Dias decisivos para o nó político

Alguns grandes bancos vêm trabalhando com cenário relativamente otimista para 2016 – dependendo obviamente da solução da questão política.

Há um setor baleado: a cadeia do petróleo e gás, ainda dependendo da solução do problema Sete Brasil. Mas em muitos setores de peso o investimento está travado devido às dúvidas políticas.

Um alto executivo de um dos maiores grupos bancários me dizia que o mercado está ansioso por alguma definição. Bastou um acordo maluco com o PMDB de Leonardo Picciani, lembrou ele, para o dólar cair de R$ 4,20 para R$ 3,60.

Tem havido aumento de inadimplência no sistema, mas, no geral, o setor está sólido, com captação em ordem. Na outra ponta, grandes grupos aguardando definições políticas mínimas para tomar financiamento para infraestrutura.

***

Na avaliação desse banco, no primeiro trimestre parecerá que o mundo está acabando, com aumento das demissões e auge da crise política. Por seus cálculos, haverá definição a partir do segundo trimestre. E, no segundo semestre, a economia começará a melhorar, se que questão fiscal estiver equacionada, mesmo porque se sairá de uma base bastante deprimida.

***

No caso da cadeia de óleo e gás, melhora a situação da Petrobras com o reajuste da gasolina – que foi feito em cima de cotações mais altas do dólar e do petróleo. Com a queda das cotações internacionais e do dólar, os resultados operacionais tendem a melhorar no curto prazo. O problema é a dívida em dólar e a viabilidade de novas explorações.

Os desinvestimentos, tanto da Petrobras, quanto do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, poderiam ajudar no campo fiscal. Mas dependem de uma melhora relativa da conjuntura e dos preços dos ativos.

***

O rebaixamento da nota do Brasil pela segunda agência, a Fitch, refletiu-se no dólar. Mas pelo menos dois outros fatos de impacto – a eventual saída do Ministro Joaquim Levy da Fazenda e o início do aumento de juros pelo FED (o Banco Central norte-americano) – já estão precificados.

A saída está, portanto, na definição sobre a escolha menos traumática para a economia:  se Dilma Rousseff ou Michel Temer.

***

A grande batalha se dará no início do ano na Câmara Federal.

Ontem, em seu parecer sobre o pedido do PCdoB – contra o rito do impeachment – Luiz Fachin surpreendeu muitos juristas, ao não admitir sequer o voto aberto na votação – tratando-o como exceção, quanto deveria ser a regra.

Na parte que interessa – o que determinará o afastamento de Dilma do cargo – há poucas dúvidas de que o Supremo considerará que a decisão será da Câmara. Na votação do governo necessitará de pelos menos 172 deputados a favor.

***

Ontem, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot entrou com uma representação junto ao STF pedindo o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara.

Por outro lado, o presidente do Senado Renan Calheiros expôs publicamente críticas à condução do PMDB pelo vice-presidente Michel Temer, mostrando que não há coesão nem mesmo no próprio PMDB.

Mesmo em São Paulo a tentativa de impor o nome de Marta Suplicy como candidata do partido às próximas eleições esbarra em reações da base e do segundo grande nome, Gabriel Chalita. Fica claro que o movimento de Temer é restrito, reduzindo-se ao seu grupo específico junto com o PSDB.

Nos próximos dias, se intensificará a barganha política de lado a lado. Seja qual for o desfecho espera-se que a oposição – tendo Gilmar Mendes à frente – esmoreça em sua intenção de colocar fogo no país.

Luis Nassif

79 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DELAÇÃO PREMIADA GARANTIRÁ

    DELAÇÃO PREMIADA GARANTIRÁ SOLTURA DE CUNHA, O ROBERTO JEFFERSON DA LAVA JATO

    Cunha vai tombar atirando. Para se poupar vai mergulhar de cabeça na delação premiada e atacar figuras do PT e do governo. Já tava tudo combinado: ele faria um estrago na governabilidade, cairia de podre no tempo certo e quando todos pensassem que ele estaria morto ele se redimiria atacando figurões do governo petista. 

    Esperem e verão.

    1. também tenho CERTEZA

      que este Canalha Cunha fará este papel na NARRATIVA golpista da calhorda #MidiaBandida e do seu judiciário fascista.

       

      Nós, que fazemoso o País, novamente entraremos em cena com nosso derrière, recentemente cicatrizado nos anos Lula/Dilma e nos preparemos para novo arregaço comandado pelos de sempre. A Casa Grande MALDITA voltará a nos por no TRONCO.

       

      Nojo!!!

  2. Claro como água de poço

    Oposição esmorecer? Agora que está dando tudo certo? A salvação da Dilma são as ruas, mas não sei se é suficiente.

    Janot pede afastamento de Cunha, STF valida rito, Jarbas assume e SEGUE O IMPEACHMENT!

    Editoriais de O Globo e Folha, assim como ação da PF contra PMDB também fazem parte da operação sincronizada. PSDB quietinho, fingindo-se de morto.

    Cunha e Temer fizeram papel de bobos, foram usados pela oposição. A troco de quê? De nada.

    Próximo passo, após delação de Cerveró, é afastamento ou chantagem a Renan para liberar o caminho no Senado. Senão houver uma grande surpresa, esse é o roteiro.

    Jogada da Direita está desenhada, e saindo vitoriosa…

    1.  os golpistas formaram um
       os golpistas formaram um time e a globo joga no ataque….,..o tecnico eh o tio sam na pessoa da embaixadora americana que veio pra ca quando do escandalo da espionagem

  3. Muita calma nessa hora…

    Com Fachin ou sem Fachin, o governo ainda tem chance de reverter o processo na camara. Precisa de 1/3 pra barrar a procedencia do processo. O Cunha foi “sacrificado”, mas isso não implica em facilidades para os golpistas. Tem muita água pra passar por baixo da ponte. O que eu vi hoje nas ruas não se via há muito tempo. O campo da esquerda esta unido, de cabo a rabo. Não tem meio termo. Os discursos eram bem claros. Não é pelo PT.  Tem muito mais em jogo,  e todo mundo sabe o que é.  A unica incognita é o Renam e os governadores. Estes tem um peso a jogar. No meu estado o governador é do PMDB, e declarou publicamente que vai pra cima dos golpistas. Quem votar a favor do golpe, vai perder os cargos que tem no governo dele. Se não houver mais traição, o jogo tá só começando …

    1. Prezada Maria Silva

      Prezada Maria Silva,

      Concordo com você. O embate é político, não seria no STF que o governo barraria o processo de impeachment. A admissão do processo pode ser barrada na comissão especial de admissibilidade e no plenário da Câmara. Será que o governo não tem 1/3 mais um dos representantes na comissão (que tem de respeitar a proporcionalidade dos grupos – foge-me o nome correto agora – políticos), ou no plenário, onde será decidida a admissibilidade, se o processo for aceito pela comissão? Bem, se não tiver, teremos todos de aceitar que fomos derrotados politicamente.

      O que fazer para não sermos derrotados? Agora é hora dos representantes da base do governo se articularem e porem diferenças menores de lado, pois todo o projeto político deles todos e nosso, o projeto da democracia, está em risco. Se o governo vencer, ele e a democracia sairão muito mais fortes da refrega do que quando entraram. É ganhar, ou ganhar.

      Abraço.

  4. Acho que uma coisa que nunca

    Acho que uma coisa que nunca se pode perder de vista é a seguinte (e por mais óbvio que seja, é bom sempre repetir): Dilma não é corrupta. “Pedaladas fiscais” é uma palhaçada, é o golpe branco brasileiro. Um procedimento contábil feito no melhor interesse do país, porque garantiu o pagamento de programas sociais. A Constituição exige que, para ocorrer o afastamento via impeachment, a presidenta tenha cometido crimes. Ela não cometeu crime algum. 

    Um dos piores congressos que já tivemos, formado por uma parcela imensa de ladrões (aí, sim, de fato são criminosos, a começar pelo presidente da casa, que armou o próprio impeachment), vai afastar uma presidente honesta, que agiu de acordo com suas atribuições. Aproveita-se, para isso, uma crise econômica, intensificada pela própria oposição que quer chegar ao poder (sabota o governo desde que assumiu) e que agora vai enrolar com o impeachment até a situação piorar ainda mais (e vai piorar por causa do impeachment, já que o país vai ficar paralisado até lá). 

    Isso é muito grave, é muito revoltante. Eu não saí da minha casa naquele domingo para exercer minha cidadania e apertar o “1” e o “3” a toa, Votei na candidata que venceu nas urnas e que recebeu o voto da maioria do povo. Nada, absolutamente nada vai retirar esse meu direito. Não vão jogar o meu voto fora. Não no meu país. Lutaremos.

  5. A provável saída de Levy, abre espaço também para a troca no BC

    O Banco Central está errando o diagnóstico sobre o atual patamar da inflação, creditando a falta de um ajuste fiscal mais forte pelo atual nível da inflação de 12 meses.

    O principal motivo da inflação de 12 meses no atual patamar se deve a correção cambial ocorrida ao longo de 2015, com a estabilidade cambial a tendência de reduzir substancialmente o nível da inflação ao longo de 2016 e 2017.

    Ao errar o diagnóstico, muito provavelmente este erro vai provocar erros significativos na condução da política monetário, como um aumento dos juros da Selic para níveis estratosféricos, colocando em sério risco uma eventual retomada do crescimento do PIB no Brasil.

    Com o início do aumento dos juros americanos,  para manter uma relativa estabilidade cambial precisaremos vender parte das reservas cambiais no mercado à vista, basicamente para impedir a ação dos especuladores.

    Com a relativa estabilidade cambial estará praticamente garantida a redução do atual patamar da inflação, principalmente considerando o atual ritmo da atividade econômica.

    Além da venda de parte das Reservas Cambiais, precisamos diminuir o compulsório e criar condições para a redução dos juros e alongamento dos prazos nos financiamentos destinados ao consumo,

    Mas para executar uma correta política monetária para o atual momento será necessário trocar a atual direção do Banco Central.

    A provável saída de Levy, abre espaço também para a troca da equipe do Banco Central, em pacote completo em direção a retomada vigorosa no ritmo de crescimento do PIB no Brasil.

    1. A provável saída de Levy

      É por aí mesmo.

      Ademais o plano Levy tem um erro de estrutural: o custo da SELIC é maior do que o poupado no ajuste.

      Essa conta não fecha nunca, só resulta em depressão, desemprego e aumento da dívida. Um erro brutal cometido por Levy, que prometeu o que nao entregaria, e de Dilma em aceitar o horror. 

      A economia exige acima de conhecimentos técnicos da área muito BOM SENSO. Não é uma ciência exata como querem os que Nassif chama de “cabeças de planilha” com muita propriedade. É uma ciência social pois depende da ação dos indivíduos coisa que os levy da vida não aceitam. 

      Voltamos ao vôos de galinha graças a falta de objetivos de longo prazo com ações imediatistas. 

      Na realidade não temos um núcleo pensante – econômico e político – no governo formalmente constituído que assessore a presidenta e que seus conselhos sejam considerados corretamente. Na história dos povos os atalhos resultam em retrocesso.

      Esperemos que nossa presidenta tenha se dado conta do que aconteceu e APRENDA.

  6. Ainda falta verificar

    Alguém do STF poderá explicar o que acontece quando o Vice-Presidente cometeu os mesmos “crimes” imputados à Presidente?

    Seria interessante esclarecer isso antes da câmara fazer a sua votação pelo impeachment.

  7. O Mino Carta será decisivo

    O Mino Carta será decisivo para o futuro do país = ele é que pode impedir do Belluzzo ir pro ministério da fazenda, dizendo que ele é insubstituível na carta capital (rs). 

    Morro de medo quando vejo esses posts otimistas do Nassif . É que às vezes no mesmo dia vem uma notícia bomba é deixa o post com cheiro de jornal velho embrulhando peixe (rs). 

  8. Traumático temer, para pessoas e economia.

    Não se pode ignorar que esse temer que faz parte do golpe, desde a reeleição, é daquele tipo de sujeito traiçoeiro e invejoso (daquilo que não consegue obter por seus próprios méritos) e nem se importa que agora isto tenha ficado claro (corrupto não tem vergonha na cara).

    E o plano do sujeito (em conjunto com a ala podre do pmdb, maçonaria, e outros golpistas corruptos) é assumir o poder por meios ilícitos (a mesma ambição dos cunhas). 

    Mas este não é o plano da quadrilha do golpe, que tem planos de cargos eternos decorativos para o mordomo de filme de terror.

    Enfim, com tantas aliancasliberais com corruptos, se não tem ( ou estão em segredo), grandes ilícitos do fulano agora a serem deflagrados, existiriam aos montes caso o monstro do golpe vingasse.

    1. Reflexão á luz das ações de

      Reflexão á luz das ações de Temer.

      A inveja, a vaidade e a soberba, são as qualidades que Michel Temer cultiva e por onde seus atuais aliados o conquistaram.

      A inveja levou Caim a assassinar de Abel, crime nunca esquecido pelos homens de boa fé, Caim foi condenado por Deus ao banimento e a um destino incerto acompanhado de sua esposa desconhecida.

      A vaidade leva-o a pensar que é o melhor condutor para o Brasil, o escolhido, mesmo sem nunca ter sido escrutinado para esta função pelos caminhos naturais da democracia, o Voto. Alardeia qualidades que não tem, tanto é assim que nunca conseguiu a unidade no e do PMDB, a vaidade de Temer é interessante, como a carta que ele remeteu a Dilma, a forma mundana como foi divulgada, patética, provinciana, mas divertida.

      A soberba (Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Ezequiel 28:15).

      Mas ele Revelou também a soberba, e esta absorve a vaidade e a inveja, porque nesta, ele se acredita melhor que o seu criador, nela a vaidade é superior a tudo, a rivalidade se instaura e o portador se sente no direito de ocupar o lugar do seu superior que foi ungido pelo povo nas urnas, neste ponto ele é pior que o seu atual aliado, o derrotado Aécio Neves, que tenta o seu milésimo turno onde quer que vá, o vice em sua soberba, desconhece o que devia conhecer muito bem, seus deveres constitucionais de Vice Presidente, auxiliar, ajudar promover a estabilidade do país, mas não faz, com o pensamento distorcido crê que o Golpe é um caminho natural da democracia.

      Não é.

      A soberba não deixa espaço para a humildade nem para o bom senso, Michel Temer, é à luz das ações por ele perpetradas, apenas o Ovo da Serpente, e nele pode-se observar o monstro que está sendo gerado.

      Espero que os grupos que ele tenta conquistar como aliados pensem nisto.

      À soberba precede a ruína, e o orgulho, á queda. Provérbios (16:18)

  9. Vi que há um post do nosso

    Vi que há um post do nosso humorista mor, o Delfim, dizendo que Dilma é honesta. Eu diria que além dessa qualidade positiva ( e que no ambiente político brasileiro é como achar uma freira num bordel rs ) ela tem outra que não é nada bom = ela é pé frio. No governo dela, o Brasil viu dois cidadãos brasileiros serem mortos na Indonésia, o Brasil levar 10 gols em duas partidas, o maior desastre ambiental da história, o surgimento da chicungunha e zika vírus, o pânico da microcefalia causada pelo zika e depois de 1000 anos os EUA aumentarem seus juros na hora em que o país perde o grau de investimento. E não nos esqueçamos que 2016 haverá olimpiadas justo no momento em que há o Estado Islâmico, que deve ver com água na boca a vitrine que será o Rio-16 para realizar a sua carnificina. Só mais pé frio do que Dilma é o país que a tem como líder (rs). 

  10. Deve contar muito o periodo

    Deve contar muito o periodo de defesa de Dilma. Seis meses de defesa e de país parado.

    Será que  os estados vão querer ficar mais este periodo patinando sem saber o que fazer?

    Além disso, será que o PMDB vai querer o pepino da economia nas suas  mãos e do Temer em periodo pré eleitoral? Ainda mais sabendo-se que o o ponto mais baixo da economia deve cair por volta de julho /agosto, sem contar as Olimpiadas e problemas que podem advir dela.

  11. Nós, principalmente os de marinheiros, sempre me fascinaram

     

    “Fazei-o discorrer sobre política,

    e o nó górdio do caso ele deslinda,

    tão facilmente como o faz com a jarreteira” (ShakespeareHenrique V, Ato 1 Cena 1. 45–47)[1]

    Adoro nós, tenho no meu smartphone vários aplicativos de como fazê-los, meu predileto é a Laís de Guia, sempre o faço quando troco os fios dos varais, não aperta e não corre. Ultimamente tenho usado dois truques nos cadarços do tênis, que tem aqueles dois furinhos que ninguém sabe para o que é, mas que servem para dar firmeza e uma volta dupla na laçada final para não ficar desamarrando.

    Já nó político é nó no campo do pensamento, não têm fio físico que possa ser torcido e retorcido, assim não dá para usar a Laís de Guia na política, o que é uma pena, pois é um ótimo nó. Sobra para a analogia só nós cegos, daqueles em que não se conseguem desatar e só podem ser desfeitos como o famoso Górdio, mas adoraria estar errado nesta conclusão.

  12. Começou assim: 
    – Se Cunha

    Começou assim: 

    – Se Cunha aceitar o pedido de Impeachment, a Câmara rejeitará a instalação… (não rejeitou)

    – Se a câmara aceitar com voto secreto, o STF irá barra por que é ilegal… (não barrou)

    – Se a câmara aceitar, o STF irá barrar por que Cunha usou pressão política e os motivos do pedido do impeachment não são constitucionais…. (STF não barrou) 

    – Cunha será preso antes disso e tudo o que ele decidiu será anulado… (ninguém prendeu)

    – O impeachment não passará na Câmara por que o governo só precisa 172 votos prá derrubar, e com certeza já tem mais de 260 declarados apoiando o Governo…. (não esqueçam que a instalação do impeachment teve 199 votos contrários, bastam 27 deputados terem uma oferta tentadora de Cunha+Temer+PSDB para mudarem de lado. Altos cargos e liberação de verbas para seus currais eleitorais num governo Temer não faltariam para agraciar esses moços. 

    E não se pode esquecer o fator de desgaste político de Dilma, e desgaste econômico do país, que era ruinzinho duas semanas atrás, mas tende a estar ainda pior no início do próximo ano. Situação que afeta numa votação.

    Primeiro, ninguém quer se responsabilizar em dar uma facada na vaca para matá-la e acham que é muito magra, que não sobrará um pedaço de carne prá ele… Mas depois de um tempo que ela engordou e pode lhe dar uma refeição completa, e todo mundo já deu uma facada, aí começa a ficar bastante convidativo.

    1. Excelente comentário

      Excelente comentário Mircon.

      A única forma que vejo de Dilma conseguir manter o mandato é começar a fazer política.

      Ou seja, fazer corpo a corpo com os deputados, isso mesmo chamar um a um ao palácio do planalto para conversar olho no olho.

      Muitos deputados são Zé Ruelas e botinudos que nunca nem sonharam em entrar no Palácio, só esta deferencia simples ja pode fazer alguns mudarem seus votos na hora H.

      A outra opção provavelmente é ela entregar o cargo.

       

      1. Sabemos bem como é esse olho no olho

        O que uma governante sem qualquer força política tem a oferecer?  Dinheiro, se dinheiro houvesse, ou cargos. Porque pretígio ela não tem mais a oferecer.

        Então, o que sobrou para manter Dilma no poder: gastar mais, (aumentando a dívida pública e piorando a crise econômica),  lotear o Estado na base do favor (e não da competência) ou participação nos pixulecos.

        Esses são os termos de troca à disposição de Dilma. Não há outros. 

         

  13. Hoje é dia de golpe. Golpe

    Hoje é dia de golpe. Golpe oficial, plenamente manobrado pela nova tropa de choque – a do judiciário que pode ser conhecida também como o golpe dos anões do supremo. Golpe paraguaio ou hondurenho, mas que com FAchin, um legítimo golpe da republiqueta do Paraná. E o Superior dos tribunais trocará o nome. Não sei que nome tem essa infâmia.

  14. Nassif, hoje já há mais um

    Nassif, hoje já há mais um ataque com vazamento contra o Renam, o último aliado do Governo.

    A coisa está feia para Dilma, a cada dia uma nova derrota.

    Creio que o caminho é ela esquecer o STF e a mídia e se concentrar no corpo a corpo com deputados. Deveria chamar um a um ao palácio do Planalto para conversar, ficar até as 0:00 todo dia, se for preciso, mas tentar lutar pelo seu mandato. Nem precisa oferecer nada, só falar e ouvir. Se conseguir uns 10 ou 15 votos com isso já será ótimo. Lembrando que ela precisa de 171 votos e não 172.

    Nunca é tarde para aprender algo, e se for para sair, pelo menos ela pode aprender a fazer política.

     

    1. O time golpista joga de forma

      O time golpista joga de forma sincronizada..,,.jogadores escolhidos a dedo atacando em pontos chaves e na hora certa..,..não são amadores não..,,.também pudera, são anos e anos de experiencia em dar golpes e o pior: trata-se de um time acostumado a roubar no atacado, na casa do bilhao de reais e ainda assim posam de bons moços, de forma que a condenação de Azeredo, contra a qual cabe recurso, é prá ingles ver..,..Honduras é aqui

       

      http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/cervero-diz-que-pagou-us-6-milhoes-em-propinas-para-renan-e-jader/

       

       

  15. O diabo mora nos detalhes

    O ministro Fachin, em seu voto, evitou claramente se imiscuir nas questões internas da Câmara e do Senado. Em claro antiprotagonismo judicial, o que é ótimo em princípio, tentou abordar, apenas, a interseção dos dispositivos do rito de impeachment com a Constituição, com as leis infraconstitucionais e com os regimentos internos das casas legislativas, fazendo prevalecer, quase sempre, a hierarquia legal. Infelizmente, porém, desviou-se do que manda a Constituição em questão relevante, criando precedente ruim: validou a votação secreta nos membros da comissão especial de admissibilidade do pedido de impeachment.

    O ministro Fachin diz que, assim, libera os eleitores (os deputados) de constrangimento! Em questão de fundamental importância política e que é, em última análise, a deposição, ou não, de chefe de Estado, o ministro Fachin vem falar, na contramão da Constituição, em voto secreto! Ora, neste caso, o voto NÃO pode ser secreto tem de ser ABERTÍSSIMO. É preciso que toda a Nação saiba como cada representante político votou nesta questão, e claramente. Este voto é muito diferente do voto em um comandante da marinha, um um ministro do STF, votos secretos por imposição constitucional, eis que ambos candidatos respectivamente à chefia da marinha e ao STF não foram eleitos; a votação dos congressistas nestes casos restringe-se àquelas pessoas, enquanto o impeachment do presidente transcende a pessoa do presidente, abrange mais 54 milhões de pessoas na atual circunstância.

    Com o precedente do ministro Fachin, nada impedirá que, mais adiante, a votação plenária da admissibilidade do impeachment seja secreta, e, quem sabe, o julgamento no Senado, também. Enquanto isso, ficamos nós, os jurisdicionados aqui na planície, com cara de idiotas.

    Embora seu voto seja brilhante, o ministro Fachin cometeu falha grave na questão do voto secreto. Só nos resta, agora, a nós, o Povo, do qual *** todo o poder emana e o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição *** aceitar a tutela por voto secreto de meia dúzia de pessoas que não poderão ser responsabilizadas individualmente por seus votos. E esta votação secreta poderá, à revelia da Constituição, depor, ao fim e ao cabo, por meio eventualmente de outras votações secretas, dado que a porteira foi aberta, uma presidente eleita pela maioria do Povo, portanto, pelo Povo. Ou o plenário do STF corrigirá o erro? Veremos hoje à tarde.

  16. Renúncia para salto alto de

    Renúncia para salto alto de Dilma é metade do pobrema da crise político-econômica resolvido… como num passe de mágica, o nó górdio da falta de política de estado & da falta de confiança do mercado & da descrença do povo fiel toma chá de sumiço… puf!

      1. ao zoroastro do lulopetismo

        piadas sem graça é tão vulgar… como são as grosserias diplomáticas made in japan e as gritarias escrotais aos serviçais palacianos ministeriais…

        são boutades insanas!

        1. Venceu!
          Comentarista mais

          Venceu!

          Comentarista mais chato do ano, modalidade ‘pseudo-intelectual egocêntrico querendo aparecer’.

          Carência afetiva? Analista costuma resolver…

  17. Já avisei aqui diversas

    Já avisei aqui diversas vezes. O impeachmente, depois de instalado, é essencialmente político. Se não usar a politica já era. Do judiciário só vem bomba.

    Se Dilma depender dos juristas que a apoiam, ela tá no sal. Não ganham uma. Afinal jurista não vota.

    É impressionante a infantilidade desse governo. Impeachment  não um processo para juristas, é um processo POLÍTICO e ponto final.

    Ou ela começa a fazer politica ou vai cair antes to tempo, sendo honesta ou não, isso é o que menos interessa para a oposição.

    Na boa, os intelectuais e os assessores do PT são muitos fracos.

    Para finanlizar, o REPUBLICANISMO CEGO E TOSCO do PT vai acabar enterrando todos eles. Sorte se não parar todos na cadeia. Tudo isso que está acontecendo é culpa do republicanismo infantil desse governo.

    1. É isso mesmo Atenir,
      A única

      É isso mesmo Atenir,

      A única chance que Dilma pode ainda vir a ter é fazer algum tipo de corpo a corpo com os deputados, um a um.

      Nâo há outra forma, é começcar a fazer política, antes tarde do que nunca.

  18. O primeiro passo para
    O primeiro passo para voltarmos a crescer é a estabilidade política, nesta legislatura dos 513 deputados que tomaram posse, 198 foram eleitos pela primeira vez para o mandato federal e ao contrário do que se esperava, esta renovação do congresso não foi salutar, ao invés de criarem uma agenda positiva para o Brasil, grande parte deles se aliaram aos mais conservadores e esqueceram que o principal objetivo de seus mandatos é o legislar para o Brasil e ter consonância com o executivo e o judiciário, pois bem, ao se aliarem ao que há de péssimo, entraram em diversas lutas insanas, elegeram Eduardo Cunha presidente da casa, e este tem compromisso com aqueles financiaram sua campanha e com Michel Temer, a quem serve fielmente, acharam que fizeram um bom negócio e em seguida aprovaram o projeto de lei 4330 e já se queimaram logo de cara, suas bases ainda estão ressentidas, e ao invés de perceberem que estavam numa canoa furada, continuam a seguir seu líder como se estivessem cegos, os governadores foram procurados esperando que ali se encontrasse bom senso, se recusaram a ajudar o governo federal na orientação dos deputados para gerarem uma estabilidade política, o judiciário fez o que fez de maneira irresponsável, com prisões, vazamentos seletivos e métodos não republicanos, gerando a instabilidade jurídica, política e agravando a crise econômica que começava a se instalar. Os governadores agora estão sentindo o tamanho do problema que criaram, o dinheiro começa a faltar, fruto de uma crise que ajudaram a aumentar, Michel Temer quando foi chamado a ajudar, conspirou e ainda conspira, a mídia alinhavou toda esta trama, se comportando como partido, estimulando e exigindo o golpe, a FIESP aceita o aumento dos impostos estaduais com a tranquilidade de um lago em dias de calmaria e revolta-se contra a CPMF com a violência de uma furação, fazendo todos de pato, se aliando e financiando a extrema direita assim como fez na Ditadura Militar e também financiando os aparelhos de tortura. O Grande Pato e os milhares de patos na avenida paulista são a prova disto, mais que isto a FIESP descaradamente aderiu a possibilidade do GOLPE, baseada no mesmo tipo de pesquisa que tentaram vender para o público, onde diziam que 92,1 dos trabalhadores apoiavam a terceirização e agora dizem que 93,1 dos empresários industriais apoia o Golpe, e tudo isto tem a ver com o Pré Sal e as reservas cambiais, que são o prêmio.Para todo este rolo tem solução, simples e objetiva, Eduardo Cunha fora do congresso, que os governadores orientem os deputados federais de seus estados a passarem a votar com a consciência de que as medidas que o executivo propõe, é uma saída inteligente e pode manter uma agenda positiva para todos, que setores do judiciário parem com a tentativa de dar o Golpe Paraguaio e garantam a segurança jurídica em todas as fases de qualquer processo, e parem com esta história de inovação a cada momento e saibam que a seletividade que fazem é a mesma que os Ditadores Militares faziam quando perdiam a maioria no Congresso, cassavam deputados e criaram os senadores biônicos, sempre com o apoio desta casa, cabe lembrar, a história não esquece, Os membros do STF ganharam mais cinco anos de poder, usem com sabedoria, o Brasil é maior que vocês. Em fim há solução, chama-se bom senso, é isto ou o caos, todos perdem sem exceção, os banqueiros, os industriais, os empresários, ruralistas, os trabalhadores, o Brasil como um todo perderá, é hora de reflexão, a lama que invadiu o Rio Doce é o exemplo do que pode acontecer no Brasil inteiro se não barrarem esta bobagem de desrespeitarem a instituição do voto popular.O Governo Federal propôs uma agenda que está sendo negada e protelada pelo congresso, é uma agenda dura, menos do que propôs Lula em seu primeiro mandato (Superávit de 4,25 aa), o reajuste fiscal é importante para evitar o pior, para manter o que foi conquistado até agora é necessário um reequilíbrio de contas, o reajuste não é medida populista, ao contrário, mas é inteligente e salutar, preservar as reservas cambiais é importante, utiliza-la de modo conservador é garantir a passagem pela crise que assola o mundo, é garantir que os sete anos de seca que começaram em 2014, tanto é assim que os investimentos internacionais continuam a entrar no Brasil, esta face conservadora de Dilma Rousseff é a garantia de que poderemos superar a crise, não podemos voltar ao tempo (Crise de 1979 a 1983) em que um Diretor do Bank for International Settlements (BIS) disse que nosso o país era irresponsável, inconsequente ao seu correspondente do Banco Central do Brasil (Freitas 1982). Portanto senhores, a saída da crise é a continuidade de Dilma Rousseff a frente do governo, um Congresso receptivo e o Supremo Tribunal Federal sem cores partidárias. Bom senso, só isso.

  19. Política

    Muita falação de cá e de lá, sabem o que é um pai de família ser considerado mais

    um número em uma estística de “especialistas”  num jornal qualquer como

    desempregado? Ir a um pronto socorro com um filho em febre de 40º e falarem que terá

    de ir a um outro porque ali não tem médico para atender? Desçam do pedestal e tentem vir

    para o real, no dia a dia, pegar ônibus, pagar contas, ir a um supermercado, receber uma

    carta informando que está despedido, etc.

    Votei no PT, acreditei e agora? Fizeram o mesmo que todos, o Lula em sua candidatura

    pela segunda vez,  falou diversas vezes: “Companheiros agora somos nós, não poderemos

    mais por culpa nos governos anteriores”  foi reeleito, é fácil ser o responsável por uma nação e ficar de

    lorota com “amiguinhos” para resolver a  permanência do partido.

    Muitos da classe mais desprovida de “tudo” tiveram a melhora em sua vida, mas para isso o custo

    está sendo muito alto, e estão tirando não da classe mais “abastada” e sim do trabalhador.

    O PT perdeu sua identidade, está fácil o presidente ser eleito por um partido e depois no cargo

    não seguir as diretrizes do partido ou pior, se aliar aos que tinham combatido.

    1. Amigo, existe uma crise

      Amigo, existe uma crise MUNDIAL desde 2008. Por aqui ela chegou há um ano devido ao esgotamento de certas medidas tomadas durante estes seis anos que retardaram seus efeitos na economia e no emprego. O preço dos exportados também despencou, agravando nosso quadro. Apesar disso tudo, aproveitamos esses anos positivos para distribuir renda, tirar gente da miséria e implantar diversos programas de alavancagem de vários setores (educação com diversas escolas técnicas e universidades, pré-sal, infraestrutura, usinas hidroelétricas, transposição do S.Fco., médicos no interior, etc.), além de aumentar em dez vezes(!) nossas reservas em dólar emn relação ao nefasto governo anterior do psdb.

      Já imaginou se, durante esses sete últimos anos estivéssemos nas mãos dos neoliberais da turma privatista do FHC???

      Analise melhor a realidade ao seu redor, não caia na armadilha da mídia corporativa para formar seus conceitos.

       

      1. Crise? Em 2008 sim.

        Em 2014 / 2015 o panorama já é outro. O desempenho brasileiro é o pior da AL e o pior entre os BRICS já há anos.

        Saímos de uma situação de superavit com inflação persistente, mas controlada, para uma recessão fortíssima, descontrole das contas públicas e inflação em elevação. Não avançamos nada em IDH.

        Os fatos são esses. A condução econômica foi equivocada. Não há cristão nesse país que, com dinheiro do bolso, tire o filho da escola particular, que abandone o plano de saúde particular. Não existe área que dependa do governo que possamos dizer que houve alguma melhoria significativa.

        1. Houve desoneração demais

          Houve desoneração demais também, mas discordo deste teu panorama mundial. Na Europa por exemplo o desemprego segue altíssimo. Nosso IDH não piorou (na verdade melhorou pouco), apesar da posição perdida. Temos que considerar que as commodities despencaram, o que contribui muito negativamente. E jamais podemos esquecer os efeitos da operação Vaza-Jato que destruiu alguns setores importantes, graças ao juiz irresponsável. Calcula-se em torno de 2% a queda no pib deste ano como efeito da diarréia vindo do PR…

        2. Essa não!

          Quem deu 5 estrelinhas pra esse comentário que afirma inverdades com muita ênfase, dando a impressão de que se tratam de verdades definitivas e inquestionáveis?

          Só um otário mal informado cai nessa.

          Veja a matéria da BBC sobre a ELEVAÇÃO do IDH do Brasil nos últimos anos, inclusive em 2014 (publicada há 3 dias):

          “Apesar da piora da economia nos últimos anos, o Brasil continuou melhorando seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ─ indicador calculado anualmente pela ONU (Organização das Nações Unidas) que serve como um parâmetro de bem estar da população.

          […]

          O IDH é medido a partir de quatro indicadores: esperança de vida ao nascer; expectativa de anos de estudo ; média de anos de estudo (da população até o momento); e renda nacional bruta per capita (toda a renda do país dividida pelo número total da população).

          Como os três primeiros indicadores continuaram melhorando, o IDH brasileiro passou de 0,752 em 2013 para 0,755 no ano passado.

          […]

          O bom desempenho que o Brasil acumula nos últimos anos pode ser ilustrado na comparação com seus vizinhos: o país teve o maior crescimento de IDH da América do Sul entre 1990 e 2014.”

          Para ler a íntegra da matéria, acesse:

          http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151214_brasil_idh_ms_lgb

           

           

  20. Fora Fitsch!

    Essas agências de classificação de risco como a Fitsch agem para os especuladores do mercado financeiro. Como Lula fez com o FMI enxotando-os do país deveríamos fazer o mesmo com essas agências. O Brasil não pode ficar de cócoras, o páis é muito rico, não somos inadiplentes, temos ilimitados recursos naturais e por conseguinte só os cegos não investirão no país que é e sempre foi uma mina de ouro para as empresas internacionais. 

    1. Volatilidade

      O pessoal da Fitsch deve estar querendo retaliar os aqui do Brasil que estão limpando os bolsos dos investidores americanos com o sob desce da Petrobrás e da Vale, sem que eles consigam saber de antemão a direção das ações.

      Ai, depois de perderem uma grana sensível, mesmo a bolsos profundos, resolveram retaliar contra o Brasil, afinal, assim eles não brincam mais, que negócio é este dos investidores brasileiros levarem a grana dos manipuladores mors do mercado.

      A verdade é que já perderam o dinheiro. 

      Sardinhas é pouco.

  21. ” voto aberto na votação” Não

    ” voto aberto na votação” Não existe isso Nassif.

    Uma das grandes conquistas da nossa sociedade foi o voto secreto nas eleições.

    Desde 1932 o voto secreto em eleições é garantido. 

    Acho que o pessoal da esquerda ta um pouco “perdido”, tão apoiando agora o retorno do voto de cabresto.

    1. Não misture as coisas, imbecil

      O voto POPULAR é secreto; o voto dos representantes da população TEM QUE SER ABERTO, até para que as pessoas possam cobrar as posições tomadas por aqueles que elegeram ao parlamento.

      (Nassif, privatiza esse imbecil, pelo amor de Deus. O cara só faz afastar a discussão racional daqui, com suas opiniões perfeitamente desinformadas. Eu mesmo não tenho )mais saco de entrar no sítio por causa dele.)

      1. Exatamente Zarastro, às vezes

        Exatamente Zarastro, às vezes até penso que o Nassif deixa ele vagando por aqui com suas asneiras para ter um contraditório, mas não funciona, pois acaba piorando o nível do debate e não acrescenta nenhuma informação útil ou verdadeira. Não seria censura, mas limpeza apenas…

  22. Elogio da Loucura – Viva Renan Calheiros!

    Em Dilma vencendo a queda de braço (o que acho difícil), Renan Calheiros será o novo homem forte do governo. E merecerá os espojos da guerra, com toda a razão. Pausa para o elogio:

    Renan, no longo prazo, não só venceu os cara-pintadas, como cooptou o líder deles. Vencido o impeachment, veremos a Presidente andar de gatinhas à sua volta, totalmente dócil e domada. Na Arte da Guerra, Renan teve a vitória máxima, que é transformar o antigo adversário em mais que um aliado – hoje o PT depende de Renan Calheiros, a ponto dos moralistas que pedem pela saída de Cunha não darem um pio sobre o Godfather das Alagoas. Na Paulista ontem, ninguém abriu o bico sobre ele. Vitória acachapante do homem! Botou o PT, o MST, o MTST, a UNE, artistas,  todos estão no bolso!

    Assustador, mas ele é genial, principalmente se considerarmos que o cara vem das Alagoas e ainda carrega 6 inquéritos nas costas. Amestrou as esquerdas de uma maneira que nem os gorilas imaginavam ser possível.

    1.  
      “O ex-diretor da Área

       

      “O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró disse em depoimento aos procuradores que investigam os desvios de dinheiro da Petrobras que intermediou o pagamento de propina aos senadores Renan Calheiros (PMDB), Jader Barbalho (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT).”

  23. E saber que ela passou quase

    E saber que ela passou quase um ano para escolher o Fachin. A esquerda é burra mesmo. Se fosse a direita já teria arquivado tudo. 

    Viva o republicanismo cego do PT!

  24. Alea Jact Est

    Os dados foram lançados ontem pelo STF. Não ha nada de bom a se esperar do Judiciario. Isto esta claro. Vamos para as ruas e esperamos que o bom senso, a legalidade e a ética prevaleçam! O resto, é puro golpe na jovem democracia brasileira.

  25. Seria interessante o Michel Temer ter visitado a Paulista…

    Seria interessante o Michel Temer ter visitado a Paulista no último dia 16 de dezembro, e sentido a temperatura nas manifestações. A impressão que ficou é de que existe uma parcela considerável da população organizada e disposta a resistir ao golpe. Mais do que isso, estavam convictos de que uma ruptura democrática não iria passar.

    É um erro desprezar a vontade popular. Caso as intrigas palacianas transbordem para as ruas o país entraria em convulsão. O clima de ódio e de revolta tornaria o país ingovernável. O sentimento generalizado de aversão à classe política só iria agravar. O resultado disso tudo não favoreceria a nenhum político envolvido no golpe.

    1. Paulista dia 16

      Você também deveria ter ido! Como pode alguém que trabalha estar disponível nesse horário para atrapalhar a maior cidade do país em horário comercial? Ah! Desculpe, esses devem ser os desempregados, frutos do programa monetário do PT que colocou o país em recessão devido à crise externa, queda no preço das comodities, etc….

      Vamos esclarecer que sou contra a retirada da Dilma do poder!

      O PT ainda tem muito a fazer pelo país para que o brasileiro sinta na pele o que é uma recessão, como passaram os países da Europa após a 2ª Grande guerra, para aprender a contestar o que ouve e parar de acreditar em promessas populistas.

  26. Para ver como são as

    Para ver como são as coisas.

    Após o rebaixamento do Brasil, as Bolsas sobem 2,33% e o dólar cai!

    Motivo? STF SINALIZA AVAL AO PROCESSO DE IMPEACHMENT.

    QUEM SOBREVIVER VAI PODER CONTAR HISTÓRIAS INCRÍVEIS AOS FILHOS E NETOS, SOBRE O BRASIL NO FIM DA ERA PT.

     

  27. O Brasil sempre…

    O Brasil sempre estará acima do bem e do mal.

    Como sempre digo, por aqui: Continuam  brincando de dar errado com nosso Pais.

    Não se iludam senhores donos da verdade: Não é nada confortável para essas agências de risco, altamente  suspeitas,e sem a credibilidade que os senhores a elas atribuem, na minha opinião, tirar o grau de investimento do Brasil.

    O Brasil é, foi e sempre será bom pagador !!!!

    E olha que esta corja esta tentando mudar isto, mas, não vão conseguir.

    Vamos olhar esta questão de uma forma mais inteligente, como se estivéssemos na lua !!

    Não se trata de ser contra ou favor da sra. presidenta, de Cunha, etc.

    Algo precisa ser feito. É um negócio chamado “efeito psicológico negativo” que esta mandando no momento !!!! já ouviram falar?

    Imbecis, amigo ai de cima, são todos que falam, opinam e fazem suas defesas parciasi de A ou B.

    O psicológico esta na berlinda!!!.

    O mundo organizado, “de olhos azuis”, segundo Lula, é  quem nos governa !!!

    Se o Meirelles sossega o mercado, põe o Meilrelles!!!, 

     

     

  28. Derrotismo, como inveja, é uma bozerra

    Dilma não perderá o mandato. Derrotismo é como inveja, ambos são uma merda.

    Para que o processo de impedimento de Dilma chegue ao Senado, onde seria julgada, é preciso que Dilma (e que nós, que lutamos em defesa da democracia e do respeito á Constituição) cometa a estupidez de não conseguir os votos em favor da não aceitação do processo de impeachment de 1/3 dos deputados mais 1. Para mim, mesmo se esforçando muito, Dilma não conseguirá ter menos de 1/3 mais 1 dos votos dos deputados contra a admissão do processo.

    Fachin não pode ir despudoradamente contra a Constituição (coisa que Gilmar Mendes faria,.embora Fachin tenha sido infiel à Carta Magna na questão do voto secreto para a escolha dos componentes da comissão especial). Compete ao presidente da Câmara, por seu exclusivo julgamento, aceitar, ou não, o pedido de impeachment. Isto está de acordo com desde a lei mais alta até o regimento da Câmara, Fachin não poderia ser contrário ao ato de Eduardo Cunha. O pedido, tendo sido aceito pelo presidente da Câmara, tem de ser aceito por uma comissão especial criada exclusivamente para aceitar, ou não, o pedido de impeachment. Já na comissão, e também no plenário, o pedido sai da alçada exclusiva do presidente da Câmara, e, nela, na Comissão, o governo pode barrar o pedido de impeachment. Igualmente, no plenário.

    O que o governo não pode é mudar a cabeça e a decisão de Cunha, embora possa ajudar a cortar a cabeça de Cunha, eufemisticamente falando. Da mesma forma, Fachin.

    Se o governo tiver de seu lado 1/3 mais 1 dos deputados, o pedido de impeachment nem sai da Câmara. Não é possível que não consiga.

    Dilma não perderá o mandato. Fora derrotismo.

    1. Pequena correção

      Uma pequena correção, a oposição é que precisa de 2/3 dos votos, ou 343 votos na Câmara. Dilma pode ter 0 votos, abstenções e ausências são favoráveis a ela. Se a oposição não obtiver esta votação, ela continua.

  29. Já passaram do ponto de retorno, Nassif.

    O problema é esse: não sabem de quem nem com quem estão falando. Esperar que essa turma – “Gilmar mendes à frente” – “esmoreçam”?!

    …Vai nessa.

    Até o Prof WGS fica indagando “quero ver vem quem vai querer entrar pra história…”? Ora essa: o que querem é entrar pra história! Vão morrer atirando! Como já foi dito em outra oportunidade: “às favas os escrúpulos”! É assim que essa gente “pensa”.

    … “Só” 172 votos….

  30. E AGORA CUNHA !!!

     

     E AGORA CUNHA ?

     

     

     

     

     

    E agora, Cunha?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Cunha?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama, protesta?
    e agora,  Cunha?
    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, Cunha?
    E agora, Cunha?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio — e agora?
    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para o Congresso,
    Congresso  não há mais.
    Cunha?,e agora?
    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, Cunha?
    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-mato,
    sem teogonia,
    sem parede nua
    para se encostar,
    sem cavalo preto
    que fuja a galope,
    você marcha, Cunha?
    Cunha? para onde?
     

     

  31. SINDROME DA URNAFOBIA

     O MAL DA OPOSIÇÃO JÁ FOI DIAGNOSTICADO

     

    FICA CLARO PARA TODOS , AQUELES  QUE EVENTUALMENTE APOIAM OU MESMO SÃO CONTRA O GOVERNO.

    A OPOSIÇÃO SOFRE  DE UM MAL SÚBITO , ESSE MAL  CHAME-SE  URNAFOBIA.

    TEM-SE UM TIME DE POLÍTICOS OBSOLETOS, DIGNOS DE SE OCULPAREM  COM A ARRUMAÇÃO DA SUA BIBLIOTECA OU MESMO CUIDAREM CARINHOSAMENTE DE SEUS  NETOS, QUE AO ENXERGAREM UMA URNA , AS PERNAS BALANÇAM E FRAQUEJA

    ENTENDEM QUE A ÚNICA OPORTUNIDADE DE CHEGAREM AO PODER  É SURRANDO A DEMOCRACIA.

     

    A CRISE TEM ESSA VIRTUDE . AS PESSOAS   SE REVELAM

     

    ABRAÇOS 

     

  32. SINDROME DA URNAFOBIA

     O MAL DA OPOSIÇÃO JÁ FOI DIAGNOSTICADO

     

    FICA CLARO PARA TODOS , AQUELES  QUE EVENTUALMENTE APOIAM OU MESMO SÃO CONTRA O GOVERNO.

    A OPOSIÇÃO SOFRE  DE UM MAL SÚBITO , ESSE MAL  CHAME-SE  URNAFOBIA.

    TEM-SE UM TIME DE POLÍTICOS OBSOLETOS, DIGNOS DE SE OCULPAREM  COM A ARRUMAÇÃO DA SUA BIBLIOTECA OU MESMO CUIDAREM CARINHOSAMENTE DE SEUS  NETOS, QUE AO ENXERGAREM UMA URNA , AS PERNAS BALANÇAM E FRAQUEJA

    ENTENDEM QUE A ÚNICA OPORTUNIDADE DE CHEGAREM AO PODER  É SURRANDO A DEMOCRACIA.

     

    A CRISE TEM ESSA VIRTUDE . AS PESSOAS   SE REVELAM

     

    ABRAÇOS 

     

  33. E AGORA CUNHA !!!

     

     E AGORA CUNHA ?

     

     

     

     

     

    E agora, Cunha?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Cunha?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama, protesta?
    e agora,  Cunha?
    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, Cunha?
    E agora, Cunha?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio — e agora?
    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para o Congresso,
    Congresso  não há mais.
    Cunha?,e agora?
    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, Cunha?
    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-mato,
    sem teogonia,
    sem parede nua
    para se encostar,
    sem cavalo preto
    que fuja a galope,
    você marcha, Cunha?
    Cunha? para onde?
     

     

  34. CUNHA PORQUE ESTAIS TÃO TRISTE !!

    CUNHA PORQUE ESTAIS TÃO TRISTE !!

    Ô  Cunha  por que estais tão triste

    Mas o que foi que te aconteceu

    Foi  foi o Janott  que me derrubou do cargo

    Deu dois suspiros e  me adoeceu

    Foi  foi o Janott  que me derrubou do cargo

    Deu dois suspiros e  me adoeceu

     

     

    Ô Cunha por que estais tão triste

    Mas o que foi que te aconteceu

    Foi a PSDB , que te derrubou do  galho

    Me usou  bastante e me esqueceu

    Foi a PSDB , que te derrubou do  galho

    Me usou  bastante e me esqueceu

     

     

    Ô Cunha por que estais tão tristes

    Mas o que foi que te aconteceu

    Foi a DEM, que te derrubou do  galho

     Me prometeu apoio  me deu as costas

    Me adoeceu

    Foi a DEM, que me derrubou do  galho

     Me prometeu apoio  e   me deu as costas

    Me adoeceu

     

     

     

     

    Vem  Cunha

    Venha com fervor

    Não fique triste

    Que  o presídio  é todo teu

    Tu és  o  mais bandido

    Que esse Congresso conheceu.

     

    Ô Cunha por que estais  tão triste

    Mas o que foi que te aconteceu

     Foi a   arrogância  que me fez  cair do galho

    E as promessas dos meus amigos

    Que não aconteceu

    Foi a estupidez  que  me fez  cair do galho

    E aos amigos

    Que me esqueceu

     

    Venha j Cunha

    Venha  por favor

    Não fique triste

    Sua algema é a mais polida

    Sua cela  será a mais bonita

    Que um presidente já conheceu

     

    DOS SILVAS PARA CUNHA

     

  35. Coincidências

    Ai ! as coincidências tão bem planejadas ! Depois do Temer, o Fachin e seu encontro c/ senadores do PSDB, seu voto após o encontro , a Nota do Brasil e agora os “podres” do Renan. A conspiração está sendo feita por uma orquestra muito bem “orquestrada”.

    1. E bota “orquestrada” nisto!

      O “maestro” (quem será???) balança o ombro direito e lá vem de novo o Cerveró a revelar malfeitos de Renan. E para não deixar ninguém desconfiado, o maestro sacoleja o dedo e Cerveró inclui ninguem menos do que o inesquecível Jader Barbalho como  co-recebedor de propinas: 

      http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/12/17/cervero-diz-que-pagou-us-6-milhoes-em-propina-a-renan-e-jader-barbalho/

       

       

  36. Ciro Gomes na Fazenda

    Nassif, como a saída do Levy é questão de tempo, só há uma alternativa a Dilma: ou cai à esquerda, ou à direita. Com os movimentos sociais doidos para apoiar e salvar o governo, é preciso fazer algum tipo de aceno.

    Ciro Gomes é um dos principais defensores do governo e seria a escolha lógica para dar uma guinada a esquerda para o governo. Seria a única coisa capaz de animar a militância e estancar a sangria.

    Mas, como Dilma é Dilma, vai nomear o Nelson Barbosa.

  37. Um comentário

    Apenas um comentário: os ditos “desinvestimentos” da petrobrás são – para dizer o mínimo – um desastre.

    Para o país, para o emprego, para a renda do trabalhador, para a geração de impostos e para a própria empresa.

  38. E VIVA O STF !

    Desta vez realmente o STF mostrou que pode ser honesto de vez em quando ! O bicudo que perdeu, até despediu-se mais cedo, pq ia viajar rárárá.

    E agora Cunha ?

    E agora Temer ?

    E agora Aécio ?

    E agora José serra ?

    E agora Tassinho Jereissati ?

    E agora Aluísio ? FHC ?

    E agora PSB, vai voltar ?

    E agora Reali, Hélio Bicudo

    Silêncio ensurdecedor !

  39. Janeiro

    Esse Janeiro vai ser movimentado, mas pode ser o começo da calmaria no Brasil. Com o recesso, ou melhor dizendo, a trégua parlamentar, o jogo do “processo de impeachment” contra a presidenta Dilma e da cassação de Cunha vai esfriar apenas no gramado, pois vai estar fervendo nos bastidores. No entanto, o governo tem mais armas e pode com o descanso fazer uma ofensiva final fulminante.

    Em termos políticos, a volta de Picciani significa que o PMDB ainda está dividido e não está sob o controle de nenhuma ala. Mas a base aliada deve ter cuidado na negociação da comissão especial. Fazer uma comissão que seja capaz de atingir um consenso com setores razoáveis da oposição. Por exemplo, monitorar cada partido da base e forjar consensos para que não haja mais tumultos. Janeiro é tempo de sobra para traições e dissidências, mas também pra fazer conciliação. A sucessão de Cunha já deve ser articulada. Seu afastamento pelo STF já traria um alívio, mesmo sendo sucedido por Waldir Maranhão, acusado na Lava Jato. Assim, a aprovação da DRU já pode ser encaminhada. O processo de impeachment, se possível, deve terminar até março de 2016.

    Na economia, a mudança de direção da Fazenda deve ser acompanhada também por uma mudança no Bacen. Reconhecer a realidade de que a inflação é derivada do câmbio, bem como do mal ambiente político. Menos juros, menos recessão, menos desemprego. Tolerar uma pequena desvalorização, não faria mal. A abertura do câmbio na Argentina só vai fazer as reservas deles serem apropriadas por especuladores, o que vai enfraquecer o governo Macri. O setor externo vai ajudar a economia do Brasil. Por mais que a CPMF muito provavelmente não passe, a volta da DRU, somada a uma melhora significativa do ambiente político.

    O sucessor de Levy precisa vir com o espírito de 16 de dezembro. Esse espírito é de menos cortes no orçamento, menos arrocho salarial, mais diálogo, mais crédito, mais investimentos, mais progresso. Ele precisa ser alguém comprometido com os interesses da classe trabalhadora, mas que saiba dialogar com a parte civilizada do empresariado. Mostrar que o Brasil só anda com trabalho, não com mimimi. Que saiba que o pais não aceita retrocesso para quem melhorou de vida de 2003 a 2014. Não precisa ser um grande economista, nem mesmo ser economista, mas que saiba lidar com os números e veja o reflexo deles na vida das pessoas. Ele precisa conquistar os votos no Congresso, o apoio na população e se impor ao mercado. Ele precisa ser gente, estar com a gente.

    Boas Festas e um 2016 melhor para quem luta por um Brasil melhor

  40. O stress dentro do PMDB É

    O stress dentro do PMDB É GRANDE!

    Não me surpreenderia se estiver acontecendo, de forma velada, chantagens e/ou pressão sobre membros do partido!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador