Documento Word, como o usado contra Dilma, é manipulável por programa gratuito

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em poucos minutos, um arquivo Word criado na tarde de 15 de fevereiro de 2017 pode ser alterado para parecer que foi escrito em 19 de fevereiro de 2016

Jornal GGN – A ata do registro em cartório de uma conta de Gmail que é atribuída à Dilma Rousseff pela delatora Mônica Moura, esposa do marqueteiro João Santana, circula nas redes sociais nos últimos dias com inúmeros questionamentos sobre sua veracidade. Mas não é a única prova que, a princípio, é considerada frágil e está anexada à delação.

Mônica disse à Lava Jato que só salvou uma única mensagem que teria sido escrita por Dilma, mas em formato Word, após deletar o rascunho do Gmail. Na papelada da delação, consta que esse arquivo foi criado em 19/02/2016, às 19h40.

Nessa mensagem, Dilma teria supostamente escrito: “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo. E o pior é que a esposa dele, que sempre tratou dele, também está doente. Com risco igual. Os médicos acompanham dia e noite.” Mônica encarou como um aviso de que a Lava Jato iria prender o casal.

Esse “.doc” foi registrado em um cartório de São Paulo, em 20/05/2016. 

Apesar de ter sido aceito como evidência contra Dilma, qualquer documento de Word é manipulável.

O GGN fez um teste após o download do programa New File Time. Em poucos minutos, um arquivo dessa natureza, criado na tarde desta segunda (15), foi manipulado para fazer parecer que foi criado em 19/02/2016, às 10h05. Também é possível alterar a data em que o arquivo foi acessado pela última vez ou modificado. O tutorial, com poucos passos, está disponível aqui.

Para alterar um documento Word no New File Time, basta arrastar ou importar o arquivo para dentro do programa, selecionar “be older” ou “be younger”, a depender da data que o documento vai passar a ter. Depois de ajustar as configurações de “data de criação”, “modificação” e “último acesso”, é só clicar em “set-time” que a mudança é feita automaticamente 

TELEFONEMA?

Há mais dúvidas sobre o depoimento de Mônica Moura sobre Dilma.

No vídeo em que a delatora detalha a suposta obstrução de Justiça por parte de Dilma, uma da então presidente para o escritório de João Santana, na República Dominicana, na noite anterior à Operação Acarajé, é mencionada. O GGN apurou que essa ligação não está registrada na papelada da delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

Outra informação que consta na delação avalizada pelo STF é a informação correta do dia e hora em que Mônica acionou, por mensagem de telefone, o ex-assessor presidencial, Anderson Dornelles.

No enredo contado por Mônica no vídeo, Dilma escreveu a mensagem no dia 19, o casal entrou em pânico com a notícia e tentou contato com Dorneles entre 20 e 21 de fevereiro de 2016. Na noite do dia 21, Dilma teria ligado para um telefone na República Dominicana e avisado do mandado de prisão. E no dia 22, Mônica deixou um rascunho no Gmail avisando que o casal embarcaria para o Brasil – foi preso no dia 23 de fevereiro – e não gostaria de ver “espetáculo”.

Ao contrário do que diz no vídeo, Mônica não enviou mensagem para a esposa de Anderson entre os dias 20 e 21, numa tentativa de falar com Dilma. A prova anexada à delação mostra que, na verdade, as mensagens disparadas por Mônica ocorreram na manhã do dia 22 de fevereiro, por volta das 11h, quando a empresária já sabia que seria presa na Operação Acarajé.

LEIA MAIS: As provas e dúvidas no depoimento de Mônica Moura contra Dilma

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Este seu comentário marecia

      Este seu comentário marecia uma mega reportagem. As caixas-pretas da máfia dos cartórios em conluio com (parte da) banda podre do Judiciário. 

  1. Não me espanto com nada do

    Não me espanto com nada do que vem dali,

     

    de um processo que começou com denuncia sobre lava rapido em curitiba, com um juiz que era conhecido, com um doleiro mais que conhecido, e resultou no envolvimento da maior empresa brasileira, uma das maiores do mundo, que tem sede no rio, só sendo muito crente e tendo muita fé para acreditar.

  2. Gente …

    esses caras realmente pensam que esse lindo pais é habitado somente por idiotas.

    Não há outra razão que explique tal disonância cognitiva. 

  3. elementar

    Nem é necessário qualquer software para simular qualquer data de criação de arquivo.

    Basta alterar a data do sistema do microcomputador (e se for o caso, também a hora)

     

  4. Borbulhando na rede…

    Não tenho como avaliar a consistência dos argumentos. Alguém pode ajudar?

    A REDE GLOBO VAI SER VENDIDA EM BREVE
    Por Carlos D’Incão

    A Rede Globo de Televisão está em avançado processo de negociação de venda de todo o seu grupo para o mega-empresário mexicano Carlos Slim (dono da NET, da Claro e da Embratel).

    Todos os seus movimentos financeiros e contábeis estão caminhando nesse sentido: ela paralisou todos os investimentos, distribuiu dividendos aos seus acionistas, está saneando todo o seu quadro de funcionários e está na espera de uma última medida do governo Temer para fechar esse negócio. Essa medida é uma espécie de anistia do seu passivo tributário, que hoje está na casa dos bilhões de reais.
    Após a aprovação da Reforma da Previdência, mais especificamente no mês de julho, o governo Temer estuda aprovar um gigantesco Refis (recuperação fiscal das empresas) onde grandes devedores terão anistia de até 90% de suas dívidas para com o governo e ainda poderão parcelar o restante em 240 vezes, com juros baixos.

    Depois desse Refis e ainda nesse ano (provavelmente ao longo do mês de outubro) a Globo terá um novo dono. E esse será Carlos Slim, um homem que sabe fazer duas coisas muito bem: abrir as portas para a mídia norte americana e oferecer serviços de baixa qualidade a preço alto.

    De uma forma ou de outra essa situação apressa bastante uma definição política em relação a Lula e as eleições de 2018. Parte da histeria da Globo em querer destruir Lula e o PT a qualquer custo se deve a essa venda. Ela teme que a Reforma da Previdência atrase ou não seja aprovada e, com isso, o Refis se torne inviável, etc, etc, etc…

    Sem querer antever o que será dos meios de comunicação brasileiros, caso esse negócio seja fechado, não deixará de ser um alívio ver a família Marinho – de forma definitiva – longe do universo da comunicação e, quem sabe, ela não aproveite e leve consigo seus jornalistas de quinta categoria… os seus fieis vassalos da manipulação e da mentira.

    Por fim, conseguir antever negociações empresariais é sempre a melhor forma de prejudicar o lado que está querendo vender. Nesse caso, quanto mais gente souber dessa venda, pior para a Globo. essa é minha contribuição pessoal a essa digníssima emissora.

     

  5. Nem precisa de programa, basta mudar a data do sistema

    Nem precisa de programa, basta mudar a data do sistema

    Para uma delatora escrota gerar essa “prova” para cometer um crime, como o de denunciação caluniosa, basta que ela mude a data-hora do Windows temporariamente para aquela desejada, sendo a única exigência a de o usuário logado ser Administrador, o que também é algo que qualquer usuário iniciante do Windows pode aprender a fazer. Muda a data-hora do sistema para a data-hora desejada, abre o Word, escreve a escrotidão que quiser, salva o arquivo do Word, fecha o Word, muda a data-hora do sistema para a real.

    É até mais seguro do que usar um programa utilitário, como descrito na matéria, pois eventualmente pode acontecer que uma determinada versão do Word (até de forma secreta) possa gravar,internamente – no próprio arquivo do Word – uma data própria, independente das datas e horas do sistema operacional, como as de criação, modificação e acesso, que são gravadas nas tabelas próprias do próprio sistema operacional Windows.

    Aliás, no caso dessa senhora, foi totalmente estranha essa sua viagem NewYork-Brasília-NewYork apenas para se encontrar com Dilma, retornando de imediato, sem nem dormir no Brasil. Um voo de ida e volta, longo e caro, só para, em termos práticos, gerar essa conta de e-mail num computador de outrem. A bandida confessa diz que Dilma a chamou para vir ao Brasil de imediato, mas será que não foi a escrota que se ofereceu? A criminosa confessa diz que tinha duas pessoas ao lado quando criou a conta, mas será que não fez isso sozinha? Por que uma viagem estranhíssima como essa não poderia ter sido feita exatamente com o objetivo de plantar essa “vacina” para uma futura delação, pois quase certo que o bandido Odebrecht já sabia que ia cair, com a revelação dos seus esquemas criminosos?

  6. Mentiras e Contradições

    A estória da Mônica Moura é muito ruim.

    No início da gravação ela diz que estava em NY e que Edinho lhe telefonou pedindo que ela retornasse imediatamente ao Brasil, pois Dilma queria falar com ela (Mônica).

    Na conversa entre ambas, Dilma queria saber se era segura a conta de Santana que recebeu recursos da Odebrecht. Dilma a chamaria de NY para o Brasil para fazer uma pergunta idiota desse tipo.

    Mas aos 3min53seg, ao reportar a conversa com Dilma, Mônica cai em contradição. Dilma teria perguntado:

    “Como é, você tá aqui no Brasil ?” (transcrito do vídeo)

    Dilma deve mesmo ser uma grande idiota. Traz a reputada Mônica de NY até o Brasil para fazer uma pergunta idiota e não sabe que a moça estava em NY.

  7. Sem contar que pessoas

    Sem contar que pessoas “chiques” não usariam, em 2016, o Word 1997-2003, que contém o formato doc, e sim o Word 2007, com formato docx.

  8. mais fácil ainda

    Para registrar a data que vc quiser em um documento do word ou qualquer outro docuemento, basta mudar a data do relógio do seu computador (clique com botão direito na hora/data na barra de tarefas e selecionar “ajustar data/hora”.

    Ali é possível ajustar a data e a hora pra qualquer uma que se queira.

    Depois de escolher a data, é só criar o documento ou abrir um documento qualquer, fazer qualquer alteração e salvar.

    Se for um documento novo, tanto a “data da criação” como a “data de modificação” constará como aquela ajustada no relógio;
    No caso de um documento pré-existente, a data ajustada será registrada apenas na “data de modificação”.

    Inclusive, por esse motivo, um documento pode ter uma data de alteração anterior à data de criação:
    basta criar um documento com o relogio do compudar marcando a hora correta, depois alterar a data do computador para uma data anterior (por exemplo uma semana antes), abrir o documento, fazer uma alteração e salvar. Faça o teste!

     

  9. mais fácil ainda

    Para registrar a data que vc quiser em um documento do word ou qualquer outro docuemento, basta mudar a data do relógio do seu computador (clique com botão direito na hora/data na barra de tarefas e selecionar “ajustar data/hora”.

    Ali é possível ajustar a data e a hora pra qualquer uma que se queira.

    Depois de escolher a data, é só criar o documento ou abrir um documento qualquer, fazer qualquer alteração e salvar.

    Se for um documento novo, tanto a “data da criação” como a “data de modificação” constará como aquela ajustada no relógio;
    No caso de um documento pré-existente, a data ajustada será registrada apenas na “data de modificação”.

    Inclusive, por esse motivo, um documento pode ter uma data de alteração anterior à data de criação:
    basta criar um documento com o relogio do compudar marcando a hora correta, depois alterar a data do computador para uma data anterior (por exemplo uma semana antes), abrir o documento, fazer uma alteração e salvar. Faça o teste!

     

  10. Frágil de mais, porém Satã
    Frágil de mais, porém Satã não se importa, quer é aparecer na mídia e seu chefe dar palestras aqui pela europa.

  11. Nem precisa ter um programa especial nem ser o administrador

    Para forjar a data nem precisa ter um programa especial nem ser o administrador é só ter a permissão de mudar a data, e todo o computador pessoal o administrador é quem o usa. Lá vai meu presente para o STE. Vide o que fiz em cinco minutos. Todo mundo que tam computador pessoal há mais tempo e que a pilha da BIOS acabou sabe que o relógio volta a uma data lá no passado e tem que atualizá-lo.

    A Cíntia Alves complicou ainda com o uso de um software, não é preciso!

    1. Você está vulnerável. WannaCry?
      Você está vulnerável. WannaCry?

      Somente um usuário administrador tem permissão para mudar a data do sistema, pois esta é uma informação crítica, no grau mais elevado.

      Não tem como espremer a lógica para, a partir da afirmação “todo o computador pessoal o administrador é quem o usa”, concluir que não precisa “nem ser administrador” para realizar a operação citada. Nem Dallagnol seria capaz disso.

      Um PC pode ter várias contas de usuário e nem todo usuário precisa ser administrador. Aliás, por questão de segurança, é altamente recomendável que, mesmo sendo administrador numa conta, a pessoa deva ter outra conta, como usuário padrão (não administrador). Pois, ao logar na máquina como usuário administrador, a pessoa estará dando ACESSO A TODOS OS RECURSOS DO SEU COMPUTADOR a invasores, com máxima vulnerabilidade a virus e outros malwares. Principalmente na internet. Recomenda-se logar como administrador apenas para realizar operações só disponíveis para um administrador. Por comodidade, os sistemas permitem, inclusive, fazer algumas dessas operações (como instalar programas, por exemplo) como usuário padrão, desde que se informe Administrador/Senha especificamente para estas ações.

  12. O e-mail
    Essa conta de e-mail apresentada pela sra. Mônica já ñ é um caso de piada, mas de esculhambação da Lava Jato. Moro é repugnante, Dallagnoll imbeciliza a nação e o Gilmar Mendes com Alexandre de Moraes espetam o prego na democracia fincada na cruz, exposta às moscas, baratas e ratos. O câncer que enfrento há 10 anos me é mais suportável.

  13. ctrl+c ctrl+v

    Convenhamos. Usar um documento do word como prova de que alguém especificamente escreveu aquilo, é o fim da picada.

    Seria o mesmo que admitir que não tem prova.

    Se eu colar um texto de Hitler num documento word e disser que foi escrito por Machado de Assis, a Justiça do Paraná aceita como prova?  

    1. Em compensação….

      Esses caras são criativos com um simples pedaço de papel. Um papelzinho assim, enrolado, vira uma bolinha e, na cabeça do Cerra vira prova do seu traumatismo fuleiro.

    2. Para uma justiça e um juiz

      Para uma justiça e um juiz (?) que questiona um réu sobre um documento em papel sem assinatura, um documento em Word já é um avanço.

  14. Gangue

    Parece uma gangue.

    Meses atrás já plantavam material (registro no cartório) para pegar a representação jurídica mais na frente. Logo um escritório onde trabalha irmão de procurador.

    Deveria haver uma “lava-jato” estudando corrupção nessas relações advocacia e MPF de Curitiba. A Catta Preta, que foi a primeira em entrar no “echquema” já está em Miami curtindo a grana que ganhou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador