Nova ordem mundial é a das novas alianças constantemente formadas

Jornal GGN – As diferentes crises políticas e sociais que estouram em diversos pontos do globo mostram a necessidade do entendimento de que há uma nova ordem mundial se formando, onde novas alianças precisam ser formadas e mantidas para além de pormenores ideológicos. O Ocidente, antes na liderança das diplomacias mundiais, precisam se adaptar à nova realidade.

Opinião: Ocidente precisa reagir à nova ordem mundial

Por Alexander Kudascheff

Ucrânia, Síria, Iraque: tanto os conflitos violentos quanto a constante formação de alianças inesperadas marcam mundo atual. Ocidente precisa reagir a essa realidade, opina o redator-chefe da DW, Alexander Kudascheff.

O mundo está sendo abalado por crises dramáticas. Na Ucrânia. E ainda mais no Oriente Médio, mesmo que um novo cessar-fogo de cinco dias entre Israel e o Hamas permita uma pausa para respirar. Na Síria, a guerra civil prossegue com intensidade homicida, embora quase que despercebida: em breve se atingirá a marca de 200 mil mortos, num país em dissolução.

E no norte do Iraque, o mapa territorial está sendo retraçado por uma soldadesca inimaginavelmente brutal, que ultrapassa todos os limites em nome de Alá, e cuja área de dominação já se estende da cidade de Aleppo até o Curdistão iraquiano: o chamado “Estado Islâmico” (EI). O EI pretende destruir a ordem vigente, ele não reconhece fronteiras, Estados ou governos: para ele, o que conta é apenas sua própria interpretação do Alcorão.

E isso abala a diplomacia, pois, de repente, as antigas concepções não valem mais. Os Estados Unidos apoiam os curdos – e, portanto, indiretamente, os xiitas em Bagdá e em Teerã – na luta contra os terroristas do EI. O país dá essa ajuda à própria revelia, pois, na realidade, ele quer uma troca de poder e de política no Iraque, e suas relações com o Irã prosseguem tensas e abaladas.

Na Síria, os EUA também não sabem se insistem na queda do tirano Bashar al-Assad, pois isso abriria o caminho para a Frente Al-Nusra, que eles combatem no norte do Iraque. Uma desordem diplomática para a qual não há respostas fáceis.

O prêmio Nobel da Paz Barack Obama decidiu-se cedo por uma retirada de tropas do Iraque. Ele não acredita nos êxitos das intervenções militares e, no entanto, teve que interferir agora. O papel dos EUA no Oriente Médio se desgastou. Antes, o país era considerado insubstituível, devido a suas estreitas conexões estratégicas com Israel e com as monarquias e países árabes conservadores e com lideranças autoritárias, como o Egito, a Jordânia e a Arábia Saudita.

Porém, Obama tem fama de fraco, indeciso, hesitante e incapaz de se impor. Nem mesmo Israel lhe dá ouvidos – como tem mostrado, nos últimos 12 meses, a vã “diplomacia de ponte aérea” do incansável secretário de Estado John Kerry. Israel segue sendo o parceiro dos EUA, porém, age de forma mais autônoma do que nunca.

Na grande crise europeia em torno da Ucrânia, por outro lado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se revela um mestre da falta de transparência tática. Depois da anexação da Crimeia, será que ele também pretende avançar sobre o leste ucraniano? Será que só quer desestabilizar a região? Ou quer desestabilizá-la para depois anexá-la?

Será que o desafio de Moscou se dirige apenas ao malquisto governo em Kiev, ou por trás dele se esconde a gritante ambição de poder de um novo imperialismo russo, que se insere no vácuo político aberto pelos EUA, tão ocupados consigo mesmos, e pela hesitante e indecisa União Europeia?

As sanções do Ocidente contra os russos apresentam os primeiros efeitos, mas o clima vai se congelando; e apenas telefonemas, até mesmo da chefe de governo alemã, Angela Merkel, não bastarão para desfazer o nó ucraniano. Como a Rússia foi excluída do círculo do G8, é a UE que precisa, em primeira linha, encontrar uma via de acesso ao Kremlin.

A Alemanha, por sua vez, – que desde o início do ano vem debatendo, com maior ou menor alarde, sobre um maior engajamento político no mundo – é forçada a assumir um novo papel.

O país é uma potência líder e sua opinião é escutada. Contudo, Berlim precisa avançar ainda mais, não pode se esconder por trás da UE na esperança de não ter que assumir nenhuma responsabilidade. A Alemanha precisa assumir uma posição definida: na crise da Ucrânia, sem dúvida, e possivelmente mais ainda no caso do norte do Iraque.

Se o “Estado Islâmico” age com brutalidade quase sem precedentes, se seres humanos são massacrados, assassinados ou expulsos de seus domicílios, então, Berlim não pode se acomodar em seu bem estar e prosperidade e esperar tranquilizar a própria consciência com alguns milhões e entregas de ajuda humanitária.

No entanto, as intervenções militares das últimas duas décadas foram raramente acompanhadas de sucesso. Isso vale tanto para o Afeganistão como para a Líbia – onde a derrubada de Muammar Kadafi transformou a ditadura de um homem só num “Estado caído”.

O mundo ficou mais difícil de compreender. A nova ordem mundial é uma ordem em que novas alianças são constantemente formadas. Pois quem poderia ter imaginado, apenas alguns meses atrás, que o mundo se colocaria do lado dos curdos? Ainda mais com a intenção de que combatentes peshmerga vitoriosos desenvolvam uma nova consciência curda e que talvez exijam a fundação de um Estado curdo transfronteiriço!

Entre os polos da superpotência americana em retirada, as pretensões neoimperialistas de Moscou e uma China que, por enquanto, muitas vezes ainda age à sombra da política mundial, é necessária uma política externa nova e livre de preconceitos por parte da UE e, sobretudo, da Alemanha. E isso numa época sem certezas diplomáticas.

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é uma nova ordem mundial,

    Não é uma nova ordem mundial, é um novo caos mundial, como foi o periodo 1919 a 1939, ordem mundial tem regras, estabilidade e previsibilidade, como ocorreu entre o Congresso de Viena de 1815 e o fim da Belle Epoque q914, ou como foi da Conferencia de Potsdam em 1945 ao fim da URSS em 1990.

    Hoje há uma nova DESORDEM mundial, onde nenhum Pais cria o faz impor regras nas relações internacionais.

    1. AA

      Você

      Só entende o velho mantra do um manda e todos os outros obedecem.

      Não percebe, nem dentro do seu lar, que o mando está compartilhado.

      Não entende que democracia é participação de todos e respeito mútuo.

      Não percebe que o mundo não é mais unipolar.

      1. Meu caro, a historia

        Meu caro, a historia conhecida tem 10 mil anos, desses o mundo viveu muito parcialmente em democraciarquando muito por 100 anos, o resto do tempo e do espaço o mundo viveu sob regimes AUTORITARIOS, portanro o regime do Estado  democratico de direito nunca foi preponderante nem cronologicamente e nem espacialmente, é uma exceção  chamada Estado Democratico tem imensas imperfeições, funciona muito mal na opinião da maioria dos habitantes de paises democraticos. O Brasil em 192 anos como Pais teve apenas 47 anos de democracia, portanto não é a regra, é a exceção.

        A Russia e a China não são democracias e são admiradissmas pela esquerda brasileira, assim como é Cuba e Coreia do Norte, para a esquerda a democracia só é boa quando estão no Poder, como até as tartarugas sabem.

        1. O senhor, que já alegou ter

          O senhor, que já alegou ter recebido favorzinhos da ditadura(que torturou e assassinou cidadãos brasileiros)criticando a falta de Democracia alhures?

          E a ditadura brasileira?Dessa o senhor gosta, assim como toda ditadura sanguinária apoiada pelos EUA.

           

    2. Completamente ERRADO.
      O caos

      Completamente ERRADO.

      O caos é provocado por essa tosca visão binária da realidade(esposada por conservadores como o senhor)e não pelo contrário. A estabilidade(relativa, foi um período convulsionado por revoluções)oriunda do Congresso de Viena se baseava na concepção de uma ordem internacional MULTIPOLAR, o mesmo que é defendido por coalizões como os Brics, e rejeitadas pelos orfãos da guerra fria(como o senhor)capitaneados pelos EUA e seus aliados.

      A instabilidade pós-Viena se deve justamente ao antagonismo e enrijecimento das alianças, polarizadas entre dois blocos de páises. Essa polarização(o modelo da guerra fria, defendido pelos EUA)sempre foi causa de instabilidade no mundo.

      Dizer que a guerra fria foi um período de estabilidade, só porque não houve uma guerra nuclear entre as grandes potências(que guerreavam por procuração em todo o globo)é de um primitivismo e ignorância inacreditáveis. O período foi marcado por incontáveis conflitos em todo o globo, ditaduras sanguinárias, tudo isso inflamado pela tosca disputa ideológica da guerra fria. Leia um livro uma vez na vida.

      1. O nome desse grupo é “América

        O nome desse grupo é “América do Sul”, uma determinação geográfica, óbvio que o Brasil deve cultivar relacionamentos positivos e amistosos com seus vizinhos, só alguém muito ignorante pra não perceber isso, ainda mais considerando que Venezuela e Argentina possuem alguns dos principais mercados para os produtos brasileiros.

         

      2. Bolívia, Equador, Venezuela,

        Bolívia, Equador, Venezuela, Argentina, Uruguai, sim, respeitemos nossos vizinhos da América do Sul, inclusive constitui um dos princípios fundamentais de nossa República buscar a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, caro Motta, que pena que vc tenha nascido neste pedaço de terra que tanto lhe incomoda.

        1. Nada a ver. Não inclui

          Nada a ver. Não inclui URUGUAI e tampouco trata-se de integração do Brasil com America do Sul, são questões distintas,

          faleri da aliança IDEOLOGICA do Brasil com os paises bolivarianos.

          A primeira integração que caberia e eu defendo para a America do Sul é de ENERGIA e essa nem começou e dificilmente ocorrerá enquanto existirem paises bolivarianos que são inintegraveis, nada com eles pode funcionar porque nenhuma insituição financeira internacional financia algum projeto onde eles estão numa ponta.

  2. Caro Alexander,
     
    O que está

    Caro Alexander,

     

    O que está em jogo na nova ordem mundial é o enfraquecimento poltíco-econômico de uma superpotência(EUA) que para sobreviver depende fortemente da compra de seus títulos podres(por China, Japão Brasi, etc) ou seja, na manutenção do padrão-dólar nas transações  internacionais e da contínua fabricação de guerras quentes mundo afora para fazer rolar a sua economia de guerra, é o tão propalado complexo industrial-militar tão bem vaticinado pelo ex presidente norte-americano Dwight Eisenhower.

    É ultrajante que os EUA e as potências ocidentais(Reino Unido e França principalmente) por intermedio da OTAN tenham invadido e arrasado a Líbia, a Síria com o subtefúrgio de defender os direitos humanos destes povos, causando a morte de aproximadamente 100.000 e 200.000 mortos, respectivamente, isto sem falar nos fiascos do Iraque e Afeganistão. Destruiram a infraestrutura destes países e o que se fala é que a Grâ Bretanha, por exemplo, tenha gasto  aproximadamente 1 bilhão de libras para bombardear a Líbia e teria ganho em troca mais de 200 bilhões de libras em contratos para reconstrui-lo e movimentar a economia em frangalhos desde a crise de 2008, quer dizer, uma completa imoralidade destas potências paladinas da ética e da justiça.

    As Revoluçoes coloridas na Sérvia, Geórgia e Ucrânia, áreas que historicamente eram de influência russa, bem como o patrocínio escancarado da USAID e várias ONGs(uma delas do magnata George Soros) e amplificados pela CNN e BBC(o PIG internacional) à oposição de países como Líbia, Síria, norte da África , Iraque, Afeganistão, geram um mundo muito mais explosivo e perigoso, com desdobramentos imprevisíveis.

    A Rússia nada mais fez que defender as suas posições geopolíticas, interferindo na Ucrânia e na Geórgia( vide Ossétia do Sul) quando provocada.

    1. A Siria não foi invadida por

      A Siria não foi invadida por ninguem, a guerra civil é gente ruim de lá mesmo contra governo ruim, os EUA não ganham nada com essa situação, teria sido melhor a permanencia do governo Assad, mesmo sendo ruim.

      1. Jatos turcos invadiram a

        Jatos turcos invadiram a Síria, e os EUA lançaram foguetes(que foram interceptados pelos russos).

        Sobre a “gente ruim” da Síria, foram armados e treinados pelos EUA e aliados, os mesmos que treinaram e armaram Osama bin Laden e semelhantes. Eles também ensinaram “gente ruim” no Brasil a torturar e assassinar cidadãos brasileiros, estudantes, etc. Enfim, o tipo de gente ruim que o senhor admira.

      2. Não foi invadida com

        Não foi invadida com exércitos regulares como aconteceu no Iraque e no Afeganistão, porém os bombardeios que ocorreram pela OTAN para tirar do poder o Bashar al Assad e todas as operações de guerra psicológica, de influência midiática via CNN e BBC além das donações de filantrópicas de ONGs de “gente muito boa”(George Soros, Pentagono etc etc e etc) né mesmo Motta Araújo, ah sim isso ocorreu.

  3. Hipócritas………………………

    Realmemte uma bela análise de Alexander Kudascheff, redator chefe da DW, mas….

    No entanto, suas considerações, são tendenciosas a favor do Ocidente e suas politicas nem tão corretas para com o OM.

    Se como diz, o vácuo deixado pelos Estados Unidos, está propiciando o surgimento de uma NOM, e o perigo da expansão do EI, que segundo ele “não reconhece fronteiras”, tem um culpado que ele não menciona.

    Os Estados Unidos, como todos sabem, com os erros das invasões do Afeganistão, Iraque, Libia, com a desculpa de combater o terrorismo da Al Qaed, quando na verdade a farsa era apossarem do petróleo daqueles países, desestruturou todo o sistema daquela região, que bem ou mal, se mantinha estável.

    Agora vemos, no caso da Ucrânia, ele apoiar os golpistas, nazistas, para ampliar o poder da Nato, e isolar a Russia em seu próprio território, o que ela jamais irá permiter.

    Assim, o Sr. Alexander, em suas considerações de “… será….., ou…. e outras diversas ilações, pouco acrescenta ou dizer que a UE e a Alemanha têm que tomarem atitudes, quando todos sabemos que, a UE, depois da II Guerra, sempre esteve a reboque do Tio Sam, inclusive agora quando dos assassinatos em massa, perpetrados por lIsrael na Faixa de Gaza.

    Finalizando pergunto; Alguém tem moral para dizer que este ou aquele país está errado?

    São todos hipócritas, e quem sofre são os povos destes paises que nada entendem de geopolitica!!! 

     

     

  4. Artigo lixo, com todas as

    Artigo lixo, com todas as distorções da concepção “ocidental” de mundo. Só podia vir da DW, o PIG da Alemanha.

  5. Um trecho bastante

    Um trecho bastante ilustrativo do lixo que é esse artigo:

    Será que o desafio de Moscou se dirige apenas ao malquisto governo em Kiev, ou por trás dele se esconde a gritante ambição de poder de um novo imperialismo russo, que se insere no vácuo político aberto pelos EUA, tão ocupados consigo mesmos, e pela hesitante e indecisa União Europeia?

    “novo imperialismo russo” em áreas nas fronteiras da Rússia, com populações de etnia russa, tudo porque os EUA não estão conseguindo intervir nessas regiões de população russa(aparentemente, a intromissão dos EUA em territórios russos não é imperialismo).

    Na visão do autor, os EUA cuidarem de seus problemas internos(ao invés de intervir em outros países)é negativo, assim como a cautela da UE. Já a Rússia, intervir em conflitos em suas fronteiras, de populações russas, é “novo imperialismo”.

    Realmente, a Rússia é imperialista e belicista, basta ver a proximidade de seu território com bases militares dos EUA e OTAN.

     

  6. Uma peca da maquina de propaganda

    Artigo absolutamente vazio, medroso, e pedindo mais coragem da Alemanha para afirmar seus interessess num quadro mundial cada vez mais caotico. Uma grande perda de tempo. Mas o que podemos esperar do editor da DW. Por sinal, esta DW esta’ conseguindo um espaco cada vez maior no blog.

  7. Eu me pergunto qual o motivo

    Eu me pergunto qual o motivo dessa pobreza na análise jornalística. O artigo da DW é um show de chavões e imbecilidades completamente incompreensíveis para uma pessoa minimamente informada sobre o assunto.

    Por que o nível dos artigos divulgados pela imprensa são de tão baixa qualidade?

    E nem é o caso apenas do DW, Globo, Veja e afins, no próprio blog há o “especialista” em assuntos econômicos, históricos e diplomáticos – Motta Araújo – um completo ignorante em todos esses temas.

    Parece que jornalista é o profisisonal especializado em escrever chavões, reproduzir preconceitos e tentar manipular seus leitores e ouvintes. É isso mesmo?

    1. Pois é Daytona, eu lembro

      Pois é Daytona, eu lembro quando tinha 16 anos(faz só 19 anos) e li vários artigos muito interessantes em uma revista(Caros Amigos) e fiquei espantado com a qualidade e independência daquela publicação e desde então estamos reféns deste lixo jornalístico e televisivo ocidental. Digo há bastante tempo que o presidente Lula com toda a sua popularidade e a Dilma tb perderam a oportunidade de democratizar o acesso à informação em não submeterem ao Congresso Nacional e se engajarem na regulação dos meios de comunicação, ficar refém de um grupo de 05 ou 06 famílias que ditam as regras do jogo não dá.

      Espero que  após a vitoria da Dila este seja o ato de seu governo.

      1. Prezado Leonardo, concordo

        Prezado Leonardo, concordo com você, mas de DW, Globo, Folha, Veja e afins não devemos esperar difernete, só manipulações grosseiras e mentiras.

        O que me deixa perplexo é o fato de mesmo o jornalismo honesto, como o praticado pelo Nassif, apresenta a mesma falta de qualidade e baixo nível, com articulistas do nível de um Motta Araújo, ou um “geopolítico” como o Gunter. E isso não apenas o Nassif, mas outros também. Na verdade, acho que o Nassif é quem consegue manter o melhor nível, apesar de Mottas e Gunters.

        Como são selecionados esses articulistas?

  8.     O SABER LER A

        O SABER LER A SI:

                                                                 (ES.12.1)

    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM  ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

     

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba  com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

     

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)

     

                                           O SÉTIMO DIA

    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os  sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da  sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

     E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:

                                    E agora José? Ou melhor, Chico?…

  9.                           D I

                              D I V I N A   C O N  V  O C A Ç Ã O

    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7)  DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22)  ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:

    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:

    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21)  FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A  LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO:  (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR  AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: 

    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós  OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO:

    (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO:

    Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel:

    (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

     

     

  10.                              

                                                           C A L O T E   J U D I C I A L   I I

    PROCESSO No. 88026001-2 SEPULTADO  VIVO PELO “JUIZO” DA 14ª. VARA DA JUSTIÇA FEDERAL EM SÃO PAULO – SP – BR:

     

    Conforme comprovam os autos do Processo em apreço, a infeliz da “juíza” que engendrou a  injustiça que se consuma contra órfãos e viúva; o fez intencionalmente alegando falta de “IRRESIGNAÇÃO”; com o propósito de justificar a maldade e a covardia do seu vergonhoso  ato, por não conhecer a Deus e nem temer o Senhor:

    Se  houvesse um só JUSTO entre nós, esta injustiça já teria sido devidamente reparada, a exemplo da profusão de  injustiças sociais que tem sido praticadas descarada e impunemente há longo tempo:

    Entretanto, a maioria das autoridades brasileiras estão empenhadas em apurar fraudes, corrupções e desonestidades mutuas, sem capacidade e sem tempo para governar esta nação propensa ao caos.

     

    (TG.2.8) SE VÓS, CONTUDO, OBSERVAIS A LEI RÉGIA SEGUNDO A ESCRITURA: (JB.19.36) E ISTO ACONTECEU PARA SE CUMPRIR A ESCRITRA, (RM.2.24) POIS COMO ESTÁ ESCRITO: (SL.14.3) TODOS SE EXTRAVIARAM E JUNTAMENTE SE CORROMPERAM, NAO HÁ QUEM FAÇA O BEM, NÃO HÁ NEM UM SEQUER; (OS.4.12) PORQUE UM ESPÍRITO DE PROSTITUIÇÃO OS ENGANOU, E ELES, PROSTITUINDO-SE, ABANDONARAM  O SEU DEUS:

     

    (NE.9.10) COMO HOJE SE VÊ: (JÓ.9.24) A TERRA ESTÁ ENTREGUE NAS MÃOS DOS PERVERSOS, E DEUS AINDA COBRE O ROSTO DOS JUIZES DELA, (IS.5.23) OS QUAIS POR SUBORNO JUSTIFICAM O PERVERSO E AO JUSTO NEGAM JUSTIÇA: Para eles “a justiça era cega” até ao dia de hoje; (RM.10.3) PORQUANTO, DESCONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS E PROCURANDO ESTABELECER A SUA PRÓPRIA, NÃO ALCANÇARAM NEM SE SUJEITARAM A QUE VEM D DEUS:

     

    (IS.3.12) OS OPRESSORES DO MEU POVO SÃO CRIANÇAS , E MULHERES ESTAO A TESTA DO SEU GOVERNO:  OH! POVO MEU, OS QUE TE GUIAM TE ENGANAM E DESTROEM O CAMINHO POR ONDE DEVES ANDAR:

    (MQ.3.11) OS SEUS CABEÇAS  DÃO SENTENÇA  POR SUBORNO, OS SEUS SACERDOTES ENSINAM POR INTERESSE, E OS SEUS PROFETAS ADVINHAM POR DINHEIRO, E AINDA SE  ENCOSTAM NO SENHOR, DIZENDO: NÃO ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS? NENHUM MAL NOS SOBREVIRÁ:

    (2PE.2/3) E MUITOS SEGUIRÃO AS SUAS PRATICAS LIBERTINAS, E, POR CAUSA DELES, SERÁ INFAMADO O CAMINHO DA VERDADE; (1TM.4.2) PELA HIPOCRISIA DOS QUE FALAM MENTIRAS E QUE TEM CAUTERIZADA A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA:

    (IS.1.23) NÃO DEFENDEM O DIREITO DO ORFÃO, E NÃO CHEGA PERANTE ELES A CAUSA DAS VIUVAS: (2PE.2.3) TAMBÉM, MOVIDOS POR AVAREZA,  FARÃO COMÉRCIO DE VÓS COM PALAVRAS FICTICIAS (COMO IRRESIGNAÇÃO)  PARA ELES O JUIZO LAVRADO HÁ LONGO TEMPO NÃO TARDA E A SUA DESTRUIÇÃO NÃO DORME; (1PE.4.5) OS QUAIS HÃO DE PRESTAR CONTAS ÀQUELE QUE É COMPETENTE PARA JULGAR VIVOS E MORTOS; (LS.1.15) PORQUE A JUSTIÇA É PERPETUA E IMORTAL:

    (JB.15.20) LEMBRAI-VOS DA PALAVRA QUE EU VOS DISSE: (EC.34.26) QUEM TIRA A UM HOMEM O PÃO QUE ELE GANHOU COM O SEU AMOR, É COMO O QUE MATA O SEU PRÓXIMO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:

    Felizmente,  logo  já não terei necessidade de pão, pois em breve voltarei para junto de meu Pai, e então os gentios que roubaram minha aposentadoria da ordem de dois salários mínimos/mês,  poderão fazer bom proveito da mesma:

    (LC.6.27) DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OUTROS QUE ME OUVIS: (JB.14.2) NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS, VOU, POIS, VOS PREPARAR LUGAR: (AP.21.8) QUANTO AOS COVARDES,  AOS INCREDULOS, AOS ABOMINÁVEIS, AOS ASSASSINOS, AOS IMPUROS, AOS FEITICEIROS,  AOS IDOLATRAS, E A TODOS OS MENTIROSOS; A PARTE QUE LHES CABE É NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, A SABER: A SEGUNDA MORTE:

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  11.   CARTA AO BUSCADOR DE DEUS  

      CARTA AO BUSCADOR DE DEUS       (Jan 2002)

          ESCLARECIMENTOS iniciais:

          Este texto, e os q virão depois, parecerão insossos, sem objetividade e que não justificam a razão da perda de tempo em escrevê-los ou lê-los. Mas, com o continuar da leitura, você poderá perceber os motivos porque estão aqui.

          Sugiro que, antes de ler, abandone todos os preconceitos sobre a vida, as crenças, as coisas novas etc. Se não fizer isso, talvez nem aceite seu conteúdo. Todos nós nos dedicamos àquilo que julgamos ser o certo ou ‘o melhor’ e não desejamos perder tempo com outras coisas. Mas, o que consideramos ser o melhor será, com toda certeza, ‘o melhor’?

          Outra coisa: se você está satisfeito com o que a vida é para você e os seus; se compreende porque sofremos; não tem problemas fisiológicos, psicológicos ou existenciais; não se interessa em acabar com as dúvidas ou acha que não têm mais dúvidas a resolver, nem leia o que aqui vai escrito, que isso poderá até perturbá-lo. Mas não se esqueça do conselho do sábio Paulo: “Estudai de tudo e guardai o que for bom”.

          Os textos não se referem exatamente a religiões, mas guardam relações com elas; e como entre nós a mais conhecida é a cristã, as citações apresentadas, em geral, se ligam a ela.

          Leia com calma; use a atenção, questionando sempre e com vontade de compreender.

      Se você não compreende esta vida tão cheia de problemas e 
    incertezas, mas tem uma mente questionadora e está interessado em buscar respostas para tantas dúvidas que temos sobre a vida, a morte, por que estamos aqui, a razão do sofrimento etc. respostas que, pelo que parece, nem a ciência, nem qualquer crença, religião, psicologia ou filosofia nos dão de modo que nos deixem definitivamente sem quaisquer dúvidas, talvez porque nem elas as conheçam integralmente, leia os textos que aí vão.

          Neles não estão as respostas, mas está indicado o caminho para encontrá-las e para, eventualmente, levar você a um objetivo maior: ‘àquilo’ a que damos o nome de Deus.

          São textos baseados em experiências de homens sérios que se dedicaram a investigações sobre o porquê da vida, as causas do sofrimento, o lugar do homem neste universo sem fim. Hoje, cientistas quânticos e psicólogos transpessoais pesquisam esses assuntos e têm encontrado respostas que trazem sérias implicações para as concepções que temos sobre Deus e a vida, respostas semelhantes às visões do misticismo milenar.

          Até os físicos de nossa ciência mais avançada, a física quântica, nos asseguram, como os místicos, que o esquecimento do ‘ego’, na meditação, é a única coisa a se fazer para que o ser humano se liberte de toda ignorância e sofrimento e chegue à percepção do ‘sagrado’, que não temos ainda porque estamos dominados por interpretações equivocadas que provocam ilusões.

      Os textos foram escritos com o único objetivo de tentar mostrar que a única saída da escuridão da ignorância e do sofrimento em que estamos mergulhados é a percepção do divino, a experiência mística, a percepção de que cada um de nós é o próprio Absoluto, como os místicos sempre afirmaram e Jesus, também, ao dizer: ‘Eu e o Pai somos um’ e, hoje, a ciência mais avançada do planeta que afirma: “Há uma só mente e nós somos essa mente”.

          Como os místicos, cientistas afirmam que estaremos voltando sempre para novas vidas (não me refiro à volta de um “eu” individual), e sabemos, por pesquisas de instituições sérias e independentes, que, quanto maior o número de pessoas que meditam, o mundo será melhor. Logo, se mais pessoas meditam, encontraremos, em nossos retornos, mundos melhores.

          Estes assuntos devem ser divulgados ao máximo, como você vai perceber após leitura cuidadosa.

          Em face da concordância com resultados da física quântica, hoje a meditação é praticada no Ocidente por milhares ou milhões de pessoas, psicoterapeutas, cientistas, religiosos e estudantes, porque se percebeu que a própria ciência, durante séculos crítica severa das ‘religiões’, agora explica, com provas irrefutáveis, muitos dos conceitos e visões de mundo alcançados pela meditação praticada pelos místicos orientais e ocidentais.

      Os sábios afirmam que toda virtude é forçada, falsa ou apenas imitação, enquanto não se tem a ‘experiência de Deus’, que pode ser alcançada através da meditação e, muitíssimo raramente, de modo espontâneo.

          Pesquisadores afirmam que ‘o que falta, hoje, no cristianismo, é o conhecimento de que se pode passar da teoria e da doutrina para a percepção direta daquilo que a doutrina fala, isto é, para a percepção direta de Deus’ que, segundo Carl G. Jung, ‘é a experiência mais sublime e importante na vida do ser humano… ’ e, também palavras de Jung, ‘na medida em que, por essas experiências, se aproximam do divino, as pessoas se afastam da maldição da patologia’, isto é, se livram das doenças da mente e do corpo. Como afirmou o Cristo, ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’, e o Buda, ‘A iluminação é o fim de todo o sofrimento’.

          O cristianismo primitivo era, como se deduz desta leitura, essencialmente místico; buscava a ‘ligação’ consciente com Deus, no silêncio da mente, sem a necessidade da intercessão de ninguém. Aí deve estar uma das razões porque hoje há tanta reação, entre nós ocidentais, para a aceitação do misticismo, pois este mostra que não precisamos de qualquer intermediário entre nós e Deus, enquanto as religiões ocidentais nos fazem crer que sempre necessitamos da intermediação de religiões, ‘santos’, anjos da guarda, sacerdotes, pastores, gurus, espíritos protetores etc.

          Os místicos afirmam, como já dito acima, que as virtudes, como a humildade, o amor ao próximo etc., a ética real, são prematuras, forçadas ou apenas imitações antes dessa experiência, pois as virtudes genuínas só vêm como resultado do ‘despertar’.

          Assim, afirma Gurdjeff, místico russo: “É extremamente difícil encontrar, no mundo, um verdadeiro cristão, pois como pode alguém amar por mandamento? (mandamento = ordem, obrigação), ou por medo de sofrer castigos por não obedecer aos mandamentos? Isso é absurdo; mas é o que a igreja cristã manda. Com o tempo, a igreja adotou o amar sem a capacidade de fazê-lo porque foram esquecidas as práticas que devem preceder o amar. Assim, é insensato usar o nome de cristão”.

      Vê-se, nestes textos, que quanto mais próximos estamos da percepção ‘daquilo’ a que denominamos Deus, mais distantes dos problemas fisiológicos, psicológicos e existenciais, e que a religião tem sido usada, erradamente, como meio de formação moral e não como, no cristianismo primitivo, meio de busca de Deus; para a ação social, que é exterior, em vez de para a experiência de Deus, que é interior; para servir a Deus em vez de ser usada para sentir o ‘gosto’ de Deus.
    ………………….

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/carta-ao-buscador-de-deus-53863/#ixzz3tvVxQMKA

     

    Carta ao Buscador de Deus ……….Continuação e fim ………….

    … para servir a Deus em vez de ser usada para sentir o ‘gosto’ de Deus.

          São Simeão assegura que, sem essa experiência, os cristãos continuarão nas alucinações e fantasias da cristandade e nunca chegarão à percepção do sagrado, cujo caminho Jesus ensinou, mas as igrejas cristãs, parece, esqueceram ou não entenderam. Como afirmam os sábios, aquele que não tem essa percepção é ainda subumano e sua vida é fútil, sem sentido e, quase sempre, cheia de incertezas, ignorância, conflitos e sofrimentos.

          Todos os textos merecem ser analisados. Infelizmente, nós, ocidentais, não damos a devida atenção às palavras dos chamados ‘iluminados’ pois, se déssemos, não agiríamos como agimos: a religião, em geral, tem sido só para o culto semanal, para certas cerimônias e para momentos de crise. Muitos se ligam a religiões, mas essa ligação é, quase sempre, muito superficial; dificilmente alguém segue, fielmente, os ensinamentos dos sábios que deram origem a elas. Veja se não é isso o que acontece conosco e em torno de nós.

          Um exemplo: aquela que deve ser a recomendação mais importante do mestre Jesus, ‘Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus, que o demais vos virá por acréscimo’ não é seguida. É isso que fazemos, ou buscamos, em primeiro lugar, a satisfação de nossas necessidades existenciais de segurança material, poder, prestígio, riqueza, afeto, sexo, beleza, entretenimento etc.?
     

    Se você é um buscador sério, sincero, de mente aberta, vai se 
    beneficiar com esta leitura. Mas, para abordar estes assuntos, é preciso abandonar todos os preconceitos. Estes são o maior obstáculo no caminho. Lembre-se do conselho do apóstolo Paulo: ‘Estudai de tudo e guardai o q for bom!’.

          Aqueles que já ‘compreenderam’, alertam para o fato de que um dos mais delicados problemas que aquele que busca tem de enfrentar pode ser o reconhecimento de que sofrerá resistências                                                                    acerca das idéias e experiências que poderá vir a ter, pois suas crenças e concepções mais fundamentais sobre a vida poderão vir a ser tremendamente questionadas até por ele mesmo.

          Os documentos tratam daquilo que é mais importante para a humanidade e que, mesmo inconscientemente, todos nós buscamos mas, por ser inconsciente essa busca, vamos atrás de satisfações-substitutas que não levam a nada, pois são apenas ilusões.

          Às vezes vai parecer que estamos fugindo do assunto principal, mas isso é necessário para ‘separar o joio do trigo’ em tudo que está em nossa mente, ali depositado pelas tradições, costumes, culturas, crenças, religiões, suposições, ilusões etc., durante toda nossa vida.

      Alguns dos textos sintetizados:

          – ‘A ignorância do homem’ – Ensaio sobre as eternas perguntas do homem, que permanecem sempre sem respostas; suas dúvidas, medos e sofrimentos.

          – ‘Além da Mente’ – Físicos quânticos, psicólogos transpessoais, psicoterapeutas e outros falam da realidade da meditação como único caminho para se ir ‘além do ego’, além do espaço-tempo e, assim, poder chegar àquilo a que damos o nome de Deus.

          – ‘A Bíblia Revisitada’ – Leva-nos a pensar que aquilo que os hebreus, no Velho Testamento, afirmavam ser o Deus único, poderia ser apenas interpretação equivocada. Leia com atenção e a Bíblia aberta. A razão deste documento é mostrar uma possibilidade que nem sequer imaginamos e que tem sérias implicações para este estudo.

          – ‘Redescobrindo a Alma’ – O cristianismo dos primeiros tempos. Mostra que aquilo que as religiões ocidentais pregam hoje quase nada tem a ver com o cristianismo primitivo e que, o que Jesus ensinou é o mesmo que o misticismo oriental ensina desde há milênios.

          – ‘Diário de Krishnamurti’ – Seis meses da vida deste sábio, com lições para um relacionamento mais harmonioso entre os seres humanos, o que pode trazer, à mente do homem, a tranqüilidade necessária para a tentativa da meditação.

          – ‘O ensinamento Zen’ – Instruções para preparar nossa mente para as tentativas de se chegar ao ‘satori’ (iluminação).

    ‘Os Níveis da Consciência’ – Estudo sobre as psicologias do Ocidente e das tradições místicas do Oriente, mostrando que não são antagônicas, mas complementares, e que as práticas místicas podem nos levar à iluminação.

          – ‘Meditação Transcendental’ – Pesquisas feitas por psicólogos, antropólogos, médicos, psiquiatras, físicos e outros cientistas, em conceituados laboratórios independentes, em várias partes do mundo, sobre esta meditação, hoje praticada inclusive em mosteiros cristãos. As conclusões são impressionantes.

          – ‘A Igreja Romana e o Cristianismo’ – Impressionante estudo de Rui Barbosa, um dos mais fiéis historiadores, sobre a desfiguração causada à doutrina cristã pelos papas de Roma, que abraçaram o poder temporal e se esqueceram do espiritual dos Evangelhos. Não há qualquer intenção de denegrir a igreja romana, mas a de mostrar que ela pode ter falhado, deixando os fiéis cheios de ilusões, dúvidas e esperanças.

          – ‘A Visão da Nova Física’ – As enormes mudanças, na visão de mundo, trazidas pela nova física, mudanças que se refletem em todas as áreas de conhecimento e atuação do homem, incluindo as ciências em geral, a medicina, a psiquiatria, a psicologia e as ’religiões profundas’.

          – ‘Redescobrindo a Alma’ – Uma exortação para que os homens se abram para a tradição perdida que, hoje, está sendo redescoberta pela mais avançada ciência do planeta.

    – ‘A Consciência do Universo’ – Prova, através de revelações da ciência quântica, que a Consciência Una, à qual damos o nome de Deus, é que cria o universo material, e que não é, como a ciência clássica sempre julgou, a matéria do cérebro que cria a mente ou consciência. Ensina, também, a realidade de que a meditação pode nos levar a estados de consciência, ainda desconhecidos pela ciência ocidental.

          – ‘Extratos Convenientes’, do livro ‘O Tao da Física’, uma das obras mais fascinantes da atualidade. Os físicos, investigando os átomos e suas partículas, não conseguiam entender os tremendos ‘absurdos’ que os experimentos lhes mostravam, o que só foi possível com o ‘auxílio’ das tradições místicas orientais que, antes, eram consideradas, pelos cientistas ocidentais, como crendices ou patologia. Faz um paralelo entre a ciência moderna e o misticismo milenar, mostrando que ambos, ciência e ‘religião’, hoje, têm idêntica visão de mundo e podem se dar as mãos.

          – ‘Zen, o Caminho Direto’ – Talvez aqui esteja o ápice das instruções para a busca de ’Deus’, contidas em ‘Zen Budismo’, ‘Introdução ao Zen’, com apresentação de Carl G. Jung, ‘Budismo Zen’ e ‘O Caminho Direto’.

          – ‘O que Jesus realmente ensinou’ e ‘Como entender o chamado’ são tentativas de interpretar as palavras do sábio judeu conforme o misticismo e as novas revelações da ciência.

          Todos os textos tentam mostrar que a única saída da escuridão da ignorância em que estamos é a percepção do divino através da meditação, que era prática do cristianismo primitivo.

          Como disse um humilde sapateiro, Jacob Boheme, místico cristão, ‘Enquanto o Cristo não nascer dentro de você, você permanecerá na escuridão de um estábulo, entre fezes e urina’.

      E são palavras hoje esquecidas do cristianismo primitivo: ‘Meditação é a coisa mais importante que a humanidade tem a fazer’.

          Analise, divulgue e, sobretudo, medite.

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/carta-ao-buscador-de-deus-53863/#ixzz3tw94dgQX

     

     

     

  12.    A ESPERANÇA É A LUZ DO

       A ESPERANÇA É A LUZ DO CRISTÃO QUE ENXERGA O GOLPE

     

      Boa-tarde! queridos irmãos.                   
     

    Nos últimos meses, um assunto que não sai do noticiário comum é a crise econômica e política que vem acometendo o país há algum tempo, fruto exclusivo da crise moral sem precedentes que tem abalado a nação e o povo brasileiro.

    Ante um cenário tão desfavorável, cujo desfecho é difícil de imaginar, só nos resta a esperança, essa virtude tão importante na vida dos homens, que compõe, ao lado da fé e da caridade, as chamadas virtudes teologais.

    Com efeito, Paulo de Tarso escreveu: 

    “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade. Porém, a maior delas é a caridade.” (1ª. Epístola aos Coríntios, 13:13.)

    Filha dileta da fé, a esperança está para a sua mãe como a luz reflexa dos planetas do nosso sistema está para a luz do Sol. “A esperança – acrescenta Emmanuel – é como o luar que se constitui dos bálsamos da crença. A fé é a divina claridade da certeza.” (O Consolador, 257.)

    Muitas pessoas não se esquecem das inúmeras vezes em que deram seu voto a indivíduos que, logo que assumiram o poder, se esqueceram das promessas de campanha e passaram a fazer exatamente o oposto do que prometiam.

    Tal fato provoca nas pessoas assim enganadas o sentimento de desesperança, que é o oposto da virtude apregoada pelo Apóstolo dos gentios.

    Aprendemos com os ensinamentos espíritas que o esforço individual estabelece a necessária e natural diferenciação entre as criaturas. Todavia, assegura o Espiritismo, a distribuição das oportunidades é sempre a mesma para todos.

    Sem discriminação de ninguém, todos recebem, ao longo das existências sucessivas, possibilidades idênticas de crescimento mental e elevação ao campo superior da vida. Ocorre, no entanto, que, apesar disso, muitos, ao longo da vida, se afastam da luz e da fé.

    Enquanto dispõem de saúde e do tesouro das possibilidades humanas, valem-se de ironia e sarcasmo toda vez que alguém os conclama ao divino concerto. Mais tarde, porém, ao apagar das luzes terrestres, inabilitados à movimentação no campo da fantasia, costumam revoltar-se contra Deus e contra a vida, precipitando-se em abismos de desespero.

    Invigilantes, deixam-se absorver pelas preocupações imediatistas da esfera inferior, transformando esperanças em ambições criminosas, expressões de confiança em fanatismo cego, aspirações transcendentais em interesses mesquinhos.

    Em vão se faz ouvir a palavra delicada do Senhor no santuário interno, quando obcecados pelas ilusões do plano físico perdem eles a faculdade de escutar. É que entre as coisas que pensam e as advertências contidas nas lições do Evangelho erguem-se fronteiras espessas de egoísmo cristalizado e de viciosa aflição. E assim, a pouco e pouco, o homem que chegou à Terra rico de ideais humanos e realizações transitórias, passa à condição de mendigo de luz e paz, na velhice e na morte.

    Qualquer semelhança com os personagens e autores da crise moral, política e econômica que acomete o Brasil não é mera coincidência. E é muito bom que todos saibam que estão cavando para si mesmos um abismo de dor, de decepção e de remorso que exigirá um longo processo de expiação e reparação, como estabelece a Justiça Divina, a que ninguém, rico ou pobre, fraco ou poderoso, doutor ou analfabeto, consegue escapar.

    “A esperança é a luz do cristão” – afirmou Emmanuel pelas mãos de Chico Xavier e, em seguida, completou:  

    “Nem todos conseguem, por enquanto, o voo sublime da fé, mas a força da esperança é tesouro comum. Nem todos podem oferecer, quando querem, o pão do corpo e a lição espiritual, mas ninguém na Terra está impedido de espalhar os benefícios da esperança.” (Vinha de Luz, cap. 75.) 

    É exatamente isso que propomos ao escrever estas linhas.

    Jamais percamos a esperança e, naquilo que nos diz respeito, façamos a nossa parte, para que este País volte aos trilhos e ao rumo correto, como as pessoas de bem tanto desejam.

                                             Editorial-O Consolador

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/a-esperanca-e-a-luz-do-cristao/#ixzz44OfTWsav

     

    A

  13. OS OLHOS DO SENHOR REPOUSAM

    OS OLHOS DO SENHOR REPOUSAM SOBRE OS JUSTOS, E OS SEUS OUVIDOS ESTÃO ABERTOS AO SEU CLAMOR: (SL.34.15)

     

                          O OLHAR DE JESUS

     

                                          VIVA JESUS!

    Boa-tarde! queridos irmãos.

    Eu fico aqui conversando com os meus botões e procurando me entender comigo mesmo e, ao mesmo tempo, com as interferências desses amigos botões que deslocam as minhas reflexões ao universo invisível de mim mesmo.

    Mas… vamos lá! Vamos falar de assuntos mais empolgantes, que nos acordem e nos façam sair de nós mesmos ao encontro da realidade.

    A realidade – chego à conclusão – deve ser olhada com carinho, ao estilo nobre do olhar de Jesus: o nosso guia e modelo de perfeição.

    É o olhar tríplice da realidade: benevolente, indulgente e com o perdão das ofensas.

    O olhar de Jesus é todo caridade, é o amor em ação, promovendo à felicidade todos aqueles que necessitam de amparo material e espiritual.

    É o olhar da boa vontade para com todos, do querer bem e o bem a todos;

    É o olhar indulgente, doce por dentro, do qual emana doçura a todos indistintamente;

    É o olhar que a tudo e a todos perdoa, releva; pois reconhece as fraquezas e a falta de conhecimento que ainda pairam na caminhada…

    É o olhar que acalma e doa a doçura de si mesmo e se doa a cada instante para o bem da humanidade.

    E assim, Jesus percorre em nossos caminhos, olhando e cuidando atentamente de cada um de nós; pois Ele nunca nos abandonou e nunca nos condenou, nem nos abandona, nem nos abandonará, nem nos condena, nem nos condenará.

    Que todos nós possamos nos inspirar em Jesus, que é o nosso guia e modelo de perfeição, procurando olhar as pessoas, os animais, a natureza, as situações e circunstâncias, ao modo de Jesus!

    Imaginemos cada um de nós, em particular, envolvidos numa situação difícil, a exemplo de uma crise financeira ou de relacionamento conjugal, ou mesmo uma enfermidade, ou simplesmente diante das arrogâncias de um vizinho temperamental etc….

    Agora, perguntemos a nós mesmos; mas, a cada um de nós, individualmente:

    – Se Jesus estivesse no meu lugar, como Ele procederia?

    – Quais seriam o olhar e as reações de Jesus?

    Imaginemos cada um de nós, em particular, no lugar de Jesus diante da mulher que lhe foi encaminhada sob a alegação de adultério!

    Qual seria o nosso comportamento diante daquela situação?!

    Mandaríamos atirar-lhe as pedras?

    Ou nós mesmos, de próprio punho, arremessaríamos pedras contra aquela mulher?

    Imaginemos os acontecimentos da atualidade, assim como nos julgamentos que fazemos uns dos outros, em nosso cotidiano corriqueiro, dos nossos líderes políticos, religiosos e comunitários, e assim por diante…

    Quantas pedras abstratas são lançadas contra os acusados de toda ordem?

    E quantas dessas pedras abstratas chegam a pesar mais do que as pedras concretas, deixando marcas profundamente agressivas nos corações muitas das vezes inocentes e/ou inofensivos?

    E quantas dessas pedras podem dificultar o progresso dos agressores e agredidos na marcha evolutiva?

    Que possamos estudar as teorias acadêmicas, ou não, em relação a Jesus!

    Que possamos saber de toda a história de Jesus e conhecer o Evangelho de cor e salteado!

    Que possamos falar e palestrar com elegância, com vocabulário impecável, a respeito de Jesus e do seu Evangelho!

    Mas que não esqueçamos nós da suma importância de entender e compreender Jesus!

    Porque, entendendo e compreendendo Jesus, encontraremos o melhor caminho para colocar em prática os seus ensinamentos, que é a verdadeira vivência da caridade, isto é:

    – No trato com os necessitados de toda ordem, prestemos a devida assistência, com boa vontade, ou seja, com benevolência;

    – Nos julgamentos que fizermos ao outro, que façamos com indulgência, com doçura, colocando-nos no lugar do outro;

    – E ao receber uma ofensa, que a recebamos com o perdão, entendendo e compreendendo a fraqueza alheia.

    E aqui, amigo leitor, fiquemos nós, imaginando e, ao mesmo tempo, contemplando o doce olhar de Jesus!

    E agora, volto aos meus botões e às minhas reflexões…

                                HYEROHYDES GONÇALVES

     

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/o-olhar-de-jesus-55929/#ixzz4b1pFdPht

     

    A Maçonaria Agora Reconhece Oficialmente o Olho Que Tudo Vê no Verso da Nota de Um Dólar!

    A face da moeda que aparece no lado esquerdo na gravura acima apenas reafirma a verdade que os maçons iluminados globais (“Illuminati”) criaram um plano para levar todas as nações do mundo a uma ditadura, uma economia e uma religião globais e depois colocar em cena seu Messias maçônico! Essa realidade também é demonstrada na arquitetura da Biblioteca do Arquivo Nacional, que mostramos no documentário. 

    Como os observadores atentos aos eventos atuais agora podem ver de forma bem clara, esse plano maçônico cumpre perfeitamente a profecia bíblica, e está quase concluído. 

    Tradução: Marcelo N. Motta, Blog PensandoBiblicamente 
    Data de publicação: 10/8/2008
    Revisão: http://www.TextoExato.com
    A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/n2293.asp

     

    (GL.1.9) ASSIM COMO JÁ DISSEMOS E AGORA REPITO: QUEM TEM UM OLHO NA TERRA DE CEGOS É REI DE IS RAEL.

                             Arnaldo Ribeiro

     

     

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador