Um oficial inconveniente na embaixada da França

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Desde 24 de abril de 2013 o coronel aviador Antonio Ramirez Lorenzo é Adido de Defesa e Aeronáutico junto à embaixada do Brasil na França.

Pelos colegas, é considerado  vaidoso e algo deslumbrado por estar em Paris. Apesar de pessoa de bom trato, educado no geral, é um daqueles anticomunistas caricatos, defensor da ditadura e da tortura, que provoca riso entre os colegas – e entre muitos diplomatas franceses que o conhecem.

São detalhes menores.

O problema de Lorenzo é o de manter uma atitude cotidiana de difamação do governo brasileiro, principalmente entre seus pares militares, sejam eles fardados do Brasil, da França e de outros países, como a Bélgica, atropelando as responsabilidades do cargo.

Como relata um de seus colegas, “não sou petista, aliás, jamais serei, mas acho lamentável que um oficial lotado na Embaixada do Brasil em solo estrangeiro trate abertamente a presidente do nosso país de “PRESIDANTA” e faça piadas grosseiras sobre aquela que é também a comandante suprema das forças armadas do Brasil”.

Lorenzo mantém um perfil no Facebook  no qual compartilha imagens e piadas grosseiras da presidente do Brasil, que costuma mostrar, às gargalhadas, a seus amigos oficiais de outras forças (Exército e Marinha).

Na embaixada, Lorenzo garante ser amigo íntimo de muitos jornalistas da TV Globo, e que irá usar esse poder para mostrar o que é o governo “comunista” do PT, assim que retornar o país – promovido a Brigadeiro, segundo ele.

Muitos funcionários da embaixada estão indignados com esta postura tristemente provinciana, mas sabem que é muito difícil expor essa situação sem se tornar alvo de vinganças funcionais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece coisa de país sem

    Parece coisa de país sem presidente, sem ministro, sem chefe. Todos, parece, se recolhem. Alguém responsável tem que tomar providências.

  2. Quem o nomeou?

    Certamente ele não está lá por acaso… um cargo desses, ainda mais na França que tem grandes negócios militares no Brasil, não teria sido conseguido sem pelo menos a concordância do ministro Saito.

  3. Que horror! Depois disso ele

    Que horror! Depois disso ele ainda ficará no cargo? Deve ser demitido, exonerado das forças armadas do país. Ele afronta o país. Como cidadã brasileira, independentemente de ter ou não votado na Presidente Dilma, peço a demissão desse energúmeno. É uma afronta a presença dele em Paris.

    Regina

    1. Sem críticas.

      Pelos padrões estabelecidos há alguns dias neste blog, esse senhor é um combatente da liberdade de expressão. Está usando de humor para satirizar os poderosos.

    2. Pouco caso

      Marco St.,

      Para exatamente nada.

      Na época da ditadura, a maioria dos indicados para adidos militares eram aqueles que se opunham ao regime, daí a “promoção” e a estadia bem longe do patropi por anos. 

      Nos dias de hoje, a indicação de uma personagem como esta, para a função de adido militar, indica o total pouco caso de setores deste governo com relação à imagem do país no exterior.

       

  4. Ah..ele epenas  esta se

    Ah..ele epenas  esta se expressando livremente!

    Pondo a”zoeira ” de lado, o melhor a se fazer é

    tira-lo de lá.Esse tipo de deslumbrado (ainda mais

    na França) é um perigo para qualquer um.

  5. Adido de cabeça prá baixo

    Nassif,

    Ninguém é Adido militar por acaso, e este consegue ampliar, é adido de cabeça prá baixo.

    O mais difícil já foi feito, denunciar a postura de um sujeito que não suporta o governo que lhe sustenta muito bem obrigado, e faz questão de não esconder de ninguém as suas convicções de ordem pessoal.

    Quem poderá esclarecer este escárnio é o embaixador José Mauricio Bustani e o ministro da Aeronáutica,Juniti Saito. 

     

  6. ih lah vem mais um

    ih lah vem mais um funcionario dedo duro. vai ver q tem alguma diferenca pessoal com o adido. o mais simples seria relatar o caso a seu superior. mas preferiu (?) postar. coisa de lavadeiras

  7. Escárnio é a palavra

    Escárnio é a palavra corretíssima para definir tanta imprudência no trato com um cargo tão relevante. Muito bem lembrada no comentário de Alfredo Machado, essa cuspida no prato do derrotado coxinha, mostra um outro lado dessa constrangedora situação: obriga o governo  a penalizá-lo por ferir o código de comportamento que o cargo exige e, ao mesmo tempo, pode indispor o governo com aqueles outros que possam considerar não ter havido gravidade suficiente, no fato, para se efetuar uma punição. Contudo, doa a quem doer, havendo a comprovação de que o espetaculoso coxinha realmente infilgiu algum tipo de código de conduta para o cargo que exerce, a punição deve ser feita para que o mesmo entenda o que é responsabilidade, o que é hirarquia e o que é respeito.

  8. O regime militar acabou há 30

    O regime militar acabou há 30 anos, o que era esse oficial então? Passaram-se 30 anos e ainda está na ativa? Impossivel.

    Ou não era oficial em 1984 ou está há muito tempo na reserva MAS adidos militares costumam ser da ATIVA.

    As datas não batem, parece uma estoria fabricada por um inimigo.

    1. AA

      Quais datas não batem? Ele é atualmente coronel, segundo o artigo, e não há qualquer referência ou afirmação de que ele já estava na ativa em 1964, mas sim de que ele defende a ditadura e ridiculariza o governo. 

    2. DOU 24/04/2013

       

      Andre,

      DOU de 24/04/2013, página 9.

      Celso Amorim é o cara.

       

      O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, de acordo com disposto no art. 1 , inciso VIII, do Decreto nº2.790, de 29 de setembro de 1998, o art. , do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, o art. 4 da Lei n 5.809, de 10 de outubro de 1972, combinado com o parágrafo único, do art. 1 do Decreto n 72.021, de 28 de março de 1973, o art. 1 , inciso IV e § 7º, do Decreto n 5.294, de 1 de dezembro de 2004, e os arts. 8 e 50, inciso I, do Regulamento aprovado pelo Decreto n 79.900, de 1 de julho de 1977, resolve:

      N 1.036 -NOMEAR por necessidade do serviço, o Coronel Aviador ANTONIO RAMIREZ LORENZO para exercer o cargo de Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na França, com sede em Paris, ficando, também, credenciado junto ao Governo da Bélgica, de acordo com as datas abaixo relacionadas:

      25 fev. 2014 – autorização para ausentar-se do país;

      27 mar. 2014 – início do recebimento da carga e encargos;

      15 abr. 2014 – assunção do cargo; e

      15 abr. 2016 – passagem do cargo.

      A missão é considerada permanente, de duração de 24 meses, com período máximo de retribuição no exterior de 26 meses e vinte dias, na forma da Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973.

      1. A função é considerada

        A função é considerada permanente desde que o funcionário CUMPRA com suas OBRIGAÇÕES.

        Se o que está relatado for verídico, o mesmo tem que ser punido imediatamente.

        Gringo

         

         

        1. Pelo que pude concluir, o
          Pelo que pude concluir, o perfil eh dele em conjunto com a esposa.

          Claro que temos que ter confirmaçoes mas, se tudo for verdade, o cara seria um pateta, nao merecendo e nao sendo util, em hipotese nenhuma, o cargo que possui.

          PS: um dos amigos dele, que consta no facebook, eh o Leandro Fortes.

  9. Eu acho que não entendi – Cês
    Eu acho que não entendi – Cês tão dizendo que tem uma pessoa com cargo de representação diplomática, pago por todos nós aqui, para representar o estado brasileiro no exterior, que divulga imagens ridicularizando o chefe desse estado, e que isso é permitido, tranquilo e tolerado pelo governo???
    Parem então, que eu quero descer.

  10. Ele até pode…

    Ele até pode se opor ao governo, fazer as críticas que desejar, mas nesse caso não deveria ter aceitado a indicação de Adido Militar do Brasil, junto à Embaixada da França, ou de qualquer outro país, já que não compactua com as idéias do partido e do governo de plantão…É um completo absurdo. Imagine um indivíduo que passa a sua vida lutando contra um governo ditatorial, que critica a postura desse governo, aceitar representar esse mesmo governo junto a uma nação qualquer? Ele até pode aceitar, mas aí a sua função não lhe permite sair falando mal desse governo, já que aceitou representá-lo, pouco importa as razões que o levaram a aceitar (questões financeiras, de satus, etc.). Tem mais é que parar de se manifestar publicamente contra o governo que representa, ou então entregar o cargo e voltar para casa, já que não tem nenhuma identificação com o governo que, em princípio, deveria representar. Ficará assim livre para destilar os seus ódios e  horrores nos facebook da vida… Se ele não é capaz de entregar o cargo, o Itamaraty ou o Ministro da Defesa tem imediatamente que chamá-lo de volta…

  11. Tem volta?

    Por um lado, a liberdade de opinião é uma garantia da Constituição Federal, portanto, ele está em pleno gozos dos seus direitos constitucionais. Em contrapartida, a julgar pela função que desempenha, a de um funcionário diplomático, nã é bom-tom para ele muito menos para o país que se reproduza essa chacota em rede social. Se fosse possível, eu faria outra leitura que eu faria desse episódio. Acho que o governo está enfraquecido, mal começou o segundo mandato e a sensaçao de fim de festa persiste. Enfrquecido porque precisou fazer todos os tipos de negociatas para se manter. Tudo isso dá azo para as manifestações negativas e mais, revela a ausência de força da chefe de Estado e de sua cúpula em poder trazer pessoas que compactuvem do seu projeto para o seu entorno. É preciso combater as causas dos males e não jogar a culpa em um funcionário que critica a mudança do nome de uma escola para Carlos Marighella.

  12. Inacreditável que, sendo um

    Inacreditável que, sendo um militar, não seja punido ao desrespeitar e afrontar desta forma a Comandante Chefe das Forças Armadas, a Presidente da Répública.

  13. Comandante Supremo das FA

    Quem é o comandante supremo das Forças Armadas? Não é a Dilma? Acho que deveria ser demitdo, já.

    Ou tem medo dele também?

    1. No começo, pensei a mesma

      No começo, pensei a mesma coisa, Sérgio. Estúpido demais, deve ser fake. Depois, pensando bem… de certos tipos de fardados a gente espera qualquer estupidez, física ou verbal. E de não fardados, também – os torturadores da rua Tutóia não usavam fardas, Lobão não usa farda, e assim por diante. De qualquer modo, é mesmo tão estúpido que parece inventado.

  14. Cel Lorenzo não bate com essa denuncia.

    O Cel Lorenzo sempre foi um oficial dos mais sérios  competentes – tudo indica como provavel BRIGADEIRO em próximas promoções.

    Uma nota sem nomes dos acusadores  com a finalidade de interromper a carreira de um brilhante oficial e piloto de caça.

    Pedro Luiz Moreira Lima

    1. Desmentido

      Pedro Luiz,

      Você deve ser parente do brigadeiro Moreira Lima, portanto, deve conhecer o coronel aviador.

      Basta alguém, quem sabe do Ministério da Defesa, se apresentar e implodir a notícia, sem desmentido correto permanece tudo como está. 

  15. Cel Lorenzo não bate com essa denuncia.

    O Cel Lorenzo sempre foi um oficial dos mais sérios  competentes – tudo indica como provavel BRIGADEIRO em próximas promoções.

    Uma nota sem nomes dos acusadores  com a finalidade de interromper a carreira de um brilhante oficial e piloto de caça.

    Pedro Luiz Moreira Lima

    1. Carona ou “brisa maritima”

        Um profissional tão conhecido e respeitado pode estar sendo “atacado” por “caronistas” ( possivelmente, um palpite, por algum “jaguar” dele contemporaneo ), ou até seu posto em Paris estar sendo cobiçado, não por um “jaguar”, mas por um “Cisne” ( DCNS, Subs, FREMM, Sirocco etc. ).

         Alem do que, o Embaixador Bustani – um homem sério, próximo ao atual governo, desde os anos Lula, é o “dono do cargo de militar – attaché “, e com certeza, já teria recambiado Lorenzo para Brasilia.

         “vinganças funcionais”: Quem escreveu não conhece nada de Itamaraty, e a relação dos diplomatas de carreira com os “adidos militares”, que são funcionários cedidos pelo MinDefesa ao MRE, e dentro da estrutura deste – Embaixada – estão de passagem, não possuem poder nenhum em relação aos funcionários “itamaratinescos”.

      1. Claro, claro. Esse jaguar

        Claro, claro. Esse jaguar deve estar pegando nos definhais deles para digitar barbaridades nas redes sociais. Uma pessoa tão boa. Só pode ser isso.

      2. Seu perfil no facebook mostra
        Seu perfil no facebook mostra postagens que supõe que ele seja mesmo o que descreveram, com direito a compartilhamento de Hang Out do Lobão e Tuminha, bandeirinha de luto, elogios a Joaquim Barbosa, defesas de Bolsonaro, Rodrigo Constantino, criticas e mais criticas ao governo.

  16. Faça-se uma sindicância

    Abra-se uma sindicância interna, apura-se os fatos, se verdadeiros, pau no lombo desse safado, seja quem for.

    O que não pode é tripudiar, zombar, sacanear, achincalhar a comandante em chefe do nosso país.

    Goste ou não, não se pode quebrar a hierarquia.

    Agora, isso tem cheiro de armação.

    O cara que chegou nesse posto não vai dá um mole desse.

    Mas enfim … é bom averiguar.

  17. Estranho, se for verdade é

    Estranho, se for verdade é absurdo que ele nao tenha sido chamado de volta ao pais de forma sumaria.

    Pois a presidente da nação é o lider das forças armadas e isso seria um escandalo mesmo que ele não fosse militar…

  18. Isso é verdade?

    Isso parece mesmo coisa falsa, produzida por algum desses picaretas que passam os dias postando montagens na rede mundial. De qualquer forma, merece ser investigado, e, se confirmado punido na forma da lei, se bem que o melhor mesmo seria cortar o salário e todas as mordomias do sujeito. Se quiser voltar para o Brasil, que venha a nado! 

  19. FUMACA

    Verdade ou não , não passa de fumaca !

    E se for verdade, o que irá acontecer ?

    O oficial perde o glamour de seu cargo em Paris , e volta para sua terra natal , recebendo seu soldo tranquilo e reunindo-se com sua patotinha aos finais de semana  no clube militar para discutir o futuro da nacão. 

    Esse é o trabalho mais relevante que desempenham em suas longas carreiras ……………..

  20. normal…

    Nas FA esse perfil é típico. Até nas baixas patentes, pois ali há doutrinação antipetista. Conheço muitos oficiais e vários sargentos. Tudo admirador de Veja.

     

  21. A manada de Charlies não pode

    A manada de Charlies não pode achar ruim.

    Por tudo que li que eles escreveram nestes dias, é liberdade de expressão, certo?

  22. Se for de fato verdade merece

    Se for de fato verdade merece 30 dias de cana e exclusão da Força por insolência e insubodinação a um superior hierárquico.

     

  23. Não passa de um de “fundilho

    Não passa de um de “fundilho sujo”. Só receber uma notificação pra con=mparecer ao escritório de seu supreior que ORRARAR todo. Um criminoso de farda. 

  24. Subdesenvolvimento fundado no

    Subdesenvolvimento fundado no cinema americano onde Patton foi um sábio. Presença viva do quart-monde aprontando no primeiro.

  25. O assunto merece pelo menos. . .

    Oe  assunto merece pelo menos uma investigação interna na Embaixada do Brasil na França. Se confirmada a denúncia, o detrator deve ser imediatamente demitido de sua função e transferido para a reserva, onde poderá se manifestar à vontade, já que não seria mais um militar da ativa.

  26. De uma coisa não há a menor

    De uma coisa não há a menor dúvida.

    É o tal aparelhamento do Estado pelo PT, que só nomeia “cumpanhêros” para cargos importantes como o de adido militar.

    Viva o cumpanhêro Lorenzo!

    sarcasmo

  27. Covardia

    Conheço o Cel Lorenzo. Oficial extremamente profissional e dedicado. Já trabalhou no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica assessorando diretamente o Comandante da Força e indiretamente a Presidente da Republica. Não há um senão sobre esse senhor em toda a sua carreira. O que não se pode dizer o mesmo sobre o PT e sobre a senhora “Presidenta”. Qualquer um aqui pode escrever o que quiser sobre qualquer pessoa. Covarde daquele que denuncia sem se identificar. Irresponsável aquele que publica. 

    DMO

  28. Assassinato de Reputações (mais uma vítima)

    Para quem ainda não leu o livro de Romeu Tuma Júnior, esse é o padrão PTralha de agir. Acusação caluniosa de um excelente ofical de carreira da Força Aérea Brasileira, quem o conhece sabe tratar-se de uma pessoa de muito boa índole,  inteligente e que não se prestaria a cometer esse “suicídio”. Duvido que o coronel Lorenzo fizesse a estupidez de criar prova contra si mesmo, o que ganharia com isso??? Foi acusado e condenado covardemente, sem o direito de se defender, por uma acusação onde não se identificam o autor nem se mostram as provas, mas a essa altura o estrago já foi feito.

    Tenho certeza de que esse oficial sente a mesma indignação que os demais brasileiros de bem, que trabalham, pagam caros impostos e recebem nada em troca, a não ser mais contas a pagar desse desgoverno que só se interessa em manter o poder.

    Infelizmente vamos continuar com a receita de pão e circo para o povo, daqui a pouco teremos BBB, carnaval, jogos olímpicos, novas eleições e outras distrações para manter o povão olhando para o lado errado, enquanto a quadrilha vai roubando e rindo dos inocentes úteis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador