Ódio, por Veríssimo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por Percival Maricato

ÓDIO? ou cultura da paz, tolerania, solidariedade, democracia, diversidade, respeito…

VERÍSSIMO… VERDADEIRO MESMO

Para mim, brilhante, como análise política e filosófica

Diferença astronômica também dos cronistas que destilam ódio diariamente nos jornas

Por Luis Fernando Veríssimo

Do Estado de S. Paulo

Não vi a entrevista do Jô com a Dilma, mas, conhecendo o Jô, sei que ele não foi diferente do que é no seu programa: um homem civilizado, sintonizado com seu tempo, que tem suas convicções — muitas vezes críticas ao governo — mas respeita a diversidade de opiniões e o direito dos outros de expressá-las. Que Jô fez uma matéria jornalística importante e correta, não é surpresa. Como não é surpresa, com todo esse vitríolo no ar, a reação furiosa que causou pelo simples fato de ter sido feita.

A deterioração do debate político no Brasil é consequência direta de um antipetismo justificável, dado os desmandos do próprio PT no governo, e de um ódio ao PT que ultrapassa a razão. O antipetismo decorre, em partes iguais, da frustração sincera com as promessas irrealizadas do PT e do oportunismo político de quem ataca o adversário enfraquecido. Já o ódio ao PT existiria mesmo que o PT tivesse sido um grande sucesso e o Brasil fosse hoje, depois de 12 anos de pseudossocialismo no poder, uma Suécia tropical. O antipetismo é consequência, o ódio ao PT é inato. O antipetismo começou com o PT, o ódio ao PT nasceu antes do PT. Está no DNA da classe dominante brasileira, que historicamente derruba, pelas armas se for preciso, toda ameaça ao seu domínio, seja qual for sua sigla.

É inútil tentar debater com o ódio exemplificado pela reação à entrevista do Jô e argumentar que, em alguns aspectos, o PT justificou-se no poder. Distribuiu renda, tirou gente da miséria e diminuiu um pouco a desigualdade social — feito que, pelo menos pra mim, entra como crédito na contabilidade moral de qualquer governo. O argumento seria inútil porque são justamente estas conquistas que revoltam o conservadorismo raivoso, para o qual “justiça social” virou uma senha do inimigo.

Tudo isto é lamentável mas irrelevante, já que o próprio Lula parece ter desesperado do PT. Se é verdade que o PT morreu, uma tarefa para investigadores do futuro será descobrir se foi suicídio ou assassinato. Ele se embrenhou nas suas próprias contradições e nunca mais foi visto ou pensou que poderia ser a primeira alternativa bem-sucedida ao domínio dos donos do poder e acordou um dia com um tiro na testa?

De qualquer maneira, será uma história triste.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ah, lendo veríssimo, que

    ah, lendo veríssimo, que falta de convicção, pois o que esperar de um progressista, filho de um verísimo oligárquico.

    1. Esse lino, melhor Lino (sendo

      Esse lino, melhor Lino (sendo nome de pessoa…) dá força ao título.ÓDIO ! Ofender a um falecido e a seu filho,

      orgulhos da cultura brasileira,demonstra algo mais.Quer saber o quê? VAI PENSAR.

      1. concordo

        Érico Veríssimo, pouco se fala deste grande escritor. Uma de suas atitudes foi recusar um prêmio Doutor Honoris Causa pela UFRGS, e ele o fez porque a universidade havia perseguido alguns professores por causas políticas durante a ditadura.

        A fruta nunca cai longe do pé. Luiz Fernando, de estilo tão diverso, é cria deste Érico que tanto nos orgulha por sua coragem.

  2. DEFINITIVO

    Isso é o que também penso e não tenho capacidade de escrever! Veríssimo não doura a pílula, mas dá o crédito devido ao PT, faz o desagravo ao Jô e depois fecha o texto com perfeição. Triste, mas lúcido e verdadeiro. Quero escrever assim quando crescer!

  3. Faltou ao PT estratégia e ousadia

    …. na hora certa, quando a popularidade estava a favor.  Prefiriram a acomodação da Realpolitik , alimentando as bestas que hoje os devoram. O Renan de hoje é o mesmo que foi defendido insanamente pelos petistas poucos anos atrás. Teriam outra alternativa? Sempre há. A não ser que aqueles que se corromperam dentro do PT estivessem gostando do jogo – uma mea culpa faria bem, não há ingênuo no Brasil que ache que existe essa pureza de intenções em TODOS os integrantes de qualquer partido que seja. E a alternativa seria uma mudança profunda no sistema educacional e uma aproximação do povo, quer seja pelos movimentos sociais, quer seja pela participação direta da militância no sentido de permeaçao na sociedade .  O posicionamento dos militantes sempre foi de repelir veementemente qualquer critica feita ao partido, quer elas fossem destrutivas ou pertinentes. Não avaliar as críticas é um erro decorrente da arrogância de quem se acha inatingível, rotular a todos que não rezam 100% da mesma cartilha de “coxinhas” é uma forma simplista de apartheide, que hoje se volta contra o próprio PT.

    Enfim, sempre é tempo de reavaliar e mudar de rumo. Uma coisa é certa, usar da mesma arma, o veneno da intolerância e da agressividade tão bem aplicado pela direita só vai piorar as coisas, é mais gasolina no incêndio. Terão que ser mais inteligentes do que isso se quiserem sobreviver.

  4. Sumidade!

    Não é sem razão que é tão laureado jornalista e escritor!

    Um Grande Mestre com as palavras. Em poucas linhas é capaz de nos mostrar o que anda por aí impedindo o progresso de nossa Democracia…

  5. ”A deterioração do debate

    ”A deterioração do debate político no Brasil é consequência direta de um antipetismo justificável, dado os desmandos do próprio PT no governo,”

       O resto da crônica é pra encher linguiça( mesmo que o trema não tivesse sido abolido,não saberia tecla-lo)

    1. Anarquista,
      Sabe por (ainda)

      Anarquista,

      Sabe por (ainda) leio teus comentários e aqui e ali os contradito? Porque tu és uma cara-de-pau assumido. Nada de eufemismos, subterfúgios para esconder tal posição. É “na lata”. Melhor assim que o fingido. 

      Olha a prova aí: extrai um frase do seu contexto, por coincidência a que vai ao encontro do teu ódio ao PT(és um dos alvos da crônica), determina que o resto é para encher linguiça e aí corre para a galera. 

      Pena que não haja estrelinhas para classificar os cara-de-pau. Se não: 

       

       

       

      1. Profundamente

        Profundamente emocionado,agradeço.

           Sem antes acrescentar:Eu tbm leio TODOS seus comentários,

              Sabe por que?

             Porque vc é tbm cara-de-pau em ser petista escancarado—”na lata”

                Acontece que estou escrevendo em campo adversário e vc tem o apoio da galera,

                Mas tudo isso é irrelevante: estamos no mesmo barco—TItanic.

                        Abração !

  6. Justificando !

     O Veríssimo ], como tantos outros – vide o Nassif, de tanto ouvir a mídia malhando o PT, quando fala do PT ao invés de de questionar a mídia, tenta infringir ao PT uma  justificativa para o comportamento odiento atual.

     Não foi suficiente e justificável e louvável pelos próximos trocentos anos ( levou duas vezes trocentos sem ninguém fazer nada) ter tirado muitosda miséria, ter aumentado o salário mínimo, ter construído escolas, ter permitido pobre pagar passagem de avião, entrar na faculdade e,…etc…etc… Jesus até hoje é exaltado por conta de nos mandar olhar para os menos afourtunados – o PT olhou e tome malafais, e globos,….e nassifs ….e agora veríssimos.

    Olhem o mundo e vejam que o Brasil está dentro do contexto e até muito melhor. Nenhum economistas acertou nada até hoje, mas a Macrométrica do global e comnpetentíssimo  Mailson da Nóbrega é diretriz dos sabichões.; Bresser, Delfin, Belluzzo com opiniões sensatas ao PT não são considerados pela mídia atacante.

    Corrupção é pouca coisa( não justifica para o país e desempregar milhares ) , mas é imoral e veio de D.João – vejam se os cunhas e o s gilmares querem que acabe ? O PT quer ( propos acabr com ajudad de campanha, aque é a origem do Lava Jato) !  O PSDB não- ou se acha que o helicóptero de cocaína não era da campanha? E o Moro, como o Barbosão, só querem pegar o PT…e todos vendo e calando-se   … e  o golpe sempre querendo acontecer, só que o povão, hoje, mesmo dividido ( favelado com ódio do Lula???!!! por conta da mídia !) talvez não concorde com o Nassif e o Veríssimo e todos que todos os dias lêem o Globo, Estadão, ouvem a CBN e a Band, e por estarem entendiados de ouvir todos os dias o ódio ao PT,  decidiram unir-se para tirar o PT, assim achando que ouvirão músicas suaves – acreditam em Papai Noel !

  7. Bom texto

    O ódio da elite econômica pelo PT sempre existiu, e sempre foi recíproco.

    Mas quando o PT foi guindado à posição de elite política,  as duas elites, por um processo natural de apego ao poder, resolveram se tolerar. Pois no confronto, ambas só teriam a perder.

    Ao lulopetismo só interessava manter-se como elite política, posição que o colocava em pé de igualdade com a elite econômica.

    Hoje, como ressalta o autor, diante do fracasso deste modelo pseudo-socialista ( e lulopetista) de coalizão entre elites, o que já era previsível, pois como disse o grande Hugo Chávez, não se resolve o problema da pobreza extrema sem atacar a riqueza extrema, o ódio recíproco que estava guardado, renasce de ambos os lados com muito mais força, pelos anos em que esteve reprimido para atender a interesses mútuos.

     

    Pobre do povo, que não tem nada a ver com isso mas é quem paga o preço. 

  8. “Anti-petismo justificável…

    … à “pureza dos espíritos exigentes que, em nome do rigor, trocam uma situação precária por uma situação inexistente”(RN). Em todo caso, razão ao Veríssimo que sabe – apesar dos pesares –  haver “sempre um copo de mar para um homem navegar”(JL).

  9. Veríssimo

    Elogiar este texto de Veríssimo e´ totalmente dispensável dada a enorme disparidade da qualidade de expressão e de conteúdo de Veríssimo em relação a este leitor. Resta elogiar sua coragem em enfrentar esta maré de manés raivosos prontos para incinerar qualquer ser pensante em desacordo com suas fixações. e neuras. Bravo Veríssimo !

  10. Essa perseguição ao PT, aos

    Essa perseguição ao PT, aos políticos do PT, a Presidenta Dilma, ao Presidente Lula, isso tudo é sinal claro, claríssimo que o PT continua fortíssimo perante a grande maioria do povo brasileiro. Prestem atenção nesses últimos(mais acentuados) 15 anos, quanto tentam denegrir a imagem do PT e de seus líderes, de tudo que é jeito, e o PT continua vencedor e vitorioso. Mostra claramente que o PT continua forte e que Lula é o candidato fortíssimo a ser vitorioso , também, em 2018. Podem falar o que quiserem mas Lula e o PT continuam muito fortes. Tanto que continuam, tentando, e tentam todos os dias, quebrar o PT e não conseguem. A Presidenta Dilma continua presidindo o Brasil com seriedade, com integridade e com tranquilidade. Tentam desacreditá-la mas ela é forte, muito forte e aqueles todos que a desqualificam são perdedores. Aguardem. O mundo todo a veem como uma grande líder honesta e patriota, e a grande maioria do povo brasileiro também. Percebam no desespero da oposição.

     

     

    1. Discordo, Anarquista Lúcida.

      Discordo, Anarquista Lúcida. LFV jamais se prestaria a tanto. Durante todos esses anos nunca negou seu apoio explícito ao PT e seus governos. Tem bastante moral para criticar o PT e alguns petistas. 

      Sei que é difícil, quase impossível. exercitarmos o saudável hábito da autocrítica. Reconhecer erros de per si já é doloroso e requer muita coragem. Agora se torna ainda mais complicado quando se tem a certeza de que será apreendido pela turma do ódio como uma rendição, uma meaculpa, uma coonestação para suas avaliações e posturas políticas. Daí compreender porque alguns colegas se negam a criticar o partido e seus líderes.

      Já da minha parte, prefiro correr o risco. 

       

      1. Nao se trata de criticar ou nao

        E sim do conteúdo do que ele disse, que nao considero verdadeiro. O PT pode merecer críticas, mas nao essas, e desse nível.

        1. Justificando II !

          Como eu disse lá embaixo: “ägua mole …..até que fura “.

          É claro que o PT é criticável, mas entre todos os partidos e nomes que estão aí, até que é santo!

          É criticável por ter entre os seus simpatizantes, como eu, quase- radicais que querem ver no PT a vontade ferrenha de mudar o país, de ajudar os menos favorecidos…., mas um partido, mesmo o PT, é feito de gente, e nem todos têm a cabeça de um Lula e de uma Dilma – “”Mateus primeiros os meus  depois os teus” e assim se toca o bonde.

          Todos os “globais” queriam ver o PT peitar o status quo vigente ( Globo, CBF, PIG, CBN,’Band, Sherazades,Malafais), mas como em um elefante não se peita a inércia –  o motivo de mostrar que o PT não é Deus, e se não é Deus,  Malafaias, Jabours e outros estão de prontidão.

          Me admira um Veríssimo estar de saco cheio de  defender o PT, ou melhor de ir contra o PIG- talvez já comece a ser ameaçado por manter esta posição. O Nassif já cedeu – todos os fatos imputados ao governo Dilma têm alguma razão de existir – e não se comparam aos do FHC, do Cerra, do Alkmim, do Aécio….

          O PHA, a meu ver, um dos mais sensatos torcedores do PT, diz que economia e mais mais mais não vêm ao caso, passam !  O problema maior é discutir política!  Ninguém discute o São Francisco e suas consequências; ninguém discute quantos pobres irão se formar e melhorar a mão de  obra qualificada e baratear os custos de produção; ninguém discute como melhorar o sistema de saúde e enviar médicos para as regiões longínquas sem criticar os Mais Médicos. Ninguém discute no meio da crise hídrica ter eletricidade, mas se discute o custo de manter geradores a diesel funcionando – por qué não se mudam para algum pais melhor que o nosso?

          Só se discute câmbio, taxa de juros, índices que ninguém sabe o que significam, mas servem para ter o jargão de sofrível e com isso dizer que o PT fez o país uma M.. Ninguém crítica veementemente um Cunha e Renan , um Moro e o cambada de frouxos do STF –   todos estão vendo o país  paralisado por malfeitos seculares, mas imputados somente ao PT.

           

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador