Após reportagem de Luís Nassif sobre Malucelli, Appio reforça pedido para reassumir 13ª Vara

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Reportagem publicada no GGN aponta a parceria de Malucelli com a Lava Jato na sucessão de Sergio Moro

Imagem: Reprodução/Youtube

O juiz Eduardo Appio enviou nova petição ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na quarta-feira (7), para reassumir o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processo oriundos da extinta Operação Lava Jato.

O pedido de liminar encaminhado ao corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, cita a reportagem do jornalista Luís Nassif, publicada no GGN no início da tarde de ontem.

A matéria informou que o desembargador Marcelo Malucelli, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), costurou com os procuradores de Curitiba a sucessão de Sergio Moro na 13ª Vara. Leia aqui.

Malucelli é pai do advogado João Eduardo Malucelli, genro e sócio do casal Rosângela e Sergio Moro. Appio foi afastado do cargo de juiz titular da 13º Vara, no dia 23 de maio, sob suspeita de ter feito um suposto trote a João Malucelli. A ação da Corregedoria do TRF-4 foi movida por Marcelo Malucelli.

A referida veiculação jornalística corrobora a constatação de que o Peticionário foi afastado do exercício da função jurisdicional não por ter, em tese, praticado qualquer infração disciplinar, mas por representar um contraponto crítico à pretendida sucessão na 13ª Vara Federal de Curitiba/PR“, diz o novo pedido de liminar.

Para a defesa de Appio – realizada pelos advogados Pedro Serrano, Walfrido Warde e Rafael Valim – a Corte Especial Administrativa da Corregedoria do TRF-4 “não reúne as condições necessárias para promover o devido processo legal, bem como o julgamento justo” de Appio.

Os advogados reforçaram o pedido para que Appio retorne imediatamente à 13ª Vara e que o CN retire o processo das mãos do TRF-4.

O ministro Salomão já atendeu parcialmente o pedido da defesa de Appio ao determinar uma auditoria na 13ª Vara e na 8ª Turma do TRF-4.

Na última segunda (5), também foi encaminhado ao CNJ um parecer da defesa do Appio que comparou a voz real do juiz com a voz que foi registrada no vídeo gravado pelo filho do desembargador Marcelo Malucelli.

Segundo a análise feita pelo especialista em fonética forense Pablo Arantes, há alta probabilidade da Polícia Federal (PF) ter produzido um “falso positivo” no laudo que afastou Appio.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A fonte da reportagem é a Spoofing. Por que a defesa de Appio nao pede para o CNJ verificar os arquivos originais? Jornalismo virou prova? Isso só incentiva o denuncismo lavajatista, que usa e abusa do apoio da imprensa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador