Gilmar diz que condenação de Lula é negativa e que STF deve “pacificar” o País

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: IDP

Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes disse, durante um evento do IDP em Lisboa, que a condenação do ex-presidente Lula “é muito negativo para o Brasil”. Na visão do magistrado do Supremo Tribunal Federal, ter um “asset” como Lula envolvido em escândalo de corrupção abala a imagem do País no curto prazo, mas pode representar uma “melhora da credibilidade do país no futuro”, relatou a Folha desta terça (3).

O ministro, que deve voltar para o Brasil ainda hoje, a tempo de participar do julgamento do HC preventivo de Lula na quarta (4), afirmou que “qualquer que seja o resultado [no Supremo], pró-execução em segundo grau ou não, me parece que haverá uma pacificação no Brasil”, afirmou.

Gilmar ainda salientou que o fato de Lula ser um “condenado em segundo grau, mas que lidera as pesquisas”, torna “mais grave” a crise atual. “Tudo isso contribui para essa tensão política.”

O ministro votou a favor da admissibilidade do HC de Lula no STF e concedeu a ele uma liminar que impede a execução da pena até que o julgamento na suprema corte seja concluído. Ele também espera que o habeas corpus force os demais ministros a rediscutir a prisão em segunda instância.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entao da um HC pra ele igual ao que deu ao Daniel Dantas, Gilmar

    Prova que tu é garantista, faz como o Daniel Dantas, dá dois HCs em 48h um deles pulando instâncias.

  2. Eles vão condenar não só o Lula mas tb a presunção de inocência

    “O percentual de absolvição em todos os recursos julgados pelo $TJ no período de dois anos, entre 1/9/2015 e 31/8/2017, foi de menos de 1%. Para ser exato, foi de 0,62%” – Ministro Roberto Barroso

    Os Magnatas desse país correspondem a menos de 1% da população. O Barroso não deseja que 99% da população brasileira seja beneficiária da dúvida, mas que menos de 1% da população brasileira não tenha o benefício da dúvida.

    Durante o julgamento da AP 470, após a aceitação dos Embargos Infringentes, o Ney Matogrosso disse:

    “Não posso dar a opinião legal, mas, como brasileiro, eu acho que é decepcionante, porque pobre não tem todos esses direitos, preto não tem todos esses direitos”.

    Se rico tem direitos que pobre não tem, não cabe à sociedade dar direito ao pobre, mas cassar o direito do rico. O Barroso, tal qual o Ney Matogrosso, nivela por baixo.

  3. O Morro Lula, um sonho…

    200 milhões de  brasileiros dependendo da consciência destes senhores, é o fundo do poço…

    Que ganhos teremos a longo prazo a não ser se a Senzala fizer uma coisa que nunca fez neste pais, ou seja, rebelar-se

    ???????

    Que do sangue derramado na calçada, que do solo destruido brotem rosas, e não da tal “pacificação” a la Carmem Lúcia.

    Nem tanto…

    Engraçado, nesta noite sonhei sobre o mito de Fênix: um morro na encosta da cidade…..o morro poderia ser visto por toda a cidade…..o morro foi batizado de Morro Lula….era um deserto e, dali, do deserto, começaram a brotar rosas….e o morro ficou vivo…era o Morro Lula….,…era Fênix renascendo das cinzas…era o Morro Lula…era a vida brotando da contradição que a dizimou…que o novo nasça disso: da fratura exposta e não da dissimulação a la Carmem Lúcia…

  4. Gilmar….

    Quando Gilmar falou isto? Num dos seus passeios, a cada dia mais raros, pelo Brasil? Gilmar não é o Ministro do STF com cidadainia e residência fixa em Portugal? Que é vizinho de Baratas e Lavouras, soltos por sua decisão. E cuja CPI do Transporte no RJ, não deu em nada, segundo noticia este veículo? E tem gente que diz não entender o Brasil/2018? Pacificar o Paíis? Este Turista Lusitano não sabe mesmo de nada. Quando o Brasil esteve pacificado?   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador