Marina tem queda em cidades pequenas e entre classe média baixa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O diretor-geral e o diretor de pesquisas do Datafolha, Mauro Paulino e Alessandro Janoni enxergam a queda nas intenções de voto de Marina Silva (PSB) pelos ataques que a candidata vem sofrendo, e verificam que o recorde de rejeição está concentrado em pequenas cidades, com menos de 200 mil habitantes.

Além disso, a rejeição foi maior entre os que têm renda até cinco salários mínimos (77% da população) e em eleitores do Sul e Sudeste. O maior beneficiado, segundo os diretores, foi Aécio Neves (PSDB), que ganhou destaque de intenções entre os brasileiros mais ricos.

Da Folha de S. Paulo

Análise: Marina perde votos em fatias representativas do eleitorado

Mauro Paulino, DIRETOR-GERAL DO DATAFOLHA
Alessandro Janoni, DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19) confirma tendência de queda da candidata do PSB, Marina Silva, e de leve reação do tucano Aécio Neves.

Os ataques que a ambientalista passou a sofrer desde que assumiu o protagonismo na disputa pela Presidência da República podem explicar o movimento de parte de eleitores que haviam abandonado a candidatura tucana.

Os resultados da semana passada já retratavam o início do desgaste da ambientalista, que conhecia então sua maior taxa de rejeição. Agora, além de variar de maneira mais expressiva nas intenções de voto, a ex-ministra vê a reprovação a seu nome bater novo recorde, dobrando sua rejeição inicial. Esse aumento se deu especialmente em cidades menores, abaixo de 200.000 habitantes.

Se na pesquisa anterior, a oscilação negativa do apoio a Marina, dentro da margem de erro, justificava-se pela concentração da queda em estratos de baixo peso quantitativo, como no dos mais ricos, a maior intensidade do movimento agora se deve ao alcance de vários segmentos, inclusive alguns de participação relevante na composição do eleitorado. Em dez dias, a candidata oscilou três pontos entre os que têm renda até 5 S.M, que correspondem a 77% da população, caiu quatro pontos entre os eleitores do Sudeste e três entre os que moram no Sul, que juntos somam 58% dos brasileiros.

E quem mais se beneficiou da guerra entre Dilma e Marina foi justamente aquele que ficou fora dela. A estratégia da campanha de Aécio de reuni-las sob o rótulo do continuísmo e de se posicionar como o candidato da “mudança de fato”, parece ter surtido efeito em parte dos eleitores. Em 15 dias, o tucano oscilou positivamente três pontos percentuais, destacando-se entre os mais escolarizados e ricos. O candidato carece de melhor desempenho no Norte e no Nordeste, onde encontra-se bem abaixo de sua média.

Mesmo com as alterações, os dados ficaram dentro da zona de variabilidade calculada pelo Datafolha no levantamento anterior e não provocaram por enquanto mudanças significativas no cenário. Sobre o futuro, as projeções para a próxima semana também sofrem oscilações. Caso não ocorram fatos de grande repercussão, o potencial de Dilma ficará entre 33% e 40%, o de Marina entre 26% e 33% e o de Aécio entre 15% e 21%.

Para chegar ao segundo turno, Aécio deve torcer por um feito inédito em eleições presidenciais nesta etapa da disputa – sua candidatura crescer além de seu teto e Marina cair abaixo de seu piso. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif
    Posso estar

    Nassif

    Posso estar “sonhatico” mas ainda acredito na polarização PT e PSDB….A pauta que ela esta seguindo a faz mudar de opinião a cada entrevista, e o povo já percebendo isto, Economia, Religião, Homofobia, CLT, BC Independente, tudo isto esta dando um nó na cabecinha dela; ouso dizer até dia 5 ela estará com os mesmos 25% que ela tinha antes das eleições…..E a Dilma tem que bater pesado mesmo, porque quem esta por traz da Marina esta cometendo erros que tem que ser mostrados; se a turma do Aécio fosse mais esperta, virava este jogo, mas, nem ele sabe o que esta fazendo lá……como não acredito em institutos de pesquisas, já começo a pensar novamente na eleição no 1º. turno…..

     

    1. E na questão da CLT já

      E na questão da CLT já apareceu mais um economista (não lembro o nome), declarando que não vai ter mudanças na CLT. Eles estão apenas examinando a possibilidade de dar mais garantias a setores desprotegidos. Quais? Não mencionou. Parece que tudo que é complicado, de difícil digestão,  vai pra pasta “a combinar depois da posse”. E até lá,  não se fala mais no assunto. Quem quizer embarcar nessa, tem todo direito. Não pode reclamar depois.

  2. Tudo como começou, acredito

    Tudo como começou, acredito que Marina tenha menos intenções de voto

    do que foi alardeado, mas não creio que Aécio chegue..o telhado

    dele é de vidro..brilha longe.

  3. difícil no primero turno, mas

    difícil no primero turno, mas essa subida

    da dilma no eleitorado que mais importa

    em números absolutos me entusiasmou  hoje.

    porque a queda de marina   indica que as pessoas começarm a perceber o real significado de sua candidatura,

    uma volta ao neonliberalismo que desemprega e para a economia.

    então essa diferença para o segundo turno

    tende a sumir, reverter-se em benefício de dilma.

  4. Ataques!

    Ora tenha paciência!  Quem sofre ataques sórdidos há anos e, especialmente há 1 ano, é a Presidenta Dilma. Diariamente jornais, revistas e emissoras de rádio, atacam sem dó nem piedade. Pela manhã as rádios com seus programas de DEBATES, e DEBATEDORES escolhidos a dedo, mostram aos ouvintes, um Brasil de caos, de desemprego e sem pudor, atacam o governo federal. Osmarina desce porque o povo já percebeu o quanto é inconsequente e manipulável. Osmarina teve a coragem de mentir ao dizer que o PT colocou o diretor da Petrobrás  para roubar, quando ela sabe que tal senhor era funcionário de carreira desde 1976 e que Dilma o afastou em 2012. Quem está atacando? Essa senhora mostra-se exremamente ardilosa e além do mais é apoiada pelo Banco Itaú. Quanto ao Aécio, é dispensável repetir os verdadeiros ” predicados”, que são de conhecimento público. Ele adora AEROPORTOS!  Por falar em aeroportos, já descobriram o dono do jatinho acidentado? Isso a mídia ignora… A Sra Osmarina me assusta e me constrange!

    1. “Por falar em aeroportos, já

      “Por falar em aeroportos, já descobriram o dono do jatinho acidentado?”:

      Nao, pois se decidirem que os laranjas sao os donos o seguro nao paga a Cessna.  Se fosse uma compania brasileira, o Bradesco ja tinha dito com todas as letras que nao vai pagar por ilegalidades numerosas demais pra contar.

      Marque essas palavras:  a coisa toda ainda vai terminar com o judiciario declarando que o aviao nao tem dono e o seguro vai pagar.

  5. OFF: mudou o lay out da página do site?

    Pergunto porque as páginas estão aparecendo para mim de forma diferente do que eu estava habituado. Elas estão muito mais “largas”, digamos assim. É problema no meu computador ou o site mudou a visualização das páginas?

    Veja como aparece para mim agora:

      1. Eu tb não achei que houve melhora não

        Prefiro o lay out anterior. Neste, a página fica muito larga e os posts deixam de obter o foco. Ficam um tanto perdidos no meio do que dá a impressão ser mais informações, mas na verdade houve apenas ampliação dos espaços. Creio que aumentou a noção de dispersão na visualização da página.

        1. Confirmado no meu computador:

          Confirmado no meu computador:  eu aperto (controle menos) e vejo sua tela da imagen no meu computador.  Entao o site so diminuiu o tamanho da fonte.  Nao notei diferenca nenhuma nos ultimos dias, de outra maneira.

          1. Não fiz nada e a visualização voltou ao normal

            Mas houve mudanças no pé da página, que ficou bacana, com a vantagem de não mudar o foco nos posts.

          2. Marly,

            por favor, tente usar outro navegador. Já enviei sua reclamação para o pessoal de suporte, para ver se foi algum problema com o novo rodapé. E, em mudando o navegador, dê um alô de como ficou. Fizemos vários testes aqui, em navegadores diferentes, logado e não logado, e a página não apresentou problema. E agora estamos esperando retorno do suporte.

            Abraços

          3. Lourdes, se essa foi a ideia,

            Lourdes, se essa foi a ideia, a barra horizontal ao fim do browser ja nao aparece. Gostei da ideia especialmente porque se eu diminuir a janela do browser a formatagem acompanha fielmente a mudanca ate um terco do tamanho da tela. Achei otimo nao ter aquela barra la embaixo.

    1. (Seu layout esta bem

      (Seu layout esta bem diferente do meu, mas nao sei o seu tamanho de tela nem de letra.  Aperte (controle mais) ou (controle menos) ate o tamanho das letras chegar ao lugar.)

  6. As pesquisas estão mostrando

    As pesquisas estão mostrando algo bem claro: A Presidenta Dilma está subindo e começa a concretizar a real possibilidade de se reeleger em primeiro turno. 

  7. A Datafolha mostra Dilma com

    A Datafolha mostra Dilma com 43% de votos válidos. As pesquisas diárias estão mostrando algo em torno de 46% de votos válidos para Dilma. A Voxpopuli do dia 15, mostra 45% de votos válidos para Dilma. Está se aproximando dos 50% + 1 voto. Isso dará primeiro turno para Dilma.

  8. Os ataques como pressuposto da midia

    A queda de Marina tem como pressuposto, da midia, os ataques dos adversários. Mas pressuposto não é sinônimo de verdade. Questionado o pressuposto, o que resta é a própria atuação da Marina, que não domina o que fala, o que a faz recuar, dizer e desdizer, induzindo a dúvida nos eleitores. O que os adversários fazem é mostrar o comportamento titubeante e, às vezes, até falso da herdeira de Chico Mendes e Eduardo Campos. Nem sempre os herdeiros conseguem validar a herança recebida, algumas vezes levam à falência. 

  9. A mídia brasileira é

    A mídia brasileira é realmente inacreditável .As derrocadas da Abril, Estadão e agora da Globo parecem não surtir efeito em quem dirige esses conglomerados, submergindo rapidamente por sua falta de credibilidade.

    Nassif, que tal um post sobre o futuro do mercado de pesquisas no país a partir de 2015? A coisa vai ficar bem interessante….

     

  10. Já colaram a imagem dos eleitores de Dilma

    Já estão dizendo que os eleitores de Dilma são os “necessitados ignorantes e dependentes do Bola Família”.

    Tudo isso pra contrapor o voto do “consciente e abastado” paulista: aquele que mora na favela, elege o Tiririca e que só não elege Maluf governador porque essa vaga é reservada ao PSDB.

    1. Moro no centro oeste (Goiás).

      Moro no centro oeste (Goiás). Sou do nordeste. Ontem, ouvi de um feirante: “os eleitores da Dilma são todos do nordeste, uma região de pobres, ignorantes, vagabundos e que vivem do bolsa família; lá nem as capitais prestam, é tudo miserável,  se a senhora conhecesse a sra.  entendia”. Depois da última frase, eu perguntei se ele conhecia a região.  A resposta: “não, mas um moço muito distinto da campanha da Marina conhece bem e me contou; a sra. precisava ouvir”. Somente respondi que eu não precisava ouvir a conversa do salafrário,  pq eu era de lá, minha família vive lá e visito  a região pelo menos duas vezes por ano. E fiz o resto do discuso.

      Isso me entristeceu. É um mal que extrapola a eleição.  Em algumas regiões o ódio aos nordestinos foi explorado e acirrado. Permanecerá, independente do resultado das urnas. É criminoso.

  11. A classe média, e a sua falsa

    A classe média, e a sua falsa moral cristã, é uma piada

    É nesse setor que mentiras, ilusões, o jogo do faz de contas, promessas, vigoram

    Um papo entre amigos, delegados de polícia

    – Vou votar em Paulo Souto

    – Mas, no DEM?

    Propaganda de Souto na TV:

    A polícia nunca esteve tão desarmada e abandonada

    – A polícia foi abandonada. Estou lhe mandando uma foto de como andam nossas viaturas

    – Mas esse tipo de viatura não existe mais na polícia desde o 1º mandato de Wagner. As viaturas são trocadas a cada um ou dois anos. Tem,os armamento e colete que antes não tínhamos. O salário melhorou muito

    Silêncio

    Papo encerrado

  12. “Os ataques que a

    “Os ataques que a ambientalista passou a sofrer”

    1 – O “ambientalismo” que Marina defende é um retrocesso na nossa história, retrocesso tremendo, talvez até mais nefasto que aquele que tivemos nos “anos de ouro” de FHC;

    2 – Não houve ataques, a não que agora se chame de ataque a alguém uma análise ou crítica de suas propostas como postulante ao cardo máximo da nossa república;

    3 – Desde 2003 a mídia vem fazendo terrorismos diversos contra Lula, Dilma e o PT, isso sim é ataque… ataque é dizer sem provas que alguém (Lula) matou mais de 200 pessoas num acidente aéreo sem dar a ele o direito de se pronunciar, ataque é alguém (Marina) dizer que ele e Dilma colocaram uma quadrilha pra roubar a Petrobrás e isso ser amplamente divulgado no PIG sem o direito de defesa.

    E no título o recadinho safado bem explícito:

    Dilma ganha nas Cidades Pequenas (leia-se Bolsa Família, bolsa esmola como as madames gostam de dizer) e na Classe Média Baixa (leia-se baixa escolaridade).

    1. Você tem toda razão. Os

      Você tem toda razão. Os ataques que ela recebeu não passam de críticas à sua (dela) postura de indecisão, insegurança e oportunismo. Ataques são aqueles que foram desferidos por ela contra Dilma. Além da censura que ela tenta colocar contra a propaganda de Dilma.

  13. Marina Silva diz, desdiz,

    Marina Silva diz, desdiz, rediz, redesdiz… Já entendi perfeitamente porque FHC se aproximou dela. Ele fez a mesma coisa que ela (esqueçam o que eu escrevi, eu não disse isto…). Muito embora a candidata do PSB não tenha escrito nenhum livro, ela é de uma inconstância FHCiana. Uma tucana fora do ninho cuja cloaca botará um ovo de serpente na presidência. Ha, ha, ha… 

  14. Acho que o motivo é outro.

    Acho que o motivo é outro. Como se aproxima o dia das eleições e para não ficar tão expostos, eles estão fazendo aos poucos os ajustes necessarios para que no dia das eleições reflitam a real situação dos candidatos. Lembrem-se que o ipobe no Maranhão sempre erra de maneira gorsseira. Talvez porque não tenha usado a inteligencia e feito a tempo os ajustes necessarios.Acho que sempre acontece. Vide que com entrada de outra empresa para medir a audiencia da TV o ibope está saindo de fininho optando pela venda. Pode ser, pode não ser.  

  15. Não entendi a análise. Se

    Não entendi a análise. Se Aécio se beneficiou dos votos dos mais ricos, como na semana passada, o que aconteceu com os votos dos mais pobres que ninguém disse para onde foi?

     

    1. Hehehe, pelo visto, entre uma

      Hehehe, pelo visto, entre uma resposta e outra, os mais pobres ficaram mais ricos – saíram da Marina pobre e entraram no Aécio ricos. Esse datafalha ???…

  16. A Marina diz que term

    A Marina diz que term programa de governo e a Dilma e Aécio não. De que adianta ter programa, se ela parece que nem leu, ou não foi discutido c/ a equipe.

  17. Nssif, como bom mineiro, isso

    Nssif, como bom mineiro, isso procede?

    E se procede, como explicar?

    Em MG, coligação tucana abandona PSDB e declara apoio a Fernando Pimentel (PT)

    O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), recebeu hoje o apoio de dezenas de lideranças e 16 prefeitos do PP, DEM, PTB, PSB, PDT, PTC, PMN, PHS e PR, partidos que integram a coligação adversária encabeçada por Pimenta da Veiga (PSDB). Vice-prefeitos e presidentes de diretórios desses partidos também participaram do evento. 

    Fonte: http://pocos10.com.br/?p=13562

     

    1. Atualização de status De Emir

      Atualização de status De Emir Sader A Marina estava indo pro segundo turno, mas mudou de ideia. (Clodoaldo Damasceno)

  18. Os eleitores de Dilma

    Na minha opinião os leitores da Dilma são as pessoas de bom senso, estão distribuidos em todas as camadas sociais e níveis de escolaridade. Sou bacharel em Química, com mestrado e doutorado em Engenharia. Pertenço à classe média, preciso de um sistema de saúde público tipo nórdico, a maioria das pessoas percebem que há mudanças positivas em andamento no Brasil e não dá para recuar  com este processo.Portanto, votar numa política aventureira e despreparada  como a candidata Marina Silva que, está cercada de economistas e assessores, cujas idéias boa parte do eleitorado tem começado a perceber como sendo um retrocesso.

    Para mim o que deve ser ressaltado ,além da apresentação de gráficos e números, é vamos ou não seguir diminuindo a desigualdade social no pais, que me deixa envergonhada e me incomoda muito mais do que a discussão e denúncias  de corrupção.Além disso, precisamos de uma reforma política,impostos progressivos sobre a renda dos mais ricos. O Estado deve priorizar políticas públicas para as classes médias e as mais baixas.

    Moro em Porto Alegre vou votar para reeleger a Presidente Dilma e o Governador Tarso Genro. Espero mais ousadia e agilidade, no possível segundo mandato, e ministros mais qualificados. Além disso, ratifico que não são só os mais pobres e os que vivem nos grotões do Brasil que pretendem votar na Dilma. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador