Coleção perdida de Andy Warhol é recuperada de disquetes

Jornal GGN – Historiadores da arte afirmam ter recuperado uma coleção de pinturas perdidas do artista Andy Warhol que nunca foram transformadas em impressões físicas.

O material estava em disquetes de 30 anos de idade da marca Amiga. Em 1985, a Commodore Internacional, fabricante de produtos de informática e eletrônica, encomendou a Warhol obras criadas usando o computador da empresa, o Amiga 1000.

O artista salvou muitas das imagens experimentais em disquetes da empresa.

O Museu Andy Warhol adicionou os discos em sua coleção em 1994, mas não se sabia, até o ano passado, que os disquetes continha obras desconhecidas de sua arte.
Como, atualmente, tais mídias são obsoletas a ponto de não haver dispositivos comuns que sejam capazes de lê-los, uma equipe de arquivistas e pesquisadores de informática utilizaram um software personalizado para recuperar as imagens.

As pinturas incluem uma marca de Warhol em uma lata de sopa e um Botticelli modificado, na qual Venus ostenta um olho extra. “Warhol viu que não há limites para a sua prática artística”, diz Eric Shiner, diretor do Museu Andy Warhol. “Essas imagens geradas por computador enfatizam o espírito de experimentação e de sua vontade de abraçar as novas mídias – qualidades que, de muitas formas, definia sua prática a partir do início dos anos 1960 em diante”.

Com informações do Mashable.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador