Japão diz que preços estão “subindo moderadamente”

Jornal GGN – Pela primeira vez, os preços estão subindo, mesmo que de forma moderada. É o que diz o governo japonês, animado com as primeiras reações positivas desde outubro de 2008. Podem ser os primeiros sinais de progressão da economia após 15 anos de deflação.

Em relatório econômico divulgado nesta quarta-feira (19), no entanto, as autoridades locais tentaram conter o otimismo, já que a batalha continua para alavancar ainda mais os preços. 

E justifica-se o cuidado: a terceira economia do mundo ainda cresce menos que o esperado e enfrenta problemas em relação ao aumento no imposto sobre vendas, que deve começar a vigorar entre março e abril deste ano.

Mesmo assim, sustentada pelo consumo provado e a retomada nos gastos de capital, a economia japonesa vem se “recuperando moderadamente”, de acordo com o Escritório do Gabinete. Para os porta-vozes, o crescimento no quarto trimestre de 2013 foi abaixo da expectativa do mercado, mas acima da taxa potencial do país. A última vez em que o Japão comemorou a subida de preços foi em 2008, numa inflação provocada pelas commodities.
 
Ainda de acordo com o governo, a economia deve permanecer em tendência de recuperação, mesmo com os riscos externos e um esperado declínio da demanda, após o aumento do imposto nacional sobre vendas.
 
As exportações estão estáveis, com o aumento nos embarques para Rússia e Oriente Médio, o que também é uma vitória, após os fracos números referentes a janeiro. E o BC local não diminuiu a meta de inflação de 2% em um curto espaço de tempo, como programado no final de 2013.
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador