Bolsonaro quer ir para Israel e pede liberação de passaporte a Moraes

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Pedido foi feito antes de vir à tona o caso sobre a estadia de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

Jair Bolsonaro antes de entrar em avião. | Foto: Alan Santos/PR

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma petição pedindo a liberação do passaporte do ex-presidente, que está retido desde fevereiro. O político quer viajar para Israel.

Segundo os advogados de Bolsonaro, junto à petição enviada a Moraes, foi anexado um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país em maio.

O pedido foi feito na semana passada, antes de vir à tona o caso sobre a estadia de Bolsonaro na Embaixada da Hungria, em Brasília, durante o carnaval, o que foi visto como uma tentativa de Bolsonaro de buscar refúgio político.

Moraes é o relator de casos que têm o ex-presidente como investigado, sendo o principal deles o que apura tentativa de golpe de Estado. Em 8 de fevereiro, no âmbito deste inquérito, Bolsonaro teve o passaporte confiscado, para que não deixasse o país.

Já entre os dias 12 e 14 do mesmo mês, Bolsonaro e dois assessores ficaram hospedados na Embaixada, área inviolável pelo direito internacional. Ou seja, o ex-presidente estava fora do alcance da justiça brasileira.

Após o caso vir à tona, a defesa de Bolsonaro afirmou que ser “ilógico” sugerir que o ex-mandatário se hospedou por no local em busca de asilo.

Visita bolsonarista a Israel

Neste mês, os governadores aliados do ex-presidente, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás, visitaram Jerusalém a convite de Netanyahu.

Bolsonaro também teria sido convidado na ocisão, mas não foi liberado por Moraes.

Vale ressaltar, que o governo do primeiro-ministro israelense é responsável por coordenar a ofensiva militar na Faixa de Gaza, que já matou mais de 30 mil palestinos.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador