Na crise com Ucrânia, o inverno é o grande aliado de Putin

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Paulo F.

Do Diário de Notícias de Lisboa

General Inverno virá em socorro de Putin

por Leonídio Paulo Ferreira

Quem leu como foram derrotados Napoleão e Hitler sabe que o frio é a arma secreta da Rússia. Em 1812, esmagou os franceses. Em 1942-1943, desferiu aos nazis um golpe fatal em Estalinegrado. Promete ser agora decisivo na crise na Ucrânia, explicando por que Putin prolonga o braço-de-ferro com o Ocidente. Quando o Leste Europeu gelar, o Kremlin tirará vantagem.

Talvez se deva falar antes em xadrez e não em braço-de-ferro para explicar esta crise iniciada quando o presidente Ianukovich desistiu de uma parceria da Ucrânia com a União Europeia. Manter-se na órbita de Moscovo, tradição há quatro séculos, valeu-lhe ser deposto ao fim de três meses de protestos. Mas a queda do aliado não foi um xeque-mate para os interesses do Kremlin. Aproveitando que o poder caíra na rua em Kiev, Putin promoveu a revolta da maioria russófona da Crimeia, que num referendo-relâmpago em março virou as costas à Ucrânia.

Um triplo objetivo foi assim atingido: advertir os novos líderes ucranianos do risco de se lançar nos braços do Ocidente; mostrar à União Europeia e à NATO que os interesses estratégicos são intocáveis (Sebastopol, base da frota do mar Negro, fica na Crimeia); garantir o apoio da opinião pública russa para uma partida dura, que traria sanções económicas.

Não se pode dizer que as jogadas posteriores de Putin tenham sido da mesma valia. A revolta da população russa no Leste da Ucrânia mostrou que alguns peões não são controláveis. Basta pensar no derrube do avião malaio em junho ou na recente bazófia de um chefe rebelde de que soldados russos combatem ao seu lado, mas a título privado, pois abdicaram das férias. Nem Putin quer pôr em causa a respeitabilidade da Rússia nem é seu estilo falar quando mexe peças.

Ao cortar os direitos dos russófonos de Donetsk, os chefes de Kiev cometeram um erro grave, que o entretanto eleito presidente Porochenko tenta corrigir. Daí a prever-se que Putin anexará o Leste ucraniano é abusivo. Os objetivos iniciais mantêm-se, e fora o bluff, soma-se a exigência de um sistema federal na Ucrânia. Para tal precisa de ganhar tempo. Talvez consiga.

Não só Kiev tarda em reconquistar Donetsk, como vê surgir nova frente em Mariupol. A NATO levanta a voz mas nem imagina uma guerra com a Rússia. E a União Europeia, por muitos ultimatos que faça, revela as divisões ao escolher para presidente do conselho um falcão, o polaco Tusk, mas a entregar a diplomacia a uma italiana com fama de apaziguadora.

Com a chegada do frio, Moscovo terá meios para retaliar: é que os bálticos dependem 100% do gás russo, a Polónia 59%, a Alemanha 37%. Além do aquecimento das casas, esta última tem de manter competitiva uma economia que abdicou do nuclear. A própria Ucrânia precisa do gás para não gelar. É pois no General Inverno que Putin aposta para acabar um jogo que não pode perder.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pobre criança…

      Só os tolos e os animais de viseiras enxergam as coisas compartimentadas…

      O general inverno salvou a Europa duas vezes: de Napoleão, e de Hitler…Ou o “jênio” imagina que a frente da Normandia (dia D) seria possível sem a frente oriental?

      Irônica e tragicamente, os milhões e milhões de soviéticos mortos na operação alemã Barbarossa salvaram o formato deste mundinho ocidental onde flanam idiotas colonizados…

      Como se vê, a realidade é quase sempre mais complicada que parece, mas tem gente que insiste em filtrá-la pelos limites da própria ignorância…

      deus se existir, não é matemática, é propaganda…

      1. O mundinho ocidental, que vc

        O mundinho ocidental, que vc renega e onde vive muito bem diga-se, foi defendido pelos fuzileiros caipiras americanos de Utah, do Kentucki e do Alabama…

        Falta de respeito aos guris que desembarcam em Omaha..

         

        1. Ignorância ou maldade?

          Os fuzileiros caipiras só entraram na guerra no final de 1944. Não chegavam a 50 mil. Antes, a URSS segurava a invasão de 3,5 milhões de nazistas em suas terras desde 1941. Portanto, mais de um inverno. E já estavam a caminho de Berlim quando finalmente abriram uma segunda frente. Vai gostar de fuzileiro americano lá em Miami. 

          1. Putz, como vc é mentiroso, a

            Putz, como vc é mentiroso, a America entrou na II World War em 7 de dezembro de 41 depois do ataque japones a Pearl Harbor em Oahu, Hawaii. Para teu conhecimento, a URSS de Stalin era aliada dos Nazis até antes de Barbarossa ou não lembras do acordo Molotov-Ribbentrop?

            Vc  é muito mentiroso, até dira velhaco. 

            Para defender o teu mundinho infame atras do teclado, os americanos lutaram no Pacífico, Äfrica do Norte, na Grécia, Sicília, itália, França. 

            Vai tomar vergonha na cara rapaz…

             

          2. Você não é nada Free

            Meu caro, vc estava falando da Europa, de como seus idolatrados fuzileiros a salvaram na Normandia.  Coloquei dados, vc não os contestou, preferiu o diversionismo maroto. Sustento e provo com fontes. Tente o mesmo para provar que seus amados fuzileiros derrotaram o nazismo. 

          3. Velhaco, não tens honra de

            Velhaco, não tens honra de encarar as 500 mil mães que perderam seus filhos em Guadalcanal, Ivwo Jima e Omaha…assim como as 20 milhões de mães russas e alemãs que perderam seus filhos em Stalongrado e Kursk. Vai te internar doente.

          4. Um aviso

            Aqui é um espaço nobre para o debate. Se você não tem argumentos para melhor qualificá-lo, fica feio perder com xingamentos. Há outros lugares na web mais apropriados para sua raiva.

    1. Véio…

      Não sei se, mas provavelmente, vc é um dos que criticam as “intervenções” americanas em outros países defendendo a autodetermição do povos. A Ucrania já sofreu demais na mão dos russos (pesquise a grande fome), não precisam passar novamente por esse calvário….

  1. Nassif
    Quem tem um general

    Nassif

    Quem tem um general chamado  “energia”,  tem poder…..

    E ele negocia somente com a Merkel, que hoje é o unico poder que ele respeita na Nato.

  2. Tiro no pe. Onde os economistas.

    Para atender ao chefinho a europa oeste perde o parceiro economico e supridor de energia indispensavel, e nem uma palavrinha dos ” economistas”. Cada vez acredito menos nos tais especilistas, alias eles so confirmam que sao pessimos.E a europa cai ainda mais. Se eh queh possivel.

  3. É impressionante como, em

    É impressionante como, em duzentos anos, as potências ocidentais ainda não aprenderam que mexer com a Rússia é encrenca…

  4. aos russos o que é deles
    Não temos jornalismo serio em se tratando de interesses dos EUA. Quem se beneficiou da queda do avião? Quais as provas de que foram os pro Rússia? Que tal alguma menção as lideranças nazistas de Kiev? Qual a razão objetiva da Europa entrar numa “fria” pelos EUA? Acelera-se a desdolarizacao da economia. Armas sem dim dim…

  5. Minha preocupação é somente

    Minha preocupação é somente uma.

    Quando a Russia quebrar com as sanções economicas o nosso dinheiro do fundo dos BRICS poderá ser utilizado para socorrer o ditador. Não quero meus impostos socorrendo ditadores.

    SDS

    1. Por favor, estude as relações económicas da Russia e

      as dos seus vizinhos “ocidentais”; se tiver preguiça leia com cuidado o texto e vai ver quem vai “quebrar” primeiro.

      Vou te ajudar um pouco: a Polônia depende muito do gaz natural da Rússia…

      Fora o fato que nenhum pais “quebra” com sanções econômicas sobre produtos de consumo que a Rússia pode comprar de pais não alinhados com a OTAN…

        1.   Não dá pra comparar Rússia

            Não dá pra comparar Rússia com Cuba. É o mesmo que comparar Paraguai e Alemanha.

            De mais a mais, o embargo à Cuba afeta não apenas o que entra no país, mas até EMPRESAS que tenham interesse em negociar com a ilha. Embargos não possuem todos o mesmo alcance.

      1. Caro Lionel
         
        A Russia é tao

        Caro Lionel

         

        A Russia é tao dependente da Europa quanto os paises europeus do gas Russo. O tempo dirá, mas as consequencias para a Russia poderão ser devastadoras (em minha humilde opinião). Não entendo um país como o Brasil, que depende de dinheiro externo para fechar suas contas e cada vez mais depende de dinheiro externo para investimentos se alinhar á países como a Russia. Só temos a perder. O modelo Russo, principalmente politico, não é exemplo para o Brasil. Nao queremos ser império, apenas queremos um país mais justo e desenvolvido.

    2. “Não quero meus impostos

      “Não quero meus impostos socorrendo ditadores”, Isoo já ocorre e é protegido por sigilo, a lei de transparência não vale as vezes.

    3.   Mas Carlos uma das razões

        Mas Carlos uma das razões da existência do banco é justamente essa, pois se fossem ao  FMI estariam com certeza correndo o risco de  empurrarem goela abaixo as receitas conhecidas ,iguais as que o nosso subserviente mor recebeu e que quebrou nosso país três vezes. E Rússia quebrar em funções das sanções? Os europeus que entraram nessa conversa dos EUA já estão sofrendo as suas conseguências.

    4. Tah vendo Nassif quando eu

      Tah vendo Nassif quando eu digo que o penso enche a boca e diz ” Meu dinehiro”? E vc ainda acha que a massa nao precisa ser educada a pretexto de isso servir para tirar a responsabilidade dos governantes?

      Esse comentario nao eh ponto isolado. Muita gente enche a boca e diz “meu dinheiro” para ditaduras etc. Mas o dinheiro eh de todos, logo, nao eh de ninguem. Isso eh fruto de deseducacao pura.

  6. Se o desinteresse americano

    Se o desinteresse americano no Iraque e Afeganistão, depois da terra arrasada, está ligado à exploração do petróleo de xisto e sua independência  energética, por outro lado pode ser explicado pelo seu novo foco no leste europeu. Muito preocupante este cenário para o mundo. 

    1. Americanos

      Vejo que o único interesse norte-americano é no financiamento de sua indústria bélica que é poderosa e está a serviços dos empresários gananciosos espalhando ódio e desunião no mundo inteiro. Aqui se faz, aqui se paga. Não podem reclamar quando uma célula terrorista é ativada e tragédias acontecem.

  7. Jogadores irracionais

    O comportamento dos líderes europeus nessa questão é inaceitável e totalmente Irracional. Quanto ao comportamento histérico de Polônia, Lituânia, Estônia e Letônia, cheg ser engraçado que, em uma guerra total com a OTAN, mesmo com a derrota Russa, estes países seriam totalmente arrasados.

    Duas guerras mundias travadas na Europa, com uma destruição considerável e perda da hegemonia para os Estados Unidos, que em duas guerras, foram atacados APENAS no Havaí e nas Aleutas. Depois disso, eles ainda acham que a terceira guerra é vantajosa ??

    A Entrada da UE na União Européia não traria benefício NENHUM ao bloco no curto prazo, que teria que ajudar a reconstruir a devastada economia Ucraniana. A Mais prejudicada seria a POLÔNIA, cujos trabalhadores desqualificados sofreriam a concorrência da mão-de-obra Ucraniana. Mesmo assim, muitos líderes anti-Europa em seus países foram em Kiev apoiar o Maidan. 

    Os líderes Europeus constantemente tem atitudes que não trazem benefícios nenhum a seus países, e muitos aos Estados Unidos. São os “jogadores irracionais” previstos na teoria dos jogos. As aspas se devem ao fato de que a priori nenhuma estratégia é considera irracional. Mas há o jogador considerado irracional, pois é aquele que não respeita as próprias preferências, talvez por que nem ele tenha claro em dada altura, quais são seus reais interesse num processo de disputa. Observa-se uma incongruência entre o que se quer e o que se faz. O contraponto seria o jogador racional, que faz escolhas com a finalidade de consecução de seus reais interesses.

  8. Jogador Irracional

    Os líderes Europeus são dignos de vergonha !!!! 

    São os Jogadores “Irracionais” previstos na teoria dos jogos. As aspas se devem ao fato de que a priori nenhuma estratégia é considera irracional. Mas há o jogador considerado irracional, pois é aquele que não respeita as próprias preferências, talvez por que nem ele tenha claro em dada altura, quais são seus reais interesse num processo de disputa. Observa-se uma incongruência entre o que se quer e o que se faz. O contraponto seria o jogador racional, que faz escolhas com a finalidade de consecução de seus reais interesses.

    A entrada da Ucrânia na UE não traria NENHUM benefício ao bloco. Se gastaria um dnheiro que não-se tem para recuperar a economia do país. OS mais prejudicados seriam os Poloneses, cuja mão-de-obra pouco qualificada sofreria com a concorrência dos Ucranianos, mas se é para humilhar a Rússia eles são a favor. Na sequencia da escalada na Ucrânia, os mais belicosos são justamente Polônia e os estados Bálticos, fronteiriços com a Russia e que temem alguma intervenção futura, mas que no caso de uma 3ª guerra mundial, mesmo com a provável derrota Russa em uma guerra convencional, sairiam devastados. Ser Belicoso na posição dos Estados Unidos, do outro lado do Atlântico ou os Ingleses bem a Oeste da Russia é uma coisa. Ali do lado é outra. Além das sanções que prejudicam a economia destes países fortemente. Só dinheiro na mão de alguns líderes explicaria tal comportamento, pois os líderes Europeus se mostram totalmente incompetentes.

     

     

     

     

  9. Como a BBC no Reino Unido estah desenhano Putin

     

    Chega ser hilario. Depois das evidencias que a queda do aviao foi causada pelos ucranianos, os europeus insistem em mais uma vez serem buchas dos EUA. A BBC nao para de pintar o demonio Putin e as pessoas aqui jah chegaram a falar em ressurgimento da URSS (pausa para muitos risos). A propagando anti-comunista da decada de sessenta parece aqueles efeitos radiotivos que duran decadas e mais decadas fazendo surgir pessoas que veem comunismo ateh mesmo quando vao doar sangue, eh o mundo da direitolandia.

  10. Papo furado

    Esse história de general inverno não passa de um papo furado. Desculpa de perdedor. Como disse o marechal Chuikov após a  guerra: “Não existia estrada pavimentada ou clima quente para os combatentes soviéticos. O terreno era igual para todos. Os comandantes alemães tinham conhecimento, mas só se tornaram sábios depois da derrota.”

  11. BRICS
    Putin fez mais uma jogada,ao anunciar a União Européia que parte de produtos e serviços que mantinha com ela e com o bloqueio buscou outras alternativas,ou seja China e America Latina,e que com isso são irrecuperaveis parte deste comercio.Blefe,pressão,tirar a influencia Yanke do jogo ou tudo isto junto.

  12. a divina propaganda

    a divina propaganda anglo-saxonica parece que pode tudo.

    cria e expande os fatos que cria.

    a nossa grande mídia só copia isso.

    demoniza a rússia sem analisar o contexto histórico em que essa grande nação se desenvolvu, embora admita seu erros na era stalin, que como muitos sabem, acabou.

    só os raivosos acreditam no imperialismo russo.

    é só uma grande nação querendo sobreviver.

    parece simples?

  13.  
     
    O atual governo ucraciano

     

     

    O atual governo ucraciano é controlado por defensores da política hitlerista. Certos  comentários indicam que desejam o retorno do nazismo .

    Quem enfrentou setenta ( 70% ) do exército do Hitler foram os russos .

    Aliás o término dos bombardeios sobre a Inglaterra foi devido a guinada para exterminar o regime soviético . Enfim a URSS salvou a  pátria da rainha .

    É a história e não istória .

     

     

  14. o general inverno derrotou os

    o general inverno derrotou os alemães porque esses foram imprudentes, Hitler imaginava que venceria a URSS antes do inverno, por isso não fez preparativos para enfrentar essa situação!  E realmente teria vencido se não fosse obrigado a salvar Mussolini do fiasco na invasão da Grecia, isso atrasou a operação Barbarossa em 3 meses, esse tempo fez a diferença, pois quando estavam para tomar Moscou começou o inverno com tamanha intensidade que ficou impossivel para as tropas de moverem!  

    tres meses antes, certamente Moscou teria caido e a URSS cairia em breve!  

    Hoje duvido muito que a europa ocidental seja pega desprevinida nesse inverno!  as reservas de combustivel devem estar elevadas!  e a Russia sem vender gas perde parte consideravel de suas receitas!  E mais que provavel que a Russia se torne uma colonia chinesa!

     

     

  15. Bobagem histórica
    Quem leu como foram derrotados Napoleão e Hitler sabe que o frio é a arma secreta da Rússia. Parei aqui.Quem leu o que presta, sabe que nem em um caso, nem em outro, o frio foi o fator decisivo, muito menos “arma secreta”, já que todos que invadiram a Rússia sabem muito bem qual é o clima que ela possui.

    1. Você realmente não conhece historia mein freund…

      Hitler pretendia chegar a Moscow antes do inverno, porem não contava com a resistencia russa, OS ALEMÃES NAO ESTAVAM PREPARADO PARA O INVERNO RUSSO… os panzers congelavam assim como varias tropas… qualquer pessoa que ja estudou o assunto sabe disto.

  16.  
    Os arrogantes mercenários

     

    Os arrogantes mercenários que servem à industria militar norte-americana, são muito bons de marketing. Aliás, quase cometo uma injustiça, são bons também em torturar prisioneiros, haja vista o que fazem no presídio clandestino em Guantánamo.

    E, de suas práticas doentias na Prisão de Abu Ghraib  no Iraque. Onde seus deformados soldados e soldadas massacravam, torturando covardemente seus prisioneiros. Depois, quando a zorra se volta contra seus criadores, estes bandidos se assustam com as deformidades de carater que disseminaram entre os povos árabes.

    Plantam tudo que não presta ao derredor do mundo, depois, querem receber carinho de suas vítimas. Não dé né seus merdas. Nem todo mundo é cretino como alguns dos vira-latas daqui da terrinha. Anos de subserviencia, deterioraram a musculatura, vergando suas colunas. Habituaram-se a  tomar pontapé na bunda e se babam todo ao visualizar um borzeguim Yanque. Logo se pondo a balançar o rabo. Parece sofrer de reflexo condicionado.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador