Tarcísio é mais cotado para sucessão do bolsonarismo à Presidência e Nunes reeleito em SP, diz Ciro Nogueira

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Se o PL lançar Salles à Prefeitura de São Paulo, "vai ajudar" Boulos a ganhar eleição, diz Ciro Nogueira

Foto: Reprodução Roda Viva/TV Cultura

Ciro Nogueira, líder da Minoria no Senado, um dos responsáveis por levar o legado bolsonarista no Congresso e presidente do Progressistas, adiantou as atuais apostas do partido e da ala bolsonarista para as duas principais disputas eleitorais: a Presidência e a capital de São Paulo.

Segundo ele, internamente, têm força para as candidaturas Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, à Presidência, e Ricardo Nunes para a reeleição em São Paulo.

O cenário da capital paulista para a dispua de 2024 foi balizado com o senador no Roda Viva, nesta segunda-feira (24). O parlamentar reconheceu que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem hoje poder de vencer as eleições municipais e ser o próximo prefeito de São Paulo.

A pergunta de Malu Gaspar, de O Globo, era quem será o candidato do bolsonarista na cidade. “Se depender de mim, o presidente Bolsonaro vai apoiar um candidato de centro em São Paulo. Eu acho que hoje, [Ricardo Nunes] é o candidato que tem todo o direito de ser candidato à reeleição”, respondeu.

Pesquisas internas indicariam Ricardo Nunes

A pergunta foi feita, também, em meio às alternativas tanteladas pelo PL, como o nome de Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro e recém-eleito deputado. Salles é indicado como uma das opções do partido de Bolsonaro para comandar São Paulo.

Mas Ciro Nogueira discordou e disse que a movimentação está sendo pela reeleição do atual prefeito, que é do MDB. O senador deixou claro que, hoje, é ele quem conta com o apoio do Centrão.

“É lógico que ninguém vai querer um candidato que não tenha chances, mas eu não tenho dúvidas, pelas pesquisas que nós temos, ele é o candidato que vai ter o apoio do centro.”

“Seria uma tragédia Boulos ganhar”

Em seguida, trouxe o cenário de São Paulo: “gente, volto a lembrar, São Paulo é uma cidade diferente. O Tarcísio perdeu a eleição [a governador], o Astronauta [senador Marcos Pontes] perdeu a eleição e Bolsonaro perdeu a eleição [à Presidência] na cidade de São Paulo.”

Antes de reconhecer que as chances, hoje, estão com o candidato do PSOL: “o que nós queremos ganhar, que essa eu considero pelas pessoas que estão envolvidas, a eleição mais importante do Brasil. Porque tem o [Guilherme] Boulos [PSOL]. Seria uma tragédia para o país se nós colocarmos uma pessoa com aquela cabeça, com aquele tipo de pensamento comandando a principal cidade do país.”

“E se o PL lançar o Salles?”, questionaram os entrevistadores. “Vai ajudar a nós não termos chance de ganharmos uma eleição.”

Tarcísio é o nome da sucessão de Bolsonaro, diz Ciro

Já sobre o destino do atual governador do Estado, Tarcísio de Freitas, Ciro Nogueira também lançou a aposta dos aliados do ex-presidente em seu nome, como o sucessor de Bolsonaro no país.

“Por que Bolsonaro não quer que Michelle [Bolsonaro] seja candidata a presidente? É machismo?”, perguntou Malu Gaspar, sobre a opção já aventada do PL. “Não, me perdoe, mas é porque o Tarcísio, se ele puder se candidatar, é mais forte que ela. Política é fila”, respondeu.

“O Tarcísio é mais forte que a Michelle, como o Bolsonaro é mais forte que o Tarcísio. Se o presidente Bolsonaro puder ser candidato, o natural é ele [Tarcísio] ir para a reeleição [ao governo de São Paulo]. Se não, ele é o candidato mais forte”, assegurou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o pensamento mágico : eu também posso achar que até às eleições para a presidência em 2026 Bolsonaro vai estar esquecido ,doente,traído e, cada vez mais preguiçoso..! Posso achar que os paulistas vão estar de cabelos em pé com o Tarcísio em pouco tempo; com o Nunes já estão…

  2. Segundo o que foi puclicado na imprensa ontem, o senador disse que acreditava na honestidade do ex presidente Bolsonaro. Eu pergunto: O senador acredita na sua própria honestidade?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador