Mais da disputa Google x Facebook

Por flaviolmjunior

Vejam que interessante uso de RD e meios de comunicação.

Parece que já vi isso em algum lugar….

Do O Globo

Facebook contrata empresa para difamar a Google, diz site

Publicada em 12/05/2011 às 17h48m

 AFP

RIO – A rivalidade entre Google e Facebook se torna maior a cada dia, gerando novos episódios para uma história que promete ser longa. Um porta-voz da companhia contratada por Mark Zuckerberg revelou ao ‘ The Daily Beast ‘ que a rede social é responsável por uma campanha cujo objetivo é plantar notícias anti-Google na mídia. O Facebook confirmou suas relações com a Burson e fica em situação complicada no setor.

Segundo o site, a ideia era incentivar as alegações de que a empresa de Mountain View estava violando a privacidade dos usuários. Prejudicando assim sua reputação diante dos diversos tribunais que tem enfrentado dos últimos meses.

A ação era liderada por dois grandes nomes da imprensa americana, o ex-jornalista da CNBC Jim Goldman e o ex-colunista político John Mercurio, que respondem pela Burson-Marsteller, uma empresa global de comunicação.

Goldman e Mercurio utilizaram a polêmica com o Google Buzz para envolver repórteres e especialistas no processo de difamação sobre o círculo social da gigante de buscas. O grupo alegava que, por não pedir autorização para criar contas na nova rede social, a Google potencialmente estaria incentivando situações embaraçosas entre os usuários do Gmail, de forma a violar as regras da FTC nos EUA (Comissão Federal de Comunicações).

A Burson informava que trabalhava em nome de um cliente não identificado para prejudicar a Google disse o ‘ USA Today ‘. Os dedos apontavam para Apple e Microsoft, antes da revelação na noite desta quarta-feira feita pelo ‘The Daily Beast’.

Confrontado sobre as evidências, um porta-voz do Facebook afirmou que contratou a Burson por duas razões: porque acredita que a gigante de internet está investindo pesado em redes sociais, o que levanta questões de privacidade, e porque o Facebook se ressente de recentes tentativas da Google em utilizar os dados de seus usuários em um serviço próprio de rede social, permitindo a importação de contatos.

– Estamos preocupados, a Google pode estar usando indevidamente os dados que tem obtido sobre os usuários do Facebook – disse o porta-voz do Facebook.

Na tarde desta quinta-feira, o Facebook emitiu um comunicado à imprensa em que diz que seu contrato com a Burson não fazia parte de uma campanha de difamação, mas, sim, uma forma de lançar luz sobre problemas de privacidade em um serviço da Google de forma “transparente”:

“Nenhuma campanha de difamação foi autorizado nem sequer pensada. Em vez disso, queríamos que terceiros verificassem que as pessoas não aprovam a coleta e a utilização de informações de suas contas no Facebook e em outros serviços para serem incluídas no Google Social Circles – assim como o Facebook desaprova o uso ou a coleta para essa finalidade. Nós acionamos a Burson-Marsteller para chamar a atenção sobre essa questão, utilizando informações de domínio público que poderiam ser verificadas de forma independente por qualquer veículo de mídia ou analista. As questões são sérias e devem ser apresentado de uma forma séria e transparente.

Você e seus leitores podem acessar o recurso (da Google) e decidir se eles aprovaram ou não a coleta e a utilização de informações clicando neste link quando estiver logado em sua conta Google. Naturalmente, quem não têm conta no Gmail também estão incluídos nessa coleta mas não têm como visualizá-la ou controlá-la.”

A trama foi recentemente descoberta no último dia 3 de maio, quando o ex-investigador da FTC e blogueiro Christopher Soghoian foi abordado por Mercurio, em nome da Burson, para assinar uma coluna tendenciosa, escrita por Mercurio, alegando sua influência em grandes jornais como ‘The Washington Post’ , ‘The Hill’ e ‘The Huffington Post’.

Soghoian divulgou sua recusa publicamente ( veja link com a troca de e-mails ), junto ao e-mail de Mercurio na internet. A informação logo se espalhou e Goldman, seu parceiro na Burson, alegou que o texto era falso. Entretanto, a verdade veio à tona e ele não fez mais declarações.

Em resposta, a Google não atacou a rival, tampouco emitiu opinião sobre as estratégias da rede social.

– Nós tivemos acesso ao e-mail citado, enviado por um representante da Burson-Marsteller – disse Chris Gaither, gerente do setor de comunicação e relações públicas da Google que afirma que a troca de e-mails de fato ocorreu. – Nós não vamos fazer mais comentários. Nosso objetivo é encantar as pessoas com bons produtos – disse ele

A situação é embaraçosa para o Facebook, mas parece pior para a Burson-Marsteller, uma empresa de dimensões globais que tem representado grandes clientes em 58 anos de história. Mark Penn, CEO da Burson, tem sido um consultor de Bill Clinton e teve grande destaque como estrategista da campanha presidencial de Hillary Clinton em 2008.

Após a nota emitida pelo Facebook, a Burson soltou um comunicado dizendo que, apesar de a empresa ter sido contratada “para lançar luz sobre informações de domínio público”, a prática “contraria as políticas” da companhia de relações públicas.

“Agora que o Facebook veio a público, a Burson-Marsteller está autorizada a confirmar que foi contratada para prestar serviços a essa empresa nos Estados Unidos.

“O cliente pediu que seu nome ficasse em sigilo com base no fato de que estava contratando a B-M para lançar luz sobre informações de domínio público e de que essas informações poderiam ser facilmente replicadas pela mídia de maneira independente. Todas as informações fornecidas à mídia eram, efetivamente, de domínio público e poderiam, portanto, gerar questionamentos pertinentes e ser verificadas por meio de fontes independentes.

“Não obstante a justificativa, este não é um procedimento aceito na Burson-Marsteller e contraria nossas políticas. Deveria, por essa razão, ter sido recusado. Nossa relação com os meios de comunicação é pautada por padrões estritos de transparência no que tange aos clientes, e este incidente reforça a inquestionável importância desse princípio.”

Esta reportagem foi atualizada às 17h48m para a inclusão dos comunicados à imprensa emitidos pelo Facebook e pela Burson-Marsteller

Luis Nassif

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