Uma Contribuição ao “Xadrez da Maçonaria no Brasil, por Luiz Claudio de Assis Pereira

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Uma Contribuição ao “Xadrez da Maçonaria no Brasil (parte 1)

por Luiz Claudio de Assis Pereira

Este artigo não tem a menor pretensão de encerrar um assunto que é cercado de tantos mistérios e, por isso, tão polêmico. A intensão é que ele possa, sim, contribuir com o debate iniciado pelo Jornal GGN em torno da atuação política da Maçonaria no Brasil.

Ao tentar fazer uma análise imparcial sobre tema de tamanha complexidade há que se considerar a grande dificuldade em se abordar uma instituição que, oficialmente, acaba de completar 300 anos de existência, e que possui inúmeros matizes, caracterizados não só pelos diversos ritos adotados, mas principalmente pelo livre pensar de seus integrantes. Além, é claro, do enorme secretismo que a rodeia. Fato real, concreto; infelizmente, porém, costumeiramente, negado pela mesma, que insiste em se dizer “discreta”, e não “secreta”.

Mas antes de iniciarmos esta jornada, vale dizer que, apesar de muitos de nós não gostarmos do modo de vida que as pessoas levam atualmente, de certo, não fosse a atuação persistente dos maçons no mundo ocidental, a liberdade de pensar e de agir que temos nos dias de hoje, tanto quanto o desenvolvimento das artes e da ciência que conseguimos alcançar, estariam seriamente comprometidos e seriam, certamente, em muito limitados.

No entanto, procuraremos aqui demonstrar que o que os maçons fazem hoje em dia é tão perverso quanto o que a Igreja Católica fazia na Idade Média. Há, porém, uma grande diferença, tanto na forma de atuação, quanto no conteúdo, pois, ao invés da aliança clara e transparente que havia entre as elites medievais (que se impunham pela força), e a Igreja Católica (que desejava manter o “monopólio da fé”), temos agora uma aliança oculta estabelecida entre governantes “democraticamente” eleitos e uma entidade que aceita as mais diferentes crenças religiosas.

E o que é pior: mesmo quando se quebra, como em 1964, ou se pretende quebrar, como agora, a “ordem democrática”, é ela, a Maçonaria, que está sempre à frente, ou, mais apropriadamente, por trás desse processo. (vide Peça 1 do Xadrez).

Detalhe: não foi só o general Mourão que deu palestra no Grande Oriente do Brasil. O próprio comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, igualmente fardado, esteve lá falando de forma mais amena, mas, ainda assim, dando uma interpretação muito peculiar sobre o artigo 142 da Constituição.

Veja o vídeo da fala do general Villas Bôas e a matéria da Folha de São Paulo no link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/09/1920115-comandante-do-exercito-disse-que-intervencao-so-ocorreria-com-legalidade.shtml

Essa forma de atuação dissimulada facilita muito as coisas, tanto para a Maçonaria, quanto para os membros dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) a ela associados, pois, resulta numa relação “invisível” para a grande maioria da população; ao mesmo tempo, em que a aliança formada entre eles dispõe de um “olho que tudo vê” espalhado por todo canto.

Nesse contexto, denunciar a relação perniciosa que existe entre a Maçonaria e os poderes constituídos é tarefa das mais difíceis, até porque não se pode, pra isso, contar com a grande mídia, tendo em vista que a mesma é o principal pilar de sustentação de todo o esquema.

A questão central que se apresenta, e que iremos abordar nas próximas partes deste artigo, é: nossas vidas ainda precisam ser conduzidas por uma minoria que julga ser a única herdeira de tudo que foi conquistado ao longo de séculos de esforço e sofrimento de tantas pessoas? Teriam eles recebido algum dom divino para liderar os pobres mortais profanos?

Os avanços do mundo ocidental nos últimos séculos

Quem hoje vê a figura carismática do papa Francisco talvez não consiga nem imaginar que, muito antes do descobrimento da América, houve um tempo em que a cúpula da Igreja Católica perseguia e, não raro, punia severamente as pessoas que não pensassem como ela (ou como ela queria). Tudo com apoio incondicional da realeza da Europa da Idade Média.

Assim foi que, em 1209, por acreditarem na existência de dois deuses, pelo menos 7.000 cátaros, que habitavam o que hoje é o sul da França, foram brutalmente assassinados por tropas de um exército reunido pela Igreja Católica, no que ficou conhecido como o Massacre de Béziers, na única cruzada organizada contra cristãos, a Cruzada Albigense.

Curiosamente, os dois deuses do catarismo foram tirados da própria Bíblia. Os cátaros acreditavam que o Novo Testamento trazia a mensagem de um Deus bom, criador do reino espiritual, enquanto que o Antigo Testamento descrevia um Deus mau, criador do mundo físico. Eles rejeitavam o conceito de inferno, pois, para eles, o equivalente a este seria o próprio mundo em que vivemos. Assim, julgavam que as almas humanas eram almas de anjo sem sexo, aprisionadas dentro do corpo humano e condenadas à reencarnação até que alcançassem a salvação e, por essa razão, pregavam a pobreza, e até mesmo a castidade, e outros valores que ajudariam as pessoas a se distanciarem do mundo material.

Por mais de cem anos após o massacre de 1209, o movimento cátaro continuou sendo perseguido, mas ainda assim resistiu, devido à organização e à milícia armada que possuía.

Por conta da existência de muitos seguidores do catarismo (espalhados pelo que hoje é a França, Itália, Alemanha, Inglaterra e Catalunha), a Igreja Católica decidiu estabelecer os tribunais da Santa Inquisição, quando, então, os castigos impostos aos “hereges” tomaram proporção de extrema crueldade.

Alguns historiadores afirmam que a Inquisição Medieval, criada contra os cátaros, suspeitava da ligação entre estes e os judeus cabalistas (um ramo místico-esotérico do judaísmo), de quem teriam recebido influência. Outros, ainda, consideram que os cátaros tiveram contato direto com os Cavaleiros Templários, sendo uns influenciados pelos outros.

O fato é que durante a Santa Inquisição, tantos os cátaros, quanto os judeus (cabalistas ou não) e, mais adiante, os próprios Templários, foram duramente castigados, tendo muitos deles sido atirados em fogueiras e queimados vivos em praça pública. O mais reverenciado exemplo para os maçons, último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, Jacques de Molay, se tornou patrono da uma ordem iniciática para jovens do sexo masculino.

Pois bem, essa situação se manteve sem grandes alterações até que, finalmente, em outubro de 1517, ou seja, há exatos 500 anos, Martin Lutero conseguiu romper de vez o paradigma de não poder pensar diferente da Igreja Católica. Mas esta, ainda assim, permaneceu exercendo, até a Revolução Francesa, forte influência sobre a realeza em quase toda a Europa. Assim foi que, em 1542, como resposta ao avanço do protestantismo, a Igreja Católica criou uma versão ampliada da Inquisição Medieval.

É nesse cenário que a Maçonaria, tal como a conhecemos nos dias de hoje, se desenvolveu. Desse modo, não há por que se surpreender com o fato dela ter sido concebida como uma “sociedade secreta baseada nos ensinamentos da cabala judaica e em princípios que orientaram a criação do movimento cátaro, bem como, na experiência adquirida pelos Cavaleiros Templários, não só, mas em especial, quanto à gestão de um sistema bancário”.

O grande mérito da Maçonaria, portanto, foi justamente livrar a sociedade ocidental do cerceamento exercido pela Igreja Católica sobre todas as formas de pensamento e manifestação não só político-religiosa, como também, na ciência, nas artes, na cultura, etc. Não fosse isso, talvez ainda estivéssemos a pensar que a terra é o centro do sistema solar.

No próximo capítulo iremos detalhar como a Maçonaria atua dentro dos partidos políticos em outros países e como o que é feito lá é muito semelhante ao que é feito aqui no Brasil. Falaremos também como a imprensa estrangeira costuma tratar a ingerência da Maçonaria na política nacional e, nesse caso, como o que é feito lá é bem diferente do que é feito aqui.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “nossas vidas ainda precisam

    “nossas vidas ainda precisam ser conduzidas por uma minoria que julga ser a única herdeira de tudo que foi conquistado ao longo de séculos de esforço e sofrimento de tantas pessoas? Teriam eles recebido algum dom divino para liderar os pobres mortais profanos?”
    Eis a questão.
    À espera das próximas colunas.

    1. “À espera das próximas

      “À espera das próximas colunas”:

      Eu nao estou:  apropriacao de mortos convenientes eh parte da historia documentada da Maconaria.

  2. mistérios e complexidades que fiquem com eles

    com seus rituais pro próprio umbigo e se favorecendo reciprocamente.

    Hoje em dia, tenho impressão de que permaneceu uma seita com todos os males que uma seita traz.

    Deve ter ficado imune às corrupções na História.

    1. Caro profano,sugiro que
      Caro profano,sugiro que estude um pouco mais a respeito deste assunto antes de expor suas idéias a respeito de uma coisa que voce não tenha conhecimento.
      M.’.I.’.C.’.T.’.M.’.R.’.
      Receba um T.’.F.’.A.’.
      Got.’.na Loj.’.
      Ret.’.aler.’.

  3. Não tem nada de misterioso na
    Não tem nada de misterioso na maçonaria. É um movimento revolucionário, criado pelo baixo clero e baixa nobreza da Inglaterra, um bando de invejosos que se reuniram para dar um golpe de estado na monarquia. Deram o primeiro golpe na França. Se infiltraram na igreja, mentiram,caluniaram, falsificaram documentos, tomaram o controle da mídia e das universidades para espalharem suas mentiras, e assassinaram milhares de pessoas, só padres foram 300. Isto só na França. Fizeram o mesmo com todas as monarquias CRISTÃS apenas. Criaram as repúblicas LAICAS já para matar o cristianismo. Foram os maçons portugueses que se infiltraram nos jesuítas para derrubar o rei de Portugal, que sendo desmascarados,foram expulsos de Portugal e rumaram para a Rússia e ajudaram a criar o comunismo,para matar o Czar. O lema da bandeira de Minas Gerais é um trecho de um poema da Roma antiga, que falava sobre uma nova ordem mundial. Ou seja, a criação de uma DITADURA MUNDIAL e o extermínio dos cristão é o objetivo da maçonaria desde SEMPRE. Não sei o que tem a ver essa história do extermínio dos cátaros, mas sabendo que a história contada pelas universidades ocidentais são uma fraude completa a séculos, não me admiraria se essa história fosse falsa. É sistemática a criação e divulgação de mentiras contra o catolicismo, produzidas pela maçonaria, pelos protestantes e pela esquerda em geral que nada mais são que tentáculos da maçonaria. A mesma que criou esta abominação chamada de independência e república do Brasil.
    Termino com a frase do grande lusitano Eça de Queiroz:
    “O Brasil é Império, será república, e depois será Império novamente.”

  4. Nassif: o assunto assunto é

    Nassif: o assunto é tão apaixonante quanto as controvérsias que o envolve. O artigo, com todo caráter de seriedade que demonstra, ao que parece, dimensiona a questão na seara jornalística e política. Especialmente, com envolvimento militar. Como há anos debruço-me sobre o tema, num aspecto global, sobre a Maçonaria, vou esperar as partes seguintes, quando o retrato estiver feito e, como disse o poeta, as sombras poderão ser apagadas (Walmir Ayala).

    Mas, o Assis, me parece, está pisando em campo minado.

  5. O texto implica (sem deixar

    O texto implica (sem deixar claro) que Martin Luther era macon.

    Se for o afirmado (de novo:  nao esta claro) eu digo com todas as letras que eh apropriacao de mortos.

  6. Ao prezado autor, 
    “sociedade

    Ao prezado autor, 

    “sociedade secreta baseada nos ensinamentos da cabala judaica e em princípios que orientaram a criação do movimento cátaro, bem como, na experiência adquirida pelos Cavaleiros Templários, não só, mas em especial, quanto à gestão de um sistema bancário”

     

    Eu quero ter esse pokemon também; poderia por a referencia, por favor? 

     

     

     

    1. Pois eh.
      Alem da apropriacao

      Pois eh.

      Alem da apropriacao de mortos convenientes, os macons estao sempre reescrevendo a Historia em termos de “A geinte tavamos la”.  Nao, nao estavam.

      Essa eh a outra caracteristica da escrita macon:  apropriacao historica.

      A outra eh politica do governo dos Estados Unidos:  zero knowledge.  (Pode ir ler a vindoura serie todinha que voce vai terminar com absolutamente zero conhecimento a respeito de por que cargas dagua a maconaria estava atraz do golpe com seu “apoio” -se nao foi muito mais.  A outra opcao a considerar sobre o assunto eh que eles ja tem dono.  O que nos leva ao proximo ponto)

      A outra caracteristica de toda escrita macon eh te considerar escravo.  A obfuscacao historica nao eh acidente, eh ponto doutrinario pra eles.  De fato, nao eh acidente que os unicos macons que tem creditos sao os “macons” mortos.

      Ja contei isso antes, mas eu fiz parte de uma lista maconica dos EUA uma vez, por varios meses.  Ate hoje eu nao tenho a mais infima ideia do que eles estavam falando.  Estive ao ponto de os oferecer o meu “mapa do universo” -ou mais apropriadamente definido, o mapa de distribuicao de materia no universo.  Felizmente, descobri a tempo que eles nao o mereciam.  E nem sequer intencionavam me dar qualquer sombricula de credito se o tivesse oferecido.  Hoje, qualquer um pode ir escrever o mapa do universo porque EU coloquei isso em publico.  Se tivesse oferecido pra eles…  tava fudido.

      Ainda outra characteristica da escrita macon eh SEMPRE, eternamente, a falta de um “eu” responsavel por QUALQUER PUTA COISA em seus textos.. Nao existe NENHUM em TODA a literatura macon.

      Agora, se eles tivessem pelo menos a decencia de ir ao publico dizer “mas, gente, o judiciario nao funciona, o congresso nao funciona, delegados de merda da PF nao funcionam, a midia nao funciona, procuradores de merda nao funcionam, a presidencia nao funciona, o senado nao funciona, porque nos nao teriamos o direito de nao funcionar no Brasil?” ja haveria um principio de dialogo, pelo menos uma unica concessao.  Mas o complexo de inferioridade deles nao deixa, pois “concessao” seria somente um “conhecimento” a mais, e a politica deles eh de zero conhecimento publico.

      Essa eh a razao que euzinho (queiram eles ou nao) terminei com TODOS os creditos publicos que eles nunca me deram de qualquer maneira.  Creditos que nunca tiveram intencao de me dar.

  7. Quero ser um maçon quem pode mim representar
    Não tenho nada contra sou a favor dos maçonaria. Só que muitos políticos tem muita ambicao pelo dinheiro e ganância pelo poder.

  8. Toda multinacional possui
    Toda multinacional possui maçons em sua cupula e em cargos chave.

    Ainda me pergunto o que qualifica alguém para ser convidado para a maçonaria. Me íntriga isso porque vejo muito “ze ruela” virando maçom.

  9. Só o que me surpreende é que

    Só o que me surpreende é que , como na maioria são empresários bem sucedidos, sejam tão radicais e até burros. Pelo menos é o que se vê dos que estão influencian do a Política no Brasil.  Deviam apoiar mais o SOCIALISMO O/OU, A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, PARA QUE TODOS SAIAM GANHANDO, PRINCIPALMENTE ELES. A Europa, onde tudo começou, é basicamente socialista(principalmente os Países Nórdicos)  e o padrão de vida é o melhor do mundo.

  10. Como qualquer movimento de

    Como qualquer movimento de massa, sai dos trilhos. Assim que as grandes cabeças são barradas pela turba numerosa, vem o perigo.

    E estão virando movimento de massa. Para qualquer lado que olho tem os três pontinhos .: ou aquelas siglas e frases de tom enigmático vindo de pessoas absolutamente comuns, cheias de preconceitos, formadas pelas novelas da Globo .

    Tem até um grande motoclube, os bodes do asfalto.

    Imagino que se deva separar a cúpula da base.

    Na cúpula, fazem conchavos, tentam colocar os seus em postos-chave. Se a cúpula fosse boa, poderia dizer que são um bom movimento. Atualmente a cúpula são parlamentares da parcela menos nobre do congresso. São gente que chama um general para ouvir falar em golpe de estado contra a democracia, sem ter seus princípios éticos abalados.

    Assim como o cristianismo já pregou o amor e o ódio, o perdão e a fogueira, movimentos assim podem ser usados para o bem e para o mal. Esse pessoal mesmo já teve bons e maus momentos por aqui. O bom pode ter sido o período liberal, onde se uniram a outros grupos para tirar o Brasil do atraso da monarquia. Mas faz tempo que não acertam. O ruim parece ser hoje.

    O problema desses movimentos que servem para azeitar relações sociais e oferecer ajuda mútua é quando viram de cabeça para baixo e são tomados por princípios ou interesses ruins. Na base estão algumas iniciativas de caridade, mas também aquela mãozinha no comércio. Aquele passar-na-frente de cabeça de despachante. Aquela necessidade brasileira de levar vantagem em tudo, pouco importando a legalidade. Atitudes que, levadas ao extremo até atravessar a fronteira da ilegalidade, ganham outros nomes: cartel, prevaricação, jeitinho brasileiro.

    E a partir do momento que caçam membros pelas esquinas, eles multiplicam atitudes que o brasileiro tem de pior.

    Nas repartições públicas chovem três pontinhos. Querem passar na frente? Isso seria corrupção pura e simples. A Administração não pode se pautar por amizades pessoais nem fazer diferença entre cidadãos. É preciso barrar.

    Seriam um carimbo para gente diferenciada? Difícil. A partir da hora que viraram movimento de massa, captando em anúncios pela internet e mensagens de spam, esse suposto critério qualitativo cai.

    Hoje sou contrário a esse tipo de clube de amizades, sem qualquer outro objetivo religioso, moral, assistencial, educacional ou qualquer outra coisa como pano de fundo e meta final. Podem ter funcionado no passado, em lugar da previdência e assistencia social. O mundo era uma roça. Mas hoje são ambiente propício para gente duvidosa cooptar gente inocente e iniciar suas máfias. Quer fazer política? Vá a um partido. Procure critérios claros. Quer formação religiosa, uma igreja. Quer fazer amizade, vá ao clube. Institucionalizar troca de favores em ambientes misteriosos e sem transparência, não é correto. Hoje o mundo que o governo habita é o da transparência.

    1. “Podem ter funcionado no

      “Podem ter funcionado no passado, em lugar da previdência e assistencia social”:

      Esse eh precisamente meu ponto abaixo.  Nao funciona, nao funcionou, e nao vai funcionar.  (Alias, no Brasil ate o Facebook e Anonymous sao de extrema direita.)

      O Brasil eh cheio de instituicoes que NAO funcionam, pelo contrario, premiam canalhas -e nao nos esquecamos que ta liberado matar reitor de universidade pra sair no Jornal Nacional.

      Nao basta dizer “mas tem muito macon/juiz/colunista/entrevistador/programa de televisao/delegado/procurador/policia militar bom”…  Basta somente um pra desgracar A INSTITUICAO inteira.  E ser regiamente premiado.

      A maconaria eh somente mais uma instituicao que nao funciona no Brasil.

  11. A MAÇONARIA NÃO SE JULGA NADA

    A maçonaria não se julga e nunca se julgaria lider de coisa alguma. A sociedade é que a julga assim. Esta matéria é prova disso. Veja se existe algum pronunciamento de qualquer Maçom. 

  12. Fácil rotular sem responsabilidade
    Facil rotular sem responsabilidade, sem conhecimento, sem intenção de esclarecer, mesmo porque falta profundidade, provavelmente por vontade própria e desinteresse.
    A intenção? Escrever sem ter que ler, falar qualquer coisa, mesmo que vista em local duvidoso, sem credibilidade, tendencioso ou que visa o comércio barato e descomprometido.
    Não vou polemizar/combater suas opiniões, nenhuma e cada uma delas, porque quero garantir seu direito a expressar sua opinião, mesmo que eu discorde ou saiba que não passa de lixo pra vender… Isso sim é nossa participação, lutar pelo direito individual de opinião, acredita quem quiser, pois todos temos direito a acreditar naquilo que nos convém.
    Porém, fica a pergunta? Que Maconaria, que Potência, de que região, que cúpula, que elite, todos na Maconaria pensam da mesma forma? Pertencem ao mesmo partido politico? Tem as mesmas crenças religiosas? Tem os mesmos conceitos filosóficos sociais? Querem o mesmo? Todos são pessoas abastadas oriundas da mesma faixa social e econômica? Seriam todos os maçons robotizados sem opinião propria? Se assim for, isso combina com os ideais de liberdade de pensamento, religiosa, social que a Maconaria vem demonstrando através da historia ?
    O Sr. Sabe alguma coisa sobre qualquer coisa do que está escrevendo? Se sabe, o que não demonstra, porque esta tentando enganar aqueles que desconhecem o assunto?
    Posso sugerir? Escreva sobre culinária, futebol, seja um critico de cinema, especialize-se em ficção, vai fazer o sucesso que tanto almeja.

  13. Goteira
    Prezado “Ivan de Union”,

    Vc conseguiu convencer a todos que não sabe do que fala. “¿Por qué no te callas?” Por falar em melancia, não está pesando a que leva na cabeça?

    1. maçonaria

      tal qual o rei de fancaria borbon da espanha…repetes a frase que ele dirigiu ao índio chaves da venezuela…e se dá ao desplante de dizer que vc é todos…serias Deus…estamos cançados de ouvir histórias da maçonaria, esquadro e compasso, e pessoas que se ajudam e procuram o oconhecimento para o bem da humanidade….É uma sociedade secreta, internacional, e quem está abaixo do grau 33 não sabe de nada..hierarquizada como qualquer máfia ou empresa capitalista..Como pode um juíz dever obediência a tal entidade, acima da bandeira nacional? como podem generais ir a lojas exóticas gran orientes não sei do que para dar explicações….maçonaria essa que se colocou afavor do golpe contra a dilma…e tb em 1964,e depois se escondeu qual serpente q dá o bote e se recolhe para refazer o veneno. Em porto Alegre, há um monumento da maçonaria no cruzamento dasavenidas ipiranga e e azenha…onde está escrito…maçons imperiais e republicanos..A verdade é que a açonaria ja foiprogressista, na rev. francesa, norte americana, na libertação das colônias espanholas e portuguesas(bolívar era maçon)

      mas tudo fica velho e deve morrer para dar lugar  à vida nova. Nos eua, a maçonaria logo após a independência,, foi colocada na ilegalidade por dezenas de anos, pq tds as obras eram dadas a membros da seita. Vamos a verdadeira igualdade, liberdade e fraternidade para todos e não só para os escolhidos do bode…

    2. maçonaria

      sociedade secreta internacional que governa o mundo…já foi revolucionária, rev. francesa, norte americana, libertação das colônias principalmente espanholas(bolivar era maçon)..mas que hoje é francamente reacionária..apoiou o golpe de 1964 e contra a dilma….e o pórque não te callas revela seu caráter medieval reproduzindo a fala de um rei de fancaria juan borbon, já senil, falando a um índio venezuelano chaves…em porto alegre na esq. da av. ipiranga com azenha há um oonumento maçônico…onde está escrito …maçons imperiais e republicanos…abaixo o bode …caia do muro…

       

  14. A soberba humana continua
    Tanto a Igreja Católica, Igreja Protestante e a Maçonaria, são tudo farinha do mesmo saco, as realidade dessas duas seitas é sede do poder e a prepotência de se acharem que são deuses, para modificar a vida dos outros!
    Vendo isso eu lembro o que o Apóstolo João disse em sua carta, a respeito dos 3 tipos de concupiscência, e vejo claramente essas seitas colocando em prática, aquilo que o Apóstolo disse. É sempre assim a conduta humana, sempre olhando o próximo com soberba, sempre cobiçando, sempre almejando o poder, para se sentirem deuses,para se sentirem poderosos.
    Hoje eu entendo o porquê do Apóstolo Thiago, condenar tanto o rico, os ricos sempre inventando merda e os pobres sempre pagando com a vida, por causa das futilidades da elite!

  15. Xadrez da maçonaria
    Excelente artigo não se deixe levar por esses ignorantes de plantão que não sabem nem porque vivem, são apenas massa de manobra, com certeza devem torcer pelo Flamengo, São Paulo, Corinthians gostam de Facebook, shopping, ignorantes e cegos, a Maçonaria deu e dá uma grande contribuição para a humanidade, não perca tempo com esse tipo de gente inútil. Continue em estudar a Maçonaria você citou fatos históricos que esses bando de burros sequer sabe que quando o Brasil foi descoberto ele já era visitado por chineses e judeus vão estudar bando de ignorantes.Continue em estudar a Maçonaria precisa disso de pesquisadores

    1. Poderia nos indicar quais as

      Poderia nos indicar quais as grandes contribuições que a maçonaria deu ao Brasil nos últimos 20 anos?

      Por que muitos maçons, quando vão falar da importancia da maçonaria, sempre remontam à época do Brasil império e no máximo até pouco tempo depois da proclamação da República? Quais foram os papéis desempenhados durante o Estado Novo, Ditadura Militar e durante os anos FHC?

      1. “Por que muitos maçons,

        “Por que muitos maçons, quando vão falar da importancia da maçonaria, sempre remontam à época do Brasil império e no máximo até pouco tempo depois da proclamação da República?”:

        Porque o curso da Historia que eles te oferecem eh inventado:  essa eh a razao que nao existem testemunhas.  De nada.  Nadinha.  Tudo inventado.  A unica palavra de confirmacao que voce tem eh a de macons pro historico deles.  Eles bem podiam ir beijar bundas sionistas mais frequentemente do que sempre fizeram, ok?

  16. “Fácil rotular…” A parte 1 já foi o suficiente, acredite…
    Háá, desculpe, eu esqueci de sugerir no primeiro comentário. Simplesmente, desista de escrever a parte 2, 3 etc… Considere seguir meu conselho anterior, ainda há tempo, …. Escreva sobre culinária, futebol, seja um critico de cinema, especialize-se em ficção, vai fazer o sucesso que tanto almeja.

    1. “Escreva sobre

      “Escreva sobre culinária”:

      Minha superba receita de sopa de feijao com lesma e molho de chocolate tem ate vergonha de aparecer em divina presenca como essa:

      “sociedade secreta baseada nos ensinamentos da cabala judaica e em princípios que orientaram a criação do movimento cátaro, bem como, na experiência adquirida pelos Cavaleiros Templários, não só, mas em especial, quanto à gestão de um sistema bancário”

      No mais, eu faco COMENTARIOS TECNICOS.  Se voce nao tem o que responder, eu tou pouco me fudendo pra sua “opiniao” a respeito do que eu falo.  Mas pelo menos tenha a decencia de comentar tecnicamente, coisa que eh anatema aa Maconaria, alias.  Fuder as barras eh parte do seu DNA, meu caro.  Ou ce vai tentar me convencer que voce eh o “macon bom” dos comentaristas mesmo usando tecnica de zero knowledge?

      Va gigolar outro, ok?

      1. Quadrilha

        O bom mesmo é que nestes tempos de estupidez a máfia maçonica está dando as caras e se nomeando. No futuro isso será importante para podermos nomear os inimigos e sabermos contra quem lutar.

         

    1. maçonaria

      ela começou revolucionária, ficou velha e reacionária, e hoje, é uma sociedade secreta internacional, que deveria ser proibida para qualquer cidadão de bem, principalmente, juizes, generais, membros do executivo, legislativo, judiciário, min.publico etc…

  17. Maçonaria e outros, sistema
    Maçonaria e outros, sistema complexo para o controle total, maçonaria linha de frente, até chegar aos jesuítas. Lúciferanos. Papa negro. Deus onde estas…

  18. Artigo sensacional! Não vejo
    Artigo sensacional! Não vejo a hora de ler o próximo capítulo. Será que as derivações da maçonaria, como a AMORC por exemplo, serão abordadas? Outra coisa. Sempre pensei que as pessoas jamais saberiam da força que a maçonaria tem, mas ainda bem que a internet está aí para nos ajudar. Parabéns!

  19. _
    Artigo sensacional! Não vejo a hora de ler o próximo capítulo. Será que as derivações da maçonaria, como a AMORC por exemplo, serão abordadas? Outra coisa. Sempre pensei que as pessoas jamais saberiam da força que a maçonaria tem, mas ainda bem que a internet está aí para nos ajudar. Parabéns!

  20. Uma mente revolucionária
    Uma mente revolucionária denunciando outras é no mínimo engraçado.Julga o catolicismo a partir de conceitos iluministas maçons e coloca-se contra o projeto maçônico universal.

    A história do antropológica do mundo é a guerra entre impérios e cada império traz consigo sua cosmovisão.

    Esse mundo flutuante impalpavel só existe em mentes relativistas ou canalhas que omitem seus verdadeiros fins.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador