Mercado tem chances de domesticar a Marina de 2014

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Jornal GGN – A notícia de que Marina Silva representa chances reais de derrota para a presidente Dilma Rousseff animou o mercado de capitais. Como? A Marina de 2014 não é só portadora de um discurso ambientalista. Ela é obrigada a empunhar as bandeiras do PSB, que quase sempre acenam para todos os nichos empresariais que a ex-ministra rejeita. O lembrete dessa relação conflituosa é o candidato a vice, Beto Albuquerque. 

Na análise de Luciano Martins Costa no Observatório da Imprensa, se Marina vencer a disputa eleitoral deste ano, o mercado ficará tão feliz quanto ficaria se Aécio Neves (PSDB) fosse o novo presidente. Para o setor, Marina, sob a custódia do PSB e aliados, poderá ser, dessa vez, “domesticada” pelo capital.

A candidata da Bolsa de Valores

Por Luciano Martins Costa

No Observatório da Imprensa

Na terça-feira (26/8), enquanto os cidadãos comuns esperavam a divulgação oficial da mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope, operadores do mercado financeiro faziam dinheiro e integrantes dos comitês de campanha corriam para fazer ajustes no ensaio para o primeiro debate na TV dos candidatos à Presidência da República.

A imprensa registra que as especulações sobre uma mudança drástica no cenário eleitoral fizeram a Bolsa de Valores fechar o pregão de segunda-feira perto dos 60 mil pontos, o nível mais alto desde 2013. O motor do mercado de ações foi novamente a Petrobras, cujos papéis tiveram uma valorização de 5%, por conta do boato de que a candidata do PSB, Marina Silva, apareceria em segundo lugar na pesquisa, o que aumentaria as chances de haver um segundo turno.

Como os investidores acreditam piamente que a empresa nacional de petróleo vai produzir mais lucro com um governo amigo daqueles que vivem de renda, a possibilidade de uma derrota da atual presidente anima o pregão. Então, o leitor crítico, que costuma olhar o prazo de validade de tudo que compra, se pergunta: “Mas não é Marina Silva que está crescendo? E ela não seria mais indigesta para os defensores do livre mercado, ao contrário de Aécio Neves?”

Pois então: o mercado está convencido de que uma eventual presidente Marina Silva não seria a mesma Marina Silva que construiu sua carreira no movimento ambientalista e que, isolada num partido que é o contrário de suas pregações, seria facilmente engolida pelo sistema que pretende transformar. Essa avaliação vem sendo divulgada intensamente por corretoras e até gerentes de bancos, com base em declarações da economista-chefe da consultoria Rosenberg Associados, Thaís Zara (ver aqui).

Para o mercado, segundo essa análise, Aécio e Marina são igualmente confiáveis. A presença na chapa do PSB do deputado gaúcho Beto Albuquerque, como candidato a vice-presidente, é vista como uma garantia de que Marina não apenas será domesticada pelo mercado, como ficará mais vulnerável à ação do lobby de empresas que atualmente abomina, como as gigantes do setor de agrotóxicos e a indústria de cigarros.

Dormindo com o inimigo

Beto Albuquerque não é apenas simpatizante desses setores: sua carreira tem sido financiada por produtores de fumo e pela Monsanto, multinacional que é o avesso de tudo que Marina Silva representa. Além isso, ele é um dos articuladores de projetos que pretendem transferir para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas dos estados a prerrogativa de delimitar as terras indígenas, assunto que interessa ao agronegócio mais predador.

Com seu feroz pragmatismo, o mercado considera que a candidata não tem força política – nem saúde – para enfrentar um embate com essas potências. Por outro lado, o leitor e a leitora que não compram gato por lebre devem ficar curiosos com o fato de o candidato do PSDB, Aécio Neves, não parecer nem um pouco preocupado com o tsunami de votos que Marina Silva está levantando. Para o candidato do PSDB, Marina é uma onda que passa “em 15 ou 20 dias”, e suas propostas não resistem às contradições que assume ao herdar a candidatura de Eduardo Campos.

Análises disponíveis sobre o eleitorado de Marina Silva, baseadas em dados da pesquisa Datafolha feita dois dias depois da morte do ex-governador de Pernambuco, dão conta de que ela capitalizou o desejo de mudança que se manifestava desde os protestos iniciados em junho do ano passado. Assim, ela seria a escolha dos mais jovens e daqueles que, descontentes com o atual governo, também descartam a polarização com o PSDB.

Marina tem um problema: se acena para o mercado, desagrada os eleitores; se reafirma seus princípios, espanta o mercado e perde apoio na imprensa.

A pesquisa Ibope que será divulgada na tarde de terça-feira (26) registra o pico da “onda” Marina. O debate na TV Bandeirantes, que se realiza em seguida, vai refletir esse quadro.

O problema, para Aécio Neves, será administrar o dano que o crescimento da ex-ministra vai causar em seus indicadores neste primeiro movimento. Para a presidente Dilma Rousseff, trata-se de ficar onde está e esperar o refluxo das águas.

A campanha pra valer começa exatamente nesse ponto.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

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  1. Marina, o xodó nosso de cada dia.

    Mercado tem chances de domesticar a Marina de 2014.

    Poderia ser perfeitamente uma manchete da Folha, tentando convencer o eleitorado de que Marina é candidata a ser votada. Que apesar de seu rompantes, Marina pode ser domesticada  e tucanada, numa boa.

    Aliás, só dá Marina aqui no blog ultimamente. Somente aqui, nessa primeira página há nove fotos da moça, em matérias diversas sobre a candidata.

    Sugiro promover o texto do Gunter, “Porque vou votar em Marina” em editorial permanente.

    Só está faltando vídeo do you tube, no Multimídia ou no Fora de Pauta, de Marina cantando o “Luar do Sertão”

    1. Matou a pau ein cara…
      Acho

      Matou a pau ein cara…

      Acho que aquele papo do Nassif ‘só Dilma e Aécio tem conteúdo’ (?) é só para poder jogar a Marina na conversa e fazer mais um post sobre ela, haha!

      Lembro quando o site do Nassif tinha uma propaganda da Caixa… Daqui a pouco só falta o Itaú aparecer por aqui…

  2.  
    Bem, Marina ganhando é

     

    Bem, Marina ganhando é possível criar o INCOERÔMETRO para contar as vezes que ele recorreu a “Velha Política ” que ela pretende alijar. 

    Vai ser interessante ver as pessoas vendo os meios de comunicação agiram da mesma forma como atuaram no caso do racionamento de energia do FHC: “a Marina está vendendo a BR para acabar com o uso politico, será bom para o Brasil, etc, etc, etc.” Ai o jovem vai chegar em 2018 e vai perguntar: ” cade a educação MArina?”. Ai já foi tarde, as reservas já terão ido embora e estaremos de novo em tempos sombrios.

  3. O Diabo nunca se apresenta feio como ele é

    Sempre afirmei que a burguesia toma de assalto qualquer partido: socialista, popular socialista, verde, democrata-cristão, evangélico, social-democrata, agrário, social-cristão.

    Aventura é com ela: Jânio, Golpe de 1964, Collor e agora Maria Osmarina.

    A Osmarina já atendeu todas as reivindicações da burguesia nativa e internacional e agora é sua militante.

     

     

  4. O senhor já combinou com os russos?

    Conta a lenda que depois de uma fantástica lição estratégica que o treinador da seleção brasileira Vicente Feola fez sobre a estratégia de jogar contra os russos, que fazia envolvendo Nilton Santos, Didi, Zizi e Garrincha, que deveriam atrair os russos e fazerem uma série de movimentos para que Garrincha marcasse o gol. O nosso fantástico Garrincha, que de bobo não tinha nada, proferiu uma fraze que até é utilizada na Teoria dos Jogos.

    Tudo bem, seu Feola… mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?

    Esta visão estratégia dos operadores da bolsa de valores é igual a estratégia mais que impossível do treinador brasileiro, não combinaram nada com os supostos eleitores de Marina Silva.

    Com o governo Dilma ainda bombando no ano de 2013, uma simples desejo de um grupo de manter a passagem de ônibus mais baixa gerou manifestações imensas, que terminaram quando o impulso inicial morreu. Agora a traição eleitoral que os operadores da bolsa estão esperando acho que não ficará impune.

    O que os operadores da bolsa estão esperando é que Marina acerte com a agroindustria, adote uma política recessiva para melhorar as condições macroeconômicas e mais umas políticas completamente divergente de seu discurso (como passar a responsabilidade para os estados da demarcação de terras indígenas), certamente a mesma turma que começou a sair para as ruas em 2013, sairá em 2014 ou 2015.

    Operadores da bolsa não são a melhor referência para qualquer política, política ecnômica, política fiscal e outras, o horizonte de pensamento de um operador da bolsa quando chega a 2 anos ele é demitido da corretora, pois a sua cabeça está ajustada desde operações intraday ou no máximo de 1 ano, o resto não interessa.

  5. É VERDADE QUE O IBOPE SÓ CONSULTOU 5 ESTADOS?

    Veja intenção de voto para presidente em SP, RJ, PE, MG e DF, segundo o Ibope

    Ibope nos estados - VALE ESTA
    Pesquisas Ibope realizadas no Distrito Federal, em Minas Gerais, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em São Paulo encomendadas pela TV Globo mostram como está a corrida à Presidência da República nos estados. O nível de confiança de todas as pesquisas, feitas entre os dias 23 e 25 de agosto, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. As margens de erro variam de pesquisa para pesquisa. Confira os números:

    Média nacional
    Dilma Rousseff (PT) – 34%
    Marina Silva (PSB) – 29%
    Aécio Neves (PSDB) – 19%
    Luciana Genro (PSOL) – 1%
    Pastor Everaldo (PSC) – 1%
    Outros com menos de 1% – 1%
    Branco/nulo – 7%
    Não sabe/não respondeu – 8%
    Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou menos

    O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014. Ela foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. Leia mais

    São Paulo
    Marina Silva (PSB) – 35%
    Dilma Rousseff (PT) – 23%
    Aécio Neves (PSDB) – 19%
    Pastor Everaldo (PSC) – 2%
    Eduardo Jorge (PV) – 1%
    Outros com menos de 1% – 2%
    Branco/nulo – 9%
    Não sabe/não respondeu – 10%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

    O Ibope ouviu 1.512 eleitores em 79 municípios de SP. A pesquisa está registrada no TRE-SP sob o número 00017/2014 e no TSE sob o número 00419/2014.

    Rio de Janeiro
    Dilma Rousseff (PT) – 38%
    Marina Silva (PSB) – 30%
    Aécio Neves (PSDB) – 11%
    Luciana Genro (PSOL) – 1%
    Pastor Everaldo (PSC) – 1%
    Outros com menos de 1% – 1%
    Branco/nulo – 12%
    Não sabe/não respondeu – 5%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

    O Ibope ouviu 1.204 eleitores em 38 municípios do RJ. A pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o número 00022/2014 e no TSE sob o número 00418/2014.

    Minas Gerais
    Aécio Neves (PSDB) – 34%
    Dilma Rousseff (PT) – 31%
    Marina Silva (PSB) – 20%
    Pastor Everaldo (PSC) – 1%
    Outros com menos de 1% – 1%
    Branco/nulo – 7%
    Não sabe/não respondeu – 6%
    Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos

    O Ibope ouviu 1.806 eleitores em 103 municípios de MG. A pesquisa está registrada no TRE-MG sob o número 00069/2014 e no TSE sob o número 00423/2014.

    Pernambuco
    Marina Silva (PSB) – 41% 
    Dilma Rousseff (PT) – 37%
    Aécio Neves (PSDB) – 3%
    Pastor Everaldo (PSC) – 1%
    Outros com menos de 1% – 2%
    Branco/nulo – 7%
    Não sabe/não respondeu – 11%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

    O Ibope ouviu 1.512 eleitores em 69 municípios de PE. A pesquisa está registrada no TRE-PE sob o número 00019/2014 e no TSE sob o número 00424/2014.

    Distrito Federal
    Marina Silva (PSB) – 35% 
    Dilma Rousseff (PT) – 20%
    Aécio Neves (PSDB) – 18%
    Pastor Everaldo (PSC) – 2%
    Luciana Genro (PSOL) – 1%
    Outros com menos de 1% – 1%
    Branco/nulo – 4%
    Não sabe/não respondeu – 19%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

    O Ibope ouviu 1.204 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE-DF sob o número 00034/2014 e no TSE sob o número 00425/2014.

     

  6. Conversa pra boi dormir

    Nas eleições passadas também ouvi essa mesmo conversa,que Lula e a Dilma corriam riscos.Que Dilma não ganharia,etc.O povão tá se lixando pra mídia.Hoje ouvi de uma senhora numa peixaria a seguinte frase: ” a globo está fazendo de tudo para tirar a Dilma do Governo,mas se Deus quiser ela continuará sendo a Presidenta do Brasil.Imagine se aquela marina tem peito pra enfrentar os poderosos,se já está sendo dominada por eles?”

  7. Chocada com Marina Silva!

    Chocada com Marina Silva! Ex-Verde, ex-vermelha…desbotou total. Mudei o meu discurso …E de quanto foi a população desta amostra da pesquisa IBOPE?

  8. Marina “Jânio” Silva

    Repito: o “centrão” comeria o campos com farinha.

    Com a marina o banquete ainda vai ter pudim de leite!

    A “grande líder” da “nova política” – que não conseguiu nem criar o partido dela – vai ficar “se fazendo de vítima” diante da imprensa sem sequer entender o que aconteceu depois de “tomar uma volta”.

    Não tenho dúvidas: é essa a aposta dos reacionários: a instabilidade; depois eles fazem um arranjo no congresso para “manter” ordem; mais uma vez: com a “sofrida” se lamentando na imprensa.

    Os marineiros – ah, os marineiros – esses embarcam em qualquer outra onda “antipolítica”….

    Digo isso mesmo reconhecendo – como a maior parte dos marineiros – que ela tem uma história pessoal admirável; o que, para mim, ainda é muito pouco para governar um país como o Brasil.

    Nas primeiras candidaturas do Lula era assim que se falava: “muita areia pro caminhãozinho”. Não é porque ela, marina, ficou “chique” (com apoio de empresários e de banqueiros e tudo mais) que ficou “dura na queda”. A sanha de vencer o pt, o pt, o pt vem daí: eles provaram que o são.

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