Moraes envia à PGR alegações de Bolsonaro sobre estadia na Embaixada da Hungria e pede manifestação

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Só após receber o parecer da Procuradoria, que o ministro do STF vai analisar o caso

Alexandre de Moraes, ministro do STF. | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu o prazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre os argumentos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso da Embaixada da Hungria.

Só após receber o parecer da PGR, que o ministro vai analisar o caso. Ontem (28), em ofício encaminhado a Moraes, a defesa de Bolsonaro afirmou ser “ilógico” sugerir que o ex-mandatário se hospedou por dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, para pedir refúgio político.

Os argumentos foram enviados ao STF, após Moraes dar prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia. O ministro é relator de casos que têm o ex-presidente como investigado, sendo o principal deles o que apura tentativa de golpe de Estado.

Em 8 de fevereiro, no âmbito deste inquérito, Bolsonaro teve o passaporte confiscado, para que não deixasse o país. Já entre os dias 12 e 14 de fevereiro,  Bolsonaro e dois assessores ficaram hospedado na embaixada da Hungria.

A ação foi revelada, na última segunda-feira (25), por reportagem do jornal estadunidense The New York Times, que obteve imagens das câmeras de segurança do local. O ato de Bolsonaro, de se hospedar em uma embaixada, foi visto como uma manobra para escapar da justiça brasileira, já que pelo direito internacional essas são áreas invioláveis.

Em entrevista ao GGN, o diplomata aposentado Milton Rondó, afirmou que está evidente que Bolsonaro tentou se evadir. Já a defesa do ex-presidente nega, inclusive, qualquer tentativa de fuga das investigações. 

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador