Jornal GGN – O cientista político e pesquisador Leonardo Avritzer disse em entrevista ao jornalista Luis Nassif, do Jornal GGN, que a eleição 2018 produziu campanhas atípicas, “despolitizadas”, “com pouco debate público. Quase um paradigma novo de campanha. O tempo de TV não serviu e a campanha ficou em redes privadas.” Houve “forte distorção da percepção pública em relação à economia e corrupção.”
Avritzer comentou o papel dos grandes meios de comunicação de massa na construção de uma atmosfera que desembocou em uma rede de fake news que utilizou a internet para atingir o maior número de eleitores possíveis. Ele indicou que plataformas como Facebook e WhatsApp terão o desafio de regular, para os próximos anos, as redes sociais para evitar a proliferação de notícias falsas.
Ele disse que ainda que um estudo realizado no começo deste ano mostrou que 60% dos entrevistados não entendem que, em algum momento do primeiro semestre, recebeu qualquer fake news pelas redes sociais. “Para você ver o nível de distorção da percepção da realidade.”
Avaliando uma possível vitória de Jair Bolsonaro, ele projetou que os partidos de esquerda, utilizando suas lideranças, como Fernando Haddad – que está crescendo nas pesquisas de opinião, mas não se sabe se o suficiente para virar o placar e vencer neste domingo (28) – e Ciro Gomes, terão o desafio de encabeçar a oposição.
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Muito boa análise
Curta e contundente
A eleição foi esvaziada do debate e da midia convencional e caiu para as redes, com discusão de assuntos comportamentais e fakenews