Que o PT analise, pois a junção Marina-Campos não é uma doce ilusão

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Ref.: Como fica o jogo político com Marina vice de Campos

Após ver esta notícia…

Fui ler os comentários dos lulistas, nos autointitulados blogs sujos. Parece-me que estão embalados por doce ilusão. Caso continuem assim acordarão em meio ao amargor.

Fatos:

1) O PT e suas coligações jamais obtiveram maioria absoluta dos votos no primeiro turno.

2) O voto antipetista continuará indo por inércia para o PSDB, independente de quem seja o candidato. Abaixo de 20% do eleitorado não cai, devido também as candidaturas competitivas aos governos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

3) Após três mandatos consecutivos e se a economia permanecer em baixo crescimento irá surgir a fadiga de “material eleitoral”.

4) Para as pessoas com menos de 30 anos, aproximadamente 48 milhões de eleitores, a era FHC é uma coisa tão remota que já deixou de ser o bicho-papão. São pessoas que basicamente conhecem apenas o lulismo em termos salariais, de oportunidades de emprego, etc.

5) Embora seja feita do mesmo material dos outros políticos a Marina é quem melhor atrai a turma do descontentamento difuso. É um imã para os tontos.

6) Grande parte dos evangélicos de resultados, os pastores das seitas da prosperidade, como o Feliciano, estão abandonando o barco lulista. Muitos já o fizeram. A quantidade de votos que carregam não é desprezível.

7) Uma chapa Dudu-Osmarina (e vice-versa) é imune a qualquer acusação “politicamente correta”. Não tem como colocar a pecha de reacionária, preconceituosa ou qualquer outra coisa do gênero. Contra ela também não funciona o discurso dos lulistas que sem o PT no Planalto o nordeste será discriminado.

8) O apoio cruzado PSDB-PSB durante a campanha, principalmente se o candidato tucano for o Aécio, assegura apoio automático num eventual segundo turno. Ao contrário da Marina em 2010 que ficou no muro.

Por isto e outros detalhes menores eu digo: se a Dilma ou o Lula, caso seja forçado a isso, não vencerem no primeiro turno… é imensa a possibilidade do adeus do PT à presidência.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “é imensa a possibilidade do

    “é imensa a possibilidade do adeus do PT à presidência”:

    Eh, isso mesmo, acabei de ver dois petistas correndo pra uma caverna.  Eles estao morrendo de medo de uma direita aa altura, voce precisa ver…

    Meus sais…  MEUS SAIS!

    1. Quais são eles?

      Aqui mesmo no Nassif já tinha dito que num hipotético segundo turno entre Dilma e Marina taparia o nariz e votaria na atual presidente…

      O Neves, em comentários mais descontraidos é para mim Aébrio ou Aético. Basta pesquisarem.

      Já confessei aqui também que votei nulo em 2006 para presidente e no Serra, por considerar o mal menor, em 2010. Aliás muitas vezes o tratei carinhosamente como Nosferatu da Móoca. Idem a anterior

      Não voto no PT. Para os cargos proporcionais desde 2006 voto sempre no candidato que está mais à direita, mesmo que não concorde com a maioria das suas ideiais, para que exista alguém esperneando no congresso.

      O Eduardo Campos é para mim um desconhecido, sei muito pouco sobre o que faz e pensa. Porém, como vocês são inteligentes, o S da sigla do seu partido é um forte repelente para mim.

      Então posso dizer que os pontos são considerações sobre a minha visão do momento político brasileiro. Pode ter certeza que os meus desejos atualmente só seriam realizados se encontrasse um gênio numa lâmpada, mas aí é outra história…

  2. Quem está se iludindo?

    A raça petista não tinha acabado em 2005 por 30 anos?

    O petismo não tinha novamente acabado em Junho de 2013?

    Êta direita desesperada…

  3. Uma chapa Dudu-Osmarina (e

    Uma chapa Dudu-Osmarina (e vice-versa) é imune a qualquer acusação “politicamente correta”

    Logo o Dudu que está atolado até o pescoço, isso não é novidade, estava derrotado  por causa do caso precatórios. Lula ressuscitou o Dudu, é verdade, derrotando Jarbas Vasconcelos. Dudu cuspiu no prato que comeu. O povo não gosta de gente assim não.

  4. A decisão do TSE.

    Creio que mesmo antes de Marina Silva, ter o pedido de criação de partido negado pelo TSE,  e se unir ao PSB, já era enorme a possibilidade do PSDB não chegar ao eventual segundo turno em 2014, e o quadro continua o mesmo.

    Creio que não há grande alteração na disputa eleitoral de 2014, e caso seja necessário o segundo turno, a Presidenta Dilma terá grande dificuldade de receber parte dos votos do PSDB,no segundo turno, já que a maioria dos votos dos eleitores do PSDB devem apoiar  candidato do PSB/Marina, em um eventual segundo turno, mais  já era de conhecimentos de todos, não é nenhuma novidade.

    A oposição PSDB deve se configurar como terceira força política, o que certamente vai dificultar o avanço do PT, já que tudo indica que uma oposição em torno de Marina Silva terá um uma proposta e um discurso alternativo de governo.

    O mais provável ainda é que a Presidenta Dilma vença as eleições de 2014, mas terá uma oposição diferente com Marina Silva, se afastando do PSB para consolidar  o novo partido.

    A maior parte da grande mídia não tem muitas alternativas, e vai apoiar qualquer candidato ou candidata contra o PT, para depois ver como fica.

    Diria mais,  diria que a decisão do TSE em relação a criação do Partido de Marina Silva, foi o primeiro turno das eleições de 2014, já que obrigou um novo arranjo político das forças em disputa.

  5. Candidatos, raposas & eleitores…

    Vamos lá, …. o negócio vai  mais ou menos assim :

     

    1 – o PT tem eleitores de carteirinha, que devem garantir sua participação no segundo turno….

    2 – do outro lado deveremos encontrar a direita raivosa da elite,  a classe média,   cheia de preconceitos, que quer ser da elite, … e uma  imensa massa de pessoas que,  bem devagar,  esta se libertando do jugo hipnótico da mídia golpista. 

    3 – o jogo vai começar com todo mundo batendo no PT, … a mídia (como sempre), o Eduardo Campos e a Marina, … e o vampiro de plantão do psdb (Serra ou Aécio).

    4 – a pancadaria vai durar até que eles se convençam de que não vai dar  pra botar o PT pra escanteio, e que o PT vai para o segundo turno.

    5 –  aí … a água subindo, vai começar a bater na bunda, … Eduardo e Mônica, quero dizer, Eduardo e Marina e o vampiro de plantão vão se encarar e, como no Highlander, vão saber que …”só pode haver um”….  ah! …. a mídia vai continuar batendo no PT, …. mas vai ter de escolher um dos dois…

    6 – bom,… vai começar o que todo mundo já sabe, …dossiês,…puxadas de tapete,…. denúncias, ….baixarias, … pancada pra tudo que é lado. O PT vai ficar é botando mais lenha nessa fogueira, … a mídia vai continuar batendo no PT….

    7 – Chega o segundo turno. Chega a Dilma e  o concorrente que sobrou da pancadaria, que, seguramente vai estar muito chamuscado… o PT vai usar o discurso das realizações, que foram muitas, … da melhoria da qualidade de vida, da estabilidade econômica, além de contar com  o apoio dos militantes da rede (eu inclusive),  para desmentir e contra atacar a mídia corrupta, …  eventualmente vai usar o que sobrou da batalha entre os adversários para cutucar o oponente que restou…

    8 – Começo de 2015, … posse da Dilma. Se Deus quizer !

     

     

     

    1. bom

      O senhor esqueceu de dizer

       

      9 – Chega novembro de 2013 e recebo muitos elogios do meu chefe do partido por devender o PT nos blog,

      10 – Marina tambem colocou Deus na conversa e veja o que aconteceu com a Rede;

      1. he,…he,…

        mano véio,…  sou autôno, empresário e não tenho chefe,…. quanto a Deus, …. por um motivo qualquer tem me ajudado muito, ….  quanto a Deus e sua relação com a Marina, …. parece que não vai indo muito bem ,  …mas pode mudar, afinal, ela pediu ajuda ao Malafaya e ao Feliciano….

  6. Gráfico das religiões no Brasil – Dilma leva no 01o. turno

    Tuiter do Malafaia:

    2 min

    Malafaia apoia Marina kkkk RT : muito tempo ñ falo aqui.Eduardo campos fez “gol de placa” Marina Silva de vice.Chora PT!”

    Expandir Responder  Retweetar  Favorito  Mais 

    Gráfico das religiões dos brasileiros:

    http://www.blogdacidadania.com.br/2013/03/a-overdose-papal-nas-midias-e-o-declinio-das-religioes-no-brasil/

  7. Lé com Qué

    Juntando o que disse, não dá “Lé” com “qué”. A Marina vem caindo nas pesquisas e o Eduardo Campos nunca decolou, não existiria o Eduardo Campos não fosse os governos Lula, existem poucas obras do Eduardo em Pernambuco que não tenha o dedo da administração ptista. Os  governos do PT fizeram transformações importantes e tem muito mais que empregos para mostrar. Na hora do vamos ver, as pessoas irão pesar e comparar. Outra coisa, qual foi a eleição presidencial que o PT ganhou no primeiro turno, por que não poderia ganhar de novo?

  8. Lulistas…

    Nassif, se aqui só escrevessem e lessem leitores da VEJA e JN, até faria sentido você falar em *Fadiga de Material*… Meu camarada, o PIB social ano passado em relação aos salários cresceu 8,9% e o PIB dos sanguessugas cresceu 0,9…. Quem você acha que elee um Presidente? Os que dominam os 0,9% ou os que recebem 8,9% de aumento?

    Pô Nassif…. Dessa vez você chutou mal prá cacete…

    Você pareceu a Mônica Waldvogel entrevistando aquele Facista lá de São Carlos…

     

    Me ajude ai!!!

  9. Rebolla… vai rebolar em

    Rebolla… vai rebolar em outro terreiro, meu fiiii. Das muitas incertezas que existem, desponta uma certeza muito cristalina; para o PSDB esta decisão significou GAME OVER! 

  10. Faz algum sentido. Mudaria a

    Faz algum sentido. Mudaria a palavra “imensa” para “razoável” no último período. 

    Como se diz no “cearensês”; na minha mente só tem sentido essa união se a estratégia da Marina for a do “caroço maior que o abacate”, isto é, uma brutal alavancagem nas intenções de votos para a dupla nas próximas pesquisas, fruto, evidentemente, da entrada dela na chapa. Nesse caso, mesmo que Eduardo persista em ser o cabeça já estará, na campanha ou numa eventual vitória, “marinadependente”. Um candidato ou um presidente refém da vice,

    Resumo da história: Eduardo está servindo de “escada” para Marinha Silva. Só isso explica a jogada de xadrez dessa última.  

  11. Análise corretíssima. Poderia

    Análise corretíssima. Poderia colocar mais dois pontos aí: 

    – O governador de Pernambuco como cabeça-de-chapa garante um rombo no eleitorado trabalho-bolsista do Nordeste originalmente creditado ao PT;

    – Marina, mesmo como vice, tem penetração na juventude do sul e sudeste, essa que você corretamente disse que não conheceu o tucanato.

  12. Osmarina vai esperar mais um pouco…

    Acho que o Eduardo deu adeus, definitivamente, à chance de ser presidente, ou viu que nunca chegaria lá.

    Marina será a candidata a presidência, claro. Mas ela não resiste à nenhuma crítica, a contestação. Aliás ela foi demitida por Lula por seu questionar, como ministra, a construção das hidroelétricas Santo Antonio e Girau,  alegando que não haveria reprodução determinado tipo de peixe, com a construção, este era o motivo. Lula  provou a ela, com estudos técnicos, que a alegada extinção dos peixes não era verdadeira. Ela então se demitiu. Isto contado pelo Lula. Isto para provar que ela não vai resistir à pressão dos conservadores e da mídia, dos ruralistas destruidores da amazônia e dos ex-verdes, tipo Sirkis.

  13. Osmarina vai esperar mais um pouco…

    Acho que o Eduardo deu adeus, definitivamente, à chance de ser presidente, ou viu que nunca chegaria lá.

    Marina será a candidata a presidência, claro. Mas ela não resiste à nenhuma crítica, a contestação. Aliás ela foi demitida por Lula por seu questionar, como ministra, a construção das hidroelétricas Santo Antonio e Girau,  alegando que não haveria reprodução determinado tipo de peixe, com a construção, este era o motivo. Lula  provou a ela, com estudos técnicos, que a alegada extinção dos peixes não era verdadeira. Ela então se demitiu. Isto contado pelo Lula. Isto para provar que ela não vai resistir à pressão dos conservadores e da mídia, dos ruralistas destruidores da amazônia e dos ex-verdes, tipo Sirkis.

  14. Acho  que  o  pastor  dela a

    Acho  que  o  pastor  dela a aconselhou bem  ;  com  o  Itau, a Natura e a mídia  suja a seu lado ,  ocupará  o  lugar  do  aecinho  no segundo  turno…A  tucanagem  vai  pro  brejo,  hehe

  15. repetir resposta a este comentário

    Comentário virou post,então copio e colo resposta:

    Sonha como nas ultimas 3 eleições,todas vencidas em 2 turno.O que vai decidir estas eleições é o quadro econômico,com o mensalão a todo vapor na ultima eleição,18 minutos de JN sobre o mesmo na noite anterior a votação,e mesmo assim o partido que mais cresceu foi o PT.Depois das manifestações a popularidade de Dilma subiu,e deve subir mais.Na hora de votar o povo vota em quem esta pondo salario,comida  na mesa,e ainda médico.Ainda não aprenderam que a maioria do povão não vai trocar o certo pelo duvidoso.Sonha.Quem dançou foi o PSDB,e mais ainda o PPS.

  16. Rebolla “rebolou” literalmente

    Não há a mínima possibilidade de a “Troika” Aecio/Eduardo/Marina, convencerem a massa, que o governo deles seria melhor do que vem fazendo o PT e sua base. O projeto do PSDB todos conhecem: privatizar o Estado e estatizar os prejuízos dos aliados(Globo,Bancos, Grandes multinacionais, etc). Eduardo sempre surfou no sucesso da administração petista e, a “menina da floresta”, esta é uma uma criatura forjada nas lutas do PT, que infelizmente foi mordida pela “mosca azul amazônica”. Em 2014 o país vai ter um surpreendente crescimento econômico, o que deixará sem discurso a mídia comercial e os oposicionistas sem projeto.

    Viva o Brasil, Viva Dilma, Viva o PT!

  17. A CBN – rádio que troca

    A CBN – rádio que troca notícia – mentiu em dizer que Dilma foi vaiada no RN, na ocasião em que inaugurava escolas. Hoje revi o discurso dela para uma platéia enorme, e o tempo todo dá pra ver como a Presidente se sentiu à vontade pra se dirigir a todos, que, só demonstravam muito agradecimento pelo que Dilma tem feito por eles.

    Faz seis anos que resido em Natal. Não sabia a força política que tem Agripino Maia. Ele dita o nome e o povo segue. Pelo menos foi assim com Micarla de Souza para prefeita de Natal, e para Rosalba Ciarlini para governadora do RN. Então vi uma cara feia danada do povo contra Lula, e contra Dilma. Acho até que ela não foi eleita em Natal. 

    Acontece que Micarla foi posta pra fora pelo MP, em razão das investigações sobre malversação de dinheiro, e parece que Rosalba vai na trilha, ou pelo menos de uma coisa ela jamais escapará doravante: das vaias. Aonde for essa governadora a vaia vai comer. Vale dizer que Eduardo Alves ganhou para Prefeito, e a situação de Agripino foi bem indigesta, até porque o povo ficou engasgado com Micarla e com ele também. 

    O fato é que, a meu juízo, Dilma vai ser bem votada em Natal, e talvez em todo o RN, como deverá ser em todas as cidades do Nordeste, pelos vários benefícios prestados à população mais pobre. E posso afirmar que muitos são ainda influenciados com aquela ideia de que a Mulher é comunista, entre outras baboseiras, não a maioria, com certeza. 

    De que adianta para o povão a propaganda que a Globo tenta fazer para desconstruir Dilma e Lula, se o povo só vê neles dois pessoas aliadas?

  18. Campos e Marina

    Sinceramente não vejo muita novidade neste episódio. Era uma das possibilidades, embora o Eduardo tenha dado um drible da vaca no aécio, com direito a fotografia juntinhos num encontro “proveitoso e positivo” há poucos dias. Agora o mineiro, senador pela Zona Sul do Rio de Janeiro ficou pendurado na brocha, com a aliança PSB-Marina-Verdes evangélicos e companhia limitada.

    É claro que é uma novidade que deve gerar algum bonus eleitoral, mas nada diferente do que já temos desde 201, a não ser uma dificuldade maior dos demotucanos em aprontar um time para disputar o próximo evento. Talvez por isso a frustração que noto na direitada velha de guerra, estão se sentindo “traídos”, não sei se pelo Campos ou pela Marina. Agora é esperar e ver o que vai aparecer no quadro de intenções inicial do eleitorado.

    1. Ao emocionado

      Não sou petista, sou brasileiro, tanto quer havia votado no Lula pela primeira vez em 2002, quando achei que o modelo anterior se esgotou. E o modelo atual se esgotou. Meu compromisso é com o Brasil, sou diferente de fanáticos como você, que deve achar que as doações a fundo perdido do BNDES para o Eike e administração do Mantega são espetaculares…

  19. Impossível advinhar

         Ninguém sabe o que vai acontecer, mas o post faz algum sentido. Continuo batendo na tecla de que as duas vitórias do Lula e a da Dilma se deram com o voto maçico dos petistas históricos, mas tb (e isso é fundamental) com parte da turma que havia eleito o FHC em 94 e desceu do barco em 98 e especialmente em 2002.

         Fiquei surpreso com o segundo turno de 2010, achava que o Lula tinha feito uma boa segunda administração, a condução durante a crise de 2008 foi audaciosa e correta, com a política anticíclica. Pensei que a Dilma ganharia em primeiro turno sem transtornos.

         O discurso de gestão  tem sim relevância, o modelo baseado apenas no consumo faliu completamente, ao primeiro sinal de aumento dos juros nos EUA vamos mergulhar em uma máxi e provavelmente em uma recessão. Volto a insistir com a tese de que o “peixe” da Dilma era a gestão, e isso absolutamente não aconteceu. Desde quando mobilidade urbana, segurança e gestão pública são assuntos de classe média raivosa? Algumas pessoas desse blog perderam a noção da realidade. Desde que me entendo por gente o voto paulista é conservador, quem não se lembra do Jânio detonando o Fernando Henrique em 88? E o Maluf? Era piada nacional, mas sempre eleito em São Paulo.

        Com as contradições econômicas do atual modelo, é impensável achar que ó biênio 2015/2016 (seja quem for o(a) Presidente) não será muito difícil.

       O impacto do discurso da gestão será absolutamente óbvio. Esse papo de PIG (muito verdadeiro em 2006/2008) é ridículo, grande parte das críticas à atual política econômica tem alguma relevância e está correta. Já disse isso e repito, o Mantega é uma calamidade, não sei como o Nassif não bate mais forte. Tudo o que a Dilma tem feito na economia é torrar as reservas que o Lula gerou.

       Quanto ao cenário direita x esquerda, gostaria que me dissessem onde a Dilma é essa esquerdista toda… Nos direitos dos gays? No aborto? Na mudança que permita maior competição no setor de comunicação? No tratamento correto com os empreiteiros? Em nenhum desse itens a resposta é talvez, mas sim um sonoro não.

         Dizer que o PT vai perder com certeza é leviano, mas também acho que dizer o oposto é igual. Nosso modelo econômico faliu, e o que temos são três candidatos omissos (Aécio, e Marina com Eduardo) e uma Presidente absolutamente incompetente no que diz respeito à economia. Tudo pode acontecer…

  20. Também acho que quem levou o

    Também acho que quem levou o drible da vaca foi Aécio. Mas dizer que não dá pra pragar rótulos em Marina, tais de brincadeira comigo!!! Vejam só o que está pendurado no blog do Barriga, quero dizer, Noblat:

    E Marina, hein?

     

    A candidata disposta a se eleger presidente da República para mudar o país foi incapaz de montar um partido no prazo determinado pela lei. Dá para acreditar?

    Marina ainda é um segredo de Estado. Poucos conhecem algo além de sua imagem pública. Os que a  conhecem bem não contam como Marina é – conservadora, preconceituosa, centralizadora.

  21. Aliança

    Marina, como todo bom evangélico, nada faz sem antes “ouvir a palavra”. Conheço diversos crentes que confirmam a escolha de novo caminho político feita por pastores de diversas denominações, gente muito esperta e que sempre se deu bem nos caminhos ideológicos. Foram dos primeiros a subir no barco lulista quando perceberam que a história do partido estava mudando de esquerdista para demagógico-populista. A aliança entre Marina e Campos coloca, de forma bastante interessante, os rincões do Norte-Nordeste, que deram as vitórias ao PT, como alternativa de retorno do país a normalidade da alternância democrática.

  22. É o blog do “qualquer coisa” azedo, da veja?

    Ô Nassif,

    Teu blog virou “blog de opinião única?”

    Qualquer comentário que não seja para insençar a dilma (de quatro para as operadoras de telefonia e para a globo) e o lula (cadê o Paulo Lacerda?) é alvo de críticas e agressões.

    Antigamente era um blog democrático.

    Agora, virou blog da unanimidade (Viva! Nelson Rodrigues).

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador