Os gastos da Sabesp

Apesar da melhoria da receita, todos os indicadores financeiros da Sabesp pioraram no terceiro trimestre de 2008 (em relação ao mesmo período de 2007).

A receita operacional líquida aumentou 6,8%. Mas as despesas operacionais aumentaram 15,4%, passando de 61,3% para 66,2% do faturamento.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), indicador importante, caiu 4,8%. Mesmo com a receita aumentando, o EBITD diminuiu em valores absolutos e em valores relativos, passando de 49,1% para 43,8% do faturamento.

O lucro antes das despesas financeiras também teve redução em valores absolutos (- 6,9%) e em valores relativos: caiu de 38,7% sobre o faturamento para 33,7%.

Finalmente, o lucro líquido despencou 39,5% em termos absolutos e caiu de 25,6% para 14,5% sobre o faturamento bruto.

A Sabesp é uma empresa de capital aberto. O custo de captação, ou o preço das ações, está diretamente ligado ao seu desempenho. Com a piora em todos os indicadores, é injustificável que queime dinheiro em propaganda por todo o país – sendo que atua especificamente em São Paulo.

Ainda mais agora, que terá que aplicar investimentos vultosos na renovação das concessões municipais e tendo em 2009 ano de concentração de vencimento de dívidas.

Dados do Balanço

Custo de captação

No início do mês de novembro a Sabesp concluiu a 9ª emissão de debêntures simples no montante de R$ 220 milhões. Foram emitidas duas séries, sendo a 1ª série no montante de R$ 100 milhões, remunerada pela taxa CDI + 2,75% e prazo de 5 anos, amortizáveis a partir do 3º ano e a 2ª série, no montante de R$ 120 milhões, possui remuneração atrelada ao IPCA + 12,87% e prazo de 7 anos, amortização a partir do 5º ano.

Despesas diversas

Reclassificação contábil relacionada à licença de uso de softwares efetuada no 3T07, no valor de R$ 16,5 milhões, não recorrente para os próximos trimestres;

Manutenção de softwares no valor de R$ 1,7 milhão com atualização de softwares de antispam e modernização do sistema comercial;

Serviços técnicos profissionais no valor de R$ 6,2 milhões em virtude de contratação de consultorias e assessorias, assim como outros serviços especializados voltados para temas diversos como; implantação do Gestão por Valor Agregado – GVA, avaliação econômico-financeira da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, contratação da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica e Atuariais – FIPECAFI para a atualização de valores referente a complementação de aposentadorias, entre outros.

        4.6. Despesas gerais

        No 3T08 houve um aumento de R$ 54,4 milhões ou 86,9%, passando de R$ 62,6 milhões para R$ 117,0 milhões na provisão em função de:

        • Alteração na classificação de processos de possível para provável em função de decisão judicial desfavorável;

        • Novos processos relacionados a clientes; e

        • Atualização de valores incluindo honorários advocatícios.

        Indicadores operacionais

        O aumento da população atendida por água e esgoto foi de respectivamente 0,7% e 1,6%.

        Balanço da Sabesp: clique aqui

        Luis Nassif

        55 Comentários

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        1. Em Goiânia, está sendo
          Em Goiânia, está sendo veiculada na afiliada da Rede Globo, propaganda da Sabesb, companhia estadual de água de São Paulo, mas os goianos são atendidos pela Saneago. Será que está propaganda que também está sendo veiculada em outros estados pode ser considerada propaganda eleitoral, já que todos sabem que o governador de São Paulo, José Serra é candidatíssimo a presidente? Ainda não li nenhum colunista da Folha, criticando a propaganda, que estivesse torrando milhoes de reais.

        2. Aqui no RS também está sendo
          Aqui no RS também está sendo veiculada a propaganda da Sabesp, isso ta cheirando a campanha eleitoral pra 2010.

        3. Será que a Globo não está
          Será que a Globo não está praticando preço diferenciado nesta propaganda, visto que é notório a sua vontade de ver Serra Presidente? Tem tudo à ver.

        4. “…Será que está propaganda
          “…Será que está propaganda que também está sendo veiculada em outros estados pode ser considerada propaganda eleitoral, já que todos sabem que o governador de São Paulo, José Serra é candidatíssimo a presidente?…”

          Precisa de resposta…?

        5. Melhor comprar até Ecodiesel.
          Melhor comprar até Ecodiesel. Fora o cabide, as doações para Institutos. Os acionistas minoritários estão sendo lesados e permanecem inertes.

        6. Nassif, fora os
          Nassif, fora os questionamentos sobre esses gastos e, de maneira geral, sobre o modelo de gestão da SABESP e do governo Serra, se lançarmos um olhar sobre a qualidade das águas no estado de São Paulo, será que o Serra, o Gesner, os “executivos” da SABESP deixariam seus filhos e netos nadar nos rios paulistas?

          Eu fui uma criança do interior do estado de SP que nadava pelos rios, córregos e riachos. E uma pescaria, então, que tipo de peixe encontraríamos?

          Será que isso será possível hoje?

          Para além da análise sobre o modelo de gestão e os gastos suspeitos, como andam os rios paulistas e a qualidade de suas águas?

          Abraços, Gustavo.

        7. A filosofa do mensalão
          A filosofa do mensalão continua, ou Dantas group. O certo que cada um usa o que tem de disponível, com a renda da publicidade pode ter a midia golpista a ser favor, ou melhor recebendo por seu apoio. Provavelmente é superfaturado.

        8. E o pior é ver a propaganda
          E o pior é ver a propaganda da Sabesp em SP pedindo para que a população economize água…. Belo exemplo de “economia” estão fazendo….

        9. Recentemente, aqui no Rio,
          Recentemente, aqui no Rio, também andei vendo propaganda da Nosa Caixa, relativa a financiamento de computadores para professores da rede pública de SP. Isso depois que a Nossa Caixa foi vendida para o BB.

        10. A Sabesp patrocinou as
          A Sabesp patrocinou as maratonas: Volta da Pampulha em Belo Horizonte e a Maratona do Rio de Janeiro.

          Os dois eventos são exclusivo da TV Globo.

        11. Caro Nassif.É com muita
          Caro Nassif.É com muita tristeza que fico sabendo desta propaganda da SABESP país afora.Aqui em São Roque/SP,esta construida a mais de doze anos uma estação de tratamento de esgoto,e até agora o governo Estadual não obrigou a Sabesp para que ponha para funcionar o que já esta pago.Não temos uma gota de esgoto tratada,mas cobrar cobram todo o mes,mas os nossos mananciais estão todos poluidos e diseminando doenças.Sera que este pessoal do governo e Sabesp não tem vergonha na cara,e até quando o povo de SP/capital vai continuar votando no PSDB?
          Felicidades!
          Carlos Gomes

        12. Segundo informações de outro
          Segundo informações de outro blog (Acho que do PHA) as propagandas da SABESP estão sendo veiculadas no Acre, Bahia, Cerá, Rio Grande do Sul etc. Por favor, moradores destes de de outros estados manifestem-se sobre o tema.

          Obrigado

        13. Sem falar que há pouco tempo
          Sem falar que há pouco tempo atrás, a Sabesp doou R$ 500.000 reais para uma fundação que se chama FHC. Se a Sabesp está nadando em dinheiro,
          por que não se diminue a tarifa????

        14. alguém sabe quanto a sabesp
          alguém sabe quanto a sabesp gasta com publicidade? isso tem aumentado? o valor é compativel com que empresas semelhantes gastam (sei que são poucas empresas, se é que existem outras empresas de sanemaneto com ações na bolsa)….
          tá claro que a propaganda é politica e não institucional…. mas era bom saber quanto isso representa em termos de $$$$$

        15. É evidente que o governo do
          É evidente que o governo do Estado de São Paulo deve estar preparando a SABESP para a privatização.Atuando de um lado no seu saneamento ,de outro,na diminuição de seu preço. Falta agora o reajuste maior das tarifas para completar o pacote. Foi assim com todas as privatizações ocorridas nos governos tucanos.
          De qualquer forma,o que chama a atenção é o percentual de perdas de águas de 28,3 %.Assim não tem companhia que seja rentável.

        16. E o aumento dos gastos
          E o aumento dos gastos operacionais da Petrobras?

          Se você souber decompor, comparando as atividades de um ano com a de outro, sua análise será bem vinda. No caso Sabesp a comparação é muito simples, porque o tamanho e a atividade da empresa permaneceram do mesmo tamanho de um ano para outro.

        17. Umas das origens do mensalão
          Umas das origens do mensalão mineiro (Eduardo Azeredo, 1998) era o patrocínio de eventos esportivos pela Cemig. A história se repete?

        18. A impressão que dá, é de que
          A impressão que dá, é de que Serra está tentando falir a sabesp para poder vende-la de uma vez por todas, quer coisa mais neoliberal do que vender para a iniciativa privada (tenho calafrios todas as vezes que escrevo ou escuto essa palavra), do que vender o direito de levar a água, base da nossa sobrevivência, para todos?

        19. Pelo o dito o dinheiro da
          Pelo o dito o dinheiro da venda da Nossa Caixa já está sendo usado na melhoria da imagem de S.Paulo(Serra) Brasil afora, enquanto isso aqui em S.Paulo a educação,saúde,segurança…

        20. A se fosse propaganda da
          A se fosse propaganda da Sanepar; coitado do Requiao….. Onde estao os moralistas de plantao da nossa imprensa brasileira; eu gostaria de escutar pelo menos um comentario do Alexandre Garcia no Bom Dia(?????) Brasil.

        21. Gastos do estado de SP com
          Gastos do estado de SP com publicidade em 2009 serão de R$ 227 milhões, diz governo

          Plantão | Publicada em 08/12/2008 às 20p5m – O Globo

          SÃO PAULO – A secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo informa que a despesa com publicidade em 2009 somará R$ 227 milhões. Segundo levantamento feito por deputados do PT, com base na proposta de orçamento enviada à Assembléia Legislativa, os gastos com publicidade do governo quase dobrariam em relação subindo de R$ 177 milhões para R$ 313 milhões.

          De acordo com a secretaria de Comunicação, para chegar a esse número superdimensionado, a oposição somou gastos de Publicidade e Comunicação, que incluem, por exemplo, investimentos em assessoria de imprensa e recursos repassados para empresas dependentes do estado, como CPTM, Fundação Florestal ou Cetesb, para matérias de educação ambiental, editais, e outras modalidades de comunicação institucional. (…)

          http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/12/08/gastos_do_estado_de_sp_com_publicidade_em_2009_serao_de_227_milhoes_diz_governo-586900675.asp

          Só perde para as Casas Bahia que gastam R$ 1 bilhão por ano em publicidade.

          Qual mídia falará mal de um cliente como o governo de São Paulo?

        22. Ações da Sabesp registram
          Ações da Sabesp registram alta de 3% sob expectativa de novas concessões

          Por: Equipe InfoMoney – 26/12/08 – 13p0
          InfoMoney

          SÃO PAULO – As ações da Sabesp (SBSP3) operam em alta de 3% nesta sessão sob expectativas de que a Prefeitura de São Paulo conceda as concessões para os serviços de saneamento no Estado.

          De acordo com notícias veiculadas na imprensa, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), poderá dar no começo de 2009 mais uma mostra de sintonia com o seu principal apoiador nas eleições deste ano, o governador paulista, José Serra (PSDB).

          Depois de acertar o aporte de recursos municipais para as obras do metrô, Kassab deverá encerrar uma polêmica de pelo menos uma década ao entregar sem licitação, por 30 anos, a concessão de exploração de água e esgoto na capital do Estado para a Sabesp.

          Perspectivas
          O acordo deverá ser assinado após a Câmara dos Vereadores aprovar em uma segunda votação o projeto de lei encaminhado pelo governo prevendo o acerto. A proposta foi aprovada em primeiro turno na última semana. A nova votação deve ocorrer no início de 2009.

          Caso seja confirmada, esta notícia deverá ser positiva para a companhia, afirmam os analistas do Santander em relatório publicado nesta sexta-feira (26).

          http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1470200&path=/investimentos/cambio/

        23. Nassif e Blogueiros,

          Essa
          Nassif e Blogueiros,

          Essa propaganda está, há dias, sendo veiculada na televisão aqui na Bahia!

          E a SABESP não é lá essas coisas! Palavra de quem entende de saneamento! É propaganda enganosa, KKKKKKKK!!!

          Sds Soteropolitanas,

          Mário

        24. Nassif,

          Na comparação entre
          Nassif,

          Na comparação entre as demonstrações dos exercícios de 2007 e 2008, salta aos olhos o crescimento desproporcional das despesas administrativas (mais que dobraram em relação ao ano anterior).

          O prejuízo não operacional regsitrado no 3o. trimestre deste ano também é um resultado que chama a atenção, pois foi maior que o dos 3 últimos exercícios juntos.

          Choque de gestão?

        25. A Globo de braços dados com
          A Globo de braços dados com Serra no início da longa jornada de volta ao poder. Vão completar oito anos de abstinência. Estão sedentos e famélicos de poder. Mas mesmo assim, a Globo não dá nada de graça. A Sabesp está sendo o principal canal de despejo da propaganda serrista Brasil afora.

        26. Na véspera do natal assisti
          Na véspera do natal assisti propaganda da SABESP em CURITIBA, e dois dias depois, quando voltei para casa, em FLORIANÓPOLIS, também vi a mesma propaganda.
          O meu sentimento é que o governo de São Paulo usa o mesmo expediente que o governo de Santa Catarina: Propaganda e mais propaganda, seja ela qual for, de que empresa for. No nosso caso, somos abastecidos pela CASAN. Até recentemente fomos literalmente bombardeados com propaganda dessa empresa. Passava principalmente em horário nobre, na TV. Mas também havia páginas cheias, coloridas, nos jornais impressos. E o pior é que a propaganda nem educativa era. Simplesmente passavam imagens bonitas e um jingle: “Água pra beber, água pra viver… água… água…” Pesquisem e verão que nosso estado, assolado por chuvas, tem um orçamento de publicidade comparável ao de São Paulo. É uma aberração. Principalmente porque o governo não colocou um mísero centavo sobre as doações que os brasileiros fizeram. A prioridade é outra: 2010…

        27. Já que assistimos às
          Já que assistimos às propagandas da SABESP, acredito, podemos ligar e passar emails solicitando serviços e congêneres à SABESP!!

        28. Aqui em Alagoas também tem
          Aqui em Alagoas também tem propaganda da Sabesp, mostrando despoluição de praias. E nós com isso? As praias daqui são muito mais bonitas e limpas. Quanto ao comentário do Aviador, sente-se e espere que o Alexandre Garcia faça um daqueles editoriais indignados! A propaganda é veiculada pelas afiliadas da Globo, amigo!

        29. Nassif e colegas,

          Gostaria
          Nassif e colegas,

          Gostaria de convidá-los a pensar e discutir o seguinte:

          Será possível que uma empresa como a SABESP — cujo faturamento depende diretamente da venda – consiga zelar pelo uso eficaz e eficiente da água? Não acredito nisto. Ainda mais no caso de uma empresa com ações em bolsa com a obrigação de remunerar o acionista numa visão convencional de lucratividade. (Isto independe do partido no governo, do governante, do gestor ou da taxa de corrupção vigente)

          Acho necessário desenvolver outro modelo de remuneração para este tipo de empresa. A remuneração deve ser baseada na melhoria do uso e na economia que consiga promover no uso da água – este bem público cada vez mais escasso.

        30. A utilização de empresas
          A utilização de empresas ligadas aos Governos para irrigar o caixa das empresas de comunicação é prática comum no país.
          E isso vem de muitos anos.
          Em Minas, a Copasa (Companhia de saneamento do Estado) patrocina todos os telejornais locais e faz as maiores campanhas publicitárias do veículos impressos.
          É dessa forma que se controla a imprensa nos tempos de vacas magras.
          Todos sabemos que as verbas publicitárias governamentais tiraram as empresas de comunicação do sufoco produzida pela crise do iníio dos anos 2000.
          Ronaldo

        31. Bem, todo mundo já disse mais
          Bem, todo mundo já disse mais ou menos o mesmo, mas eu repito: isso é lavanderia de dinheiro para a campanha de Serra. Em grande estilo Paulipetro do Maluf 1985, alguém lembra?

        32. “…Por favor, moradores
          “…Por favor, moradores destes de de outros estados manifestem-se sobre o tema…”

          Oque você gostaria que nós que somos de outros estados comentássemos amigo…?

          O comentário que vou fazer daqui a dois anos na frente da urna…?

          Certamente ele levará em consideração essa “politica” do Serra.

          Se não é ilegal fazer propaganda de uma empresa estatal país afora.

          E condenável do ponto de vista do bom senso.

          Devia ter uma limitação legal para evitar esse tipo de desperdício.

          Ou quem sabe…uma reclamação na Justiça Eleitoral já não assuste um pouco.

          Obs: Todo ano morrem milhares de brasileiros nas estradas.

          Porque não fazem campanha publicitária para tentar amenizar o problema através da conscientização…?

          Taí uma coisa que eu não consigo entender.

        33. A menos que seja uma
          A menos que seja uma pataquada, eu acho que tais propagandas devem ter uma explicação pausível, ainda que política.

        34. Com relação à Petrobras,
          Com relação à Petrobras, citada pelo comentarista João que destacar alguns pontos:

          Ao analisar os gastos de uma não deve ser leviano como vi no Globo e em outros jornais dias atrás.

          Os gastos aumentaram, mas o faturamento, a produção e o lucro cresceram numa proporção maior do que o aumento dos gastos. Será que os analistas por aí querem milagres? Para produzir mais gasta-se mais, mas o custo unitário cai.

          De 2003 prá cá os investimentos saltaram de US$ 7,4 bi para US$ 23 bi em 2007 (ampliação da capacidade de processamento e melhoria na qualidade dos produtos); que em 2002 sua produção de gás era de 26 milhões de m3 dia contra os previstos 70 milhões para meados de 2009; que sua produção média de óleo em 2003 estava na casa do 1,6 milhão de barris/dia, contra os atuais 2,1 milhões; e, finalmente, que o endividamento de curto prazo frente ao endividamento total da Petrobras em 2000 era de 37%, contra os atuais 20%.

          Mais detalhes, veja o relatório anua e as Informações Trimestrais.
          http://www2.petrobras.com.br/portal/RelacoesInvestidor.htm

        35. Nas cidades aqui da região
          Nas cidades aqui da região onde moro, somente as empresas locais tem feito investimentos pesados no tratamento de esgoto. Vejo os esforço de algumas prefeituras como a de Campinas que está próximo de alcançar os 100% de esgoto tratado.

          Outras cidades, como Paulínia, onde a concessão é da SABESP, só agora estão construindo uma estação de tratamento de esgoto (isso depois de muita pressão).

        36. Nos ultimos dias o logotipo
          Nos ultimos dias o logotipo da SABESP tem invadido as telas de televisão de Santa Catarina sem uma razão funcional para isto, nao estando associado a nenhuma obra ou realização, . . . . caracterizando nao só propaganda como tambem publicidade . . . . no começo eu até pensei que fosse o logotipo de algum colegio, depois que vi na Sao Silvestre é que matei a charada . . . . .

        37. Hoje o Jornal Nacional, para
          Hoje o Jornal Nacional, para dar a noticia de que os empregos provisórios haviam aumentado 30%, teve que dizer que ouve aumento de 30% contra os 37% esperados . . . Voce assiste o jornal da globo amargurado, mas como o jornal da Record esta entrando quase em cima voce muda de canal e na Record voce assiste um Brasil que dá vontade de lutar, ajudar, participar . . .

        38. E o Serra não quer ser
          E o Serra não quer ser governador ou é presidente de todo o País? Então? Então tem que mostrar que ele governa SP. Acho que é somente isso. Que interessa o destino, o resultado de Sabesp se o olho na Presidencia é maior?

        39. Sugiro que as pessoas de
          Sugiro que as pessoas de outros estados, onde a propaganda esteja sendo veiculada, liguem para SABESP reclamando da falta de obras de esgoto, problemas com agua, etc. Se eles responderem que não podem atender fora de São Paulo(o que é obvio), perguntem então porque eles estão fazendo propaganda no seu estado.

        40. E não aparece ninguém da
          E não aparece ninguém da Folha para comparar o Serra com o ditador de Turcomenistão(é assim mesmo?). O prefeito de Recife que construiu o tal Parque Dona Lindu, pelo menos gastou o dinheiro na própria cidade. Imagina se constrói em Goiânia, por exemplo? O Lula seria comparado com que?

        41. Muitos, bombardeados pelo
          Muitos, bombardeados pelo moralismo hipócrita e carregado de interesses propagados pelo que se convencionou denominar por grande mídia, certamente já se depararam com expressões tais como “aparelhamento do governo federal”, “república sindicalista” etc.
          Entretanto, são vítimas da desinformação quanda se trata de tomar ciência de quão ilusório é o famigerado choque de gestão tucano.
          Fossem tais veículos de informação menos preguiçosos e mais comprometidos com os fatos, revelariam como questões de mérito são apenas meros detalhes quando se trata do preenchimento de cargos no governo, nas autarquias e nas empresas estaduais paulistas.

        42. Serra é um furacão.Mas, pelas
          Serra é um furacão.Mas, pelas previsões, em 2010, perderá força e se transformará em tempestade tropical. Aguardem !

        43. Ainda nao olhei tudo, mas
          Ainda nao olhei tudo, mas somente dois itens representam 100 milhoes a mais em despesas o item de reclassificação por possiveis perdas que vc menciona 50 e os juros relativos as estas perdas outros 50.
          Outro aspecto importante e a variação camibial 250 milhoes, devido ao aumento do dolar,.
          Bem depois que terminar de olhar tudo completo a analise

        44. Mais incompetência do que
          Mais incompetência do que gastar com propaganda para uma empresa monopolista, é uma empresa ESTATAL contabilizar LUCRO de 24% sobre o faturamento! A tarifa foi exagerada ou os investimentos foram pequenos? Possivelmente os gastos com publicidade foram feitos para aumentar despesas e disfarçar esse lucro exorbitante, o qual então caiu para 15% (também injustificável).

          Por isso penso que é melhor privatizar, desde que se viabilize a concorrência. Isso vale também para Petrobrás e Banco do Brasil.

        45. Mim nao entende choque gestao
          Mim nao entende choque gestao tucano: cidade grande de anchieta tem 24 secretarias. Cidade grande de Jorge Amado reduziu de 17 pra 11. Governo chefe branco lula é gastao mas sabesp gasta mais com publicidade em outras terras fora de estado rico ? em cidade pequena monte mor sabesp tem cronograma atrasado 10 anos , cidade pequena hortolandia cobra esgoto tratado dos pobres e joga cocô em corrego pra pobre ficá doente prefeitura trata.
          Mim ignorante migrante, aquele que ferra desempenho escola estado rico de Chefe Feio e Bravo que enche estrada de porteira pra paga senao nao anda.

        Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

        Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

        Seja um apoiador