Antony Blinken dispensa Brasil em viagem à América do Sul

Secretário de Estado do governo Biden virá à região pela primeira vez na próxima semana, com visitas programadas ao Equador e à Colômbia

Antony Blinken, secretário de Estado do governo Joe Biden. Foto: state.gov

Jornal GGN – O Brasil não está na agenda da primeira viagem de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA e chefe da diplomacia na gestão Biden, à América do Sul.

Blinken estará na região entre 19 e 21 de outubro, quando irá ao Equador se reunir com o presidente Guillermo Lasso, e à Colômbia, onde se encontrará com o presidente Iván Duque .

Reportagem do jornal Folha de São Paulo destaca o discurso de Blinken programado para ocorrer na Colômbia. Dentre os temas, estão os desafios para a democracia na região.

A fala de Blinken deve dar início a diálogos entre Equador e Colômbia sobre democracia e direitos humanos, que terá a presença de jovens ativistas.

Dentre outros temas a serem tratados pelo político, estão o combate à imigração ilegal, ao narcotráfico e às mudanças climáticas, além de alternativas para se criar oportunidades comerciais e empregos.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo do GGN

Enquanto isso, o governo norte-americano tem procurado se distanciar do Brasil. Joe Biden e o presidente Jair Bolsonaro não se encontraram desde a posse do norte-americano, uma vez que o brasileiro foi abertamente favorável à reeleição de Donald Trump nas últimas eleições.

A questão ambiental e a postura antidemocrática do brasileiro também levaram os democratas a pressionarem Biden sucessivas vezes.

Recentemente, 64 deputados democratas apresentaram ao presidente norte-americano uma carta pedindo a retirada do Brasil do posto de aliado extra-Otan e um recuo nas relações com país até as próximas eleições.

Leia Também

Avanço da imunização nos EUA aumenta pressão sobre Joe Biden

EUA: Joe Biden e os reflexos na América Latina. Entrevista com Gilberto Maringoni

Trump deixa legado complicado sobre política externa para Biden

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador