A pauta da Defesa

Caro Nassif e demais seguidores do blog, e do brasilianas.org,

     Devido a compromissos profissionais, não participarei mais tão ativamente deste espaço de discussões, portanto gostaria de deixar claro algumas considerações, vcs. que não estão acostumados com a area de defesa e suas movimentações, irão seguir através dos canais de midia tradicional, nestas semanas que entram, algumas besteiras que viram travestidas de verdade, cuidado ao lerem, de ambos os lados. Exemplos:

     1. FX2 ,com Amorim o Rafale é vencedor: R.: especulação pura, o Rafale foi no passado, quem decide agora é a D. Dilma, com o Pimentel, portnato quem está na frente é Dilma F18, Pimentel e a industria tendem ao Gripen, Jobim era francês.

      2. Amorim foi uma solução extemporanea e não pensada: R.: Jobim já tinha caido no final do ano passado, foi se desidratando e sabia disto, perdeu densidade a cada dia, reagiu do jeito dele forçando uma demissão, e até as carpas do lago do palacio do planalto sabiam da ascenção do ex-MRE para o MinDef (ele negará até o final dos tempos).

     3. Existe turbulência no meio militar: R.: Pura suposição e contatos com fontes não confiaveis, para os “antigos” foi ruim, qulaquer um seria, militares velhos criados na ditadura, jogadores de dominó e tranca, não aceitam o Amorim, ou qualquer civil os comandando, para os “modernos” é muito mais viavel um diplomata, com concepção geoestratégica, abordagem profissional, relações externas fortes, aberto a parcerias e a tecnologia.

      4. Diplomata não entende de guerra: R.: é rizivel tal conceito, eles que começam e terminam guerras, entendem muito mais as interferencias politicas do que qualquer militar, alem do que não é prerrogativa de um comandante saber que uma granada de 40mm AAE pode ter 5 tipos de espoletas, ou que a relação de um canhão de 155mm deve ser de 70 calibres ou 55 .

       5. Amorim fez acordos com o Irã, Venezuela e Cuba: está é tão besta que não dá para comentar, alguem que colocou o interesse nacional a frente de outros interesses é considerado “comunista – entreguista – anti-americano”, só em jornais brasileiros para ler tal asneira, propalada por pessoas que possuem outros interesses, escusos. Quem solicitou ao Brasil aproximar-se do Irã, foi a Hillary (amiga do Amorim), para dar errado, mas deu certo, o Brasil venceu, junto com a Turquia – e alguem acredita em sã consciencia que dá para ligar para a apedrejada iraniana, o mundo da real-politik não se importa com individualidades, a visão é macro.

       A midia nacional tem um problema referente as questões de defesa, o Godoy está nesta desde há década de 80 e o Bonalume há mais de 20 anos, o Cel. da Unicamp não gosta de falar com jornalista (acha todos burros), e a esquerda não gosta deste tipo de discussão, precisamos mudar, pois a defesa será uma das pautas m,ais proeminentes do país nos próximos anos, junto com a tecnologia, aliás são irmãs e andam juntas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador