A estranha reação do STF, por Guilherme Scalzilli

Por Guilherme Scalzilli

Publicado no Brasil 247

O debate sobre as flagrantes inconstitucionalidades que marcaram o encarceramento do senador Delcídio Amaral está deixando passar a grande questão do episódio: por que prender o indivíduo agora? Por que não processá-lo nos ritos normais, que acabariam inevitavelmente arruinando sua carreira política e seu apoio no Congresso?

A tese de “obstrução da Justiça” é ridícula. Ora, depois que o Judiciário conheceu o teor das gravações, a chance das tramóias vingarem desintegrou-se. Réu nenhum conseguiria fugir. Além disso, do ponto de vista estratégico, seria mais inteligente acompanhar as manobras de Amaral, apanhando todos os envolvidos no auge da ação criminosa.

Então repito: por que interromper um conluio fadado ao fracasso, diminuindo assim o alcance das investigações? Que tipo de malefício Amaral poderia causar conspirando à toa, sob a fiscalização atenta das autoridades?

Isento e probo como é, o STF não precisa temer ilações maldosas. Com o apoio da imprensa, os ministros citados já tiveram inúmeras oportunidades para afastar qualquer suspeita incômoda. A prudência legalista inclusive traria benefícios à imagem da corte, manchada exatamente pelo partidarismo intempestivo dos tempos de Joaquim Barbosa.

Tudo isso apenas reforça a certeza de haver um esforço na cúpula do Judiciário para evitar que as apurações em curso ultrapassem certos limites. Os elos de Amaral e do banqueiro André Esteves com o PSDB, de resto notórios, ganharam menções bastante constrangedoras nos diálogos que arruinaram o senador.

Amaral e Esteves trazem consigo a Petrobrás dos anos FHC, um nebuloso parente de José Serra, a Alstom da máfia metroviária paulista e as viagens de Aécio Neves. Sem contar Renan Calheiros, Michel Temer e os ministros do STF mencionados. É fácil imaginar o estrago que causariam algumas horas a mais de conversas grampeadas.

Alguém parece ter decidido recolher o falastrão antes que o caldo entornasse de vez.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este artigo já havia sido

    Este artigo já havia sido reproduzido em diversos blogs e portais, principalmente como comentário. Muito pertinentes as observações e dúvidas levantadas por Guilherme Scalzilli. O quarto parágrafo é uma preciosidade. Numa leitura rápida, sem a devida atenção para os detalhes, o leitor tem a impressão de que foi escrito com seriedade e sobriedade. A primeira sentença, que poderia ser tomada como irônica, é seguida por outras duas que – a despeito da crítica direta ao ex-ministro e ex-presidente da côrte, Joaquim Barbosa – dão um carácter grave à idéia e raciocínio expostos.

    Mas relendo atentamente o parágrafo e o texto inteiro, a finíssima ironia brilha como diamante lapidado. O autor revela grande inteligência e talento, ao criticar de forma muito elegante a atuação do STF. E não há como qualquer militante político da direita, que faz uso da toga para defender o interesse da plutocracia – sobretudo tucana – acusar o articulista por cirme de injúria, calúnia ou difamação. Usando o jargão futebolístico podemos dizer que este artigo é um ‘gol de placa’.

  2. E ainda há quem veja nas

    E ainda há quem veja nas indicações de Lula e Dilma para o STF algum conchavo. Joaquim Barbosa foi indicado por Lula e fez aquele estrago todo contra os petistas. Agora temos o indicado por Dilma agindo no mesmo sentido. Ali e aqui, do mesmo modo, tivemos e temos mais mostras de partidarismos inexplicáveis, na medida em que deixam-se de lado todos que não são petistas, enquanto a imprensa mais uma vez se enche de matérias para também dizer que é anti-petista.

     

    1. Nao, Maria.  A culpa foi de

      Nao, Maria.  A culpa foi de JANOT. Foi ele quem levou a gravacao “do iPhone” e convenceu o ministro que ela era legal.  Quem estava protegendo OS TUCANOS foi JANOT.

      A pericia vai mostrar que a operacao foi calculada pra ser jogada no lixo, liiteralmente, por causa de prova ilicita.  Nao existe quem prenda tucano que pode delatar tucanos no Brasil ainda.

      Eh o que eu disse desde o primeiro minuto:  foi arquitetado pra dar errado.

    2. Ah, e me repetindo:  qualquer

      Ah, e me repetindo:  qualquer petista que dissesse 10 por cento do que Delcidio disse seria ridicularizado ate o fim dos tempos.  Ele colocou em perigo NAO petistas, mas tucanos da gema.

  3. Calem-se as trombetas

    Supimpa. matou a pau. Viram a capa da Veja? Ela trata o Delcídio como testemunha do Mensalão do Lula e do Petrolão da Dilma. O mal começou em 2003 e nem foi por decreto papal ou de algum ditador trajado de milico. Foi a partir da Beca e dos microfones e computadores das redações.

  4. Não há nada de estranho, é

    Não há nada de estranho, é uma demonstração de poder que vem vindo desde o julgamento da Ação 470, onde penas aberrantes de 40 anos, que não se dá a assassinos estrupadores, foram aplicadas por “”dosimetrias””fantasticas.

    A prisão de Delcidio foi um teste para sentir o trreno do Legislativo, ao que o Senado docemente constrangido acatou

    teeendo a propria corda. Os militares precisaram cassar 8 senadores para domar o Senado em 1968, o STF de hoje domou

    com um só,  mostra que o Senado de de 2015 é muito mais manso do que o de 1968,  não precisa fuzil, basta um pedaço de papel.apresentado por um continuo. Agora cassação de mandato pelo STF vai ser coisa trivial.

    1. Teori foi.  Qualquer um dos

      Teori foi.  Qualquer um dos outros supremos que tomasse a decisao teria causado uma bagunca inacreditavel no tucanato e no supremo, especialmente porque eles sao mencionados nominalmente na gravacao.  Mas Teori so tinha que ser manipulado a acreditar que a gravacao “do iPhone” era legitima.  Nos EUA Janot ja estaria expulso do emprego e sendo processado, se ja nao estivesse preso.

      Agora Teori fica com a infamia, os outros supremos se escondem atraz dele, o tucanato ta livre de tudo, e o caso virou a Satiagraha que a propria policia abafou.

  5. Só pode ser brincadeira. Se
    Só pode ser brincadeira. Se fosse alguém do psdb ou dem e as gravações viessem a publico pelas maos de quem realizou a gravaçao, seria a prova que o Stf só prende petista.
    Imagine o estrago na já combalida imagem do governo e do próprio Stf se isso viesse a público.
    E, vamos ser coerentes e racionais. Nao vamos esquecer do banqueiro preso e que o único ministro do stf citado foi o já desacreditado Gilmar Mendes. E já que é pra fazer ilações, só calculem o tamanho da bronca institucional se o nome de Gilmar Mendes não tivesse sido citado e se as gravações viessem a público.
    Alopragem pouca é bobagem
    Indignações seletivas (exatamente como atuam os eleitores da direita) só vão levar o país pra um buraco sem fundo.

  6. direito e injustiças

    Até por uma questão de justiça eu e quem mais quiser tem o direito de nao acreditar e nao concordar com atitudes do STF e da Lava Jato. Até onde nos consta são seres humanos e assim sendo nao estão imunes a tudo que demais seres sao capazes de fazer.

    Curiosamente em Gravatá, cidade serrana situada a pouco mais de uma hora de Recife, existe um condominio denominado “Solar dos Deuses”. Segundo a vizinhança, lá so tem residência quem é juiz….Nunca fui, claro!

  7. ESTÃO PRATICANDO UMA JUSTIÇA

    ESTÃO PRATICANDO UMA JUSTIÇA FASCISTA

    DEFENSORA DO AÉCIO E SUA TURMA

    CLAMO UMA JUSTA JUSTIÇA PARA TODOS

    SEM PARTIDO,É O DESEJO DO POVO BRASILEIRO!!!

  8. Pelo menos meu voto de confianca

    Guilherme, a decisao de prisao de Teori foi ri go ro sa men te constitucional, como tudo que ele fez ate agora.

    So que nada foi nem eh o que parece ser nesse caso do senador.  Por exemplo, voce sabe o que teria acontecido se alguem alem de Teori tivesse tomado a decisao?

    Que se esclareca:  eu sou dos EUA e acho impensavel NAO ver um senador preso se tivesse esse comportamento aqui.  Que se esclareca que eu sou sim a favor da prisao.

    A ultima coisa que o congresso precisa eh mais um porralouca alucinado e desesperado como Cunha -outra cortesia de Rodrigo Janot.  So que um eh afronta direta ao governo enquanto o outro uma clara ameaca ao tucanato, e Janot ja tem seu lado ha anos e anos.

    1. Constitucional?

      Como a decisão poderia ser ri-go-ro-sa-men-te constitucional?

      Veja o que diz o art. 53§2º da Constituição Federal:

      § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.

      Os crimes inafiançaveis estão listados no art. 5º (racismo, tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo, crimes hediondos, atentar contra o estado de Direito).

      O crime atribuído ao senador Delcídio (organização criminosa) não está no rol. Talvez fosse melhor reformar a Carta Magna para incluir novas condutas mas por enquanto é o texto que temos e o STF tem como papel principal defendê-lo, o que não fez no presente caso.

      O STF cometeu uma katchangada.

      http://direitosfundamentais.net/2008/09/18/alexy-a-brasileira-ou-a-teoria-da-katchanga/

      1. Desculpe me, isso eh assunto

        Desculpe me, isso eh assunto extensivamente debatido.  ONTEM.

        Nao da pra lidar com sofismos, a coisa eh mais seria.

  9. Não sei quantas evidências
    Não sei quantas evidências mais são necessárias para demonstrar a centralidade da comunicação de massa; toxos os atores politicos jogam em função do que vai ser editado e “interpretado”. Eh evidente que o Delcidio se ferrou por casa da bravata de que “falou” com ministro tal, qual e qual outro.

  10. Imaginem se comentários da Alston?Serra fossem PT?

    A vagabunda da grande mídia tá calada sobre fatos levantados por Delcídioenvolvendo Alston, amigo do Serra e Governos FHC/PSDB.

    Nessa guerra é válido usar fator Cunha com muita tática, pois, a estratégia das Oposições é  destruir o Brasil se preciso for para destruir oGoverno Federal com PT junto..

  11. PSDB. psdb. P S D B, PsDb.

    PSDB. psdb. P S D B, PsDb. BPSD. PPSPDPBP. PSDB. psdb. P S D B .

    Podem mascarar, disfarçar, distanciar, maquiar, mas não podem esconder. Essa sigla deve. E muito.

  12. Coitado do país mesmo…

     “Não é possível que esse arremedo de prova, colhido de forma impalpável, possa levar a uma condenação. Essa volúpia desenfreada pela produção de provas acaba por ferir de morte a Constituição. É preciso que se dê um basta, colocando freios nisso antes que seja tarde. Coitado do país em que seus filhos vierem a ser condenados com provas colhidas na ilegalidade”.

    Este foi o voto do ministro Jorge Mussi, quando o STJ anulou a Sathiagraha pelo fato do delegado Protógenes utilizar agentes da ABIN na escuta. Compare-se com a situação da gravação do Delcídio.

     

    Como disse um juiz recentemente: UM MINUTO DE SILÊNCIO.

      1. rs……………………

        reverso do valor invertido

        para quem coleciona as do passado, imagina o valor de uma com o lado que traz o soberano invertido

        1. tem um soberano aí que tá em todas…

          mas quem teria coragem suficiente para jogar  moeda pro alto?

          se nem jogar se atrevem, imagina cantar o lado aos olhos de todos

  13. e nossos jovens calados…

    pensando melhor

    calados não se arriscam

    pensei num cão e seu dono……………………………………

    como as coisas andam, mas fácil o dono passar fome do que o cão reclamar

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador