Conselho de Ética decide destino de Cunha nesta terça

Durante período que analisou denúncias contra peemedebista, Conselho sofreu oito mudanças
 
Jornal GGN – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados irá decidir na próxima terça-feira (07) se Eduardo Cunha  (PMDB-RJ) perde ou não o mandato. Durante o período que analisou as denúncias contra o peemedebista, o Conselho, integrado por 21 parlamentares, sofreu oito mudanças em sua composição que, segundo opositores de Cunha aconteceram para beneficiá-lo.
 
Dentre as mudanças mais recentes está a entrada de deputada Tia Eron (BA), no lugar de Fausto Pinato (PRB-SP) que defendia investigações contra Cunha. Tia Eron já declarou publicamente elogios aos trabalhos de Cunha, agora seu voto será decisivo para dar andamento no processo do parlamentar na Casa. 
 
Se, por acaso, a deputada votar a favor da cassação, o placar dentro da comissão será 10 a 10. Em caso de empate, a definição ficará com o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), que está sendo alvo de uma representação na Corregedoria da Câmara, apresentada por adversários políticos da sua base eleitoral na Bahia. Araújo, que já se manifestou favorável à cassação de Eduardo Cunha, está sendo acusado de ter recebido repasses irregulares de um deputado. A denúncia contra ele teria sido levada à Corregedoria da Casa por um “assessor da Presidência da Câmara”, segundo o deputado do PR.
 
Agência Brasil
 
Conselho de Ética decide futuro de Cunha nesta terça em meio a troca de membros
 
Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil
 
Na expectativa da sessão de discussão e votação do parecer que pode resultar na perda do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcada para esta terça-feira (7), o Conselho de Ética da Câmara chega a etapa final do processo com pelo menos oito mudanças na composição. As trocas que alteraram vagas de alguns dos 21 integrantes foram feitas estrategicamente, segundo adversários do peemedebista, para beneficiá-lo com pena mais branda.
 
Paulinho da Força (SD-SP) chegou a substituir o titular Wladmir Costa (SD-PA) dias antes da votação do relatório que, por 11 votos a 10, garantiu a continuidade do processo. A proposta era engrossar o apoio a Cunha mas, depois da batalha perdida, a vaga voltou a ser ocupada por Costa.
 
Nesta votação, também votaram a favor do processo contra Cunha, além do relator do caso, Marcos Rogério (DEM-RO), os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Léo de Brito (PT-AC), Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), Paulo Azi (DEM-BA), Sandro Alex (PSD-PR), Zé Geraldo (PT-PA) e Rossoni (PSDB-PR), que não está exercendo o mandato.
 
Todos os deputados continuam nas vagas, exceto Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) que também se posicionou a favor do processo e acabou sendo substituído pelo partido, que reivindicou a vaga agora ocupada por Jozi Araújo (PTB-AP). Araújo atua no conselho como suplente de Mauro Lopes (PMDB-MG), que não têm participado das reuniões.
 
Fausto Pinato (PRB-SP), que também defendeu as investigações, foi substituído pelo partido por Tia Eron (BA). A troca provocou reação dos parlamentares contrários a Cunha. A parlamentar, que chegou a elogiar o trabalho de Cunha no Legislativo, negou ter tendência pré-definida em relação ao caso. Atualmente, Tia Eron parece ser o voto decisivo para o futuro de Cunha, que mantém, ao seu lado, dez votos favoráveis, segundo assessores e integrantes do Conselho de Ética.
 
Se a deputada votar a favor da cassação, o placar empatado por 10 a 10 pode ser definido pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA). Tia Eron, no entanto, pode também pesar a balança a favor de Cunha, totalizando 11 votos a seu favor.
 
Substituições
 
Entre os dez deputados que ficaram ao lado de Eduardo Cunha na votação de março que deu início a fase de instrução, apenas quatro continuam no colegiado: João Carlos Barcelar (PR-BA), Washington Reis (PMDB-RJ), Wellington Roberto (PR-PB) e Mauro Lopes (PMDB-MG). Vinícius Gurgel (PR-AP) havia sido substituído por Laerte Bessa (PR-DF). Na votação de três meses atrás, Gurgel foi acusado de renunciar à vaga por um dia para dar lugar a outro aliado de Cunha, impedindo que um suplente do PT votasse na sessão.
 
Cacá Leão (PP-BA) foi substituído pelo deputado Nelson Meurer (PP-PR) e Paulinho da Força devolveu a vaga ao titular do Solidariedade. No lugar de Ricardo Barros (PP-PR), que se licenciou do mandato para assumir o Ministério da Saúde, entrou André Fufuca (PP-MA). Os últimos nomes a deixar o colegiado – Erivelton Santana (PEN-BA) e Manoel Júnior (PMDB-PB) – aumentaram especulações entre assessores de que votos favoráveis a Cunha contaminem os resultados das eleições municipais, quando muitos deputados disputam prefeituras.
 
Eduardo Cunha está afastado do mandato desde o mês passado por decisão liminar do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro que entendeu haver desvio de finalidade para promover interesses espúrios. Desde março, Cunha é réu no processo que investiga se o parlamentar recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras. Por unanimidade, o STF negou, na quarta-feira (1º), recurso da defesa do peemedebista contra a abertura de ação penal que o tornou réu da Lava Jato.
 
Edição: Wellton Máximo
Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A tia Eron, bela, do lar, e

    A tia Eron, bela, do lar, e nada recatada, pois desviou verba enquanto exercia atividade pública na Bahia, foi escrachada num vou só de mulheres. Em retaliação, a titia mandou a PF prender todas as mulheres do voo.

    Segundo adiantou, disse que vai moralizar, se isso é possível, a câmara, e vai votar pela cassação do Cunha.

    Como diz um adágio popular ” duvido e faço pouco, e ainda debocho de quem acredita”

    Nessa comissão todo munda já comeu ou come na mão do Cunha, esse “placar apertado” é um me engana que eu gosto. Está tudo combinado.

    Aposto um doce como o Cunha sai ileso desse “julgamento”

    Prefiro que ele hoje não seja cassado, para fazer sombrar e lembrar ao Temer quem manda de fato.

    Se for cassado alivia um pouco a barra do Temer.

    1. Não basta ter o mandato

      Não basta ter o mandato cassado. Cunha tem que ir para a cadeia.

      Se bem que chefes de bandidos na cadeia continuam dando ordens a seus subordinados, né?

  2. Caro Nassif
    Conselho de

    Caro Nassif

    Conselho de Ética????????

    Tia Eron????????

    Cunha e seus cumplices devem ter fechado a produção de alguma fábrica de rojões aguardando resultado final.

    O sorriso do Corrringa será infantil.

    Saudações

  3. Seriam úteis algumas informações a mais

    Creio que esta comisão votará qual a punição adequada pro Cunha e que só o plenário da Câmara pode cassa-lo. Então, ficou confuso se esta comissão pode puni-lo com a cassação, suspensão ou advertência sem o plenário votar.

    Outra coisa, é que o Cunha tem que perder o mandato o mais rápido possível p/ ir preso (se o Moro não for covarde, como é ao não pedir a prisão da esposa e filha dele) e fazer a delação p/ entregar seus companheiros (Paulinho, Temer, etc) e seus adversários (Renan)…

    Fica a pergunta de US$1.000.000, será que ele entrega seus amigos que são contra a Dilma, pois isto a ajudará??!

    E a de $2Mi, será que se a câmara não cassa-lo, o VPR, MBL, ROL, vão por os “milhões de Cunha” p/ protestar que nem fizeram contra a Dilma?

    1. Acha mesmo que o Moro vai prender o Cunha?

      Não seja assim tão inocente. Antes, pergunte-se o motivo do Moro ter prendido até altos empresários pra forçar a delação deles e lavrado mais de 100 sentenças, mas até agora não prendeu a mulher do Cunha?

      Entendeu agora?

  4. Conselho de Ética decide destino de Cunha nesta terça

    Arrisco um placar: 13 a favor da inocência absoluta de Cunha, 3 pela cassassão e 4 em branco. Fica mais homogênea a situação dos Três Poderes! 

    Surrealista é pouco. é um pesadelo. O que sobrará do Brasil?

  5. NAO ESTOU ENTENDENDO NADA

    NAO ESTOU ENTENDENDO NADA !!!

    Eu queria entender, ou melhor, aceitar como pode um caboclo como esse ainda está solto!!! E ainda melhor, aceitar como minimamente sério e imparcial um judiciário que prende um senador após ele ter citado numa bravata demogógica (mini)ministros do stf enquanto essa figura nefasta manda e desmanda no país inteiro e continua solto. Nao entendo essa coisa de gente do lado da Dilma e do PT baterem insistentemente na tecla da imparcialidade da tal vaza jato como se esta operaçao fosse um primor de éticae diciplina juridica  enquanto seguem sendo perseguidos diuturnamente pelos pela tal republica de curitiba. Muita gente diz que que o desgoverno do michel cunha está aí para acabar com a vaza jato, mas quem disse que  a tal operação precisa dessa gente do mimi-michel para deixar de existir se o próprio juís que a comanda já revelou o desejo de encerrá-la até o fim do ano? Disse que era para não cansar a opinião pública. Logo ele se preocupar com isso? será? essa nem a velhinha de Taubaté vai levar a sério.

    1. Terça-feira define-se o tempo de duração do governo Temer.

      O DEBOCHE JÁ ESTÁ PASSANDO DOS LIMITES!

      Em nome da “estabilidade” e da “governabilidade” para a cabeça de poucos ainda é aceito o governo Temer, principalmente para setores mais alienados da política brasileira e setores doutrinados por décadas de propaganda anti-esquerda, porém estão levando ao estres estes setores.

      Por mais que apareçam em blogues democráticos avisos de todas as tramoias que estão gestando neste país, ainda a uma ponta de esperança na intervenção da justiça na contra casos terminais como o de Eduardo Cunha. Porém se terça-feira Cunha não for caçado esta esperança em amplos de setores auto iludidos de direita se desvanecerá. Não haverá Merval que explique o que vai ocorrer com Cunha recuperando o seu mandato.

      O que haverá no Brasil será um sentimento de mais de 95% da população que estão sendo feito de palhaços, isto atingirá a vida nacional a tal ponto que qualquer ação contra o governo Temer mais vigorosa seja tolerado pelas forças de direita. Ou seja, Temer entrará num compasso de espera para ver quem fará alguma coisa para derrubá-lo.

      Caso Cunha seja rifado, teremos outra situação, a famosa delação premiada do mesmo que no momento que criará uma condição de instabilidade também levando a uma instabilidade que derrubará o governo.

      No primeiro caso, a não cassação de Cunha, resultará num processo de derrubada de Temer num prazo máximo de um mês, já no segundo caso a sobrevida será prolongada no máximo dois meses.

      A pergunta que se impõe não é se Temer será ou não derrubado, ou se o prazo poderá se estender mais do que dois meses, a pergunta é: Quem tomará a frente esta derrubada?

      1. E porque o Cunha vai fazer

        E porque o Cunha vai fazer “delação premiada”?

        Para a  Farsa a Jato, para o Temer, para o stj ou para o Renan? Ou vai aparecer no jornal nacional?

        Acho que o amigo não está entendo bem o golpe.

  6. “Coxinha” será feito de “trouxinha”, de novo!

    O que fará o Conselho de Ética?

    Mandar o caso para o plenário, a imprensa golpista vai iludir os “coxinhas” com o discurso de “faxina no Brasil”, “discurso de Golpe de Cunha contra Dilma está esvaziado” e “doa a quem doer”.

    O “coxinha” vai ser “papagaio de telejornal” nas redes sociais, e quando a querela for a votação no Plenário vai levar um belíssimo pé na bunda dos canalhocratas da direita.

    Igualzinho tomou da FIESP e do Meireles na questão da CPMF!

    Bem feito para os “trouxinhas”!

    Só o “povão” pode sanitizar o Brasil dos Cunhas, Moros e meios venais.

    Revolução democrática, já!

  7. Se depender da senhora e do

    Se depender da senhora e do senhor que está na foto, o carinha vai ficar e continuar a prestar bons serviços ao temer. Ou será o contrário?

  8. Qualquer resultado no conselho de ética enfraquecerá Temer.

    Se analisarmos as duas possibilidades no resultado do Conselho Aético da Câmara, elas enfraquecerão o governo Temer.

    Se Cunha for condenado e perder o mandato ele ligará a sua metralhadora giratória que causará grandes perdas no governo Temer, se por outro lado ele for inocentado ou simplesmente levar uma suspensão, a ira das forças progressistas se intensificará ainda mais, e o pior, a base de sustentação do governo Temer, que já é ínfima, desaparecerá.

     

  9. Quer dizer, Confraria do Cunha

    A meu ver, pelo que a matéria expõe, o nome mais apropriado que esse colegiado passaria a ter é Confraria do Cunha

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador