Sentir vergonha do próprio país é coisa de gente sem-vergonha

Sugerido por Osvaldo Ferreira

Da Istoé

Ao contrário de alguns, não sinto nenhuma vergonha de meu país

Marcelo Zero*

Ao contrário de alguns, não sinto nenhuma vergonha do meu país.

Não sinto vergonha dos 36 milhões de brasileiros que conseguiram sair daquilo que Gandhi chamava de a “pior forma de violência”, a miséria.

Agora, eles podem sonhar mais e fazer mais. Tornaram-se cidadãos mais livres e críticos. Isso é muito bom para eles e muito melhor para o Brasil, que fica mais justo e fortalecido. E isso é também muito bom para mim, embora eu não me beneficie diretamente desses programas. Me agrada viver em um país que hoje é um pouco mais justo do que era no passado.

Também não sinto vergonha dos 42 milhões de brasileiros que, nos últimos 10 anos, ascenderam à classe média, ou à nova classe trabalhadora, como queiram.

Eles dinamizaram o mercado de consumo de massa brasileiro e fortaleceram bastante a nossa economia. Graças a eles, o Brasil enfrenta, em condições bem melhores que no passado, a pior crise mundial desde 1929. Graças a eles, o Brasil está mais próspero, mais sólido e menos desigual. Ao contrário de alguns, não me ressinto dessa extraordinária ascensão social. Sinto-me feliz em tê-los ao meu lado nos aeroportos e em outros lugares antes reservados a uma pequena minoria. Sei que, com eles, o Brasil pode voar mais alto.

Não tenho vergonha nenhuma das obras da Copa, mesmo que algumas tenham atrasado. Em sua maioria, são obras que apenas foram aceleradas pela Copa. São, na realidade, obras de mobilidade urbana e de aperfeiçoamento geral da infraestrutura que melhorarão a vida de milhões de brasileiros. Estive no aeroporto de Brasília e fiquei muito bem impressionado com os novos terminais e com a nova facilidade de acesso ao local. Mesmo os novos estádios, que não consumiram um centavo sequer do orçamento, impressionam. Lembro-me de velhos estádios imundos, inseguros, desconfortáveis e caindo aos pedaços. Me agrada saber que, agora, os torcedores vão ter a sua disposição estádios decentes. Acho que eles merecem. Me agrada ainda mais saber que tido isso vem sendo construído com um gasto efetivo que representa somente uma pequena fração do que é investido em Saúde e Educação. Gostaria, é claro, que todas as obras do Brasil fossem muito bem planejadas e executadas. Que não houvesse aditivos, atrasos, superfaturamentos e goteiras. Prefiro, no entanto, ver o Brasil em obras que voltar ao passado do país que não tinha obras estruturantes, e tampouco perspectivas de melhorar.

Tranquiliza-me saber que o Brasil tem um sistema de saúde público, ainda que falho e com grandes limitações. Já usei hospitais públicos e, mesmo com todas as deficiências do atendimento, sai de lá curado e sem ter gasto um centavo. Centenas de milhares de brasileiros fazem a mesma coisa todos os anos. Cerca de 50 milhões de norte-americanos, habitantes da maior economia do planeta e que não têm plano de saúde, não podem fazer a mesma coisa, pois lá não há saúde pública. Obama, a muito custo, está encontrando uma solução para essa vergonha. Gostaria, é óbvio, que o SUS fosse igual ao sistema de saúde pública da França ou de Cuba. Porém, sinto muito orgulho do Mais Médicos, um programa que vem levando atendimento básico à saúde a milhões de brasileiros que vivem em regiões pobres e muito isoladas. Sinto alívio em saber que, na hora da dor e da doença, agora eles vão ter a quem recorrer. Sinto orgulho, mas muito orgulho mesmo, desses médicos que colocam a solidariedade acima da mercantilização da medicina.

Estou também muito orgulhoso de programas como o Prouni, o Reuni, o Fies, o Enem e os das cotas, que estão abrindo as portas das universidades para os mais pobres, os afrodescendentes e os egressos da escola pública.

Tenho uma sobrinha extremamente talentosa que mora no EUA e que conseguiu a façanha de ser aceita, com facilidade, nas três melhores universidades daquele país. Mas ela vai ter de estudar numa universidade de segunda linha, pois a família, muito afetada pela recessão, não tem condição de pagar os custos escorchantes de uma universidade de ponta. Acho isso uma vergonha.

Não quero isso para o meu país. Alfabetizei-me e fiz minha graduação e meu mestrado em instituições públicas brasileiras. Quero que todos os brasileiros possam ter as oportunidades que eu tive. Por isso, aplaudo a duplicação das vagas nas universidades federais, a triplicação do número de institutos e escolas técnicas, o Pronatec, o maior programa de ensino profissionalizante do país, o programa de creches e pré-escolas e o Ciência Sem Fronteiras. Gostaria, é claro, que a nossa educação pública já fosse igual à da Finlândia, mas reconheço que esses programas estão, aos poucos, construindo um sistema de educação universal e de qualidade.

Tenho imenso orgulho da Petrobras, a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira, que agora é vergonhosamente atacada por motivos eleitoreiros e pelos interesses daqueles que querem botar a mão no pré-sal. Nos últimos 10 anos, a Petrobras, que fora muito fragilizada e ameaçada de privatização, se fortaleceu bastante, passando de um valor de cerca de R$ 30 bilhões para R$ 184 bilhões. Não bastasse, descobriu o pré-sal, nosso passaporte para o futuro.

Isso seria motivo de orgulho para qualquer empresa e para qualquer país. Orgulha ainda mais, porém, o fato de que agora, ao contrário do que acontecia no passado, a Petrobras dinamiza a indústria naval e toda a cadeia de petróleo, demandando bens e serviços no Brasil e gerando emprego e renda aqui; não em Cingapura. Vergonha era a Petrobrax. Pasadena pode ter sido um erro de cálculo, mas a Petrobrax era um crime premeditado.

Vejo, com satisfação, que hoje a Polícia Federal, o Ministério Público, a CGU e outros órgãos de controle estão bastante fortalecidos e atuam com muita desenvoltura contra a corrupção e outros desmandos administrativos. Sei que hoje posso, com base na Lei da Transparência, demandar qualquer informação a todo órgão público. Isso me faz sentir mais cidadão. Estamos já muito longe da vergonha dos tempos do “engavetador-geral”. Um tempo constrangedor e opaco em que se engavetavam milhares processos e não se investigava nada de significativo.

Também já se foram os idos vergonhosos em que tínhamos que mendigar dinheiro ao FMI, o qual nos impunha um receituário indigesto que aumentava o desemprego e diminuía salários. Hoje, somos credores do FMI e um país muito respeitado e cortejado em nível mundial. E nenhum representante nosso se submete mais à humilhação de ficar tirando sapatos em aeroportos. Sinto orgulho desse país mais forte e soberano.

Um país que, mesmo em meio à pior recessão mundial desde 1929, consegue alcançar as suas menores taxas de desemprego, aumentar o salário mínimo em 72% e prosseguir firme na redução de suas desigualdades e na eliminação da pobreza extrema.

Sinto alegria com esse Brasil que não mais sacrifica seus trabalhadores para combater as crises econômicas.

Acho que não dá para deixar de se orgulhar desse novo país mais justo igualitário e forte que está surgindo. Não é ainda o país dos meus sonhos, nem o país dos sonhos de ninguém. Mas já é um país que já nos permite sonhar com dias bem melhores para todos os brasileiros. Um país que está no rumo correto do desenvolvimento com distribuição de renda e eliminação da pobreza. Um país que não quer mais a volta dos pesadelos do passado.

Esse novo país mal começou. Sei bem que ainda há muito porque se indignar no Brasil.

E é bom manter essa chama da indignação acessa. Foi ela que nos trouxe até aqui e é ela que nos vai levar a tempos bem melhores. Enquanto houver um só brasileiro injustiçado e tolhido em seus direitos, todos temos de nos indignar.

Mas sentir vergonha do próprio país, nunca. Isso é coisa de gente sem-vergonha.

(*) Marcelo Zero é formado em Ciências Sociais pela UnB 
Redação

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carapuça                     

    Carapuça                                                      

    Viu?Motta Araújo e Gunter.

  2. que beleza de texto!

    quem dera o pessoal da área de comunicação do governo tivesse gente desse nível trabalhando desde o início da batalha da copa.

  3. Eu sinto é vergonha da elite

    Eu sinto é vergonha da elite brasileira. Lá em 1958 a conquista do primeiro título mundial pelo Brasil foi celebrado como o início do fim do complexo de vira-latas do brasileiro, mas hoje a turma dos sem votos, mas com muita mídia, resolveu instituir novamente o complexo de vira-latas no brasileiro pra ver se consegue eleger o poste da direita a fim de entregar o que não se conseguiu entregar durante os dois reinados de fhc.

  4. É PIADA

    É piada?

    Marcelo Zero é sociólogo, especialista em relações internacionais e ASSESSOR DA LIDERANÇA DO PT NO SENADO.

    ALGUÉM ACHA QUE  ELE FOSSE DIZER ALGO DIFERENTE DO QUE FAZER PROPAGANDA DO GOVERNO?

    Esse blog já foi mais sério!

    1. Putz grila, parece

      Putz grila, parece obrigatorio ser pessimista, do contrario eh suspeito. Uma dica: segue a orientacao dada pelo Aluysio Nunes ao Rodrigo Pilha.

        1. Orlando, na boa, vc realmente

          Orlando, na boa, vc realmente acha que estah sendo realista negando que o pais avancou em diversas areas? Cara se desarma na boa, isso nao vai fazer de vc um “petista”. Saber que existe muita coisa para fazer todos nos sabemos agora ficar minimizando os avancos nao eh necessariamente ser “realista”. Eh? Se for…

    2. Ei, Orlando, porque voce nao

      Ei, Orlando, porque voce nao escreve um artigo criticando ponto por ponto o que o Marcelo escreveu ?

      Assim, talvez voce consiga trazer pessoas para o seu ponto de vista.

      Ficar criticando sem apontar aonde o artigo e’ fraco ou errado nao e’ uma postura construtiva, pelo contrario; assim voce parecendo uma pessoa  puramente negativa.

      Negar e’ facil; apontar solucoes e caminhos para implementa’-las e’ que e’ o grande desafio. Muito ajuda quem nao atrapalha.

  5. Proximo depoimento a favor da

    Proximo depoimento a favor da Copa sera do Lula…  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  6. pais da maravilhas

    Lendo este post chego a conclusão que nosso país é uma maravilha, tudo está otimo, não temos corrupção endemica na petrobras em todas as areas de governo, a saude é perfeita, as universidade brasileiras dão melhores condições e qualidade de acesso que as americanas, não temos de cobrar nada de nossos governos. Ridiculo, chega a ser cômico, o exercicio de elucubrações deste pessoal de esquerda faz aqui para justificar a permanencia deste governo incompetente por mais tempo.

    ps: Como tbm são hipocritas, covardes,incompetentes e corruptos quase a totalidade dos outros governos de oposição, não sou fanático por letras de partido, para mim são todos uma M E R D A 

  7. A inculcação do “complexo de

    A inculcação do “complexo de vira-latas” é necessário para que as famílias “de bem”, que sempre mandaram nesta Terra, tentar manter o status quo ante e impedir que novas levas de gente transformando os aeroportos em rodoviárias e outras afrontas, como ter carro (novo) próprio, casa própria e outras barbaridades (perderam a noção do lugar a que pertenciam) ou estudar em Universidades gratuitas (o horror! Junto com os nosso filhos). 

     

  8. Cristo. os comentarios de

    Cristo. os comentarios de Valter, Leonidas (mais do que esperado) e Orlando mostram como estao as coisas. Se nao for descarcar, se nao for para exarcebar somente tudo que o pais tem de ruim eles rapidamente acham que as pessoas estao fazendo vista grossa para os problemas do pais. Esse eh o tipico comportamento vira-latas que estah tao em voga no nosso pais. As ervas daninhas desejam a todo momento que o espectro de luz incidente deixe de ser vermelho, pois com isso soh o povo cresce e eles apenas latem. https://jornalggn.com.br/fora-pauta/florescem-as-reginas-eu-to-com-medo

     

      1. é disso que eles têm saudades.

        Pois é, Assis, nossos “envergonhados” têm saudades desse tempo obscuro, muito bem simbolizado por essa foto.

    1. vira latas

      Primeiro meu caro Françy, eu respeito a opinião de qualquer pessoa que não seje coincidente com a minha e nem por isso chamo essa divergencia de opinião como comportamento vira-lata ou que esta opinião se assemelhe a um latido como vc com sua intolerançia bem caracteristica de totalitario esquerdista explicitou aqui. Para mim comportamento vira-lata é se contentar com tão pouco que esses governos corruptos oferecem para o povo brasileiro. vc deveria parar de ficar buscando comparações com governos de quase 20 anos atras para enaltecer alguma melhora que tenha ocorrido no brasil nos governos do pt, e para ser sincero melhoras estas que ocorreram por conjuntura internacional economica favoravel com super valorização de comodities agricolas e minerais do que realmente por meritos de ações de governo para incentivar e pelo menos não atrapalhar a quem quer produzir algo ainda neste país. Vamos ser mais honestos e sinceros nos argumentos e deixar de adorar siglas partidarias, agora pode ficar tranquilo francis que aceito e respeito sua discordançia sem que te patrulhe ou agrida com ofenses raivosas, ainda estamos em uma democraçia graças a deus, o perigo são pessoas totalitarias como vc algum dia tiverem algum poder de decisão neste país, um grande abraço

      1. Orlando me sugere ser mais

        Orlando me sugere ser mais sincero e parar de adorar siglas partidarias. OK! Mas soh depois que vcs pararem de odiar siglas partidarias tambem. Totalitario? Meu caro, eu nao saiu por ai pedidindo volta dos militares e mandando meter bala na cabeca de Lula e Dilma. Eh bem facil vc encontrar pessoas que tem esse desejo sombrio.

        Eu tbm nao saiu por ai pedindo que sruge cancer em Jose Serra, em Alckimin , Aecio, etc. Isso eh coisa do pessoal que enxerga tudo como se nada de nada tivesse mudado.

        Realmente, esse conceito de pouco ou muito depende muito dos nossos valores. Para vc foi pocu? Mas para muitos foi significativo avanco. Agora, se vc me chama de autoritario por discordar da sua opiniao, vc pode muito bem me dar a sua mao pq a opiniao de muitas vai contra a sua. 

         

      2. E para nao dizer que nao

        E para nao dizer que nao falei das flores. Desculpe-me se lhe ofendi….foi um erro. Mas posso te chamar de coxinha? Eh mais carinhoso…hein?

  9. Só quem não conhece o passado

    Só quem não conhece o passado pra falar que o Brasil não melhorou. Exceto, claro, pras vivuas da ditadura.

  10. Orgulho

    Orgulho-me ainda de ter um político da altura do Lula e da surpreendente Dilma que comandam o país com a maxima dignidade e compromisso.Orgulho–me que o brasileiro de maior prestigio no exterior não seja o pelé ou o ronaldo, mas um político: LULA. Orgulho-me de como passamos por cima de derrotistas e envergonhados sem-vergonhas que são contra, contra tudo e contra todos, sem argumentos ou argumentos falsos e trabalhados como fazem as mirians do pig. Tiro orgulho ainda das acusações como as que fizeram aos mensaleiros, que embora saiba que fizeram coisas erradas e inaceitáveis, foram acusados do que não fizeram, o que no fundo é uma decalaração de inocência do que fizeram. Do atestado de brasileiridade que dá a perseguição que alguns sofrem porque mudaram este país.

    Orgulho-me das obras da copa que me deu 10 estádios e obras essenciais de mobilidade nas capitais, que foram feitas com toda abertura e transparência, enfrentando todo os embargos duvidosos, e que vão ser totalmente pagas e como muita sobra pela renda do turismo. 

    Na verdade nunca me senti senão orgulhoso de ser brasileiro, embora na época do fhc eu tenha ficado desesperado de achar que este país não tivesse jeito nem futuro. Hoje tem. Agradeço a Deus.

  11.  
    Foi uma frase infeliz

     

    Foi uma frase infeliz dentro de um contexto..

     Talvez ele quisesse dizer o mesmo que eu- e não só neste episódio.

            Tenho vergonha de muitos de nossos governantes e parlamentares em geral.

                Aí sim.

      1. Os tucanos apertam e ainda

        Os tucanos apertam e ainda botam o PT na justiça por apertou…………………………………………………..Esse psdb é o partido da piada pronta. Outro dia eles tinham o Renan Calheiros como Ministro da Justiça, e nem se envergonhava!

        1.   Sou mais o PSDB no poder a

            Sou mais o PSDB no poder a qualquer milico instalado no Palácio do Planalto.

            E olha que prefiro morrer a votar no PSDB.

    1. Os tucanos apertaram a mão de

      Os tucanos apertaram a mão de quem os “apertou”,torturou, matou e tudo bem para um anarquista muito sério. Nesse caso ninguem poderia jamais apertar a mão de um Tucano (compra de reeleição, privataria, escândalos do metrô, trens, água, etc. etc), além de aparelharem todo o estado de SP, MG, justiça estatal e até federal. Menos, sr, BEM MENOS !

  12. VERGONHA

    Não sinto vergonha do Brasil, antes pelo contrário, considero nossa terra ainda o melhor lugar para se viver , não pelo país, mas pelo seu povo , pela nação. Sinto vergonha do ufanismo hipócrita, político partidário , das falsas ideologias, do muito o que está por se fazer pela população sofrida de todos os rincões  

    1. Nao pelo pais, mas pelo seu

      Nao pelo pais, mas pelo seu povo…

       

      Vc eh doido? Na boa, onde eh que eh que o pais nao eh seu proprio povo? Cristo, tah dificil. O ufanismo hipocrita esta de bracos dados para o  niilista.

  13. Síntese e necessidade

    Uma boa síntese de nossos erros e acertos, realizações e falhanços, que não deixam de ter balanço positivo, embora não tanto par fazer frente às necessidades. Entre marchas e contramarchas, avançamos. Para avançar mais, temos que optar por criar caminhos novos. Talvez esse seja o maior problema. Alguns até querem avançar, mas caem na esparrela de seguir orientações que são aparentemente progressistas, mas consagram ideias conservadoras que só levarão a sociedade a cometer os mesmos velhos erros e, por fim, andar para trás.

  14. A guerra dos trolls.

    O Motta AA até que não é tão chato. Escreve muito bem  e seus posts de Coluna Social são divertidos, se a gente sublimar a empolação do estilo e o conservadorismo latentes.

    Pedreira mesmo são os “outros”. Mesmo defendendo que eles digam o que pensam aqui, o que de fato dá no saco é essa disputa que travam entre si. Do tipo “olha só como eu posso ser mais babaca do que você, colega!” 

  15. Excelente resumo

    Muito bom esse artigo. Não é ufanista, aponta a necessidade de o Brasil melhorar, mas mostra o quanto avançamos.

    Quem sente vergonha do Brasil votará em quem? Aécio, do PSDB, o partido que fez o Brasil quebrar 3 vezes? O partido cujo presidente levou uma bronca pública de Bill Clinton?

    Armínio nauFraga, principal assessor econômico de Aécio, declarou que ele acha que os salários no Brasil estão muito altos, inclusive o salário-mínimo. É esse tipo de opinião que nossos “envergonhados” querem ver no poder central?

  16. Na maioria das vezes quem diz

    Na maioria das vezes quem diz ter “vergonha” de seu própiro país na verdade

    queria viver em outro, mesmo passando fome, sendo tratado como cidadão

    de “quinta”, sofrer preconceitos etc..os outros podem tudo.Vergonha  de que?

    Basta conhecer  a história dos tais “povos” vitoriosos e suas vergonhas, não

    somos piores” nem a pau”, tudo se resolve em casa, estima vem de berço

    tambem.

    1. Este é uma país democrático,

      Este é uma país democrático, se ainda não sabe. Pode, da mesma forma que você escreve suas besteiras e são publicadas.

    2. Só um Pacheção não gosta de

      Só um Pacheção não gosta de ler nada de bom sobre o Brasil.

      Prefere os criticos que nada tem a haver com o país.

  17. Sinto vergonha é dos que

    Sinto vergonha é dos que sentem vergonha do nosso país. Eles nos envergonham porque, ao contrário do que dizem, querem mais é ver o povo sofrer com as “medidas impopulares”, com a volta da elite ganhando muito e o povo sofrendo. O Lula e a Dilma viveram e vivem a pior crise mundial de todos os tempos e nem por isso fizeram o povo brasileiro sofrer. Quando a mídia perguntava sobre o desemprego para o FHC, ele dizia que “era natural” o desemprego. Sinto muito meus irmãos brasileiros que rezam pela cartilha neoliberal, sinto muita vergonha de vocês.

    1. Vergonha do meu país

      Sivaldo, excelente comentário! Traduz muito o que EU penso. Nos últimos anos, tivemos avanços e melhorias, socias e econômicas, notadamente sobre as faixas mais desfavorecidas da nossa sociedade? Penso que sim. Mas não se justificam por si só; nem o enriquecimento ilícito, as falcatruas e corrupção. Assim como também não resolveram tudo ou que estamos num mar de felidade. Foram apenas e tão somente avanços e melhorias. Ainda há muito a ser feito. E independente de ideologias e partidos políticos, devemos reconhecer o que já foi feito (EU reconheço), mas devemos ter olhar crítico e atento para que muito mais seja feito, e cobrar por isso. E aí sim, teremos um país rico, o que já é, mais justo com o seu povo.

  18. É mesmo!

    Realmente é lamentável confundir governo com país. Houve avanços, sim, comm certeza, muuita coisa mudou, mas, infelizmente algumas para melhor e outras para pior. PT, PMDB, PSDB, e que tais, estão todos cheios de pessoas comprometidas com seus projetos pessoais e poder.  É preciso distanciar-se de cada um dos lados, governo ou oposição e fazer uma análise objetiva, do ponto de vista do cidadão. Você, infelizmente, perdeu uma ótima oportunidade de fazer a defesa do país e não de seus dirigentes e seu partido político. É uma pena

  19. Geralmente sente vergonha os manda-chuva

    Os mandatários deste Pais continuam a sofrer do que se pode classificar como a síndrome do prospero. Basta fazer parte do poder, que se procura por todos os meios os mais cômicos subterfúgios para negar o que são e aparentar-se com o que não são mais, isto se referindo ao poder político, porque na riqueza material é o contrario, os novos ricos fazem questão de jogar na cara da platéia sua nova condição social.

    A peça A Tempestade, de William Shakespeare, foi encenada pela primeira vez na Inglaterra de inícios do século XVII, provavelmente no ano de 1612 ou 1613. O enredo fantasioso da obra faz referências a intrigas e conflitos políticos, à vingança e à reconciliação.

    As personagens e as metáforas criadas por Shakespeare continuam a ser lidas e interpretadas de diversas maneiras. E caberia perfeitamente na realidade política do Brasil.

    Desde que me entendo por gente que ouço falar que este seria o Pais do futuro. Os mandatarios sempre insinuaram de que as realizações que fizeram, e sempre insuficientes, seriam um extraordinário esforço de boa vontade e de capacidade, se comparado com os antecessores, como se não fosse obrigação devolver para os cidadãos apenasmente aquilo que lhe é tirado sob  a forma de impostos.

    XXXXXX

    A questão então é: a atual conjuntura do Brasil se caracteriza por um quadro em que se apresenta a necessidade de punir os políticos e o sistema? A resposta parece ser positiva. Desde os protestos de 2013, os governantes e as instituições vêm apresentando um enorme déficit de legitimidade. Cresceu muito o número de pessoas que não acredita na capacidade do vereador, do prefeito, dos governadores, dos deputados, dos senadores e da presidência da república de resolver problemas. Evidente que há exceções positivas nisso. As instituições policiais e judiciárias sofrem um igual descrédito. Os índices de resolução de crimes e de julgamentos apresentam resultados tão precários que chegam a ser assustadores, fator que viabiliza a impunidade e dissemina a ideia de que o crime compensa. As instituições dos serviços públicos de saúde, educação, transporte e segurança pública, apresentam como regra, baixos índices de avaliação. A descrença nos políticos, nas instituições e nos serviços públicos faz crescer as tensões e o esgarçamento social a ponto de vários grupos querem fazer justiça com as próprias mãos, buscar soluções próprias mesmo que ilegais ou agir e se fazer ouvir através da violência e do fogo.

    É verdade, como poderia argumentar alguém, que nem todos os políticos são iguais, que existem políticos honestos e competentes. Mas é verdade também que são poucos os políticos  corretos e competentes que ousam se pronunciar publicamente contra o atual estado de coisas e sobre os riscos e advertências que a presente situação emite. Mesmo dentre os honestos, muitos estão calados, seja por falta de coragem, seja por conveniência – condutas que também caracterizam formas de corrupção. O fato é que para os olhos das pessoas menos atentas, para os olhos do povo em geral, na noite da política brasileira todos os gatos parecem cada vez mais pardos.

    Assim, o mimetismo dos políticos, a indiferenciação geral, a transformação da atividade política em negócio e em meio de vida, a perda da dignidade da política, a incapacidade de produzir resultados satisfatórios para os governados, são elementos de uma conjuntura que colocam, com seriedade, a avaliação da necessidade de substituir a escolha do “menos pior” pela a opção do voto branco e nulo. Para aqueles que acreditam que é necessário advertir e punir o atual sistema político e os que dele fazem parte não se trataria de uma inconsequência, mas de um ato legítimo de protesto em face da crise atual. Também não se traria de uma recusa da política, mas de um apelo à restauração de sua dignidade. Isto, porém, seria insuficiente, pois os maus políticos pouco se importam com o eleitor e sempre buscarão meios para dominar. O protesto nas urnas deveria continuar sendo acompanhado pelo protesto nas ruas.

    Aldo Fornazieri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política 

    1. Conde, o Aldo não faz a menor autocrítica.

      Assim, o mimetismo dos políticos, a indiferenciação geral, a transformação da atividade política em negócio e em meio de vida, a perda da dignidade da política, a incapacidade de produzir resultados satisfatórios para os governados, são elementos de uma conjuntura que colocam, com seriedade, a avaliação da necessidade de substituir a escolha do “menos pior” pela a opção do voto branco e nulo.

      O PIG nada, né? rsrs

       

      Ô Conde ( e fornazzieretes de plantão aqui no blog rs), vou re-escrever o mesmo texto mudando algumas poucas palavras. De fato, vou apenas fazer umas poucas substituições. Veja como fica

       

      Assim, o mimetismo dos jornalistas, a indiferenciação geral, a transformação da atividade jornalística em negócio e em meio de vida, a perda da dignidade da imprensa, a incapacidade de produzir resultados satisfatórios para os associados e acionistas, são elementos de uma conjuntura que colocam, com seriedade, a avaliação da necessidade de substituir a escolha do “menos pior” pela a opção de não ler mais nada no PIG.

      Viu, Conde, como O Aldo Fornazieri Dias rsrs escreve bem?

       

      Tá, conde.. Tô sabendo…. voto em branco e nulo.. O engraçado disso tudo é que o quadro montado pelo autor era muito mais verdadeiro na Era do Príncipe da Privataria… mas tem chegado aqui com grande atraso… País do atraso? seria isso? rsrsrsrs

  20. O texto é propaganda – muito

    O texto é propaganda – muito bem construída e com vários argumentos verdadeiros – mas continua sendo isso: propaganda. Só para ficar em um exemplo, é muito conveniente para o autor falar de como o estádio de Brasília é confortável para os torcedores (de que time, do Brasiliense?) enquanto o dinheiro gasto nele poderia fazer uma diferença brutal na Favela do Estrutural aqui no DF – considerada no momento a maior da América Latina. Está faltando pouco para alguém ressuscitar o “Brasil, ame-o ou deixe-o” de 1970…

    O fato é que há muitas coisas no Brasil para se ter orgulho, e outras tantas que dão vergonha. O maniqueísmo dos dois lados só interessa aos marketeiros da situação e da oposição – e aos torcedores de plantão dos dois lados.

    1. Eu sinto muito orgulho de ser

      Eu sinto muito orgulho de ser brasileira!  Mas eu tenho vergonha tb!. De parte da nossa juventude, e de alguns “velhinhos” tb, manipulados pela mídia, Face , muitos políticos e principalmente por “outros países”  . Por gente que não quer o bem do Brasil, só visando seus interesses comerciais, criando no Brasil uma cultura que não é a nossa, de truculências, impaciências, mentiras e muita vontade de aparecer na mídia (os decadentes). Ninguém precisa ser petista, mas educado e civilizado sim.

    1. Gunter, que mal lhe pergunter, em que parte

      o autor do texto do post se aproximou de uma postura chauvinista? Ou a referẽncia é fora do texto?

       

       

  21. Para mim, são coxinhas já

    Para mim, são coxinhas já estragadas. O “identificário” dos coxinhas, agora, é vira-lata mesmo. Iguaizinhos o principe deles, de linguinha de fora para os USA. Os vira-latas, odeiam não serem respeitados pelos seus colonizadores, então largam o verbo contra os que resistem e não admitem ser colonizados como eles. Por que será que os vira-latas não questionam o baixo salário pago pelo setor privado? Por que os vira-latas não se opõem em pagar estacionamentos ao privado de quem ele, vira-lata, vai comprar? Por que não questionam a justiciaria tupinica que nunca prende bandido rico? Por que será que os vira-latas não se importaram de dar dinheiro público para bancos falidos? Por que os vira-latas estão sempre procurando desestabilizar seu próprio país em época de copa, quando tiveram quatro anos para protestar antes de estádios serem construidos? Por que os vira-latas só e sempre pensam que o Brasil nada  pode, nada consegue, quando tantas coisas boas aconteceram nos últimos 12 anos? Esses vira-latas nunca se questionaram porquê, nas décadas que governaram esse país, nada conseguiram para dignificar esse país? Porque eles não tem nada para se orgulhar deles mesmos. A história mostra: os únicos governos que fizeram o Brasil ser brasileiro, dar mais conquistas e qualidade ao povo, foram os governos trabalhistas. Os vira-latas, nunca perdoarão o Brasil por ter se atrevido a expulá-los dos séculos de seus desgovernos e elegerem um trabalhador que fez o BRASIL ser independente, altivo, credor, respeitado pelo mundo, tendo suas políticas publicas sendo copiadas mundo afora. O principe deles, apenas tem essa foto(postada pelo Assis) que deverá entrar nos livros de história para que as futuras gerações percebam que um dia tivemos “isso” de presidente  entreguista do brazil.

    1. não é bem assim

      Vamos argumentar por partes:

      ” linguinha de fora para os USA”  

      Incrível como os USA vem a baila sempre como grande vilão da esquerda. SIM os EUA não são bonzinhos. mas …. alguém falou deles???  Associar qualquer pensamento menos esquerdista aos EUA é pueril.

      ” Por que será que os vira-latas não questionam o baixo salário pago pelo setor privado?” 

      Estranho é que vemos hoje o setro privado pagando MELHOR que o setor público…..  exceto aqueles cargos de confiança, mas estes são reservados aos companheiros de pedigree político.

      ” Por que não questionam a justiciaria tupinica que nunca prende bandido rico?” 

      Engraçado que não vi pensamento assim quando da prisão dos mensaleiros.

      ” não se importaram de dar dinheiro público para bancos falidos?” 

      Mais uma vez estranho que nos governos do PT os bancos estão tendo lucros record!  e Nosso dinheiro é mandado via BNDES e via mais médicos para Cuba…….

      ” nas décadas que governaram esse país, nada conseguiram para dignificar esse país”

      O país saiu da hiperinflação na mão de quem mesmo ?? E qual era a posição do PT quanto ao plano Real ná época??

      “únicos governos que fizeram o Brasil ser brasileiro, dar mais conquistas e qualidade ao povo, foram os governos trabalhistas.” 

      Talvez as fontes do amigo não sejam as mais adequadas ; a apostila do DCE poderia ser substituida por fontes mais variadas e idôneas

      “um trabalhador que fez o BRASIL ser independente, altivo, credor, respeitado pelo mundo, tendo suas políticas publicas sendo copiadas mundo afora”

      Mais uma vez cabe pesquisar melhor. Espanha , e até mesmo a China estão REVENDO seus programas sociais pois entenderam que este modelo não funciona.

      SIM , há que ter ORGULHO do país, SIM houve acertos dos governos trabalhistas; mas eles estão longe de ser a panacéia que os apaixonados defendem. Não privatizaram mas encolheram a PETROBRAS e o saldo do BNDS por incompetência, assistencialismo ideológico internacional e, em alguns casos, desonestidade mesmo.  Por isso, bendito seja o revezamento no poder.

  22. O que deveria envergonhar esses raivosos

    é a falta de memória deles.

    Poderíamos ter uma seção aqui nesse espaço que mostrasse só as notícias da época do governo FHC, por exemplo, prá refrescar a memória dessa turma, prá que se lembrem do Brasil que o Lula “pegou” quando chegou ao governo.

    E eles se consideram esclarecidos lendo Veja e assistindo o Jornal da Globo … é de dar dó !

  23. Meu país? Ahm?

    Como gostar do Brasil? Veja que coisa nós temos; temos o Ronaldo!

    Já que está em andamento, prefiro esperar o fim da festa pra criticar o anfitrião.

  24. E, pior, é ter que escutar

    E, pior, é ter que escutar professor de faculdade ter o nordeste, ainda,  como referencia de pobreza, de doenças parasitárias, de  desinformação e tantas outras “referências” que essa região levava até o governo Lula. Hoje, quem vai o NE, vê a mudança ocorrida por lá. No interior nordestino, com raríssimas exceções, percebe-se que, enfim, há dignidade na postura do cidadão da região. Hoje, eles não pedem, eles oferecem. Hoje, eles não morrem por desnutrição, eles produzem, sabem como aproveitar as riquezas da terra e produzem para si e para os admirados turistas babarem pela criatividade, pela cultura, pela diversidade ali encontrada. Tão diferente dos tempos em que os professores DE FACULDADE, que já passaram dos 40, 50 e até 60 anos, sabiam que isso existia, mas que, agora, estão teimando em não perceber as mudanças ocorridas por serem apenas teleguiados. Como ney matrogrosso, só se informam pela tv. Desses, eu tenho vergonha!

  25. Valeu Marcelo Zero!

    Independente de quem seja Marcelo Zero eu quero parabenizá-lo pelo o texto que acabo de ler. Quero registrar que ele traduz exatamente o que eu e muitas pessoas pensamos a respeito desse estúpido desrespeito contra o Brasil e que é feito por uma minoria de pessoas. Ofender e tentar envergonhar o país diante do mundo a troco de uma politicagem barata e sem um mínimo de escrúpulos é mais que ser insano, é ser burro, ingrato e imbecil. Discordar, criticar e votar contra é um direito democrático e deve ser exercido a todo o momento, é assim que funciona a liberdade, mas como ninguém é dono da verdade não se pode denegrir o nosso país apenas porque se indigna com quem está no comando. Tranquilizo-me, orgulho-me e também não tenho vergonha nenhuma do meu país e muito menos de ser brasileiro. Quanto à frase “Pasadena pode ter sido um erro de cálculo, mas a Petrobrax era um crime premeditado.”, achei muito feliz a comparação, afinal parece-me que toda a campanha e todo o programa de governo da oposição é falar de Pasadena, falar mal da Petrobrás e ressuscitar a Petrobrax para entregar ao capital estrangeiro, da mesma forma que fizeram com a Vale do Rio Doce.

  26. Desde da ditadura que digo

    Desde da ditadura que digo isso. Por isso seria importante voltar as aulas de Moral e Cívicas dadas por altas patentes do exército.

    1. hoje eu estou mais orgulhosa do que nunca de fazer parte deste

      quem esta com saudade  da ditadura, pode colocar seus filhos nas escolas deles, pois e tudo que vao conseguir agora e no futuro, ah mas seus filhos nao vao conseguir foram educados na escola que eles destruiram

    1. Não cabe ter vergonha do País


      Não cabe ter vergonha do País e muito menos de qualquer governo, pois esse  é sempre do tamannho que o país merece

    2. exatamente como me sinto: não

      exatamente como me sinto: não tenho nenhuma vergonha dos BRASILEIROS mas sim dessa tropa que (des) governa nosso país.

  27. Saude publica nos EUA – Discordo do que diz o artigo

    “Cerca de 50 milhões de norte-americanos, habitantes da maior economia do planeta e que não têm plano de saúde, não podem fazer a mesma coisa, pois lá não há saúde pública.”  Isso nao e verdade, pelo menos no estado de NY e, acredito, em todo o pais.  Voce vai ao hospital e eles te atenderao, independente de ter seguro saude, do seu estado de cidadania, imigrante, ou legal.  Sim, irao te enviar a conta altissima, mas voce so pagara se constatar que tem condicoe$, e pagara de acordo com o que ganha e nao pagara se nao tem renda alguma.

    1. Saúde publica nos EUA – Discordo do que diz o artigo

      Onde você assistiu isso? Digo “assistiu” porque sua visão não corresponde, de forma alguma, com a realidade. Ao dar entrada a um hospital, a primeira coisa que perguntam é sobre sua “health insurance” ou plano de saúde. Se você não tem, acabou ali seu atendimento. Rua é o que te resta. Ou o próprio médico terá que arcar com todos os custos do tratamento, que são caríssimos.

      Essa idolatria pelos EUA faz com que as pessoas inventem cada coisa…

  28. “”Mesmo os novos estádios,

    “”Mesmo os novos estádios, que não consumiram um centavo sequer do orçamento, impressionam.”

    Nao entendi essa afirmacao

    1. É simples, Hélio S. Reis, Os

      É simples, Hélio S. Reis, Os Estádios não usaram nenhum centavo de verba do orçamento da União, foi todo ele emprestado por bancos como o BNDES, Caixa Economica e Banco do Barsil, e como todo emprestimo bancário foi feito através de contratos e que exigem pagamentos como qualquer outro tipo de emprestimo.

  29. Orgulho do Brasil.

    Penso igual a você, tenho muito orgulho do meu país ” BRASIL”. A internet esta senfo usada para muita gente falar besteira sobre o Brasil.  Minha filha  e meu filho teve problemas de saúde muito grave e o foi bem cuidado pelos hospitais públicos.  Como você disse, o serviço público não é tão bom assim, mas se não fosse ele meus filhos não estariam comigo agora.   VALEU!

  30. Vejam esse video! assisti ontem a noite na BBC, tv inglesa.

    VERGONHA ! VERGONHA E MUITA TRISTEZA !!. Os olhos do mundo estao sobre o Brasil e é isto aqui que eles estao vendo sobre o Brasil: …Ontem à noite assisti “Panorama”, um programa da BBC que revelou a vergonha de um país onde crianças a partir dos 12 anos vendem seus corpos para o preço de um refrigerante, onde os cartéis da droga controlam vastas áreas e centros urbanos e onde os pobres estão se sentindo mais despossuídos do que nunca…contrastando todos os $milhoes gastos com a Copa do Mundo que será hospedada por este país chamado Brasil … NAO TIVE COMO NAO SENTIR VERGONHA E TRISTEZA !!!

    http://www.youtube.com/watch?v=Lln3Ag7sJBw

    1.   Vivian Reaçakin,
        “onde os

        Vivian Reaçakin,

        “onde os pobres estão se sentindo mais despossuídos do que nunca.”

        De qual país você está falando, dos EUA? A situação aqui no Brasil pode estar longe do desejável, mas melhorou MUITO, minha senhora.

      1. O Brasil melhorou muito nos

        O Brasil melhorou muito nos ultimos anos, quem não admitir isso ou é louco da cabeça ou e tucanista, acredito que que o bom sendo cabe em todo lugar assim como a gratidão, o povo brasileiro tem que ser grato ao lula e dilma pois esses sim fizeram e faz para o Brasil até hoje.

  31. Sentir vergonha

    Sentir vergonha do meu país, nunca! Mesmo com todos defeitos, ele é nosso.Ajude-o a malhora-lo. O Ronalducho ficou dois anos “mamando” nas tetas da Fifa e depois cospe no prato que comeu.Isto é o cúmulo do mau caracter, é bem pior do que os políticos que todos atacam.

  32. HahAha

    Não aguentei ler até o final de tanto nojo, parei na parte das “cotas para afrodescendentes”.

    Hoje em dia qualquer babaca metido a filósofo pode dizer um monte de asneiras falsas e sair como “A voz da verdade”. Não precisa ser muito inteligente pra saber que o Brasil está em uma situação completamente oposta do que foi dito.

  33. ser brasileiro com muito orgulho

    o tema tem seu fato gerador na declaração do Ronaldo,….é deveras lamentavel e infeliz a dita declaração do ex jogador, pondo en dúvida o seu caráter e o destino de sua “opinião” na tentativa de beneficiar e/ou favorecer Aecio Neves, que esta para o Brasil como Busch esta para  USA, identificados com o “grande Capital” e absolutamente opostos à promoção humana , é fazer o “mal de uma vez” e o “bem aos poucos” como propõe a Dialetica capitalista; Enfim o tema é amplo e merece um outro foro.. Porem uma coisa ficou clara “quem se envergonha do seu pais, não tem orgulho de ser brasileiro., a partir desta data senhor Ronaldo, esta MORALMENTE IMPEDIDO de entoar o hino das multidões brasileiras nos estadios….”. SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR…”………

  34. cometar o texto.

    tudo que eu acabo de ler é o que penso e tento passar para pessoas em  duvidas das conquistas do nosso pais nos ultimos anos…  parabens  , vamos fazer chegar em toda sociedade este reconhecimento da grandeza do nosso pais alcansou com administração de esquerda para nao sentir mais o complexo de viralatas que nos num passado proximo sentiamos.

     

  35. Tenho vergonha do Brasil, cujos políticos são corruptos em tudo.

    Tenho vergonha do BRASIL onde a corrupção, a malicia, a malangragem tomaram conta de todas as decisões políticas, em todas as intancias de Poder. O Mensalãp é um pradigma onde enxergamos que há motivos de sobra para se envergonhar desse país.Os gastos superfaturados da Copa em detrimento de saúde e educação é um escandalo para o mundo.  O governo que antecedeu ao Lula vendeu o país a preço de banana. Os militares sairam do Poder com fama de corruptos, Juscelino fez a festa da corrupção com a construção de Brasilia e por ai vai. Para cada periodo da hsitoria política brasileira há escânlos a dar com pau. Nem Rui Barbosa escapa. E, regredindo na historia chegaremos a Cabral e às capitanias hereditárias,onde a tirania imperava.

  36. Parabenizo  pela matéria e

    Parabenizo  pela matéria e concórdo plenamente,Os Brasileiros devem se orgulhar deste grande e próspero país!!

     

  37. Sinto vergonha Sim e tenho muita vergonha na cara.

      Hoje para mim, definitivamente, foi um dia de luto. Ao ler esse texto e descobrir que ainda existe brasiliero que desconheça a verdade sobre nosso país, me deixou extremamente triste. 

    Alguns casos posso te dizer:

    No hospital aqui do lado da minha casa, o único da cidade, muitas pessoas morrem por erro médico, os casos são absurdos e gritantes… Ficou muitos anos sem funcionamento depois de ser construido, o governo prometia que era de primeiro mundo, mas na verdade faltava toda aparelhagem necessária, consequêcia de corrupção.

     Ponto 2: Nada de emprego, com as bolsas tudo, a maioria da pessoas não quer trabalhar, falta mão de obra. Trabalho na construção civil e você não imagina o que passamos para entregar uma obra por falta de funcionário. É a era do comodismo, da preguiça, do desinteresse… Isso é exatamente o que esperva um governo que dá esmolas; acredito no desempenho da gratificação por algo produzido, não pela esmola. Nenhum brasileiro precisa disso. Nossa população precisa de respeito, de incentivo e de condições de vida.

    Ponto 3: Sua experiência com a educação não pode ser tomada como parâmetro para nada! Antes de sair escrevendo, faça pesquisas… A educação é manda, as condições das escolas, sinto vontade de chorar ao lembrar o que já presenciei… Falta banheiro em escolas do Sertão de Pernambuco, falta papel higiênico! Você sabe o que as crianças comem na hora do lanche? E transporte? Sabe o que é andar quilômetros no Sertão Nordestino ou mesmo no Sudeste do País, por bairros perigosos, sendo ainda uma criança, ou uma mocinha? Tenho certeza que não sabe!

    Ponto 4: Você não conhece a realidade do tráfico, do quanto ele domina nosso país, você não sabe o que é simplesmente ter de entrar no mundo das drogas por não ter outra opção! Você não sabe!  

       Já morei em vários estados, já morei nos Estados Unidos, já morei do mais confortável ao mais miserável e posso te dizer com exemplos de familiares, amigos e tantos brasileiros que convivo diariamente, você é um alguém que decidiu fechar os olhos para a realidade, não venha me falar em avanços aparentes, logo você que é formado em Ciências Sociais. Se você sabe ao menos o que significa avança, acredito que não, deveria notar que não estamos passando por um. Verdadeiro progresso só se dá quando é notório, quando é para todos, quando é justo, quando é duradouro e quando é incorruptível. Estamos longe da justiça e da verdade. 

     Ponto 5: Sinto informar, sinto muito mesmo, mas ainda devemos e Muito ao FMI, se você não acredita, pesquise a respeito da última auditoria realizada no país, sobre seus gastos, suas dívidas, produto interno bruto, e verás para onde vai o dinheiro do brasileiro sacrificado SIM, uma pena você achar que nossos impostos retornam a nós em bens e serviços. Sua realidade deve ser incrível e você deve viver numa bolha, não conhece as estradas Norte-Nordeste. As BRs do país, viaje mais. Passe por Minas Gerais rumo a Bahia; reze para não ser assaltado, ou para não encontrar com algum policial federal corrupto, acredita que eles pedem dinheiro aos viajantes? Estranho não? Num país taõ correto como o Brasil em que você vive.

      Petrobrás, pré-sal? Você poderia me dizer qual é a vantagem que umas senhoras que vivem aqui na minha cidade e vivem de doações de pessoas que realmente são conhecedoras da realidade brasileira, tem sobre a Petrobrás? 

    Se você puder calar o choro de uma mãe que estava gritado numa rádio para toda cidade, desesperada porque seu filho foi morto por um médico que decidiu operar de apendicite uma criança que estava com dengue, aí sim eu poderei acreditar um pouco que você tenha boa fé e se importa com o outro. Porque o que você me passou nesse texto é que se trata de uma pessoa monstruosamente insensível, que está pouco se lixando para situação do outro, e que para você, jantar hoje seja o bastante para estar bem, pensando que por isso, milhões de moradores de rua também estão alimentados. Não comemoro e jamais comemorarei até que um dia ande pela rua e não encontro crianças me pedindo ajuda. Nesse dia, direi que o Brasil está melhorando.

     No momento e desde muitos anos, sinto vergonha. E tenho Vergonha, jamais encontrei alguém que pudesse falar mal da minha honra ou da minha conduta. Tenho vergonha sim e sinto muito vergonha da situação do Brasil. Sentir vergonha é o mesmo que renegar, negar ao vexame, não aceitar… Sinto vergonha do país como sentiria vergonha de ver um parente roubando, trapaceando, destruindo o que do outro, se dando bem aos custos da ingenuidade alheia… Sinto vergonha!

  38. Brasil vergonha nacional

    Sem vergonha é que defende bandidos e políticos safados..O brasil se tornou uma vergonha nacional pelo péssimo governo que explora milhões de brasileiros com salários de miséria e altos impostos onde o povo vive sempre no vermelho…Entra ano e sai ano e a esperança do povo é de que as coisas vão melhorar no ano que se inicia …É um pais lindo maravilhoso por beleza naturais, disso nenhum brasileiro tem vergonha, brasileiro que tem vergonha é do péssimo governo..Sem vergonha é quem posta uma mensagem dessa que o país está em desenvolvimento que a pobreza está acabando ? Dor miséria não torna o país melhor em nada…O que torna o país melhor é fazer com que o povo tenha salários dígnos..Tanta baboseira nesse post que eu li que me deixou irritado, uma texto que na teoria parece um sonho, mas eu vivo a realidade meu caro..A realidade não tem nada de desenvolvimento, nada de melhorias em hospitais, postos de saúde, a bandidagem continuam aumentando, bandidos com mais direitos do que pessoas de bem que acordam 4:00 pra trabalhar…Sem mais, gostaria de escrever mais 10 mil palavras sobre o péssimo país que temos nos dias atuais…Mas não vai adiantar nada .Mas se existir brasileiro com disposição de mudar o país me chamem, tenho idéias pra isso acontecer, mas é necessário a união do povo, sozinho não se faz nada .

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador