Cresce imigração de paraguaios para São Paulo

Jornal GGN – O fluxo de imigrantes paraguaios para a região metropolitana de São Paulo aumentou na última década. O custo de deslocamento e a distância não são grandes. E a boa economia no início do milênio incentivava a viagem. O consulado estima que hajam hoje entre 40 e 60 mil paraguaios na região, ante os 17 mil do último levantamento do Ministério da Justiça.

Estudo mostra que cresce imigração de paraguaios para São Paulo

Por Bruno Bocchini

Da Agência Brasil

Pesquisa feita para o Centro de Estudos Migratórios mostra que o fluxo de paraguaios para a região metropolitana de São Paulo tem aumentado na última década. Segundo o levantamento, divulgado hoje (7), o grupo é o quarto maior (17,6 mil) depois de portugueses, bolivianos e chineses.

A pesquisa mostra que a migração para a região metropolitana tem aumentando recentemente. A maior parte (50,3%) dos nascidos no Paraguai residente na região metropolitana estabeleceram-se depois de 2005. O estudo destaca ainda que dois a cada três paraguaios que mudaram para o Brasil, o fizeram após os anos 2000.

“São Paulo está a apenas uma madrugada de ônibus da fronteira com o Paraguai. Dependendo da época do ano, a passagem pode custar menos de R$ 200. Desse modo, o custo do deslocamento, a distância, o não recrudescimento das políticas migratórias, a situação econômica ascendente do país na primeira década dos anos 2000 são fatores a serem considerados para explicar o incremento recente dos paraguaios em São Paulo”, diz o texto da pesquisa coordenada pelos sociólogos Tiago Rangel Côrtes e Carlos Freire da Silva.

A migração para a região metropolitana nem sempre foi a primeira opção dos paraguaios. Segundo o estudo, ao longo da década de 1990, o Brasil não foi o destino prioritário: apenas 15,1% da população paraguaia que reside na região metropolitana ingressou entre 1981 e 2000. “Foi a partir da crise argentina deflagrada em 1990 e agudizada em 2001 e 2002 que os paraguaios começaram a rumar para São Paulo e para a Espanha em maior quantidade”.

O estudo ressalta que, apesar dos dados do Ministério da Justiça, de 2011, mostrarem que 17.604 paraguaios moram na região metropolitana, o Consulado do Paraguai as organizações Paraguai Teete e Japayke apontam entre 40 mil e 60 mil paraguaios na região.

A pesquisa completa foi publicada na revista Travessia, do Centro de Estudos Migratórios.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os paraguaios costumavam

    Os paraguaios costumavam migrar para a Argentina, mas, graças a Cristina Kirchner o país está indo para o buraco e eles estão preferindo vir para SÃO PAULO… mas com tanto BRASIL crescendo como foguete, porquê SÂO PAULO? Sejam benvindos…

  2. Paraguai é neoliberal

    Tinham de mostrar estes dados para os eleitores do Aécio. Afinal de contas, o Paraguai deu um impeachment no ex presidente Lugo e hoje é um país de direita, neoliberal, que cresce 15% ao ano em seu PIB.

    Se o Paraguai está tão bem, seria de se estranhar porque o povo foge de lá e vem para cá.

    Como já dizia um ex presidente militar de direita no Brasil, nos idos anos da ditadura militar, em que o PIB brasileiro crescia vertiginosamente, e havia até o “milagre econômico”, o país ia bem, mas o povo ia bem mal.

    Vejam só do que escapamos quando dilma Roussef do PT foi eleita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador