Piauienses vencem Prêmio Nacional de Inovação 2013

A empresa piauiense Infoway foi a campeã do Prêmio Nacional de Inovação, anunciado na noite desta terça-feira (23/04), em Brasília. Conquistando o primeiro lugar na categoria Gestão da Inovação, a empresa, que desenvolve sistemas de gestão para planos de saúde, esteve entre as 36 finalistas, disputando com grandes empreendimentos do país.

Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o Prêmio destaca as empresas que investem na inovação de produtos, processos e na gestão, além de contribuírem para o aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentável do setor no Brasil.

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as empresas a identificar seus pontos fortes e oportunidades de melhorias de gestão de seus projetos inovadores e/ou do sistema de gestão da inovação.

A Infoway apresentou o modelo de negócio Idea Pitch, evento que proporciona aos colaboradores a apresentação de ideias com potencial de se transformar em negócio. Se a ideia do colaborador for viável, a Infoway viabiliza a concretização da ideia financeiramente até a  execução do projeto. Exemplo do sucesso dessa ação é a Sertão Games, empresa de desenvolvimento de jogos idealizada por um grupo de colaboradores e, atualmente, reconhecida internacionalmente.

Para o diretor geral da Infoway, Ney Paranaguá, o resultado evidencia as ações que a empresa piauiense vem desenvolvendo ao longo de 17 anos. De acordo com ele, o prêmio coloca em evidência o Piauí nacionalmente em um ramo competitivo, no qual o estado é citado pela primeira vez. “Com essa premiação muda tudo. A Infoway ao longo de sua história sempre foi discreta focada internamente e esqueceu de dizer isso para a sociedade. A partir do prêmio, não só o Piauí, mas o Brasil, passa a nos conhecer, a conhecer o nosso produto”, afirmou. E acrescentou: “Temos 17 anos de história. Nesse tempo, a maioria das empresas já está morta. Com a Infoway está sendo diferente: chega o reconhecimento nacional como a empresa mais inovadora do país”.

Ney Paranaguá destacou ainda o projeto Idea Pitch, ação vencedora do Prêmio de Inovação, que é muito mais do que um trabalho voltado para qualidade de vida dos funcionários, reconhecimento e valorização. Para o diretor, é fruto da ação colaborativa de pessoas. “Uma empresa não tem dono, não tem chefe. Uma empresa como a Infoway tem pessoas. São as pessoas que integram a nossa equipe responsáveis por essa conquista. E isso contribui para que o Piauí se inspire e cada um possa acreditar que é possível. Mas, isso não pode ser retórica. Tem que confiar e agir”, pontuou.

Os 12 representantes dos projetos vencedores participarão de missão técnica internacional, em país de referência em inovação, e farão cursos de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente.

No caso da Infoway, os piauienses que a integram participarão de uma missão internacional nos Estados Unidos. A empresa ganhou ainda cursos de gestão para representantes a serem indicados, além de crédito pré-aprovado para participação em editais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador