Haddad diz que não vai atacar Ciro nem ninguém que possa “compor governo”

Jornal GGN – O candidato do PT à Presidência Fernando Haddad disse na manhã desta segunda (17), em entrevista ao UOL/SBT/Folha, que não vai atacar Ciro Gomes (PDT) porque ambos têm intenção de formar uma frente ampla de esquerda no segundo turno. Haddad disse ainda que convidou e foi convidado por Ciro para ser vice em sua chapa, e indicou que ele, assim como outros aliados ao centro-esquerda, podem compor um “governo”.

“Não é bacana para a sociedade, na disputa pelo primeiro turno, ficar rebaixando as demais [candidaturas]. (…) Não vão ouvir de mim nada desabonador em relação às pessoas que acho que vão compor o governo”, disse Haddad.
 
Segundo o petista, “Ciro me convidou para ser vice na chapa dele. Disse, na ocasião, que teria ser honra de ser vice na minha. Ele é meu amigo.”
 
Haddad ainda disse que procurou Ciro em janeiro, na presença de o Mangabeira Unger, “na minha casa”. Ele disse na oportunidade que “tinhamos de compor uma chapa de esquerda. Ciro teria espaço na chapa do Lula.” Mas o pedetista não aceitou a empreitada.
 
GGN já publicou essa informação e apontou que Ciro não concordou com a condição de levar a candidatura de Lula (que seria a cabeça da chapa) até as últimas consequências jurídicas, como fez o PT com Haddad na vice.
 
“Eu fui o que mais buscou aproximação de todas as partes da centro esquerda”, disse Haddad, reiterando que a aliança não foi possível no primeiro turno, mas que foi projetada para o segundo com a anuência das demais candidaturas, inclusive a de Ciro. 
 
“Você tá falando de uma pessoa que vai ajudar a construir um amplo campo de apoio popular.”
 
Leia mais:

 

15 comentários

  1. ALELUIA! Finalmente deixaram o Haddad falar
    SABATINA COM FERNANDO HADDAD – UOL/FOLHA/SBT – 17/09 Não foi como na Globo, onde ele foi interrompido 62 vezes. 

    • Muita clareza de idéias

      Exato, Marinalva.

      E é impressionante ouví-lo falar. Muita clareza de idéias, ancoradas em princípios absolutamente democráticos e com extrema sensibilidade social.

      Ele não tem o carisma político do Lula, mas é um quadro excepcional. Muito inteligente, articulado e fiel.

  2. A estratégia do Sr. Lula irá,

    A estratégia do Sr. Lula irá, infelizmente, entregar o nosso governo e nosso futuro a um facista.

    A única chance de nos livrarmos deste mal é que o PT abra mão de candidatura neste momento, apoiando Ciro Gomes, o único candidato que tem chances de derrotar o facismo.

    Mesmo que Haddad fosse eleito (o que é extremamente improvável), ele não teria qualquer chance de governar, pois seria derrubado rapidamente pelas mesmas forças que comandam o país hoje.

    Não sejam ingênuos, o PT precisa deixar de lado esta ganância de poder, pois isso vai prejudicar a todos. Deveria ter uma atitude de grandesa democrática, saindo do pleito em favor de uma salvação para o país.

    • Não sejamos ingênuos a ponto

      Não sejamos ingênuos a ponto de dirigir nossos votos baseados em pesquisas manipuladas do PIG. Pra mim, Haddad ou Ciro teriam a mesma votação no segundo turno, visto que a turma do Boçal juntamente com o pig facilmente convenceria o eleitorado antipetista que Ciro era na verdade poste do Lula, caso ele fosse para o segundo turno. 

      • Haddad não conseguirá

        Haddad não conseguirá governar caso seja eleito, qual é a dúvida de que será derrubado rapidamente?

        • Qual a duvida de que o Ciro

          Qual a duvida de que o Ciro também não o será? Na verdade, eu acho que vão colocar o boçal lá na marra, quer seja através de fraude nas urnas, alguma sacanagem judicial, ou na porrada mesmo. Essa eleição pra mim é uma farsa 

    • Agora é tarde

      Marcos, não perca seu tempo, os petistas cegos vão produzir o maior desastre da redemocratização brasileira: vão entregar de bandeja a presidência da República ao Bolsonaro e a um general… É inacreditável… Vínhamos cantando essa bola há muito tempo, mas agora, já era…

      Tem que ser muito obtuso para não entender que essa eleição vai ser decidida como uma grande vingança antipetista, o PT não ganharia essa eleição nem a pau, mas seu Lula não quis abrir mão da famosa hegemonia, taí o resultado…

        • Não necessariamente

          É óbvio que num segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, ele iria querer o voto dos petistas, mas esse voto viria pelo desastre anunciado de uma vitória do Bolsonaro, ele nem precisaria pedi-los…

          Aliás, é por isso que ele não se solidariza com o PT e o Lula como os petistas e lulistas gostariam, ele sabe que precisa se manter palatável para o maior contingente possível de eleitores, muitos dos quais não aceitam outra vitória do PT, mas discutir isso agora é inútil, o leite já foi derramado e não volta pro copo.

          Teremos nos próximos dias dezenas de comentários delirantes de uma vitória futura do Haddad embalada pela ilusão desse crescimento dele (que só se dá porque ele entrou na corrida agora), mas por mais que ele cresça e chegue ao segundo turno, ali ele perde porque essa eleição é a grande vingança do antipetismo (gestado e construído nos últimos dois anos e pouco).

          Primeiro nós falamos que não ia ter golpe. E teve.

          Depois, nós falamos que não condenariam o Lula por causa do absurdo triplex, mas condenaram.

          A seguir, dissemos que a sentença seria reformada na segunda instância e foi: pra pior.

          Aí, falamos que ele não seria preso e que se isso acontecesse, haveria uma convulsão social…

          Foi preso e não aconteceu p…. nenhuma.

          Há quanto tempo você ouve os círculos de esquerda dizerem que o Bolsonaro não ganha a eleição?

          Pois é. Adivinha o que vai acontecer?

          • Verdade, mas na minha opinião

            Verdade, mas na minha opinião o problema não é o PT, qualquer um que queira fazer um governo nacionalista, que distribua renda, combata o privilêgio dos de sempre, será demonizado pela mídia. 

    • Excelente programa

      A entrevista do Ciro também foi muito boa. Os jornalistas formulam perguntas reais, não pegadinhas, e deixam o entrevistado responder. Não tem comparação com aquele espetáculo deprimente no JN…

  3. O cavalo passou

    Boa entrevista, o Haddad se saiu muito bem, pôde responder as perguntas formuladas. Inclusive alfinetaram a Globo e o casal de ditos jornalistas do JN quanto à inquisição que fizeram com o candidato petista. O que alias não mudou muito desde a ultima eleição, quando foram tão agressivos e arrogantes com a presidenta Dilma. 

    Ciro Gomes, infelizmente, começou a jogar farpas contra o Haddad por causa das ultimas pesquisas. Mas é aquilo que dissemos e que FH tão elegantemente respondeu quando perguntado sobre o Ciro: tinha uma ala dentro e fora do PT que em algum momento tentou aproximar Ciro de Lula e fazê-lo vice na chapa petista. Mas o orgulho e a cegueira de Ciro, ao que parece, falaram mais alto. Ele propôs ao Haddad ser vice na chapa pedetista, Haddad não podia ou quis aceitar e a historia agora é essa.

    Quem vai para o segunto turno ? Quem vai ganhar o segundo turno ? Mãe Malu tera a resposta respectivamente nos dias 7 de 28 de outubro, mas ja aceito pagamentos adiantados pelas respostas que vos darei em breve. 

  4. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome