ANAC redistribui pousos e decolagens em Congonhas

Jornal GGN – Com o objetivo de melhorar a prestação de serviço aos usuários de transporte aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai fazer uma redistribuição dos horários de pousos e decolagens (os chamados slots) para a aviação regular no Aeroporto de Congonhas (SP).

Hoje, o aeroporto paulistano destina 30 slots por hora na pista principal para a aviação regular. Na nova organização, esse número vai variar, de acordo com o horário, entre 16, 32, ou 33 slots.

A ideia é que o aumento seletivo por faixa horária possibilite uma melhor utilização da capacidade das pistas, ao permitir um maior planejamento dos operadores. A expectativa é que cresça a oferta de voos comerciais, incentivando a concorrência e menores preços.

Inclusive, pela norma da ANAC, os slots redistribuídos serão alocados prioritariamente às empresas que estão entrando no mercado. A distribuição levará em conta o nível de participação de mercado nacional de mercado regional, bem como a eficiência operacional das companhias. Para isso, haverá checagem da pontualidade e regularidade dos voos realizados no passado.

A partir da redistribuição, a ANAC passará a avaliar a pontualidade e regularidade dos slots utilizados. Se os índices estabelecidos forem descumpridos, poderá haver nova redistribuição dos slots mal utilizados.

Abaixo, a tabela da ANAC como o número de slots por faixa de horário. De acordo com a agência, a redistribuição não vai representar um aumento na capacidade do aeroporto, que vai continuar operando dentro das regras de segurança da aviação civil. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador