“O problema é nomear um juiz com perspectiva contraposta àquela que você defende”, diz Couto sobre Zanin

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

No Política na Veia desta terça, o cientista político Cláudio Couto analisa a indicação de Zanin ao STF e suas primeiras decisões na corte

Foto: Captura de tela da TV GGN

Entre os temas quentes da semana abordados no programa POLÍTICA NA VEIA desta terça-feira (29) [confira a playlist completa] estão os primeiros votos proferidos pelo ministro Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF), que abriram o debate sobre o perfil histórico do magistrado. 

Neste episódio, a condução do programa foi de Thais Reis Oliveira, editora executiva de CartaCapital com a análise do cientista político Cláudio Couto, que ilustra em alguns pontos a problemática em torno das recentes decisões do ministro indicado por Lula. 

“É um período muito longo para um juiz que começou a dar demonstração de independência, mas independência é o que se espera de um ministro do Supremo (…) até aí tudo bem, o problema é você nomear um juiz cuja agenda, cuja perspectiva, é contraposta àquela que você defende”, explica. 

A crítica não se trata exatamente da “indicação de Zanin, embora também seja”, mas da clivagem conservadora x progressista ao votar contra a descriminalização do uso da maconha para uso pessoal, contra a equiparação da homotransfobia ao crime de injúria racial e a favor da atribuição de funções de segurança pública às guardas municipais.

Tem a questão de gênero, questão racial, ele indicou um homem branco da elite paulistana e conservador”, afirma Couto.

Mais diversidade 

Segundo Cláudio, a diversidade deve ser vista com prioridade na próxima indicação de Lula. “Primeiro, tentar colocar mais diversidade, uma mulher, de preferência uma mulher negra, até para substituir a saída de uma outra mulher”.

Em seguida, de acordo com o cientista político, é necessário antes de qualquer elo, pesquisar o histórico da figura pensada para ocupar um cargo dessa relevância. 

“Quem é essa pessoa, quais foram suas posições (…) se ficar só numa relação pessoal, aí a gente tem que esquecer que está numa República (…) agora, se na segunda indicação o presidente da República repetir a dose, tem alguma coisa muito errada aí”. 

Assista

Outros temas do programa foram a expansão do Brics, a viagem de Lula à África, as eleições na América Latina e a ascensão da extrema-direita na Argentina. Assista ao programa completo na TV GGN:

Leia também no jornal GGN:

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador