Espionagem? Com grampos ilegais, Lava Jato mapeou defesa de Lula, diz Valeska

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Espionagem? A advogado Valeska Martins, defensora de Lula na Lava Jato, revelou, segundo reportagem do Conjur nesta sexta (15), que a força-tarefa de Curitiba, com ajuda de Sergio Moro, não só grampeou ilegalmente o telefone do escritório de advocacia que trabalha com o ex-presidente mas também ouviu cerca de 400 ligações entre os advogados e, com isso, desenhou um “organograma”, mapeando as ações que seriam tomadas pela defesa.
 
“(…) a força-tarefa da operação montou um organograma apontando as medidas que seriam tomadas pelos procuradores do petista em diversos cenários. Isso é o que afirmou, nesta sexta-feira (15/6), a sócia da banca Valeska Teixeira Zanin Martins”, apontou o Conjur.
 
Segundo o relato de Valeska, a defesa foi “supreendida” por “uma reunião em que Moro convocou os advogados a ouvir todos os mais de 400 áudios nossos que foram gravados. Chegando lá, havia um ‘organograma da defesa’, desenhando a estratégia dos advogados do Lula. Ele foi baseado em conversas dos integrantes do escritório com outros advogados, como o Nilo Batista.”
 
De acordo com a advogada, “não há nenhum precedente de uma atitude tão violenta, tão antidemocrática como essa em países democráticos.”
 
O Supremo Tribunal Federal ordenou que Moro destruísse todos os áudios, mas o juiz de piso resistiu e só veio a cumprir a ordem mais recentemente. Moro sustentou que não sabia que tinha autorizado grampos no escritório dos advogados de Lula, o que é vedado por lei. Mas, segundo o Conjur – que revelou o caso – o magistrado foi avisado pela companhia telefônica.
 
Os procuradores de Curitiba haviam apontado o ramal da banda de advogados como pertencente a uma das institutições vinculadas a Lula.
 
Leia a reportagem completa do Conjur aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai ficar por isso mesmo? É

    Vai ficar por isso mesmo? É urgente que os atingidos diretamente, bem como as instituições que prezam pelo Estado Democrático de Direito tomem todas as medidas cabíveis. Ninguém está a salvo num país onde isso ocorre. Onde está a OAB?

  2. Chega ser nojento essa

    Chega ser nojento essa arrogancia desses pseudo deuses…..Podem tudo, e ninguem faz nada ?

    Reclamar para quem? Esse país virou uma bosta,pra não dizer uma zona!!!!

  3. Espantoso não é a atitude

    Espantoso não é a atitude ilegal………..

     

    È os tribunais superiores a chancelarem, se não prestam pra nada pra quê gastar o dinheiro do contribuinte mantendo toda essa estrutura cara e ineficiente……

  4. O eterno bom mocismo

    “De acordo com a advogada, “não há nenhum precedente de uma atitude tão violenta, tão antidemocrática como essa em países democráticos.”

    Não, doutora Valeska, não é apenas violenta ou antidemocrática, é sobretudo criminosa, praticada por gângsteres. 

    Daqui a 4 dias (19), Gleisi, a presidenta do PT será julgada e condenada a mais de 10 anos. Até outubro, condenada em segunda instância e trancafiada na cadeia. 

    E a militância acredita piamente que o PT irá eleger o presidente e subir a rampa do Planalto. 

    1. A prisão do Lula está valendo TRILHÕES DE DÓLARES …..

      A prisão do Lula está valendo TRILHÕES DE DÓLARES para as petroleiras, o pessoal acha que eles vão largar o filé assim tão fácil!

        1. Meu caro, não sei se foi para mim, mas….

          Meu caro, não sei se foi para mim, mas só para dar uma informação, trabalhei mais de 15 anos para a indústria do petróleo, e não foi só para a Petrobras!

      1. de repente, quem sabe, pode ser mais fácil do que imaginam…

        vai que a principal petroleira tenha pago por espionagem diretamente na Petrobras!?

        a batalha por petróleo, e controle do preço, é uma das mais violentas entre petroleiras

        esse mundo não é só estados unidos não

        1. controle a nível internacional…

          e temos reservas mais que suficientes para os próximos 10 anos

          e se abrirem para o conhecimento científico, pode chegar a 1000

          do contrário os estados unidos não estariam interessados nessa parada profunda

  5. principalmente a espionagem…

    nos faz capazes de entender melhor como foi que conseguiram condenar o Lula sem provas

    mesmo assim fica faltando algo:

    seria praticamente impossível sem tabelar com o juiz

  6. gostaria de entender Juiz não

    gostaria de entender Juiz não deve só julgar então como as ordens de condução coercitiva , prisão , interrogatorio partem do Juiz e sera que juiz de instrução tem mais poder que juiz normal . entender como situações que não houve cumprimento a lei o juiz não sofre nenhuma sanção. Este JUIZ é mais poderoso que todo o STF+STJ+outros juizados 

  7. Lugar do Lula é na cadeia msm
    Vagabundo ladrao, o maior formador de quadrilha da historia, todos, todos os políticos brasileiros devem cair na cadeia

  8. Sinceramente tenho

    Sinceramente tenho dificuldade em entender o seguinte: diz a advogada (na matéria toda, no Conjur)

    “Esse fenômeno atinge a todos — não é só Lula.”… E toca a dizer que o sistema todo fica cmprometido, blá, blá, blá…

    Será que só ela ainda não percebeu que os crimes que o ministério público do Paraná e o juiz Moro estão cometendo só ocorrerão uma única vez, só desta vez porque agora o réu é Lula e o PT? Olha que tanto Paraná quanto as instâncias superiores já estão desmontando o circo; daqui a pouco o STF volta à normalidade quanto à prisão sem trânsito em julgado (já andou dizendo que condução coercitiva não pode, como se alguma vez tivesse podido). Se ela e os advogados que a acompanham não disserem explicitamente “nós fomos vítimas de crime e exigimos reparação”, suas denúncias cairão no vazio.

    Os defensores de Lula precisam mostrar à Justiça que quando os crimes de Moro contra eles ocorreram era crime, sim. Nem que não ganhem, só para que conte nos anais. E aqui, sim, nesse “conte nos anais” faz sentido esse negócio de “não é apenas o Lula mas o Judiciário como um todo”.

    1. Como diz o ditado: O maior cego é aquele que ……

      mantém os olhinhos fechados!

      Meu caro, hoje em dia o alvo é Lula, amanhã pode ser uma empresa qualquer que uma multinacional pretente adquirir por preço de banana. Utilizam os mesmos ardis do Sérgio Moro, precionam a direção e o sujeito que se achava rico sai com a sua casa, o automóvel e um monte de dívidas.

      Deu para entender!

  9. Processo absurdo

    Esse processo absurdo promovido por alguém que usa o nome de juiz, mas que, na prática, age como um déspota mal intencionado, não tem paralelo na historia do Ocidente. Um processo que eivado dos erros mais grotescos possíveis,  erros insanáveis, consegue atingir a segunda instância que, corroborando todos seus os absurdos, como se isso já não fosse o cúmulo da insanidade, ainda lhes acrescenta outros mais para promover uma condenação descarada e iniquamente comprometida com os interesses inconfessáveis da classe rentista. Um processo político? Antes fosse, pois a política atua de modo negociando, com base na capacidade dos concorrentes, podendo cada parte, ganhar ou perder. Já no sistema judiciário como o que vivenciamos a partir dos princípios torquemadista instalados no Tribunal do Santo Ofício de Curitiba, não há possível contraposição de forças, interesses ou ideias. Querem apenas fazer valer suas barbaridades, usando do poder da toga. 

  10. Improvável pela qualidade

    Improvável pela qualidade autoritária e bestial da sentança.

    Para escrever aquilo não precisa mapear nada, basta fazer cut and paste da promotoria.

  11. Improvável pela qualidade

    Improvável pela qualidade autoritária e bestial da sentança.

    Para escrever aquilo não precisa mapear nada, basta fazer cut and paste da promotoria.

  12. É por isso, Dr.  Valeska, é

    É por isso, Dr.  Valeska, é que hoje eu acredito mais na Justiça dos traficantes tipo CV, PCC. São todos marginais, uns mais que os outros. Uns por estarem à margem da lei; outros, duplamente, porque deveriam estar dentro da lei mas, agem fora dela, e de plena consciência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador