Confiança do setor de comércio tem menor patamar da série histórica

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A confiança dos empresários do comércio registrou queda de 6,2%, ao passar de 90,6 pontos em março para 84,9 em abril – em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). segundo pesquisa elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Após a quinta retração consecutiva, o indicador bateu novo recorde negativo e atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em março de 2011. No comparativo anual, a queda foi de 22,1%.

Em nota, a entidade diz que o começo deste ano não traria muitas novidades, e os dados negativos apurados nas vendas da Páscoa devem repercutir para uma possível queda de confiança do empresário para o próximo mês. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o cenário efetivamente pior alterou algumas projeções para o ano, com viés de quedas para o PIB (entre 0,5% e 1%) e o consumo; e de altas para inflação (ao redor de 8%) e juros.

O indicador é composto por três subdivisões: o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), o qual mostra que o sentimento de pessimismo em relação ao momento atual aumenta a cada mês, apresentou retração de 11,2%, ao passar de 55,2 pontos em março para 49 pontos em abril – e respondendo pelo menor nível do índice .

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) também apresentou queda (-4,9%), e passou de 131,1 para 124,7 pontos. Quanto ao Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), a tendência se repetiu e registrou declínio de 5%, de 85,3 em março para 81,1 pontos em abril.

Na análise por porte, as grandes empresas estão no mesmo patamar das pequenas companhias pelo segundo mês consecutivo. No caso das empresas com mais de 50 empregados, o ICEC passou de 92,3 pontos em março para 85,9 pontos em abril, queda de 6,9%, enquanto as com até 50 funcionários atingiram 84,9 pontos em abril, ante 90,5 pontos em março, retração de 6,2%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, os resultados foram ainda mais negativos: queda de 36,9% na confiança de empresas com mais de 50 empregados e retração de 21,7% nas empresas com até 50 funcionários.

Para a FecomercioSP, “os resultados indicam que a percepção geral do empresário do comércio é muito pior do sugeriam as projeções e mostra claramente que a falta de perspectivas e o mau desempenho é generalizado”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agradeçam ao pig

    Que os empresários do comércio não se esqueçam de agradecer ao pig. Seus anuncios “compre na loja tal” vêm acompanhados de toda a sorte de manchetes e notícias falsas e mentirosas, levando o consumidor a acreditar que há um desastre à frente e concluir: “não compre nada poque a situação está péssima e vai piorar”. Anunciar ali é enterrar dinheiro.

    Propagam o “não compre nada”, o “não entre na loja”.

    Acham que se derem as boas noticias, que são muitas, como os recordes da Petrobrás e a vinda dos chineses com 50 bi US$, o aécio pode ficar triste. Então não.

    Não se esqueçam de agradecer ao pig! O pig merece este agradecimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador