Jornal GGN – O Brasil não está na agenda da primeira viagem de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA e chefe da diplomacia na gestão Biden, à América do Sul.
Blinken estará na região entre 19 e 21 de outubro, quando irá ao Equador se reunir com o presidente Guillermo Lasso, e à Colômbia, onde se encontrará com o presidente Iván Duque .
Reportagem do jornal Folha de São Paulo destaca o discurso de Blinken programado para ocorrer na Colômbia. Dentre os temas, estão os desafios para a democracia na região.
A fala de Blinken deve dar início a diálogos entre Equador e Colômbia sobre democracia e direitos humanos, que terá a presença de jovens ativistas.
Dentre outros temas a serem tratados pelo político, estão o combate à imigração ilegal, ao narcotráfico e às mudanças climáticas, além de alternativas para se criar oportunidades comerciais e empregos.
Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo do GGN
Enquanto isso, o governo norte-americano tem procurado se distanciar do Brasil. Joe Biden e o presidente Jair Bolsonaro não se encontraram desde a posse do norte-americano, uma vez que o brasileiro foi abertamente favorável à reeleição de Donald Trump nas últimas eleições.
A questão ambiental e a postura antidemocrática do brasileiro também levaram os democratas a pressionarem Biden sucessivas vezes.
Recentemente, 64 deputados democratas apresentaram ao presidente norte-americano uma carta pedindo a retirada do Brasil do posto de aliado extra-Otan e um recuo nas relações com país até as próximas eleições.
Leia Também
Avanço da imunização nos EUA aumenta pressão sobre Joe Biden
EUA: Joe Biden e os reflexos na América Latina. Entrevista com Gilberto Maringoni
Trump deixa legado complicado sobre política externa para Biden
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.