Bolsonaro terá de se explicar na ONU sobre mortalidade na pandemia

Reavaliação do Comitê de Direitos Humanos vai tratar de temas como covid-19, direitos das minorias e ataques à democracia

Jair Bolsonaro tentando colocar uma máscara cirúrgica contra a Covid-19
Foto: Agência Brasil

O governo de Jair Bolsonaro terá de explicar as altas taxas de mortalidade por covid-19 no Brasil no exame sobre políticas de direitos humanos no país junto ao Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Em sua coluna no portal UOL, o jornalista Jamil Chade destaca que a ONU enviou um documento às autoridades em abril, onde lista os temas que deverão ser explicados durante a revisão das políticas vigentes no país.

Um dos trechos do documento aborda o direito à vida – neste caso, um dos temas será o que o país fez durante a pandemia de covid-19, uma vez que o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos em número de vítimas fatais (661 mil brasileiros morreram por conta da covid-19)

Desta forma, a ONU quer ouvir que o governo brasileiro responda o que foi feito para lidar com a pandemia a partir de um plano que foi amplamente criticado por especialistas, cientistas e médicos e ao próprio negacionismo do presidente Jair Bolsonaro.

O Brasil também deverá explicar o que foi feito para proteger as populações vulneráveis, como os indígenas, afro-brasileiros e as mulheres grávidas da pandemia de covid-19, além de apresentar dados sobre as taxas de mortalidades desses grupos em relação à população geral.

Embora não se estipule uma punição, a falha em garantir o direito à vida não só evidencia o desmonte das políticas de direitos humanos no Brasil ao longo da atual gestão federal, como também gera um novo constrangimento político internacional a um governo que não é bem recebido pela maioria dos países.

Além disso, o governo também deverá explicar à ONU os ataques do presidente Bolsonaro contra a democracia, as falhas no combate à corrupção, o discurso de ódio contra minorias, a queda nos recursos para programas a favor das mulheres e a violência policial, entre outros temas.

Leia Também

Agressões e racismo contra profissionais da saúde aumentam e entidades alertam para cuidados

“A Conta do Desmonte”: relatório calcula retrocessos de políticas públicas no governo Bolsonaro

Bolsonaro quer incluir atos “políticos ou ideológicos” em crime de terrorismo

Violência policial contra negros e racismo institucional pioram com crise no Brasil

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador