AGU pede liminar ao STF contra privatização da Eletrobrás

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Órgão voltou acionar a Suprema Corte para suspensão do modelo de privatização da companhia

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou uma nova manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (15), contra o atual modelo de privatização da Eletrobras. 

Na representação, a AGU defende a suspensão de dispositivos da Lei 14.182, que viabilizou a desestatização e reduziu o poder de voto da União sobre as decisões da empresa. 

A norma, aprovada pelo Congresso Nacional em 2021 e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, transformou Eletrobras em uma empresa de capital privado e sem acionista controlador.

Com isso, foi proibido que acionistas ou grupo de acionistas exerçam poder de voto maior que 10% da quantidade de ações.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

No novo documento, a AGU argumenta que um grupo minoritário, que detém 0,05% das ações da Eletrobras, indicou 3 representantes para o Conselho de Administração, enquanto a União, dona de 42% das ações, não fez nenhuma indicação.

Sendo assim, o órgão voltou a defender a concessão de liminar para suspender o modelo de privatização da companhia. 

O risco e a urgência necessários ao deferimento da medida cautelar foram devidamente demonstrados, seja em razão dos graves obstáculos que a União vem sofrendo na gestão da empresa, seja devido ao elevado investimento público ainda existente na Eletrobras, empresa que possui atuação imprescindível e estratégica no setor energético nacional“, diz a manifestação.

O modelo de participação acionária já foi contestado por ação direta de inconstitucionalidade protocolada no início do mês passado.

A AGU ainda ressaltou que o objetivo da ação não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade da União.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador