Temer ordena que discurso do golpe seja combatido: “Não vamos tolerar desaforo”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Na primeira reunião ministerial após o fim do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o presidente em exercício Michel Temer ordenou que seus aliados não levem “desaforo para casa”. A orientação dada ao primeiro escalão é que todo discurso de que a destituição de Dilma é um golpe de Estado deve ser respondido com a mesma agressividade.

“Se nos chamaram de golpista, digam: ‘Golpista é você, que não respeita a Constituição’. Nós não estamos propondo ruptura constitucional. Além do mais, tivemos uma discrição absoluta. Agora, as coisas se definiram e as coisas precisam de muita firmeza.”

Temer disse que “no plano internacional, eles tentaram muito, e conseguiram com algum sucesso, dizer que no Brasil houve golpe. (…) Falou em golpe, nós precisamos responder. Não podemos deixar passar nenhuma palavra, se não eles vão tentar nos desvalorizar. (…) Não podemos tolerar essa espécie de afirmação. Quem tolerar, vou trocar uma ideia sobre isso. Não vou fazer caça às bruxas, mas não vou deixar que pensem que o governo não sabe responder.”

Temer ainda admitiu que sofreu uma “derrota” imposta por seu próprio partido, que apoiou em massa, com a liderança de Renan Calheiros, a proposta de Dilma ter o mandato cassado sem necessidade de perder seus direitos políticos.

Segundo Temer, esse tipo de movimentação deveria ter sido discutida com ele antes, para não aparecer na imprensa como uma derrota para seu governo. Ele definiu o episódio como um “embaraço”, com risco de “divisão” na base parlamentar. “Deveria ser um gesto nosso, de manter direitos políticos. Não podia ser uma derrota para nós. (…) Se Deus quiser não vai acontecer nada, mas já há partidos dizendo que podem deixar o governo.”

Nos bastidores, a informação é que o discurso de resistência e combatividade de Dilma tanto no Senado quanto após o encerramento do processo de impeachment surpreendeu o Planalto, que teve de reagir ao “tom beligerante”.

Em discurso nesta quarta (31), Dilma disse que o impeachment é um golpe de Estado e que seu lugar está sendo tomado por um grupo de políticos que tenta escapar da Lava Jato e que jamais chegaria ao poder por meio de uma eleição. Ela prometeu fazer uma oposição “enérgica”, da maneira que um “governo golpista” merece sofrer.

No encontro com ministros, antes de partir para o encontro do G-20 na China, Temer pediu calma aos titulares e afirmou que a população aceitará o novo governo e deixará de amargar os desdobramentos do processo assim que o desemprego começar a cair. Ele reafirmou compromisso com reajuste fiscal duro e citou duas pautas que serão motes de campanhas publicitárias para “conquistar a opinião pública”: a reforma da previdência e a reforma trabalhista, com flexibilização de leis para priorizar a relação empregador-empregado.

O peemedebista ainda disse que sua forma de governar será “por meio da descentralização”, com ministros agindo de maneira autônoma, mas em sintonia com as diretrizes do Planalto. “Agora inauguramos uma nova fase. Temos o horizonte de dois anos e quatro meses em que a cobrança será muito maior”, disse Temer.

Em outro momento, ele pediu que os ministros repasses a seus partidos que este governo, diferente dos anteriores, é uma “coletividade partidária”. “Não somos um partido único no poder, pelo contrário, prezamos pelos demais partidos.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cai a noite, hoje, pela

    Cai a noite, hoje, pela segunda vez, já que o ESCURO se impôs desde as 14 horas. E é o USURPADOR quem continua INELEGÍVEL.

  2. O presidente beneficiário de

    O presidente beneficiário de um golpe parlamentar começa as mostrar as garras. Nenhuma supresa se adotar postura autoritária daqui para frente para enfrentar a onda de resistência e repúdio ao seu governo. 

    È aguardar para ver. 

    1. Sim

      Não existe golpe pela metade.

      Essa história de endurecer o discurso, responder com brio etc. deve ser uma senha para indicar repressão ampla, geral e irrestrita.

  3. Conquistar a opinião pública

    Receita:

    “a reforma da previdência e a reforma trabalhista, com flexibilização de leis para priorizar a relação empregador-empregado”.

    Pela parvoice de temer, nota-se que ele acha que opinião pública é a Globo, Fiesp, Itaú, Bradesco, e chega.

    Povo não é público, é privado. Pertence à classe dominante.

  4. “conquistar a opinião

    “conquistar a opinião pública”: a reforma da previdência e a reforma trabalhista, com flexibilização de leis para priorizar a relação empregador-empregado.

    O governo deve ser de outro planeta.

    Se esta lei da flexibilização passar a experiencia mostra o que vai acontecer:

    Precarização dos empregos, pois as empresas farão de maneira informal uma “troca” de funcionários, demitindo funcionários antigos e contratando novos dentro do modelo “flexivel”.

    Uma lei como esta num ambiente recessivo vai ser terrivel, junte a isto os cortes de gastos sociais e os juros altos e temos uma tempestade perfeita.

    1. Ele enlouqueceu

      Ele enlouqueceu completamente. Não basta o país estar à beira de uma guerra civil, ele ainda está jogando gasolina na fogueira!

  5. “Não vamos levar desaforo”?

    “Não vamos levar desaforo”? Oh my… Temer, você está afrontando toda uma nação e com o risco de pagar com a vida por isso, e ainda têm a arrogância de fazer pouco caso?

    Essa palhaçada é, sempre foi e sempre será um golpe de estado, o mundo inteiro sabe disso. Ou vai fazer que nem o “glorioso líder” da Coréia do Norte e acreditar nas suas próprias mentiras e em uma versão distorcida da realidade? Você está sentado em um barril de pólvora e ainda acha-se no direito de ofender mais da metade da população cujo voto você jogou no lixo? Não há limites para a sua insanidade??

  6. Quem rasgou a constituição?

    Os mesmos que RASGARAM, PISOTEARAM e DEFECARAM na CONSTITUIÇÃO agora cobram RESPEITO ao que SOBROU DELA??? Respeito ao pouco que também querem destruir com um retorcesso de 100 anos com o projeto de supressão de direitos e retorno à uma República Velha piorada?

  7. todo golpista tem um destino certo…

    o mesmo de uma só escova de dentes para todos do governo usarem

    esse papo de descentralização deve ser para esconder que será um presidente caírá em desuso lentamente

  8. GOLPISTA, golpista, golpista, sim é golpista é ilegítimo!!

    Digo aqui e digo onde eu quiser dizer!! Não me calarão, estou procurando o e-mail do G20 pra dizer que tomem cuidado com as carteiras inclusive! Num mundo perfeito nenhum país onde há eleições um golpista seria aceito como representante!!

  9. Temer vai tentar dividir a sociedade em duas partes…

    acredito que da pior forma possível, sacrificando uma, pobres e trabalhadores, para agradar a outra que ele pensa que apoiou o golpe

  10. EU QUERO VER SE…

    EU QUERO VER SE ELE MACHO. VAI PRA RUA SEU BUNDÃO, VAI ENFRENTAR O POVÃO, VAI  VOCÊ E SUAS CORJAS SEM SEGURANÇAS, PORQUE SE FOR COM SEGURANÇA ELES TAMBÉM ENTRARÃO NA VARA. GOLPISTA FDP SUA VIDA A DE SER UM INFERNO DAQUI PRA FRENTE. QUERO VER VOCÊ CARECA E COM CAMISA DE FORÇA. 

  11. Carniça de esgoto

    O Temer abriu a boca? Por isso o mal cheiro de esgoto. Mas que vocabulário de sarjeta! É o preposto do Marcola fazendo escola.

  12. Golpista anarfa

    “Se nos chamaram de golpista, digam:”‘Golpista é você, que não respeita a Constituição'”. Além de g o l p i s t a  parece ser um grande analfabeto, sim porque só um  a n a l f a b e t o  não consegue LER   a constituição onde está escrito que o afastamento de um presidente só deve ocorrer em caso comprovadamente grave.

  13. Nada mudou…

    Continuam sendo uma quadrilha. Uma organização de corruptos, que se associaram para tomar o poder, e o cofre do país em suas mãos. 

  14. A caneta na mão, noites,

    A caneta na mão, noites, silêncio da mídia – coitado do povo brasileiro…

    O Brasil se FERROU COM 200 MILHÕES DE BRASILEIROS DENTRO!

    Essa história vai ter capítulos…

    O primeiro capítulo é dizer que sou bonzinho e assim deu aumento do salário minimo, NÃO É LEI – não há uma lei para isso, é boa vontade dele, o POPULISMO EM SUA MAIOR EXPRESSÃO!

    Vamos aguardar…

  15. A caneta na mão, noites,

    A caneta na mão, noites, silêncio da mídia – coitado do povo brasileiro…

    O Brasil se FERROU COM 200 MILHÕES DE BRASILEIROS DENTRO!

    Essa história vai ter capítulos…

    O primeiro capítulo é dizer que sou bonzinho e assim deu aumento do salário minimo, NÃO É LEI – não há uma lei para isso, é boa vontade dele, o POPULISMO EM SUA MAIOR EXPRESSÃO!

    Vamos aguardar…

  16. Ele tem razão : golpista  não

    Ele tem razão : golpista  não ! Apenas um mau-caráter, sem vergonha, safado, que comanda um bando de ratos golpistas. Pronto, corrigido.

  17. Machão!!!
     
    O pau vai comer,

    Machão!!!

     

    O pau vai comer, o golpista tirou a mascara, autoritario, facista, sem noção de povo, boneco da plutocracia financeira, foi golpe, quando esse simulacro de politico chegaria a presidente pelo voto? NUNCA!!!!!!

  18. Olha que a Dilma era ruuuuuim de discurso

    Olha que a Dilma era ruuuuuim de discurso

    Mas esse senhor ganhou de todos os políticos que eu já conheci em toda a minha vida nesse planeta

    O mordomo assasinou o patrão e agora quer que o dono da casa fique em silêncio 

    Bem vindos à nova ditadura

    GOLPE

    E QUE ME PRENDAM 

  19. Temer

    Aproveite esta noite p/ comemorar ! Aproveite bastante! Leve o Michaelzinho no MacDonalds mais próximo e leve sua esposa p/ um motel.

    Mas cuidado,” quem com golpe fere, com golpe será ferrado “

    Amanhã será um outro dia e depois de amanhã tb, mas V.Excia será sempre  O GOLPISTA presidente, o TRAÍRA .

  20. Por qual nome deve ser chamado?

    Eleito com apenas “sessenta e um” votos!

    A cerimônia de posse se deu entre “quatro paredes”.

    Não “subiu” a rampa do Planalto.

    Não recebeu a “faixa presidencial”.

    “Jurou”, sob a CF, por interesse e conveniência.

     

  21. Essa é uma foto

    Essa é uma foto bonita…golpistas e quadrilheiros reunidos. Olha do lado direito o Romero “é um acordo, bota o michel, num grande acordo nacional, com o supremo com tudo” Jucá!

    GOLPISTAS!

    GOLPISTAS!

    GOLPISTAS!

    GOLPISTAS!

    GOLPISTAS!

    GOLPISTAS!

  22. Uma alternativa para o Michel:

    ele se candidata à reeleição

    se for reeleito pelo voto direto, nunca mais a gente toca no assunto

    senão, a lápide dele não caberá 54 milhões de votos

    dixi

  23. Juca?

    Eu tinha imaginado que o Juca tinha sido posto para fora do Planalto depois do escândalo da gravação (grampo)!

    Ele ainda está lá? terceiro de esquerda para direita.

  24. MAIS UMA VEZ TEMER CONFIRMA GOLPE

    Mais uma prova de que é um golpe, se não é não motivo para preocupação.

    Tudo que o Mordomo disse atyé agorA SÓ CONFIRMA O GOLPE

  25. O GOLPISTA está certo! Está
    O GOLPISTA está certo! Está na hora de pararem de agir como os ratos.que são, e começarem agir como homens, pode ser que alguéma acredite afinal. Não esqueçam de avisar para o Cristovam Buarque!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador