Minas Gerais faz evento para escutar jovens do ensino médio

Iniciativa da Secretaria do Estado irá reunir adolescentes e professores para refletir sobre qual escola os jovens necessitam

Da Redação do Centro de Referências em Educação Integral

Com informações da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Durante todo um dia, ao redor de 600 estudantes e professores dedicando-se a debater os problemas da escola e estratégias para torná-la mais atrativa, sobretudo no ensino médio: essa é a premissa da Virada Educação Minas Gerais (VEM), promovida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. A iniciativa aposta que adolescentes e educadores podem ser protagonistas das mudanças necessárias no Ensino Médio.

Os participantes são de escolas estaduais de Belo Horizonte e de diversas cidades do Território Metropolitano. Na terça-feira (11/08) acontece a primeira roda de conversa da Virada. A abertura conta com a presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo.

De acordo com informações da Secretaria, o foco da Virada é o adolescente entre 15 e 17 anos. A iniciativa tem como objetivo trazer o jovem que está fora da escola de volta aos estudos e também aproximar a escola do universo adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e a juventude, dentre outros.

O diálogo entre os atores envolvidos será feito por meio de dinâmicas, discussões em grupos e apresentações. Os adolescentes e docentes reunidos na roda de conversa debaterão acerca dos pontos positivos e negativos da escola, hoje, e quais papeis ela deveria cumprir em suas vidas.

Até dia 1o/09, outros 16 territórios do Estado também vão contar com rodas de conversa que acontecerão até 10 de setembro. Ao todo, foram inscritas 3660 pessoas para estes eventos, sendo 1820 estudantes e 1840 professores. As participações são voluntárias. Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia e irá levar o movimento para outros 84 municípios do semi-árido do Estado de Minas Gerais que fazem parte do projeto Selo Unicef.

A Virada terá um momento de encontro e celebração, que vai acontecer no dia 19 de setembro, quando as escolas estaduais vão realizar debates, exibições de filmes, curtas-metragens e apresentações artísticas e culturais, dentre outras iniciativas a serem programadas pelas próprias escolas.

A Virada teve inspiração no evento de mesmo nome realizado ano passado na capital paulista pelo movimento Entusiasmo. Entre os parceiros da Virada de Minas Gerais estão o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fórum da Juventude da Grande Belo Horizonte, Oficina de Imagens, Internet sem Fronteiras, Associação Imagem Comunitária e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, dentre outros.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tá bom , tá  ótimo. Só que

    tá bom , tá  ótimo. Só que esses não esqueça que os problemas do ensino médio mineiroo é coisa de   mais de 300 anos e não espere que o petismo resolva tudo da noite para dia, isso é coisa que precisa ficar  mais de 600  anos de poder

  2. Como se proteger das mentiras da mídia

    Peço licença a vocês para divulgar meu blog, que pretende se colocar ao lado dos cidadãos brasileiros na procura de ideias para encontrar alternativas para nossos problemas. Obrigado. Espero vocês lá.

    Último post: A VERDADE POR TRÁS DA NOTÍCIA. Deixem suas considerações, suas críticas, todas serão bem vindas e analisadas com a devida resposta.

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2015/08/14/a-verdade-por-tras-da-noticia-nao-se-deixe-enganar/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador