Revista GGN

Assine

A UFC entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot, por Luis Nassif

 

Vamos combinar.

Na UFC entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot vale pernada, chute no saco e dedo no olho, conforme os juízes do Supremo Tribunal Federal admitem. Mas não vale atacar esposas, filhas e mães.

O patrocínio ao IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), por uma entidade presidida pelo réu, deveria ser motivo mais que suficiente para Gilmar se declarar impedido. Mas como o STF aceita pernada, chute no saco e dedo no olho, e aceita que seus Ministros julguem processos em que são partes empresas que patrocinam seus próprios eventos, os procuradores procuraram apimentar a denúncia envolvendo a senhora Gilmar Mendes, Guiomar Feitosa.

Levantaram os seguintes fatos:

1      Um sobrinho de Guiomar se casou com a filha do réu. E?

2      No celular do réu havia o número do telefone de Guiomar. E? Não há registros de ligações, de mensagens trocadas.

3      O irmão de Guiomar e o réu são dois de um grupos de sócios em uma companhia de ônibus.

4      O réu tem como advogado a parte carioca do escritório Sérgio Bermudez, do qual Guiomar é sócia do escritório de Brasília. Ora, o próprio Janot sabe, por experiência familiar que, em um escritório de advocacia, ganha quem indica o cliente e quem defende a causa. Não há nenhuma indicação de que Guiomar tenha defendido qualquer causa do réu.

O que parece é o seguinte.

De um lado do ringue tem um grandão sem nenhum escrúpulo. Há um caminhão de casos passíveis de investigação, não fosse ele Ministro do STF. Há a venda de cursos para o Tribunal de Justiça da Bahia nas vésperas da intervenção do Conselho Nacional de Justiça; patrocínios aos seus seminários por grupos com causas no Supremo, tendo ele como relator.

E não adianta alegar que ele, Gilmar, não tem nada a ver com a administração do IDP. Quando decidiu afastar o antigo sócio, Inocêncio Mártires, sua alegação era de que o IDP prosperava graças à sua influência.  Se o MPF fosse mais audacioso, poderia requerer até auditoria nos sistemas de sorteio do Supremo.

Mas como o adversário é grandão, o máximo que o PGR faz é jogar para a plateia, dando jabs de leve para não parecer que está com medo, mas, ao mesmo tempo, para não irritar demasiadamente o grandão.

Média: 4 (22 votos)
24 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Fabio !
Fabio !

O que o torna grandão ?

E o quê o torna grandão ? Seu descaramento sem constrangimentos ? Ou o acovardamento dos demais ? Há outros atores que o ajudam a se tornar forte ? De onde vem esse poder ?

Seria sua subserviência sem pestanejar aos interesses do PSDB e da GLOBO , os mesmos que o alçaram ao posto que agora ele utiliza como sua propriedade particular ? 

Por quê os demais - ministros e procuradores -  que teoricamente estariam em pé de igualdade com o grandão , se acovardam ? Que poder é esse ? De onde vem ? 

É o que os mortais comuns querem saber . 

Seu voto: Nenhum
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Não adianta esperar algo de

Não adianta esperar algo de grandiozo de Gilmar Mendes e Rodrigo Janot: são farinha do mesmo saco.

Seu voto: Nenhum

O Gilmar não se consideraria

O Gilmar não se consideraria impedido, nem se o réu fosse ele mesmo. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Juliano Santos

imagem de Eudes Gouveia da Silva
Eudes Gouveia da Silva

Ao soltar presos provisórios

Ao soltar presos provisórios em processos que a ele foram distribuídos, Gilmar mendes não comete crime, ele manifesta sua opinião que pode ser modificada pelos colegas. Agora, por que todos os processos polêmicos envolvendo conhecidos do Gilmar são a ele distribuídos? Se foram direcionados estará configurado crime de falsidade ideológica e estelionato (Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.). 

 

Seu voto: Nenhum

"O casamento não durou nem seis meses"

Preciso encontrar tempo para sair pesquisando todas as pérolas que Gilmar Paraguaçu, prêmio oleo de peroba da década (agora ele tem um concorrente à altura que é o Temer-sem noção), ja nos legou nesses anos de AGU e STF. Vou copiliar tudo isso e acrescentar as poses e bocas - muitas bocas - de seu Gilmar a casa fase passada no STF. Vou fazer sucesso, vai ser mais engraçada que as frases do legitimo Odorico da não tão surreal Sucupira. Não roubem a minha ideia! 

Quanto ao STF... Mas da para levar a sério esse Supremo?! Gilmar tanto quanto Sergio Moro esta claro quanto o raio de Sol que não podem julgar nada que tenha relação direta com Lula, PT ou PSDB. Nem com os compadres da vida. Elementar, prezados juizes.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Jogo de cena. São dois

Jogo de cena. São dois cadáveres apodrecendo e fedendo na política brasileira e espalhanso esta podridão por ande passam.É preciso que algum urubu se disponha a comer esta carniça para acbar de vez com a fedentina nacional.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Há um ano digo: não subestimem Gilmar mendes

Prezados,

Esses novos capítulos da novela pastelão ou as constantes reencenações da peça pastelão que tem como protagonistas Gilmar Mendes e Rodrigo Janot (por extensão outros procuradores do MPF) não constituem novidade. A briga entre PGR/MPF e Gilmar Mendes é de egos e por poder e influência; eles sempre estiveram - e continuam - em defesa dos mesmos interesses e do mesmo grupo político - o do ultraneoliberalismo escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e e entreguista, cuja síntese mais apropriada é o tucanato, o PSDB.

Há mais de um ano digo e escrevo que Gilmar Mendes é o homem mais poderoso do País e que o  tucanato/PSDB é que está no comando do governo golpista, que essse desmonte do Estado é a essência e o DNA tucano. No último parágrafo, que transcrevo abaixo com ligeiras adaptações, Luís Nassif expõe exatamente esse meu raciocínio.

"Mas como o adversário é grandão, o máximo que o PGR[/MPF] faz[em] é jogar para a platéia, dando jabs de leve para não parecer que está[ão] com medo, mas, ao mesmo tempo, para não irritar demasiadamente o grandão."

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

..."Gilmar Mendes e Rodrigo

..."Gilmar Mendes e Rodrigo Janot (por extensão outros procuradores do MPF) não constituem novidade. A briga entre PGR/MPF e Gilmar Mendes é de egos e por poder e influência"...

Na verdade João de Paiva, as duas mulas citadas, por serem ambas, famigerados quadrúpedes, eles não dispõem em seus repertórios, a menor noção do que venha a ser ego, no sentido filosófico do “eu de cada um.”

Por essa razão rogo à vosmecê no sentido de, se possível, substituir em seu texto o termo egos por patadas. Ou, se preferir, por "coices."  Por certo, para os quadrúpedes em apreço. Coices venha ser o recurso que, pela recorrência e frequência com a qual o utilizam, seja o mais justo.

Atecipadamente agradeço.

Orlando

Seu voto: Nenhum

E o Moro ?

Outro que faz e acontece e quem deveria pará-lo, faz que não vê ! O PSDB está por trás de tudo, e quem estará por trás dele ?

Mas ..... quero dar os parabéns a eles, pois sabem como ninguém, onde colocar seus parceiros, coisa que o PT desconhece completamente.

Seu voto: Nenhum

lenita

imagem de João de Paiva
João de Paiva

Perto do GM ele é um poodle

Lenita,

Esse juizeco da guantánamo paranaense é valente com os fracos, com os líderes da Esquerda e do PT, a quem ele persegue de forma inquisitorial. Mas diante de Gilmar Mendes ele é um vira-lata de rua ou, no máximo, um poodle. Exemplo disso foi aquela sessão conjunta no Senado, em 1º de dezembro de 2016, quando Gilmar Mendes o tratorou, sem dó ou escrúpulo. 

Por meio de Gilmar Mendes o tucanato governa o Brasil.

Seu voto: Nenhum
imagem de CLEIBSOM CARLOS
CLEIBSOM CARLOS

STF

Mas por que o Gilmar é tão poderoso? É isso que deveria ser publicado e não essas picuinhas que só desviam o foco! Na verdade o ministro é apenas um intermediário...Que tal uma matéria que esclareça quem dá retaguarda para os seus mandos e desmandos? Quando o ministro não for mais útil, levará um pé nos fundilhos de quem realmente manda, como muitos já levaram antes dele.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Grandão por que?

Concordo que parece isto, o descrito, mas - de repente - me pergunto - e pergunto a você, Nassif - como é que se dá isto? O Gilmar é grandão por que? Realmente, ele só faz absurdo e "passa batido", sem um comentário que o abale. Mas como ele faz isto? Como pode isto? É o PSDB? Por certo, mas sei se só. E o que mais? Ai a coisa não é clara. O fato é que ele diz besteira e, depois de longa trajetória, as contradições de falas e decisões - e escandalos em ambas - abundam e mesmo assim ninguem o peita, como você observa. Pergunto: o que ele tem? Como e com quem se articula (os traços gerais sabemos, mas traços gerais não fazem a coisa funcionar) ?

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Bobo
Bobo

Grandão por ter controle

Grandão por ter controle sobre os outros ministros do STF.

Seu voto: Nenhum
imagem de gaúcho
gaúcho

Pra você saber quem vencerá a

Pra você saber quem vencerá a contenda é só responder: quem é mais útil à elite corrupta e golpista do Brasil mendes ou janot?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Daytona
Daytona

Nassif    O réu tem como

Nassif

 

 O réu tem como advogado a parte carioca do escritório Sérgio Bermudez, do qual Guiomar é sócia do escritório de Brasília. Ora, o próprio Janot sabe, por experiência familiar que, em um escritório de advocacia, ganha quem indica o cliente e quem defende a causa. Não há nenhuma indicação de que Guiomar tenha defendido qualquer causa do réu

 

Não, Nassif, o próprio Janot sabe que há causa de impedimento legalmente previsto.

DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

Art. 144.  Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo:

VIII - em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório;

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm

 

É causa de impedimento para o ministro Gilmar o simples fato de o réu ser cliente do escritório Bermudez, mesmo que a sra. Guiomar não o represente diretamente ou mesmo que, na causa em questão, o cliente esteja sendo representado por outro advogado/escritório.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Abuso

Autoridade que não abusa do seu poder perde prestígio! Principalmente no Brasil, onde o povo não reage.

Gilmar sabe disso.

Isso tudo vai acabar apenas quando o povo brasileiro der um basta!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

O escudo da covardia.

Não tente esconder a sua covardia pondo a culpa das aberrações que toleramos nas costas do povo que nem sabe o que é aberração. Quem tem forças e meios para reagir reage, ou se esconde. Mas não pode por a culpa em quem não tem meios e nem força para reagir. A culpa é nossa!  À exceção do Nassif e mais uma meia dúzia de bravos como ele que colocam o dedo na ferida e enfrentam os GRANDÕES. Pelo menos, temos a festejar que hoje sabemos que a desgraça que impede o Brasil de se tornar uma nação há séculos não está na CORRUPÇÃO gerada pelo tão propalado e famigerado CRIME DO COLARINHO BRANCO.

O nosso problema secular é o crime em larga escala praticado e protegido pelos criminosos integrantes das quaddrilhas organizadas do CRIME DA TOGA PRETA! Hoje todos sabemos onde está o problema da criminalidade no Brasil.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Tadeu Silva
Tadeu Silva

Pai

Sem querer cair na querela romano-bizantina do Espírito Santo, acho ele melhor com uma batina, túnica, mozeta, mitra, etc...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ocastro
ocastro

A UFC entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot

Estão dizendo nas ruas e nas praças que o ESTADO ISLÂMICO esta reivindicando a PATERNIDADE das mazelas do GILMAR.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Roberto Pivador
Roberto Pivador

Se...

 Se o MPF fosse mais audacioso, poderia requerer até auditoria nos sistemas de sorteio do Supremo.

 

Se...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

HC subiu direto do juiz de piso para o STF, e logo para Gilmar?

HC subiu direto do juiz de piso para o STF, e logo para Gilmar?

O Barata foi preso em 03/07 e, com apenas um mês e duas semanas depois, o hc dele subiu direto pro stf e incrivelmente para as mãos do beiçudo. Interessante que desde que a palhaçada da Operação Lavajateira começou, que o stf negou um monte de hcs, porque só os julgaria depois dos recursos nos TRFs (em 2 passos: relator e turma), seguido dos recursos no STJ (em 2 passos: relator e turma). E isso foi dito várias vezes pelos togas do STF que passara a ser regra geral no stf. Com 1 mês e 2 semanas, dificilmente o Gilmar seguiu esta regra no caso. A justiça brasileira é simplesmente REPUGNANTE.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Francisco de Assis

imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

Mudança de paradigma!!

O nosso problema não está e nunca esteve no CRIME DE COLARINHO BRANCO.

O problema é o CRIME DA TOGA PRETA!!!  HE! HE! HE!

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

Corrigindo:

Pai Gilmar solra o bandido DUAS vezes em um dia.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Todos são bandidos

e bandido bom é bandido morto

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.