciário (inclusive o stf), não está baseado na normalidade democrática desde o golpe de 2016.

    Gleise não tem possibilidade de ser presidente da república, como Lula tem se concorrer na eleição. Por causa disto, e considerando que parte importante dos ministros do stf tem feito julgamentos políticos, é que digo que o que aconteceu no julgamento da Gleisi não é padrão para prever o que acontecerá no julgamento do Lula. 

    Quase certamente manterão Lula preso. 

     

    1. Concordo, Cláudio. A situação

      Concordo, Cláudio. A situação é tão imprevisível que não dá nem para dizer que haverá eleição, tudo gira em função do Novo Normal Jurídico. Um pequeno senão, penso haver algo de positivo, além do resultado em si para a ré, ou melhor, vítima. Apesar de dizer o contrário Gleisi é uma provável candidata a vice de Lula. Se isso acontecer, e Lula for alijado, creio que ela tem boa  chance  de se eleger.

    2. Também acho. O golpe do dólar

      Também acho. O golpe do dólar contra democracias está a pleno vapor e não só no Brasil mas em todo lugar que toma essa moeda como parâmetro. É a tal da globalização liberalizante da economia.

      Se a economia é mesmo globalizada, podemos emitir dólares? Ou só um país pode?

  9. mas há de valer o sacrifício…

    contanto que se interrompa a triangulação………………………………………..

    escrever o que o juiz quer ler para ter credulidade

    chega de condenar as pessoas apenas com a força das palavras,

    principalmente quando sem qualquer significado jurídico, rasas

  10. De todos os erros do PT no governo, nenhum erro se compara com a

    De todos os erros do PT no governo, nenhum erro se compara com as péssimas noameções de ministros do STF. Todas as conquistas dos governos petistas foram destruídas graças a omissão do STF que não cumpriu seu papel e endoçou o golpe. Se o Lula e a Dilma tivessem tomando cuidado com as nomeações dos ministros do STF o golpe não teria ocorrido e não estaríamos vivendo essa inquisição do século XVIII. O STF é o principal responsável por toda a descraça que se abateu no Brasil.

    Como pode o PT ter nomeado figuras tão nefastas quanto Luís Fux, Dias Toffoli, Joaquim Barbosa, Edson Fachin, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Barroso, Ayres Brito. É um pior que o outro. Tanto jurista bom e comprometido com o país e seu povo, e foram escolher esse monte de tranqueiras. Se o Eugênio Aragãoi, Pedro Serra, Luís Moreira, os membros da associação Juíses pela Democracia ou do Ministério Público Democrático. Enfim, uma lição cara deve ser aprendida de uma vez por todas: não se brinca com nomeação de ministros do STF!

    1. Será, caro Wilton? Tirando

      Será, caro Wilton? Tirando Barbosa, a quem Lula indicou para ter um afro-descendente no STF, e Toffoli, que começou a cavar sua indicação qundo era advogado do PT – e lá fez um bom trabalho -, até onde sei as indicações não partiram do PT e sim das corporações. O PT apenas buscou prestigiar essas corporações. Se isso estiver certo, o “erro” do PT foi ter deixado correrem soltas intituições bichadas pelo mais nefasto corporativismo.

      Coloco “erro” entre aspas porque creio que expor as feridas é a única forma de começar a curá-las.

    2. Nomeações no STF

      A meu ver, não foi nenhum erro do PT, pois acredito que a “armação” foi preparada muito antes, e qualquer um nomeado agiria da mesma forma. Ou qual seria a razão de um Tófoli ir contra tudo que favorecesse o PT. E o  Barbosa então ? Não imagino que “arma” teria sido usada, mas que alguma foi usada, não pestanejo em dizer que sim. A mesma coisa aconteceu com os PGRs , desde o mensalão , não me recordo de nenhum que esboçasse a menor simpatia pelo partido dos trabalhadores. Sem falar na PF, que usou até a Presidente Dilma no famoso “Tiro ao alvo”.

      Tamanha unanimidade , jamais foi vista !

      Abraços.

       

  11. A oligarquia oferece urna para as cinzas

    Com base em literatura que permite, convicções e alguém não provou sua inocência, Dirceu na cadeia, Vaccari na cadeia,  Gushiken condenado até às vésperas de sua morte e Lula na cadeia. Bem, agora a tal justiça resolve derrotar o inquisidor. O tribunal incinera, mas garante a urna para as cinzas! 

     

     

     

  12. Absolvição de Gleise

    A meu ver foi somente uma “balinha” ou até uma “caixa de bombons” para adoçar a nossa boca e da mídia internacional.

    O alvo maior é LULA, e este não será perdoado jamais pela Tchurma comandada pelas organizações nacionais e internacionais. Os “abutres” do mundo.

  13. Raquel Dodge segue alimentando o monstro

    Realmente foi uma derrota para a turma da “Lei sou eu”, mas quisera o STF voltasse de fato ser o que era: guardião da Constituição brasileira.

    As manipulações do MPF em coluio com certos juizes ja esta dando o que falar em todas as rodas. Até onde irão? De certo ha o velho provébio : quanto mais alto o coqueiro…

  14. O STF é pró-mercado. O

    O STF é pró-mercado. O prisioneiro político da lava será libertado após as eleições, quando os cabeças do golpe decidirem o momento mais oportuno.

  15. Vitória da Democracia.

    É muita ingenuidade pesar que Moro, o Deus togado tenha sido derrotado. Ele conseguiu TUDO que queria,  desmoralizou, transgrediu e até prendeu sem reais motivos. Só perdeu os envolvidos e a democracia do Brasil. É o encardido em pessoa.

  16. Moro o Juiz Vergonha

    O senhor se sentiu ameaçado ? Essa pergunta do juiz Moro ao caseiro e eletricista do sítio de Atibaia mostra o gráu de irresponsabilidde e de parcialidade desse juiz. Como pode uma pessoa ter sua casa invadida por agentes do estado para interrogatório e o juiz fazer uma pergunta desse nível? Além do mais, em se tratando de uma senhora e uma criança de 8 anos, humilde sem ninguém para defende-los. Ele deveria perguntar era sim para os invasores que sem qualquer autorização judicial invadiram às seis da manhã a casa de trabalhadores inocentes. Moro precisa ser questionado fortemente por isso. Moro mostra claramente que está mais para um delegado truculento do que para um juiz de direito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador