BBC(2008): Alta Ansiedade – Matemática do caos

Caros geonautas,

Eu ainda não tinha conhecimento deste Documentário da BBC de 2008, mas é um “Masterpiece“, espetacular, agradeço a Rodolfo Machado (clique aqui). 

O doc. faz uma condensação, um brilhante resumo de séculos da evolução da matemática, desde Newton, Laplace, Henri Poincaré, e as grande mudanças do século XX e das mudanças da matemática do último meio século.

As equações dos “demônios” de Laplace, que tudo previa, seja no passado ou no futuro, que são as equações matemáticas que nos governam ainda hoje, seja na física relativista de Einsteins, seja na física da mecânica quântica, são equações deterministicas. 

“Ao longo das últimas décadas, um conceito novo tem conhecido êxito cada vez maior: a noção de instabilidade dinâmica associada ao ‘caos’. Este último sugere desordem, imprevisibilidade, mas veremos que não é assim. É possível (…) incluir o caos nas leis da natureza, mas contanto que generalizemos essa noção para nela incluirmos as noções de probabilidade e de irreversibilidade ”.
Ilya Prigogine, “As leis do caos”, Unesp, SP, 2002, p:8

Simplesmente altamente recomendado, para ver e rever, e rever, e rever

Sds,

Resumo em português

BBC – 2008: Sempre tivemos a convicção, de que o mundo é decifrável e portanto controlável.Porque a matemática que governa o mundo mostrava isso. Mas o que acontece quanto esta certeza nos é tirada e que a matemática nos mostra agora que tudo não é assim previsível e controlável? Na maior parte dos últimos 100 anos, apesar dos avisos de matemáticos e historiadores, nos recusamos a ver a realidade como ela é. Estamos numa posição, em que há futuros possíveis, só que desta vez tivemos centenas de anos para aprender as lições matemáticas; e, talvez desta vez, possamos fazer o que não fizemos antes: encarar a realidade como ela é.Porque esta realidade está diante de nós.


Resumo do vídeo em inglês:

 

Enviado por  em 25/02/2010

 

Excellent BBC4’s: “Documentary which looks at how developments in mathematics over the past 40 years have completely changed our understanding of the fundamental nature of the world we live in.
As we approach tipping points in both the economy and the climate, the film examines the mathematics we have been reluctant to face up to and asks if, even now, we would rather bury our heads in the sand rather than face harsh truths.”

 



Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador