Lira e Pacheco preparam proposta para preservar orçamento secreto, diz jornal

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Essa seria uma última manobra para tentar evitar a extinção do mecanismo pelo STF, que começa a julgar o tema amanhã

M. Camargo – Agência Brasil

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), devem apresentar uma proposta de resolução estabelecendo novos critérios para a aplicação do dinheiro do orçamento secreto.

Essa seria uma última manobra para tentar evitar a extinção das emendas de relator pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começa a julgar a constitucionalidade do tema nesta quarta-feira (7), informou o O Globo.

Segundo interlocutores no Congresso, uma minuta começou a circular na segunda-feira (5) e estabelece que a distribuição dos recursos deverá ser de acordo com o tamanho de cada bancada e metade do dinheiro deverá ser destinado ao gasto com saúde.

Na prática, os partidos com mais parlamentares devem receber a maior parte da verba, que será administrada pelos líderes de cada partido no Congresso. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Fim do orçamento secreto?

Nos bastidores, tudo indica que a maioria dos 11 ministros da Suprema Corte está disposta a extinguir as emendas de relator, embora uma parte seja à favor da adoção de medidas que dêem mais transparência aos critérios de destinação dos recursos. 

A ideia da extinção teria ganhado ainda mais força com a articulação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nos últimos dias conversou com pelo menos cinco ministros e se manifestou pelo fim do mecanismo.

Em contrapartida, petistas já garantiram a Lira que não irão se opor à continuidade do orçamento secreto, tendo em vista a necessidade de aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) da Transição.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Espero que essa “capitulação” da bancada petista seja apenas apaziguadora, enquanto não sai a decisão do Supremo que, embora dividido, talvez vote pela extinção do orçamento secreto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador