TSE forma maioria e concede direito de resposta a Lula em programa de Bolsonaro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Decisão altera o número de inserções: anteriormente eram 164, agora, são 116

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, em sessão aberta ao plenário neste sábado (22), para conceder 116 inserções de 30 segundos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)n a propaganda obrigatória eleitoral de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. 

Os ministros analisam no plenário virtual a decisão da ministra Maria Bucchianeri que inicialmente havia concedido, como direito de resposta, 164 inserções de 30 segundos para Lula no programa de Bolsonaro.

A magistrada agora votou por manter 116 inserções e foi seguida por outros cinco ministros. O plenário do TSE é formado por sete magistrados.

Com isso, as inserções de Lula deverá ir ao ar em cinco emissoras: 24 vezes em cada uma delas.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Entenda o caso

Na quarta-feira (19), Bucchianeri concedeu os direitos de resposta a Lula por entender que, em 164 vezes, a campanha de Bolsonaro veiculou fatos sobre o ex-presidente, entre os dias 11 e 17 de outubro, “sabidamente inverídicos por descontextualização”.

A campanha de Bolsonaro, então, entrou com recurso no tribunal e Bucchianeri suspendeu a própria decisão e encaminhou o caso para o plenário, para que todos os ministros votassem.

As mentiras

Na primeira decisão, a ministra apontou propagandas em que a campanha de Bolsonaro associa Lula ao crime organizado, ao dizer que o petista foi o mais votado em presídios.

Também foram abordados anúncios em que Bolsonaro afirma que Lula pediu para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) libertar os sequestradores do empresário Abílio Diniz.

Leia também:

TSE amplia poder de polícia para atuar contra fake news

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador