Os docentes embaixadores da USP

São Paulo, 6 de agosto de 2010

A USP é uma instituição educativa e tem como missão o permanente exercício da crítica sustentada em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Como qualquer universidade pública de qualidade, deve ser um espaço de debate e reflexão, em que se pensa o mundo, a pesquisa, se aprende e se estuda, seja com o objetivo de criar conhecimentos r adquirir melhores estruturas reflexivas, seja no sentido de agir sobre a vida e transformá-la.

Como parte de sua busca da excelência, as USP deve continuar agregando em seus quadros os melhores talentos egressos do Ensino Médio. Deve, também, criar estratégias para identificar candidatos cujo potencial acadêmico latente não pode ser totalmente evidenciado pelos resultados de processo de seleção. Abrem-se então, novas perspectivas para o recrutamento de estudantes capacitados, mas cujo baixo capital cultural traz a eles desvantagens nos exames de admissão para a graduação. A USP quer atrair estas pessoas por acreditar que o apoio oferecido no processo de seleção será convertido em desempenho acadêmico amplamente satisfatório.

Com esta perspectiva, em 2006 foi criado o INCLUSP, programa de inclusão social da USP, o qual possui ações voltadas para estudantes de escolas públicas. Uma destas ações consiste em tomar os alunos ingressantes por esse programa, Embaixadores da USP. Nesta parceria, os Embaixadores da USP visitam as escolas públicas com o objetivo de apresentar e explicar o programa e, já como membros da nossa Universidade relatar suas experiências no vestibular, a rotina de vida na USP estimulando esses alunos a buscar as inúmeras possibilidades de crescimento acadêmico, científico e cultural proporcionados pelo convívio num ambiente universitário de excelência.

Em 2010 pretendemos estender o programa aos docentes. Vimos, portanto, lhes fazer um convite especial: torne-se um “Docente Embaixador” e junte-se a nós na divulgação de nossa Universidade a USP nas escolas públicas!!! Como Docente Embaixador você participará da campanha de divulgação visitando uma escola pública, e lá apresentará a diretores, professores e alunos o programa de inclusão social da USP, e a relevância da pesquisa e do ensino praticados na nossa Universidade. Os Docentes Embaixadores receberão material institucional para divulgação da USP, do vestibular e das diversas características do nosso programa de inclusão.

A Pró-Reitoria de Graduação como um agradecimento singelo à sua participação no programa, oferecerá um vale-livro de até R$80,00 (oitenta reais), na compra de livro(s) nas Livraria(s) da EDUSP e, um vale-refeição no Clube dos Professores, em dia de sua preferência. A SEE já foi contatada e informou às escolas dos Embaixadores da USP. Caso você decida colaborar conosco nesta tarefa, basta seguir os procedimentos abaixo até 10 de setembro:

Qualquer dúvida sobre o Programa “Docente Embaixador” peço a gentileza de contatar o Prof. Dr. Mauro Bertotti pelo e-mail [email protected].

1. Comunicar à Pró-G (3091-2316 ou [email protected]) seu interesse em participar da campanha;
2. Após o contato inicial com a Pró-G, selecionar uma escola pública paulista com base em lista disponibilizada pela Pró-G;
3. Contatar algum dirigente da escola para explicar o objetivo da visita e acertar detalhes do encontro (data, horário, infra-estrutura para apresentação etc.);
4. Após agendar a visita à escola, comunicar à Pró-G;
5. Encaminhar relatório sucinto sobre a experiência como Embaixador Docente da USP, com sugestões de futuras ações da USP para melhoria do INCLUSP.

Contando com a valiosa colaboração de Vossa Senhoria, aproveito para enviar cordiais saudações.
Atenciosamente,

Profa. Dra. Telma M. Tenório Zorn
Pró-Reitora de Graduação 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador