Tragédia no PR reforça necessidade de se entender mente do bolsonarista

Convidada do próximo Cai na Roda, psicanalista Rita Almeida explica razões que levam parte da população a apoiar atual presidente

Por Tatiane Correia e Patricia Faermann, do Jornal GGN

O assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda pelo agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho neste final de semana é um exemplo prático do efeito do bolsonarismo sobre seus seguidores.

Guaranho invadiu a festa de aniversário de 50 anos de Arruda, que era líder do PT na cidade de Foz do Iguaçu, gritando palavras de ordem a favor do atual presidente e dizendo que iria voltar para matar todos os presentes.

O agente penitenciário voltou com uma arma na mão e atirou em Arruda, que mesmo ferido acertou cinco disparos no bolsonarista. Ambos não resistiram aos ferimentos e faleceram na madrugada deste domingo (10/07).

Leia mais: Agente penitenciário colocou discurso de Bolsonaro em prática

O estopim para a tragédia foi o tema da festa de aniversário do guarda municipal: o Partido dos Trabalhadores e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ligação emocional dos bolsonaristas com o atual presidente é tema de pesquisa do pós-doutorado da psicanalista Rita Almeida, a próxima convidada do programa Cai na Roda, nesta segunda-feira (11), realizado pelas jornalistas do Jornal GGN.

Entendendo a mentalidade Bolsonarista: não é escolha racional, diz Rita Almeida

Segundo Rita, para entender o bolsonarismo e a manutenção deste apoio, é preciso entender a mentalidade por trás da adesão de massas.

“Elas estão motivadas por questões afetivas, muitas delas inconscientes, por adesão de massa, adesão ao líder, ao próprio Bolsonaro, e qualquer coisa que ele diga, que ele fale, a pessoa modifica o discurso”, explicou.

“Tem algumas escolhas que a gente faz que não tem a ver com o campo da racionalidade. E o que na verdade já era a minha hipótese, que não é minha, mas dos estudos de todas as adesões de massa fascistas, que outros autores, [Theodor W.] Adorno, [Sigmund] Freud, já trabalhavam, é que o sujeito faz a adesão a grupos políticos políticos, a líderes, não por uma escolha racional, mas é uma adesão afetiva, muitas vezes inconsciente, levado por motivos que estão muito além da escolha racional.”

O Cai na Roda com Rita Almeida vai ao ar nesta segunda às 21h. Para assistir ao programa, clique abaixo:

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Guaranho, assassino de petista, se morreu vai pro inferno, se não morreu fica no inferno.Dizem que o cabra não morreu e nem corre o risco de morte, assim sendo, vai pra cadeia. Triste fim de um guaranho.
    É compreensível a revolta de quem carrega um nome desses.

  2. Espero que a Rita nos ajude a compreender este “misterioso mistério” que há muito observo e tento desvendar, já que entender o adolinquente é tão fácil quanto entender aqueles presepeiros burroativos da quinta série que adoram causar e aparecer.
    Já entender seus fiéis parafanáticos que celebram e se encantam com suas bizarrices, mentiras, irrelevâncias, ignorâncias, agressões, proBostas, usurpaçōes e outros absurdos, é algo além da compreensão e da mínima sensatez.
    Bem vinda Rita!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador