Obcecada pelo impeachment, imprensa esquece do Brasil, por Mauro Santayana

Do blog de Mauro Santayana

O cargueiro e as hidrelétricas
 
por Mauro Santayana

O céu era “de brigadeiro”.

Mas, para a maior parte da mídia passou em brancas nuvens a apresentação do novo cargueiro militar KC-390 da EMBRAER à Presidente da República, ao Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e ao Ministro da Aeronaútica, Nivaldo Luiz Rossato, após viagem de Gavião Peixoto à Capital Federal, nesta semana, na Base Aérea de Brasília.

E, no entanto, tratava-se apenas da maior aeronave já construída no Brasil, com capacidade de transporte de blindados, de brigadas de paraquedistas, de operar como avião-tanque para reabastecimento aéreo de caças, ou como unidade de salvamento, em um projeto que custou 7 bilhões de reais, em grande parte financiado pelo Governo Federal, que teve também participação minoritária de outros países, como Portugal, Argentina e a República Tcheca, destinada a substituir, no mercado internacional, nada menos que o Hércules C-130 norte-americano.

A mesma indiferença, para não dizer, desprezo, ou deliberada desinformação, ocorreu com o início do processo de geração da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a terceira maior do mundo, com capacidade de 11.000 megawatts, na semana passada.

Ou com a hidrelétrica de Santo Antônio, situada no Rio Madeira, em Rondônia, a quarta maior do país, que colocou em operação sua 39ª turbina geradora há alguns dias.

Como sempre se dá com os grandes projetos erguidos nos últimos 13 anos neste país – e põe obra nisso – escolheu-se dar atenção, prioridade e divulgação preferencial a aspectos negativos, discutíveis e polêmicos como eventuais “estouros” de orçamento, atrasos ou suspeita de corrupção, do que às próprias obras.

Projetos que, depois de prontos, passarão a pertencer, inexoravelmente, ao patrimônio nacional e ao domínio do concreto, da realidade – e que, querendo ou não seus detratores – continuarão, agora e no futuro, beneficiando o país com mais empregos, mais energia, melhora no nível tecnológico de nossa indústria bélica e aeroespacial e da capacidade de defesa da Nação.

Bom mesmo, para essa gente, deve ter sido o governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso, que, segundo o Banco Mundial, conseguiu encolher o PIB e a renda per capita do Brasil em dólares nos oito anos em que permaneceu à frente do Palácio do Planalto, aumentou a carga tributária em vários pontos percentuais e duplicou a relação dívida líquida-PIB, além de deixar uma dívida de dezenas de bilhões de dólares o FMI, sendo obrigado a racionar energia por falta de investimentos na geração de eletricidade — além de deixar que desaparecessem empresas como a ENGESA, sem forjar um simples parafuso para as forças armadas.

Naquele tempo não se discutia a suspeita de irregularidades na construção de usinas, refinarias, plataformas de petróleo, gigantescos sistemas de irrigação e saneamento, ferrovias, tanques, submarinos – até mesmo atômicos – usinas nucleares, estádios, aviões, mísseis, porque não se fazia quase nada disso em nosso país, e, quando havia encomendas, poucas, eram para o exterior, e não para aqui dentro.

Aludia-se, sim – muito timidamente com relação ao que se faz hoje – à possibilidade da existência de irregularidades na compra da emenda da reeleição no Congresso; e na sabotagem, esquartejamento, destruição, por exemplo, de grandes empresas nacionais, algumas delas centenárias, a maioria estratégicas, para sua entrega, a preço de banana, para estrangeiros, com financiamento farto, subsidiado, do BNDES.

Lembrando George Orwell — em seu inesquecível e cada vez mais atual “1984” — o Ministério da Verdade, ou Miniver, em “novilíngua” — formado pela parte mais seletiva, parcial, ideologicamente engajada e entreguista da mídia brasileira — pode fazer o que quiser -– um diário chegou a trocar a foto de Dilma na cabine do KC-390, por outra, menos “favorável”, em pleno processo de impressão da tiragem do dia seguinte ao fato — que não se conseguirá derrubar obras como Belo Monte, Telles Pires, Santo Antônio, ou Jirau, ou o novo trecho da ferrovia norte-sul, que já leva soja de Anápolis ao Porto de Itaqui, no Maranhão, ou paralisar – com a desculpa de que vão dar ou deram prejuízo (prejuízo contábil, virtual, não interessa, afinal, dinheiro se necessário, como fazem os EUA, se fabrica), como se não bastassem o 1 trilhão e 500 bilhões de reais em reservas internacionais que o Brasil possui – a construção da Transposição do São Francisco ou a expansão da refinaria Abreu e Lima, que já está processando, em sua primeira fase, cerca de 100.000 barris de petróleo por dia.

As obras e as armas construídas, para o Brasil, como os fuzis de assalto IA-2, ou os radares SABER, ou o Sistema Astros 2020 – até mesmo porque as Forças Armadas não vão permitir que esses programas venham a ser destruídos e sucateados — vão ficar, por mais que muitos queiram que elas desapareçam em pleno ar, em uma nuvem de fumaça ou nunca venham a ser vistos em um livro de história.

Et latrare canes caravanis transit – ouviu, certa vez um romano, em um ponto qualquer da rota da seda, entre as dunas do deserto do Saara.

O calendário da pátria não se mede com o ponteiro fugaz das vaidades humanas.

O que importa para o Brasil é o que fica.

No futuro, o povo saberá datar essas conquistas — separando o joio do trigo — no tempo e nas circunstâncias.

Redação

31 Comentários

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  1. São obras que veem em boa

    São obras que veem em boa hora pois serão necessárias quando for dado o novo arranque na economia brasileira.

  2. O senhor é um dos melhores

    O senhor é um dos melhores jornalistas brasileiros. Fico pensando o que o senhor esta pensando ou passando vendo tudo isto.Deve ser difícil para um homem que ja presenciou queda de Getulio, queda de Jango, passou por 21 anos de ditadura militar e agora presenciar tudo isto.Para mim está sendo muito difícil e eu não fui obrigada a sair do Brasil.

  3. É, parece que estou com a razão

    Não tinha acessado este post, até porque ele veio depois do último xadrez do Nassif.

    Santayana não se deixa enganar.

    Poderia nessa reta final, também construir ou comentar o xadrez do Nassif.

    E de fato construi o seu. E sem alarde.

    Está lá no meu comentário quando digo “as forças” ou as “Forças”.

    Eles vão deixar jogar tudo isso fora?

    Não há Congresso ou STF que consigam desafiá-las.

    Aldo Rebelo e as “Forças” só estão observando.

  4. Só discordo do último

    Só discordo do último parágrafo:

    No futuro, o povo saberá datar essas conquistas — separando o joio do trigo — no tempo e nas circunstâncias.

    Eu me surpreendo como tem gente que pensa que FHC era presidente quando o Real foi criado. Muitos nem lembram mais de Itamar. E acham que FHC assumiu a presidência com uma inflação mensal de 80%, baixando-a para menos de 2%. Sabe Goebbels? Pois é…

    1. FHC não era presidente…

      FHC não era presidente, mas o plano foi dele, que começou a implementá-lo ainda como ministro de Itamar. Não entendo essa obsessão em demonizar FHC, mesmo com mentiras das mais deslavadas…

      1. O Plano Real era de FHC?

        Não é ótimo quando alguém acredita em papai Noel? Chego a ficar com os olhos rasos d’água.
        FHC é Sociólogo (e dizem que mais enrola do que pontifica) e portanto o plano não poderia ser dele.
        Da equipe econômica do Ministério, talvez. Entretanto, fontes dignas de confiança afirmam que o Plano Real nasceu na Inglaterra e foi entregue pelo FMI para a equipe brasileira. A ver, a história mostrará a verdade.
        Mas que não era dela, ah isso não era mesmo!

        1. Se é assim, então…

          Se é assim, então, Lula não poderia ser presidente, pois é operário. Com certeza todos os atos de seu governo foram ditados por alguma equipe misteriosa em outro país…

          Mas sem brincadeira, FHC mexe com vocês, né? Até hoje não entendi porque.

      2. FHC entrou no lugar de

        FHC entrou no lugar de Ricupero que teve uma conversa vazada providencialmente dentro da REDE GLOBO! Conincidencia?

        Nesse momento o plano real já estava em andamento.

        Outro estrategista foi Ciro Gomes… O resto é balela de golpista canalha!

        Se FHC entende de economia eu sou Mestre em Física Quântica!

         

  5. Se a Dilma pisar numa casca

    Se a Dilma pisar numa casca de banana, no mesmo dia será notícia já na chamada do JN, mas um evento como esse eles ignoram.

    É porque associar Dilma ao crescimento da EMBRAER e consequentemente ao crescimento do Brasil, não vem ao caso.

    Depois não querem ser chamados de golpistas…

  6. Tudo muito bom, tudo muito

    Tudo muito bom, tudo muito bem…

    Mas é bom tomar cuidado com os traidores. O olho grande dessa turma é imenso.

    Até hoje contam a história da deposição de um presidente constitucional, fazendeiro, como uma “revolução” para evitar uma “ditadura comunista”.

  7. Já há quem comente que as

    Já há quem comente que as Forças Armadas, conforme – inclusive – palavras do ministro Melo do STF, que a situação política atual poderia evoluir para uma intervenção das FFAA. Cabe especular, no entanto, se tal vier ocorrer, se desta vez essa intervenção não seria em defesa da democracia e contra os verdadeiros corruptos e vendilhões do país. A História costuma aprontar surpresas para muitos impensáveis, pois ela é dinâmica e muda com o passar dos anos. A nova geração de militares brasileiros é mais esclarecida.

  8. O mensageiro chegou atrasado

    Exagero do respeitável Mauro Santayana. Acho que nem ele sabia, mas o vôo inaugural desse cargueiro aconteceu em FEVEREIRO DE 2015 e foi, sim senhor, noticiado na imprensa. Tinha lido e resolvi comprovar. Aviação é assunto muito tecnico e só se ocupam disso revistas especializadas. É uma pena. Mas podem procurar na net UOL Economia uma reportagem de 03/02/2015 com muitas fotos e detalhes desse magnifico avião da Embraer. Aliás, é bom lembrar, que a Embraer era uma estatal à beira da falência e um cabide de empregos. Hoje é um orgulho da industria brasileira porque foi leiloada e privatizada em 1994, senão já estaria falida e fechada.

     

    1. “Mas, para a maior parte da

      “Mas, para a maior parte da mídia passou em brancas nuvens a apresentação do novo cargueiro militar KC-390 da EMBRAER à Presidente da República, ao Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e ao Ministro da Aeronaútica, Nivaldo Luiz Rossato, após viagem de Gavião Peixoto à Capital Federal, nesta semana, na Base Aérea de Brasília”.

       

      O voo inaugural foi no ano passado, mas a apresentação oficial à chefe de Estado, de Governo e das Forças Armadas foi desta feita.

       

      Por que noticiar, não é mesmo? Por que também noticiar o dia em que a presidente recebeu o Artur Ávila, o gênio brasileiro que foi agraciado com a medalha Fields?

      Tudo isso é muito perigoso. O povo brasileiro pode se dar conta de que nós não somos piores nem melhores do que os outros povos, que somos capazes de desenvolver tecnologia de ponta em diversas áreas e de produzir brasileiros notáveis.
       

      Temos que continuar acreditando que este é o país do samba e do futebol, que o brasileiro mais ilustre atende pelo nome de Neymar, que todo político é ladrão…

      1. Sem puxassaquismo…..

        Notícia é mostrar o feito da Embraer e isso foi feito. Essa estória de apresentar a aeronave para a Presidente e ao Ministro da Defesa seria dar publicidade ao Departamento de Relações Publicas da Embraer. Aí já é propaganda gratuita. A Embraer é muito importante, pena que não tenha escala de produção (ainda), mas é uma grande montadora. A tecnologia, a aviônica nos chega por importaçoes. Nada de ufanismo ingênuo.

        1. E não há de ser com um golpe

          E não há de ser com um golpe entreguista que se irá fortalecer a Embraer e outras iniciativas da inteligência brasileira. Os militares quando criaram esta e outras indústrias de alta tecnologia, no passado, já tinham dado um pé na bunda de Lacerda e seus cupinxas. Lembra-se que houve um golpe dentro do golpe? Foi nessa segunda fase (mais dura e com seus esqueletos no armário, sem dúvida) que houve o crescimento vertiginoso das estatais. Logo após a redemocratização entram em cena, novamente, os entreguistas de plantão e privatizam tudo: Petroflex – fabricante de combustível para foguetes -, Celma – fabricante de turbinas a jato-, Telebrás, Embratel, etc. Só não entregaram, completamente, a Embraer, porque o Ministério da Aeronáutica possui uma “golden share”.

        2. Chamamos assim

             Projeto multi-parceiros internacionais de risco.

             Na foto que ilustra a matéria, o que é “brasileiro” são os 4 seres humanos e as janelas da PT – ZNG.

          1. O risco é um soldador queimar o dedo

            Rs. Vc foi sutil, irônico tbem. Fico puto com a inocência brasiliana.Me fez lembrar a estória do “conteúdo nacional” que resultou na Sete Brasil. Caceta! Vivemos a reinventar a roda a um custo mais alto? Ou conveniente?

          2. Não é “inocência”

              È que acreditam em tudo, da Veja a Carta Capital, pois informar hj. é dificil, ainda mais em assuntos complexos, até nos simples o jornalismo confunde mais que explica.

               Já quanto a politica de conteudo nacional, só coloco um item referente tanto a SETE BR, como aos programas de construção naval : motorização.

               O do porque ( até sei porque, mas …….. ), todos os navios contratados possuem motorização MAN – DOOSAN ( alemães montados na Coréia do Sul ), que poderiam, caso o contrato fosse melhor trabalhado, pelo menos serem montados aqui, a MAN AG está no Brasil a décadas, ou nas plataformas da SETE BR os motores/ são da R & R, importados “turn key “, e a R & R tem instalações no Brasil desde a década de 60.

                 Lembro de um fato, de 2014, o pessoal comemorando a instalação de um guindaste de plataforma ( SETE BR ), “feito” no Brasil – papo furado – foi montado, somente a lança, cabos, estrutura eram nacionais, a motorização, painéis, controles, computadores ( hard and software ), eram importados.

                 Se vc. pegar a “memória de calculo” destes equipamentos, vc. verá o do porque exsitem tantas multas a Petrobrás, referentes ao ” conteudo nacional “.

                  P.S. : Os radares da Bradar/Embraer : São 3 sistemas, o M60 e M200 destinados a defesa aerea, e o SENTIR um radar de vigilancia de solo, todos desenvolvidos pelo CTEX ( Exército ) junto a antiga Orbisat ( adquirida pela EMBRAER, mudou o nome para BRADAR ), sem a colaboração e fornecimento de determinados chips e placas da Aeroeletronica, não teriam sido viabilizados, esta empresa a AEL é subsidiaria da israelense ELBIT.

          3. Fora o projeto de engenharia,

            Fora o projeto de engenharia, que é o âmago da questão, ou o ilustre não sabe ue em aeronaútica todo mundo só faz o desaenho e juunta as opeças, ou vc acredita que a Boeing, por exeplo, ou a Airbus produzem as proprias turbinas? Elas siumplesmente montam, meu caro…como a EMBRAER. 

    2.  
      Senhor Pereira, sem

       

      Senhor Pereira, sem encomendas do governo, Embraer nenhuma se sustentaria, nem aqui, nem nos Estados Unidos, na Europa ou mesmo na Rússia. Outro pequenino detalhe, capaz de por no chão essa bobagem de privada x estatal. Sem o governo, sem as Escolas de Engenharia do Exercito, da Marinha e  da Aeronática, não teriamos Embraer, Submarino de propulsão nuclear, batalhões  de engenharia do Exercito, altamente especializados em pontes e estradas, dentre outras especialidades.

      Convém lembrar, que o grande desempenho do nosso agro-negócio deve-se em grande medida às pesquisas da Embrapa, empresa que por acaso, não é privada. Certamente, vossa senhoria a classifica como “cabide de emprego”.

      Orlando 

      1. Discordância sem sentido…..

        Cara! A Embraer foi ideia do Min da Aeronautica da época, Marcio Souza e Mello. Costa e Silva topou a parada. A Embraer começou com encomendas da FAB. Normal. É assim mesmo que a coisa começa. Foi uma puta ideia.. Quem nega isso? Depois a coisa degringolou com empreguismo e corrupção. 

        A Embrapa, obra do civil gaucho Cirne e Lima, está aí. É muito mais importante que a Embraer. Compare as exportações Embraer e as do agronegócio. Sem esquecer que não comemos asa de avioes, mas arroz e feijão.  Compare  “a mais valia” se é que vc navega por essas bobagens marxistas.

        Seu eu falasse que as duas coisas são frutos do Regime Militar vc me mandaria para o “paredón”. Caia na real. Se liga!

         

         

    3. Descuipe, amigo, mas embora a

      Descuipe, amigo, mas embora a Embraer tenha sido “privatizada” ainda tem capital eststal. O BNDES é dono de 26% das ações, a PREVI, caixa dos funcionários do Bancod o Brasil, também. Considerando-se isso, não se pode afirmar que seja uma empresa privada. E o Mauro Santayana sabe uito bem quando foi o primeiro voo do KC-390. Tanto é que publicu o vídeo do voo em seu blog.

  9. A “verdade” é aquilo que a imprensa pensa que pode manipular

    A indiferença é proposital para continuar a desinformar o cidadão brasileiro de que, apesar de todo esse teatro do impedimento – apesar de vocês – o Brasil continua indo em frente. Não como deveria e poderia, mas continua andando. Eles passarão, mas Dilma entrara para a historia como a presidente em que tentaram (e não conseguiram) dar um golpe.

  10. A grande mídia trabalha contra o Brasil

    Boas lembranças, Sr. Mauro. E ainda há muitas e muitas outras boas notícias que não se mostra ou pouco se mostra, como o mega projeto da transposição do São Francisco, as partes já acabadas, têm imagens impressionantes. Mas, além do que o Sr. menciona, o melhor ainda estar por vir: a ferrovia trans-oceânica, o submarino nuclear e o nova internet. Três projetos que devem assustar muitíssimo os americanos (o que explica eles financiarem os golpistas). O irônico é que ainda chamam o PT de comunista, quando seus projetos de desenvolvimento são causa de muita inveja nos capitalistas do mundo inteiro! Começo a crer que realmente o Brasil é o país do futuro, apesar dos pesares…

  11. Sei, poderia estar falida se

    Sei, poderia estar falida se não fosse privatizada, mas o dimdim não é do governo?? Quer dizer, as despesas o povo paga e os lucros vão para meia duzia? Pode isso arnaldo??

  12. Não importa

    Não há interesse nesse novo Ministério da Verdade, a grande Imprensa, que o país possa ser visto lá fora como capaz empreendedor.

    Querem que sejamos um novo Porto Rico para que os estrangeiros virem donos de tudo que temos. Infelizmente esta tese está vencendo e vai demorar muito para que novamente tenhamos alguma importância no cenário mundial.

  13.   ao citar o orweliano

      ao citar o orweliano miniver jn, o mestre mauro sintetizou o drama brasileiro atual…

    a criação de verdades. digo, mentiras diárias conforme os interesses de alguns grupos

    nacionais e uinternacionais na famigerada novilíngua golpísta

    manipulada por profissionais vendidos a sses interesses espúrios…..

    e omitem. ou menosprezam,a verdade das grandes obras fundamentais para o país…

    eu tb duvido muito que os militares deixarão esses pilantras da

    novilíngua golpista roubarem nossas riquezas….

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