Senado pode instalar CPI para investigar “excessos” da Lava-Jato, por Laurez Cerqueira

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Senado pode instalar CPI para investigar “excessos” da Lava-Jato

por Laurez Cerqueira

Tudo indica que vai rolar um barraco jurídico parlamentar na Praça dos Três Poderes em Brasília. Senadores e deputados mentem, mas os corredores do Congresso não.

Pessoas proximas do Presidente do Senado andam dizendo que Renan Calheiros está inconformado com o Juiz Sérgio Moro, com o ministro da Justiça Alexandre Morais, e mais ainda com Rodrigo Janot, por conta da invasão do Senado pela Polícia Federal e prisão de agentes da Polícia Legislativa.

De Janot, Renan carrega uma mágoa antiga, desde a indicação dele à recondução ao cargo de Procurador-Geral da República pela Presidenta Dilma.

O inconformimismo de Rwnan é tão grande que Janot pode até ser aubmetido a um processo de impeachment, caso o Senado decida instalar uma comissão para avaliar a performance do procurador à frente do cargo que ocupa.

O Senado está a um passo de instalar uma CPI para investigar a Operação Lava-Jato.

Sem falar no Projeto de Lei sobre abuso de poder que, segundo alguns senadores, estabelecerá limites e disciplina nos serviços públicos judiciários e policiais. O parecer está pronto.

Evidentemente fica parecendo que os parlamentares estão legislando em causa própria, mas a Lava-Jato deu margem a isso, enveredou pela perseguição política e se desvirtuou do combate à corrupção em si, sem o devido respeito aos marcos legais.

Apelou para a espetacularização das ações em parceria com algumas organizações da imprensa, como tática de busca de apoio da opinião pública, e se esqueceu que o Congresso, mesmo com tanta gente envolvida nos escândalos é quem tem o poder de legislar e de investigar a qualquer tempo qualquer órgão público.

A Lava-Jato perdeu o respeito público ao desrespeitar as garantias constitucionais dos investigados e o devido processo legal.

Deu espaço para o Congresso reagir às arbitrariedades dos responsáveis pelas operações.

Os procuradores não podem legislar, inventar moda como essa tal “teoria do dominio do fato” para perseguir politicamente quem eles querem, condenar inocentes. Acusou tem que provar.

Afinal, o Congresso Nacional é o poder que legisla, é o mais soberano de todos os poderes da República, tendo em vista os vínculos diretos com os cidadãos por meio do voto.

Nos próximos meses, a Praça dos Três Poderes poderá se transformar num ringue de disputa com final previsível.Ou seja, limites à atuação de Moro, Janot, Policia Federal e seus seguidores.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renan está certo!
    Não nutro nenhuma simpatia pelo sr. Renan Calheiros e muito menos ao sr. Gilmar Mendes, mas acho que eles estão certíssimos em suas críticas contra juiz moro, Janot, PF e MPF. É preciso mesmo colocar um freio nesse “excesso” de autoridade do judiciário. Portanto, seja bem-vinda a CPI para investigar os “excessos” da Lava Jato! E apoio, com louvor, a Lei do Abuso de Autoridade!

  2. Golpistas
    Todos os que agora podem se confrontar cerraram fileiras a favor de um golpe contra a democracia. Abriram a caixa de pandora e agora estão preocupados com a água batendo na própria bunda.
    Cambada de canalhas. Se merecem. Fizeram desse país uma Republiqueta de Bananas.

  3. Mesmo tardia, será bem-vinda.
    Mesmo tardia, será bem-vinda. Renam Calheiros pode não ser uma “brastemp” em termos de moral ilibada, mas isso não vem ao caso. Ele, quer queiramos ou não, está investido da autoridade e da representatividade de presidente do Senado Federal e do próprio Congresso Nacional.
    No caso em si, procede – e como! – a sua indignação e revolta. O Poder Legislativo foi desmoralizado. Um aparato repressivo hiper valorizado em razão de uma conjuntura atípica, na qual dão as cartas não os imperativos da razão, mas os da emoção, simplesmente extrapolou das suas competências ao nível da irresponsabilidade; se não mesmo da delinquência.
    Espera-se, não poderia ser diferente, algaravias e proclamações histéricas de repúdio a essa CPI pelos que aprovam e incentivam sem qualquer reticências o modo operacional desse complexo policial-persecutório-jurídico-midiático chamado Operação Lava a Jato.

  4. “De Janot, Renan carrega uma
    “De Janot, Renan carrega uma mágoa antiga, desde a indicação dele à recondução ao cargo de Procurador-Geral da República pela Presidenta Dilma.”

    A presidenta Dilma é uma pessoa muito capaz e inteligente. Poderia ser presidente ou primeira-ministra de qualquer país, EUA, Alemanha, Suécia, Inglaterra. E Índia, Nigéria, Angola.

    Mas, como todo mundo, tem seus momentos de burrice. Um momento de inacreditável burrice foi quando reconduziu o Sr. R. Janot à PGR.

    Estou com Renan.

  5. Até que enfim alguém resolveu
    Até que enfim alguém resolveu enquadrar este bando de FDP da lava rato.
    Torço muito para que sejam todos presos e condenados pela ruína que causaram ao Brasil.
    O que este bandidos queriam era apoiar um golpe desfechado pelo PSDB contra o resquício de democracia que tínhamos no Brasil. O PMDB foi usado pelo PSDB e pela lava rato para desferir o golpe e a responsabilidade não cair sobre os ombros dos verdadeiros golpistas.
    Então, algo deu errado. Pensaram que estavam lidando com os tontos republicanos do PT e não com políticos profissionais.
    Eu quero mais é que todos os integrantes da lava rato se FODAM.

  6. Não terá mais CPI
    O Globo acabou de soltar um editorial compelindo o Congresso a barrar ações contra a Lava Jato e, conforme ordenado pelo Moro, a aprovar as 10 Medidas contra a Constituição, “apoiadas por mais de dois milhões” de eleitores. .

    1. Ao ler as notícias, incluindo

      Ao ler as notícias, incluindo a manifestação da PresidentA do STF, rebatendo o Presidente do Senado, fiquei curiosa sobre o rumo das coisas, dessa confusão, se já tinha chegado a hora de baixar a bola da Lava Jato, uma vez que o Lula ainda não foi preso.  Faltava o posicionamento dos Marinho. Pelo que vc informa, parece que os donos da Globo continuam firmes em seu apoio à turma do Paraná. Imagino que por faltar o desfecho tão sonhado. Depois …

  7. Renan foi bobo.
    Poderia ter dado um sério aviso aos maganos da justiça pondo em pauta o pedido de impeachtment, magnificamente embasado, contra GM. Isso ajudaria a frear o ímpeto de outros agentes do judiciário que infringem as leis. Também daria nome aos bois do senado que apoiam GM. Na verdade, ainda está em tempo.

  8. Agora se for pra investigar
    Agora se for pra investigar que se investigue mesmo. Nos acertos reconheçam, nos erros cometidos registrem e mostre pra opinião pública. Investigar sem medo das pressões da mídia. Condenar só o que for abuso e pronto…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador